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Quanto vai custar um litro de e-fuel a partir de 2024? O preço vai surpreender

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. _RJCA_ says:

    A questão interessante seria perceber é se apesar do preço por litro qual será o rendimento real num motor a combustão e se qualquer carro de motor de combustão o poderá utilizar…

    • Ivan says:

      O único que difere é a origem da fonte de carbono hidrogénio e oxigénio para fabricar o mesmo. A fórmula química é igual e como tal o comportamento é igual.

      • _RJCA_ says:

        Se for dessa forma então não é economicamente falando uma boa opção a não ser que aconteça como foi em tempos da “fraudemia” em que apenas meia dúzia de pessoas usavam os seus veículos para as deslocações casa-trabalho o que aliás deixa-me saudades desses tempos. Muitos de vós em casa em teletrabalho (porque as vossas profissões assim o permitem) mas no meu caso tinha de estar presente no emprego e como tal tinha de me deslocar e usava viatura própria porque também tive “medo” de andar em transportes públicos apesar do uso das mordaças que “supostamente” nos protegia…

      • JL says:

        Fora a enorme quantidade de energia eléctrica que se usa no processo.

    • yamahia says:

      Vê as provas do WRC. Penso que no RedBullTV tens as provas todas do ano passado e deste ano tb até ao momento.
      Em resumo…granda padrada eheh

      • JL says:

        Ya, só podia ser bom; é feito de eléctricidade.

        Eu não entendo, isto devia dar um nó na garganta de qualquer petrolhead, bom, não dá porque também não pescam nada do assunto, por aqui se vê, provavelmente nem 5% chega lá.

  2. Repara says:

    E-fuel é o mesmo que combustível sintético. A Alemanha quis que fosse aprovada uma exceção para o motores a combustível sintético e foi noticiado ontem que a a UE aceitou. “Mesmo que os motores usem combustível sintético – emitem CO2 e poluição semelhantes aos dos carros convencionais. Desde que a tecnologia Direct Air Capture seja usada para capturar CO2 do ar (ainda não tem uso comercial), o CO2 capturado do ar pode neutralizar o CO2 queimado (mas não a poluição!).” (diz a fonte do post, link no 4.º §).
    A Itália propôs uma exceção para um combustível distinto neutro em carbono – o biocombustível, ou seja, os derivados de biomassa como as plantas. A “neutralidade” resulta de a a biomassa ter absorvido carbono.
    Sobre a proposta italiana apresentada há poucos dias não há decisão. A da Alemanha já andava a ser debatida há meses.

    • Vagueante says:

      O e-fuel da Porsche diminui em 85% a emissão de CO2. Isso não seria bom para os milhões de carros ICE existentes? Não nos podemos esquecer que os que andam, continuam por aí..

      • JL says:

        Mas vão retirar recursos importantes de soluções que reduzem mais e evitam transporte de CO2 de um lado para o outro.

        Não é solução como diz o artigo.

  3. O moço coxo says:

    Bom, há que ver que a produção começou agora e como tudo, vai baixar imenso quando aparecer concorrência e venha em massa. Para isso os combustíveis actuais têm de ser proibidos. Esta será uma alternativa boa para carros pequenos, baratos que fazem poucos km e transportes grandes públicos que ainda não têm alternativas (autocarros, camiões, etc).

  4. KodiakShadows says:

    Quando ficar mais barato e com preços nivelados e abaixo do custo atual do fuel, vão dizer que é pior e mais poluente ou outro disparate, porque os impostos já não satisfazem os gulosos do PE e/ou já não enche os bolsos aos amigos

    • yamahia says:

      Esse vai ser o destino dos BEV e não seria preciso inventar nada. Aquela porr@ polui que se farta.

      • JL says:

        Não, seja sincero e diga a coisa com sentido.

        “Esse é o destino que eu quero que os BEV tenham”.

        Somos homens ou não ?

        • Yamahia says:

          Se poluem mais que os actuais ICE deve-se-lhes aplicar o conceito “poluidor-pagador” não concorda?!

          • JL says:

            Mas não poluem mais, só na sua cabeça poluída.

          • Yamahia says:

            Já lhe provei que sim.
            Aguardemos pelo árbitro Timmermans já que vc se recusa a perceber !
            Já lá vão mais de 3 anos a analisar a questão por parte do Timmer
            https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306-ASW_EN.html
            Não deve estar fácil loolooloolool

            Eu acho que ele está à espera de um milagre. Por exemplo que caia uma bomba no parlamento europeu (já faltou mais). Assim já não teria que dar explicações pois já tinha a velha desculpa dos arquivos queimados e dos dados destruidos com o azar de se ter esquecido de fazer backup para a nuvem looloolool

          • Júlio Costa says:

            Com o veículo elétrico, vai ser um desperdício total eles estão a investir em infraestrutura, mas o pior é com certeza a falta de noção no que fazer quando a vida da mesma acaba. Desperdício já está a acontecer com carros novos elétricos a irem para abate.

