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Radares de velocidade média não têm sinal de fim? Há forma de saber…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. trolha333 says:

    Há… Waze!

  2. Andreas Noack says:

    O intuito é sacar. Estado parasita.

  3. OutroChegano says:

    que soluções fantásticas 🙁

  4. MACnista says:

    Pois, não esqueçam que o natal está à porta e é preciso bacalhau… e MUITO!!!!

  5. Antonio Ferreira says:

    há uma 4ª opção: cumprir os limites de velocidade

  6. Ricardo Trindade says:

    Ainda há uma quarta acho eu.
    Ora supondo que os radares são para as duas vias, o sinal de informação do radar estará nas 2 vias, é ir atento onde está o sinal colocado na outra via 😀

  7. Castro says:

    nunca tive grande problema em perceber onde começa e onde é que acaba, não é assim tão complicado!
    Bem mais chato nalguns sítios é a falta de sinalização indicando a velocidade média aplicada

  8. Como é que é says:

    Interessante era termos, acesso a algo com as coordenadas.

    Exemplo:

    IC1 Ourique “VM” para ambos os lados
    Limite de velocidade: 90Km/h

    Km Inicial: 686,9 = (37.512521, -8.286411)
    KM Final: 688,6 = (37.501467, -8.297716)

    • Como é que é says:

      Outro exemplo com as coordenadas.:

      IC1 Ourique “VM” para ambos os lados
      Limite de velocidade: 70Km/h

      Km Inicial: 679,8 = (37.566666, -8.261759)
      KM Final: 682,7 = (37.543070, -8.267140)

    • Ricardo Jorge Carqueijeiro Magalhães Campos says:

      Isso já existe na informação dada pela autoridade de segurança rodoviária e nas apps

  9. Paulo T says:

    Quanto ao waze, … tenho algumas duvidas da fiabilidade se confiar-mos a 100% nele, baseado no seguinte: Quando instalaram o radar de velocidade media na A1 sentido norte/sul entre Santarém e as Caldas o Waze mostrava exatamente onde começa e terminava a velocidade média, monstrando inclusive uma linha verde com a duração. A dada altura removeram a linha verde e o waze mostra o inicio e fim da leitura da velocidade media +/- 200 metros depoia da câmara, sendo normal visto a camera estar a alguns metros de altura, podendo induzir os condutores a acharem que ja estão fora da zona de radar.
    Outro coisa que identifiquei, mas sem certezas e que os radares estão montados em zonas sem saidas ou entradas no percurso medio.

  10. Zé Fonseca A. says:

    Há uma forma mais fácil, acaba antes da próxima saída

  11. Antonio Ferreira says:

    Alguns sistemas de navegação presentes nos carros de hoje em dia já indicam a existencia dos radares de velocidade média. Por exemplo, o Hyundai Kauai hibrido indica com bastante precisão. O Kia Sportage de 2024 também.

    PS: @MACnista, antes que pergunte se sou vendedor de automóveis e de querer mudar o objecto social do pplware para stand de automóveis, deixe-me dizer que não sou. 😀

  12. Asdrubal says:

    4a hipótese: “regra geral, estes radares estão instalados em troços sem entroncamentos ou saídas”, se houver uma saída ou entroncamento, de certeza que já não tem radar de velocidade média.

    • Andreas Noack says:

      De certeza em Portugal. Noutros países isso não é impedimento algum para este tipo de sistema. Têm radares nas entradas e nas saídas. Mas sinalizam verticalmente o início e o fim do troço com radares. Até sinalizam com marcações no chão.

    • PoPeY says:

      Olha que não…

      No IC1 Ourique / santana da serra, os 2 troços têm varios entroncamentos pelo meio. Em Aljustrel – Rio de Moinhos, tambem existem varios entroncamentos pelo meio.

      A maneira mais fiavel na minha opinião é ficar atento onde esta o sinal de inicio de fiscalização VM no sentido oposto.

      • O-das-CAldas says:

        Também não, a VM pode ser num só sentido 🙂
        Exemplo: IC19, VM, Sintra, Massamá, Este-Oeste, Início km 8,2; Fim km 9,1.
        Não há VM no sentido Oeste-Este
        A única forma é ir ao site radaresavista.pt e ver qual é a distância abrangida pela VM e, no exemplo, ver onde acabam os 0,9km depois do sinal.

