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Produção em massa de elétricos de 25.000 euros será rentável a partir de 2025 na Europa

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Vitrac says:

    Esta mais do que visto que os lucros exorbitantes dos carros europeus têm a ver com o lucro desmedido exigido pelas empresas. Estavam habituados a gastar pouco em R&D e quando a Tesla e os chineses os apanharam com as calças na mão, tinham que ir buscar uma fonte de rendimento extra para abrir R&D e fabricar de baterias dum dia para o outro. E o cliente que pague…

    Eu antes de comprar o meu VE, vi o VW I.d. e o Renault e eram ridículos! Extremamente caros, pouca potência e equipamento. O Renault inclusive nem em opção tinha a mala elétrica!!! (O novo modelo 2023/2024 já vai trazer mas … so agora).

    Assim que, até a indústria europeia ter preços competitivos (para um carro similar, não como até agora preços mais altos por um carro inferior…) não compro um. Não vou andar a pagar o que os acionistas não querem pagar…

    • Manuel da Rocha says:

      Segundo um relatório, feito nos EUA, o preço do Tesla X, pago na aquisição, representa 61% do valor base. Os 39% restantes são as opções e ainda existem 121 subscrições de serviços, que podem custar 16000 dólares, por mês!!!! Além de que o governo americano perdeu a módica quantia de 8730000 milhões de dólares, desde 2019, na venda de carros eléctricos e tem estado a reverter essas bonificações fiscais (o PSD e o IL vão apresentar uma semelhante, que permite ás empresas deduzir 250% do preço pago por carros eléctricos, aos lucros da empresa), o que levou os preços a subir 40% em pouco mais de 18 meses.

      • JL says:

        Errado.

        Mostre lá esse relatório ?

        16000 euros POR MÊS ?

        LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

        121 subscrições ? onde é que inventa estes números ?

        Ena, conseguem deduzir 2.5 vezes mais que aquilo que pagaram ? GRANDA NEGÓCIO. LOOOOL

        Ah nos EUA também governam o PSO e o IL ? curioso.

        A subir ou a descer ? por acaso desceu.

        Bolas, não conseguiu acertar uma ? isto é algum bot avariado ?

    • EEQTR911 says:

      Só dizes disparates rapaz.

  2. Grunho says:

    A palavra de ordem é que a classe média deixe de comprar carros. O preço máximo de um carro para a classe média assalariada são 20.000. Daí para cima só para a burguesia exploradora.

    • Alves says:

      Calma camarada, a manifestação foi ontem.

      Em vez de perderes tempo a dizer besteiras no sofá vai trabalhar vais ver como consegues ter dinheiro para um carro a gasóleo.

      • Realista says:

        E no longo prazo paga o carro a gasóleo e um elétrico só com os consumos na bomba.

        • Manuel da Rocha says:

          Depende… 1200 euros (preço base do MOBI) ou 8100 euros (preço para utilizar carregadores rápidos) dá para muita gasolina e quem mora em prédios vai ter de pagar esses preços.
          Pena é que 99% dos comentadeiros moram em vivendas e não sabem o problema que é carregar em casa, para quem mora em prédios.

          • JL says:

            Onde inventou esse preço ? é tipo aquele valor dos 6 carregadores de garagem que custavam 800 mil euros ?

            Onde inventou esses valores ?

            Pena é que 100% dos seus comentários são com números inventados.

      • Anónimo says:

        O salário mínimo em Portugal é de 760€/mês. Desses, 11% vão para a Segurança Social pelo que sobram 676,40€. Para comprar o tal carro de 20.000€ são precisos 2,5 anos sem ter absolutamente nenhum gasto. Óbvio que isso é impossível por isso se por milagre o trabalhador conseguir poupar 100€ por mês apenas precisa de 17 anos para comprar o carro. Se calhar quem diz besteiras no sofá é mesmo o comentador “Alves”.

    • Victor von Frankenstein says:

      Vai trabalhar malandro

    • Vitrac says:

      Grunho, tu fazes as tuas próprias estatísticas lolol donde saíram esses 20k? E que o resto que podem comprar um carro mais caro (meu caso) ja não são assalariados e já são alguns exploradores? (Eu sou)

      Aí que parecer-me é que há muita dor de coto e que em vez de tentares produzir riqueza, escreveres aos governos as tuas ideias para melhorar o país, estás é a mandar bocas porque… pronto.