          • JL says:

            Mas eu queria dados corretos, não aqueles que você inventa.

            Ou será o contrário ? Não quer lançar mais achas para a fogueira e forçar o parlamento a acabar mais depressa com a fraude que têm sido as emissões.

            Também aguardo ansiosamente.

          • JL says:

            Falta ? então a mercedes acabou de iniciar a construção de uma fabrica para quê ?

            Então e investir nessa tecnologia para é melhor ? onde são gastos muito mais milhões ? quem pensa que vai pagar ?

          • JL says:

            Estão, então mostre-me um que tenha ido para abate, sem ser nos EUA e sem se falar em teslas, visto que isso é apenas problemas com eles.

  5. Santos says:

    Quer se queira quer não, qualquer combustível queimado, deixa sempre resíduos, nem que seja em percentagens residuais. A meu ver era preferível aumentar a capacidade das baterias, usar componentes não poluentes e já não haveria problemas, mas enquanto houver magnatas do petróleo, sintético ou não, as coisas tendem a evoluir muito lentamente, apesar de já se ter descoberto, para as baterias, componentes com 0% de poluição, e de fácil aquisição, com mais autonomia e durabilidade.
    Enfim, é uma novela com pano para muitas mangas…

  6. DFS says:

    Uma das vantagens dos carros elétricos nas cidades é não poluirem e fazerem menos ruído. Os combustíveis sintéticos continuam com estes problemas. De todo o modo, tendo em conta que são globalmente neutros em carbono, acho que faz sentido que possam existir, embora possam ter mais impostos por fazerem mais mal à saúde.

    Ainda estamos numa faz inicial de mudança, pelo que não se saberá qual a tecnologia que vai evoluir mais.
    à priori produzir combustíveis sintéticos e hidrogénio é pouco eeficiente, pelo que deverá ficar mais caro do que energia, mas pode haver aplicações interessantes para essas tecnologias, nomeadamente para o hidrogénio.

  7. Andre says:

    O elétrico é uma opção e nunca será o principal! Já digo isso há vários anos. Mas os governos tentam de tudo para ganhar mais impostos! O e-Fuel ainda vai dar cartas. A Alemanha sabe disso, já que na segunda grande guerra era esse o combustível utilizado. Agora quem quiser comprar elétrico, que compre. Vai ser giro ver a malta daqui a uns anos tentar vendê-los em segunda mão 🙂

    • JL says:

      Então a gasolina em 2030 vai custar 1.86 euros ?

      Parece difícil de acreditar.

      Boas notícias para nossas casas e empresas, quer dizer que a electricidade nessa altura era a 1/3 do valor de agora.

      • JL says:

        Este comentário não era para aqui.

        Mas este é :

        Então se querem mais impostos é proibirem os elecricos e aumentarem os impostos nos a combustão. Tão simples como a sua sede.

        • _RJCA_ says:

          Deixa lá, quando for ao contrário e serem vocês a pagar (também), eu quero ver quem é que mia mais alto…

          • JL says:

            Mas nós já pagamos, e até pagamos carros mais caros.

          • Realista says:

            É inevitável os BEV virem a pagarem imposto…

            Só que nessa altura não é “vocês” como se fossemos diferentes, és também tu, porque também vais ter um já que é uma inevitabilidade.

            Até porque a este ritmo se cada vez se venderem mais VE mais postos de combustível vão fechar tornando-se mais complicado abastecer e consequentemente andar com carro a combustão para todo o lado, tal e qual como acontecia com os VE no início em que era difícil de encontrar um posto de carregamento… mas isto não irá acontecer do dia para a noite como é evidente, demorará umas décadas.

            Mas como muita gente pensa que é uma mudança da noite para o dia fica com o pé atrás para com os veículos elétricos e critica mesmo sem saber ou sequer ter experimentado. Eu que agora tenho um 100% elétrico só me arrependo de não ter mudado mais cedo. E eu sou dos que gosta de veículos a combustão e inclusive lhes fazia a manutenção e reparava os meus próprios problemas relacionados com os veículos.

            Não sei se és desse tempo, mas eu também conheci muita gente que sempre disse que não ia ter telemóvel e chamava de tolinho a quem falava na rua ao telemóvel porque lhe parecia que estavam a falar sozinhos. Essas pessoas, 30 anos depois, possuem e já possuíram mais telemóveis do que eu…

            É só dar tempo para apreciar as vantagens que qualquer fanático por automóveis a combustão troca inevitavelmente para um elétrico, porque eles são em (quase) todos os aspetos muito superiores.

            E eu digo quase, porque neste momento admito que os elétricos ainda não são solução para todos devido a dois fatores – tempo de carregamento e autonomia.