      • écomo says:

        A não ser que considere umas entradas para casas/terrenos como entroncamento… Em Aljustrel – Rio de moinhos não há um único “entrocamento” pelo meio.
        Aliás, há umas semanas já nem havia radar funcional.

  13. António says:

    A fazer fé no Waze, só há radares nas autoestradas do Porto até Lisboa. Daí para baixo, ou do Algarve até ao Norte, a aplicação nunca me deu nenhum aviso. E faço essa viagem várias vezes por ano.

  14. Joao M. says:

    A forma mais fácil (sem user GPS) é estar atento à sinalização de velocidade. Pelo menos, os que tenho visto, estão em locais onde a velocidade é inferior à velocidade normal no local. Por exemplo, numa AE vais a 120km/h (por lei) mas no local onde é medida a velocidade média o limite máximo é inferior (100km/h por exemplo). Basta ver onde volta a ter sinal de 120 OU o sinal que anula os limites anteriores fora do normal.

    Ainda não encontrei locais que medem a velocidade “normal” no troço. Se eles andam aí então nesses casos só mesmo um GPS ou estar a procurar pelas camaras (que nem sempre são caixotes mas, sim, uma camarazinha pequena num poste – como no caso da A3 – sentido Braga-Porto).

  15. João Campos says:

    Os Tesla mais recentes também indicam quando acaba. Para além disto contabilizam a velocidade média que o carro fez desde o ponto de início.

  16. Gilberto Ferreira says:

    Podiam sinalizar os radares como em Espanha, com placares bem visíveis. Cá é uma tabuleta pequena que por vezes está debaixo de uma arvore. Devem-se cumprir sempre os limites, mas só quem anda na estrada sabe que é fácil por vezes ir a 70 numa reta de 50. Se querem acabar com a sinistralidade reparem as vias, tornem os pontos críticos mais amigáveis ao transito, com rotundas ou semáforos. Temos na A25 trocos perigosos para fazer a 120km/h, mas depois no estádio do beira mar existe uma borrada com uma zona de 60 em que os senhores agentes gostam de colocar o radar atrás da caixa da EDP.

  17. F. Lourenço says:

    A mesma cãmera que regista a entrada, regista a saída da viatura que vêm em sentido inverso, é por isso que os aparelhos têm dois focos, para saber onde acaba é ter atenção onde começa no sentido inverso vê se a placa, ainda que de costas, e vesse o poste da dita cãmera.

    • O-das-CAldas says:

      O troço abrangido pela VM num sentido não tem que coincidir com o sentido inverso. basta que haja entradas e saídas a distâncias diferentes num sentido ou no outro.
      Ou pode ser só num sentido, como no caso do IC19, Sintra/Massamá, no sentido Este-Oeste: Início km 8,2 e Fim km 9,1. Não há VM no sentido Oeste-Este.

    • Joao M. says:

      Na A3 existe radar de VM no sentido Braga-Porto mas no sentido inverso já não é medido.
      Ou seja, é caso a caso..

  18. João says:

    Apenas a dizer: Que palhaçada de leis, de país, que temos/somos.

    • Antonio Ferreira says:

      podes sempre ir-te embora. Como se costuma dizer, quem esta mal que se mude. Talvez se fores para outro pais, verás o que é cumprir regras/leis.

  19. PJA says:

    A ANSR não responde ao ACP, porque é ilegal. Tem de ter um sinal.

  20. Inculto says:

    A minha explicação é simples… Há países a retirar isso e Portugal fica com as sobras…

  21. Avecici says:

    Qualquer pessoa que tenha acesso a uma rebarbadora a bateria sabe que isso tem um fim…

  22. Careca do asfalto says:

    A ANSR não respondeu? Muito interessante. Eu coloquei a questão do porquê de não haver placa de fim há alguns meses e … obtive resposta.

    Quanto a como saber onde acaba: radaresavista.pt

    Obviamente serve para quem tiver a viagem planeada. Quem fôr apanhado de surpresa, pode ser complicado.

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