            Aliás eu para além de ter um VE para uso citadino, também adquiri uma monovolume a combustão recentemente porque os VE ainda não dão para tudo.

            Mas é apenas uma questão de tempo até esse “gap” se fechar, por isso não penses que é algo como tu com VE e eu com motor térmico mas sim nós, porque é inevitável…

  8. Grunho says:

    Santa ingenuidade! Se fosse possível produzir combustível igual ao do petróleo mais barato que o petróleo, e a poluir menos, há muito que isso tinha sido feito. Não se esqueçam que produzir 1 kg de hidrogénio sai a mais de 15 euros e que depois dele, para produzir e fuel, ainda é preciso gastar para recuperar o CO2 e para o processar juntamente com o hidrogénio. Abaixo dos 10 euros o litro nunca irão ter e fuel.

    • Simpático says:

      Quantos carats tem a sua bola de cristal?

      • JL says:

        A porsche diz que é caro, todos os estudos apontam para ser caro, porque haveria de ser barato já que usa uma tremenda quantidade de recursos e energia, tem noção que para cada litro de efuel são necessários 27 kwh de electricidade ? e obrigatoriamente renovável, senão nem podem ser considerados neutros em carbono. Até para isso a energia tem de ser certificada, mais um custo.

        Não pode ser misturada com outros, tem de criar novas bombas, novos depósitos, mais um custo.

        • Grunho says:

          Obrigatoriamente renovável só para quem cumprir, porque o que vai haver mais é traficantes de gasolina de petróleo a vendê-la como se de e fuel se tratasse.

          • JL says:

            Por isso mesmo querem que os novos motores venham com sistemas que bloqueiem outros combustiveis, mas pronto, sabemos como funciona…

  9. André says:

    Deixem-se de socialismos. Vai continuar tudo igual.

  10. Júlio Costa says:

    É normal este preço exorbitante, afinal é um projeto embrionário, contudo espero que dê cartas.

  11. JL says:

    Então a gasolina em 2030 vai custar 1.86 euros ?

    Parece difícil de acreditar.

    Boas notícias para nossas casas e empresas, quer dizer que a electricidade nessa altura estará a 1/3 do valor de agora.

  12. tHaGam3r says:

    Acho que por mais que as pessoas pensem que o carro elétrico é amigo do ambiente, isso não é 100% verdade. A construção de um carro elétrico ainda é mais prejudicial para o ambiente que o carro a combustão, as baterias ainda não explicaram bem como vão fazer no final de duração? A reciclagem não me parece ser a solução além de baixa capacidade é um processo caro. Tudo bem que gasta electricidade, mas de onde vem essa electricidade? De usinas a carvão? Assim sendo o e-fuel até é mais sustentável, porque um carro electrico vai ser usar por um período curto e deitar fora, pelo menos o a combustão dura 20/30… anos. E é caro agora, mas tem tendência a baixar, eu acredito vao ser hidrogenio… O electrico não é solução e não é sustentável. E os burros dos japoneses da Toyota já viram isso. Vão investir no electrico agora por markting.

    • JL says:

      Então e a electricidade para o efuel vem de onde? E em que quantidade a mais ?

      Não reparou que tem ali um “é” a mais que fuel, deve servir para qualquer coisa.

      • yamahia says:

        “e” de eco!

        • JL says:

          looooooooooooioool

          Espero que esteja a brincar.

          Dou lhe mais uma. Hipótese.

          • RC says:

            Tem calma, maninho. Nós vamos vencer!

          • JL says:

            Ah, isto é um jogo ?

            Nós quem ? o lobby ? LOL

          • Yamahia says:

            Vc pode facilmente por o UNO a andar a e-fuel. Eventualmente terá que mudar injectores e actualizar a centralina para ajuste da ignição.
            Não sei é se valerá a pena o esforço dado que em 2040/50/70 etc ng o vai proibir de andar com o UNO alimentado a gasolina convencional.

          • Yamahia says:

            Onde está o Wally?
            Composição do e-fuel:
            Hidrocarbonetos saturados (parafinas)
            Hidrocarbonetos insaturados (olefinas)
            Hidrocarbonetos aromáticos
            Metil e Etil

            Composição da gasolina:
            Hidrocarbonetos saturados (parafinas)
            Hidrocarbonetos insaturados (olefinas)
            Hidrocarbonetos aromáticos
            Etanol

          • RC says:

            JL, nãaaaao!
            Tu ou eu vamos vencer! Looool

          • JL says:

            Só isso ?

            Ora viu como chegou lá.

            Para quê estar a desperdiçar recursos em tecnologias que não vão alterar nada.

          • Yamahia says:

            Para quê?
            Por ex. para evitar produzir BEV’s que antes de chegarem às estradas já poluíram o equivalente a 200.000 kms num combustão da actualidade.
            Apenas esta razão é mais que suficiente. Fora as outras!

          • JL says:

            Então e o a combustão foi produzido em arvores ?

          • JL says:

            Errado, o efuel não usa nada disso, e se é para usar, então não é efuel.

          • JL says:

            Aromáticos ? então o motor precisa de gostar dele ? LOOOOOOOOOOOOOL

          • Yamahia says:

            Por muito que lhe custe o e-fuel é isso que aí está. Muito semelhante à gasolina.

            São chamados de hidrocarbonetos aromáticos a um grupo de compostos orgânicos que possuem pelo menos um anel benzeno na sua estrutura molecular. O benzeno é um anel hexagonal composto por seis átomos de carbono e seis de hidrogênio, sendo que os átomos de carbono são unidos por ligações duplas alternadas e os átomos de hidrogênio ocupam as posições restantes. Outros exemplos de aromáticos são o tolueno e xilenos (BTEX).
            São chamados assim porque muitos deles possuem um aroma característico e agradável.
            Ainda não experimentou? Não sabe o que está a perder:
            https://pplware.sapo.pt/motores/saudades-do-cheiro-a-gasolina-ford-cria-perfume-para-condutores-de-carros-eletricos/

          • JL says:

            LOOOOL

            Gostei da piada e do perfume para petrolheads. LOOOL

        • Realista says:

          Portanto adaptar um veículo para e-fuel será necessário:

          – Injetores novos;
          – Centralina nova;

          Só estamos a falar de uma alteração que vai rondar os €4.000 a €5.000 e assumindo desde já que não é necessário uma bomba nova nem outros componentes.

          Mas depois comprar uma bateria por €5.000 fica caro…

          Está bem, está 🙂

          • Yamahia says:

            Não sei se essa operação custa 5000€. Não sou “tunning” mas duvido que mudar injectores e reprogramar uma centralina atinga esses valores.

            Mas já agora diga-me onde compra uma bateria por 5000€

          • PJA says:

            Está mal informado. O motor não precisa de alterações. Atenção eu sou defensor do BEV, porque tem fortes vantagem, à cabeça uma extremamente importante para mim, que é a eficiência energética. Mas temos de ser realista não há condicões de mudar milhões de veículos em 10 anos.

          • JL says:

            @PJA, não se trata de mudar milhões de veículos, a implementação está prevista para ser feita conforme os veículos atuais entram em fim de vida.

            Quem comprar um novo em 2034, esse veiculo vai ter a sua vida normal com combustíveis normais ou sintéticos.

          • _RJCA_ says:

            Agora fiquei confuso. Um BEV não é um VE? Como não te posso responder ao teu testemunho mais acima…

            Segundo o site da Opel um BEV é e passo a citar…

            “Veículos elétricos alimentados a bateria (BEV)
            Um veículo totalmente elétrico alimentado por uma bateria que é carregada via rede elétrica, ou seja, não precisa de nenhum combustível fóssil. Isto significa que, em termos localizados, o veículo é 100% livre de emissões. BEV significa “Battery Electric Vehicle” em inglês. ”

            Estava convencido que um VE era um BEV embora reconheça que não tinha ideia dessas nomenclaturas…

          • JL says:

            EV até os plugin são, os a hidrogénio, ente outros.

            BEV são a baterias.

    • _RJCA_ says:

      O grande problema no meio disto tudo é que as pessoas (no geral) são impressionáveis e embarcam em suposições, aliás começou-se com o C-19, a imposição de máscaras e agora com o futuro elétrico dos carrinhos a baterias. São modas que passam… 😉

      • Júlio Costa says:

        Modas, que alguém é suficientemente tapado dos olhos para dizer que ajuda,mas isto há malucos para tudo, têm aqueles que defendem que a terra é plana, alguns americanos pensam que o leite com chocolate vem de vacas castanhas e por último aqueles que dizem que o carro elétrico é amigo do ambiente, como eu disse malucos para tudo.

        • JL says:

          Deve estar a falar de pessoas como você, que até acreditou que hidrogénio e sintéticos são feitos pela vontade do Espírito Santo.

          • Júlio Costa says:

            Bem o meu comentário deve-lhe ter servido a carapuça, para fazer esse tipo de comentário, contudo e avançando acho que não foi bem isso que se passou, dado que lhe enviei links da Toyota a dizer o que referi sobre o hidrogênio, além que dos combustíveis sintéticos se não sabe posso lhe ajudar. Mas lá está continue a pensar que os elétricos fazem bem, se o ajuda a dormir melhor á noite.

          • JL says:

            Não foi o senhor que disse que com ve’s não iria haver energia suficiente no futuro, e portanto sintéticos e hidrogénio era a solução ?

            Conheço muito bem os combustiveis sintéticos, até lhe posso dizer onde comprar, há uns anos comprei 2 galões ( sim galões, porque veio de um pais que vende aos galões) para testar.

            Procurar informações no google é fácil, interpretá-las não.

            Mandou algum a falar do consumo de energia, era isso que eu esperava.

            Mas se quiser ver e até provar do que é feito, posso mostrar o meu banco de ensaio com pilhas de combustível e eletrolisadores, assim até fica a saber como realmente funciona.

            Não vi nenhum link seu da toyota.

            Eu disse que penso que os electricos fazem bem ? eu só lhe mostrei aquilo que realmente os entendidos mediram sobre eles e e as várias tecnologias.

            Mas deixe lá, até hoje ainda estou a aguardar que alguém entendido em pilhas de combustível, digam que elas são a melhor solução, já que são os que não pescam nada do assunto que dizem sempre que são o melhor.

        • _RJCA_ says:

          Exatamente porque na verdade, quem compra um VE quer lá saber do ambiente. Quer é conduzir, pagar o menos possível e mais nada..

          • JL says:

            Se não fosse não compravam carros mais caros e até investiam em painéis solares.

            Pegavam nesse dinheiro e compravam gasolina.

          • Realista says:

            Exatamente. Foi por isso que comprei um VE, precisamente por recuperar esse investimento ao fim de 4 a 5 anos…

        • Bzerg says:

          Então o leite com chocolate não vem das pintas pretas das vacas?

    • Grunho says:

      Isso já está estudado:
      https://fr.wikipedia.org/wiki/Efficacit%C3%A9_%C3%A9nerg%C3%A9tique_et_impact_climatique_des_voitures_%C3%A9lectriques#%C3%89nergie_grise
      A energia associada ao fabrico de um carro chama-se energia cinzenta, e é de 22.000 kwh para um carro de combustão e de 34.000 kwh para um carro eléctrico, Sabendo-se que um litro de gasóleo equivale a 11 kwh, os 12.000 kwh de diferença são como se o eléctrico já tivesse queimado mais 1100 litros de gasóleo. Qualquer diesel, mesmo super poupadinho, consome isso em menos de um ano de utilização.

  13. Mais um says:

    Durmo descansado. Para as minhas necessidades, já comprei uma impressora 3D. :)))

  14. Pensador says:

    Vamos lá pensar um pouco , nós já temos no mercado atualmente veículos eléctricos que foram Obrigados a substituir as baterias e motores, muito antes do fim da vida útil… mas como a verdade dói para os principais interessados, não contam a verdade… os teslas estão no pódio mas outras marcas estão no mesmo saco…

    • JL says:

      Já ? Então mostre-nos quais foram ?

      Acho que se enganou naquilo que ia a dizer, foram substituídos antes do fim de vida útil ? Existe vida útil para essas coisas ?

      Estranho, aprendemos mais uma coisa hoje.

      Ahahahahha

  15. JL says:

    Tenham cuidado que eles já formaram um cartel, ah desculpem, uma aliança. 😀 😀

    https://www.efuel-alliance.eu/initiative/members

  16. tHaGam3r says:

    Sejamos sinceros olhas para a qualidade de um Tesla S e olhas para a qualidade de um Mercedes S, e nem preciso de dizer mais nada… Mas o grande problema como já referiram em cima são os transportes, que eu saiba ambulancias electricas acho que nunca vi, camiões bombeiros, camiões poucos talvez na Alemanha,… Nunca os carros electricos nos transportes vão ter muito sucesso pelo menos a curto/medio prazo.

    • JL says:

      Por isso mesmo ser mais barato.

    • B@rão Vermelho says:

      @tHaGam3r, Então não há comboios, e os elétricos eu em 2021, estive na Pelónia e há imensos autocarros elétricos, para carregarem utilizam umas catenárias, acho que é assim que se chama, tipo os comboios e os elétricos quando chegam as “garagens” aquilo encosta nos cabos e ficam a carregar.
      Eu creio que até foi aqui no PPlware que li uma entrevista ao presidente da Porches que previam a venda o e-fuel a 1€, não sou contra os VE, mas tenho olhos na cara e por isso posso dizer que não é nem nunca vai ser possível substituir os veículos a combustão, infelizmente não é possível há países que nem daqui a 100 anos isso é possível

  17. PJA says:

    É caro, mas é mais uma opção. Os BEV também vão ter os custos agravados. Infelizmente o futuro parece ser de transportes caros com as consequências que tem para o custo dos bens alimentares.

    • JL says:

      Os bev vão ter os custos aliviados, segundo estes dados, já que apontam para uma descida bem acentuada da energia.

      • PJA says:

        Não me parece, mas vamos ver. A energia é cara.

        • JL says:

          Então a energia não é a mesma ? para um ou para outro ?

        • PJA says:

          Energia barata é a fóssil porque a natureza fez o trabalho, mas tem como tem desvantagem a emissão de CO2. As outras serão sempre mais caras. Não há almoços de borla.

          • JL says:

            Então mas…………………….. há aqui qualquer coisa de anormal.

            Então e depois diz que esta vai ser barata ? tem a certeza que sabe o que são efuels ?

          • Realista says:

            É barato construir plataforma no meio do mar, com funcionados especializados em abrir buracos, drenar o petróleo, retirar do meio do mar com barcos especializados e enviar para uma empresa especializada chamada de refinaria através de tubos chamados de oleodutos ou através de camiões especializados para depois expedir o produto refinado novamente para as estações de serviço…

            Parece barato!

          • PJA says:

            Os efuels podem ser a transição calma e lógica para o parque automóvel da UE pra outro tipo de combustível com zero emissões.

          • Yamahia says:

            @Realista o mesmo para o gás necessário para produzir a sua electricidade e traz brinde (metano)

          • JL says:

            Mas afinal são produzidos com quê ?

            Logica não são, já que 70% deles é para sair pela escape.

          • JL says:

            @yamahia, quando poder faça ai as suas contas para produção de efuel usando o mix atual. Estou curioso !!!

          • Yamahia says:

            Só me vou preocupar com essas contas a partir de 2035 looloolool

      • Júlio Costa says:

        Deixe começar a faltar materiais básicos, você verá os custos aliviados, estamos há quanto tempo nisto de elétricos, quanto pagamos por um ou por uma bateria hoje mesmo??

        • JL says:

          Faltam ? Curioso, é que os materiais acabaram por baixar.

          Então e para efuels não vão faltar ? São infinitos, até a energia que antes era de carvão.

          Pense com a cabeça em vez de com o coração.

        • Realista says:

          Atualmente pagas mais 50% por um EV quanto comparado com a sua versão VCI.

          No entanto esses 50% têm que ser vistos como um investimento porque são recuperados no longo prazo…

  18. Realista says:

    É engraçado que o site use referências da ICCT (por exemplo para elaborar e estimativa dos combustíveis), mas que ignore a mesma ICCT quando diz que:

    – “E-fuels won’t save the internal combustion engine”
    https://theicct.org/e-fuels-wont-save-the-internal-combustion-engine/

    – “E-fuels: The magic lollipop to keep combustion engines alive (or not)”
    https://theicct.org/e-fuels-eu-co2-standards-jun22/

    O estudo que se basearam para estimar o preço foi de um artigo de Fevereiro de 2022 da ICCT (que tem como base preços de 2020) e como é óbvio não entra em linha de conta o crescente impacto inflacionista que se fez sentir durante esse ano e o seguinte.

    https://theicct.org/wp-content/uploads/2022/02/fuels-us-europe-current-future-cost-ekerosene-us-europe-mar22.pdf

    Os e-combustíveis serão sim uma realidade, mas para a industria da aviação e não para a utilização ou uso domestico. Para além disso um artigo inicia com a frase “Scholz is fuelled with illusions” o que deixa logo antever que em vez de ser um artigo com credibilidade expõe as desde logo as opiniões do autor, até porque no estudo em cima pode ler-se que o custo para os e-combustíveis no cenário mais otimista será de 10usd o galão (€2.68/L) mas deixou de lado o cenário mais pessimista onde o preço do e-fuel ronda o triplo… com base nos preços de 2020 e sem este cenário inflacionista…

    Eu quero lá saber se o meu carro anda a combustível fóssil, eletricidade ou vento! Eu quero é saber OBJETIVAMENTE qual opção é a mais económico sem atirarem as vossas esperanças falhadas à cara só porque gostam mais de um tipo de motor…

    • Yamahia says:

      O mais barato ainda é a bicla a pedais.

      • JL says:

        Mais barato, ténis, hoje já foram 4 kms, e mais virão.

        • Yamahia says:

          Eu é 14 kms/dia mínimo, excepto ao fds que é mais bicla!

        • Grunho says:

          Bicla sai ainda mais barato que a pé (excepto para quem ande descalço). Um par de pneus de bicla custa o mesmo que um par de sapatos baratinhos e faz sempre mais mias de 10 mil kms, contra cento e poucos para os sapatos. Eu comecei a usar a minha quando a câmara, feita com os industriais e vendedores de calçado, começou a pavimentar os passeios com uma pedrinha pontiaguda que dá cabo das solas. A partir daí não gastei mais em calçado e os meus pneus estão na mesma.

      • Realista says:

        Posso utilizar os teus argumentos:
        – Já viste os preços das bicicletas a pedais novas? Por esse preço é preferível andar a pé.

        • Yamahia says:

          Depende do equipamento. Se não fizer competição não vale a pena grandes investimentos a não ser por vaidade.
          Eu já fui a Fátima pelo caminho central num dia e regressei no dia seguinte pelo caminho do mar com uma bicla que me custou 700 patacas há uns 20 anos.
          Até hoje só mudou transmissões (~200) e revisões à forquilha da suspensão (~500).

          • Realista says:

            €700 dá para mais de 50.000km num EV…

          • JL says:

            A combustíveis sintéticos deve dar para 1500.

            Lol

            Por isso continuo a dizer que estas soluções só vão fazer alavancar as vendas de ve.

          • Yamahia says:

            Temos que analisar é o custo anual mensal: 5.84€ sendo que a forquilha foi uma opção e não uma obrigatoriedade.
            Quero ver um BEV a custar isso ahah

        • PJA says:

          €700 mais o valor inicial do BEV mais manutenção do meu carro dá para 130.000 km. Lá está não há almoços de borla.

  19. Carlos says:

    É claro que é caro no início porque ainda tem poucas quantidades mas acho que a longo prazo quando começarem a produzir mais quantidade vai começar a ser mais barato também este combustível não precisa de ser barato agora enquanto tivermos diesel e gasolina vai ser importante que seja barato é daqui por 15 20 anos

  20. tHaGam3r says:

    Um Tesla equipara-se no máximo a um classe E da Mercedes. Mas o Elon Musk é que inteligente faz barato e vende caro. Aliás passa-se o mesmo nas habitações compras “barato” imobiliária fazes umas obrinhas de “merda” tudo em pladur “bonitinho por fora, mas uma grande merda por dentro, e os otários pensam que estão a fazer um grande investimento, e neste momento principalmente no Porto e em Lisboa um grande investimento em apartamentos que valem tanto como moradias é um investimento de “merda”. A mesma coisa se passa com um carro elétrico um mau investimento, pralém de caro a recuperação do dinheiro investido a longo prazo, ou nunca. Vais comprar um eletrico usado? Sim os comboios já á muitos anos que são eletricos, os autocarros estão a começar a aparecer, mas penso que o investimento já vai parar, contas feitas não deve compensar porque ja estão a investir no hidrogenio, por exemplo o metrobus aqui no Porto já vai ser a hidrogenio.. Mas nem estou a falar desses transportes, mas sim de camiões de mercadorias, transporte de emergência, bombeiros,…

  21. Júlio Costa says:

    Estamos nisto de novo do e-fuel dos preços. É tudo novo lógico que será mais caro, contando que não se tem cadeia de abastecimentos. Isto do elétrico, vem provar que não será para todos, e os preços exorbitantes deles ultrapassam fácil, esses preços que não se de onde tirou, claro a não ser que compre um usado, mas lá está é um risco demasiado elevado.

    • JL says:

      Então e o preço dos efuel é para todos ?

      E quanto custa um carro novo com motor novo só para trabalhar com eles ? quem vai pagar ?

      • Júlio Costa says:

        Então não estamos nisto no início dos e-fuel, não percebe que além dos preços exorbitantes, especulações sejam positivas ou negativas você não tem nada, algumas meras experiências para verificar a viabilidade.
        Quem irá pagar?? Quem quiser pagar, eu sempre defendi um mercado diversificado, não obras do espírito Santo que você refere, espírito Santo que estejam á espera que atue nesta questão dos elétricos,.ou seja, dar às pessoas dar incentivos ridículos para um carro de 40 mil. E sim desperdício e impactos negativos. https ://www.tsf.pt/portugal/sociedade/amp/exploracao-de-litio-em-montalegre-tem-impactos-negativos-mas-pouco-significativos-11747285.html claro se optar pela via legal, ora nesta questão de elétricos muita coisa se passa nas baterias certo?? https://www.amnistia.pt/trabalho-infantil-e-exploracao-laboral-na-republica-democratica-do-congo-alimentam-a-producao-mundial-de-baterias-de-telemoveis-e-de-carros/ É este o futuro que defende?? Não deveríamos condenar quem já prática estes atos, ou guia-se pelos anúncios televisivos que o futuro é para todos.

        • JL says:

          Ainda não entendeu que efuel não tem nada de novo, o que vê agora são investimentos maiores para o produzir, há cerca de 20 anos atrás já eu tinha mandado vir 2 galões de uma empresa nos estados unidos para testar, onde viu que é novidade ? só se para si.

          Ainda não entendeu que o problema deles é a quantidade massiva de energia que usam para sua produção, que sempre os deixou inviáveis perante os combustíveis normais.

          Então e dar incentivos aos combustíveis sintéticos já parece bem ? é que sem isso a porsche diz que não vamos a lado nenhum, nem a própria aliança que já criaram o dizem.

          “Incentives are necessary — incentives for many to invest in that area and bring costs substantially down so that by the end of this decade we have a real answer to our promise [of] e-fuels,” Blume opined. “There’s no conflict between electro-mobility and e-fuels,”

          https://www.autoblog.com/2023/03/13/porsche-syntthetic-e-fuels-plan/

          Então e sem litio como produzem combustíveis sintéticos ? provavelmente com a ajuda do espirito santo também.

          Então e como os produz sem cobalto ? Não entendo, se bem que usam uma quantidade menor, sabia que os combustíveis tradicionais também o usam ?

          https://www.cobaltinstitute.org/essential-cobalt-2/powering-the-green-economy/catalytic-converters/

          Eu defendo um futuro onde se use menos recursos e menos, parece que você nem tem a noção dos recursos e energia que os sintéticos usam,

          Por acaso viu a capacidade de produção que a porsche consegue ? sabe quantas instalações daquelas são necessárias para alimentar portugal inteiro ?

          depois disso falamos em materiais raros

  22. Júlio Costa says:

    Você diz que é a favor de um futuro onde se usem menos recursos, quando na verdade com o processo de eletrificação se usam cada vez mais e cada vez mais materiais raros. https ://www.mobiauto.com.br/revista/amp/os-metais-raros-que-ditarao-o-futuro-ou-o-colapso-do-carro-eletrico/É que usar maquinaria pesada para furar a terra lá está pela via legal certo?? Carregar tudo para grandes cargueiros, transportar para China, Japão, Estados Unidos, Europa não me parece um processo de usar menos recursos certo ou estão em erro. https ://eco.sapo.pt/2020/11/16/e-fuel-e-o-futuro-dos-combustiveis-mas-cada-litro-ainda-custa-4e/ Como diz este artigo a massificação dos veículos elétricos apenas não será sustentável, ou com o jornal Público expressa muitos dos nossos eletrodomésticos,aparelhos eletrônicos ao serem descartados como não existe fiscalização fica ao abandono, o que acha que acontecerá com as baterias depois da vida útil? Iremos usar nos telemóveis? Por favor
    Isto dos combustíveis sintéticos, não é novo contudo está-se a dar mais importância agora, pois querem acabar com o motor de combustão e não sabem se quer como fazer ou se será possível, é normal estes entraves todos, estes preços exorbitantes estás dúvidas ainda não entendeu?? E sim a fábrica da Porsche no Chile não produz nada para já, mas lá está está se a olhar de novo para isto dos e-fuels
    Ouça com atenção eu não devendo combustíveis fósseis,nem quero que isto do elétrico não venha para a frente pode vir, pois será ótimo nas cidades, nas grandes filas de trânsito, agora não vamos lá com imposição,taxas, obrigações e muito menos venderam uma tecnologia que polui, gasta recursos minerais, recursos energéticos e dizem que é em prol do ambiente, já se passa muito nos bastidores, como em todos os casos atenção.
    Mas como disse a Meloni, primeira ministra Italiana, sim a transição ecológica deve ser feita, mas cada estado deve decidir qual caminho tomar.
    Para finalizar, não meta palavras ou distorça o que eu disse, neste momento você tem incentivos se não estou em erro na ordem dos 3000-6000 e penso que algumas marcas estendam a 10.000€, o que mesmo assim fica ridículo aos preços que os elétricos ainda se encontram, e mesmo assim para mim ultrapassa as questões monetárias,ou seja, simplesmente se eu não quiser ter um.

    • JL says:

      Mas já me mostrou qual usa menos recursos ?

      É que por achismo não vale a pena, quando até este momento você nem tem a mínima noção do que é esse combustível nem do que é feito.

      • JL says:

        Então e o mesmo não se pode passar nos bastidores dos sintéticos porquê? Não reparou que eles já criaram um cartel, ah desculpe, uma aliança com os maiores players atuais dos combustíveis?

        Efuel alliance

        Portanto, elecricos nao por isto é por aquilo, efuels sim porque existem notícias a dizer que é bom.

        Seja imparcial ao menos e verifique todas as condicionantes e não arranje preconceitos porque com isso pior ficas.

        Pense com o cérebro e não com o coração, senão perde sempre nos argumentos.

    • JL says:

      Então e transportar o conbustivel do Chile para cá, como faz ?

      3 a 4 mil apenas é para os primeiros 1300 carros vendidos no país.

      Não sabe o que acontece as baterias, procure por fábricas que estão a construir para reciclar, e sabe o que acontece aos óleos usados ? É que não acontecia antes.

      Mas fico a aguardar que me explique de onde vem os recursos e energia para produzir sintéticos, e quais os impactos.

      Já agora procure os impactos das energias renováveis, normalmente os anti-ev gostam de usar esse tema, mas duvido que agora o queiram usar no tema dos sintéticos, onde a coisa só se agrava 10x.

      Já agora se quiser procurar por esses recursos veja o que porsche tem de usar para produzir por ano combustível para menos de 1000 veículos durante um ano, depois voltamos a falar.

  23. PTO says:

    Se é 50% mais caro, para ser opção viável teria de reduzir o consumo em 60 ou 70% em comparação com os combustíveis atuais

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