      Não podes é pensar que:
      – um caixa ganha em Portugal o mesmo que na França
      – uma país que tem ou teve energia barata (nuclear), muita exportação e as pessoas sempre pagaram impostos e têm reformas à medida do que ganharam (Alemanha, França, etc.) não vão ganhar o mesmo que num país como Portugal em que a desorganização é lei, a energia é (artificialmente) cara, tu pagas um sistema social para os pais e avós terem uma reforma, saúde, etc que eles não descontaram (de maneira correta) para ela. Nessas gerações trabalhar sem descontar / por baixo da mesa / reforma calculada só nos últimos melhores anos de salário, etc etc etc etc etc etc estás tu e eu a pagar a fatura. Agradece-lhes.

      Nos EUA isso não acontece, nem na Alemanha, logo a plebe ter 50k é normal. Estás frustrado? A culpa não é da “burguesia” … é dos muitos milhões doutras gerações e de muitos “rendimentos mínimos” ou “reforma por invalidez” que noutro país estariam a trabalhar porque la não se brinca. Mas cá sim…

      • Grunho says:

        Passaste-te ou quê, meu? Tens noção do que é o salário médio aqui? São 1510 brutos mês/ 18120 ano. Com o IRS e Seg. Social levas para casa num ano pouco mais de 12 mil. Tinhas de trabalhar quase 2 anos sem comprar sequer um pão para comprar um carro de 20 mil. Aliás, um salário anual de 20 mil brutos custava 5 mil ao capitalista em Seg. Social + seguro de acidente de trabalho, e nenhum está para pagar isso. Os portugueses são miseravelmente pagos: em relação a França um tuga leva 2,5 X menos para casa em igualdade de trabalho e horas, se for a Holanda ou Dinamarca não chega a 1/3. E sabes muito bem a causa principal disso: os sindicatos não estão a funcionar e a fazer o papel deles de forçar a alta de salários. Como funcionam na França e na Alemanha. A energia? Não é mais cara de produzir que na França e na Alemanha, e esses países gastam muito mais com as pessoas em cuidados de saúde do que aqui. Informa-te primeiro e comenta depois, se fores capaz, porque acho que não é.

        • O casebre feudal says:

          Boa desculpa, eu viví nesses países por mais de uma década, assim que… acho que deves escolher melhor a quem mandas essas estatísticas.

          • Grunho says:

            Deixa-me adivinhar: estiveste ao mesmo tempo em França, Holanda e Dinamarca e em todos levavas para casa o mesmo que em Portugal. Agora a sério: e para rir?

        • Anónimo says:

          Esses 1510€ brutos por mês só se for o salário médio em Lisboa (que correspondem a 1100€ líquidos), que no resto do país é menos. E em Lisboa a maioria das rendas estão bem acima de 1100€.

    • Anónimo says:

      Não existe classe média, o que existe sim é uma classe trabalhadora.

  3. João says:

    Com uma rede de carregamentos decente, os utilitários elétricos podem ter baterias menores e dessa forma serem mais baratos.
    Salvo raras exceções quem tem um Fiat Panda, não faz 300km por dia.

    • Manuel da Rocha says:

      O maior problema é que o carro parado gasta a bateria em 5 a 7 dias. Não é como a gasolina/diesel que estando parado dá para viajar 3 meses depois. Além de pagar super carregadores ficará muito caro e não dá para ter só 8 numa bomba de gasolina de auto-estrada, como são as de diesel/GPL/gasolina, pois o mínimo são 30 a 45 minutos, por cliente.

      • JL says:

        Mentira, o carro dura meses e até anos com a bateria carregada, não invente que é feio.

        Não dá ou você não conhece.

        https://pplware.sapo.pt/motores/uma-das-maiores-centrais-para-carga-de-eletricos-tem-180-pontos-e-dedo-da-jaguar/

        • Yamahia says:

          “3) eu ainda há 1 mês fiz uma viagem de mais de 1000 km. Destes, >350 km fiz com carregamento de casa e logo usei os supercarregadores. De cada vez demorou a carregar o que precisava (normalmente de uns 25% – 80%) em menos tempo do que eu tomava um café e ia ao WC. ”
          @Vitrac, contaste com o tempo de desaceleração para saída da AE e o tempo para percorrer 7 kms em caminhos de cabras até chegares ao charger? Como estava o trânsito? Foste ao charger de Alcácer? Gostates de fazer TT, foi fixe?
          Também, caramba, demoras muito a beber café e a mudar as águas, chiça, deus me livre loool

          • O casebre feudal says:

            Sabias que os carregadores NÃO tesla também são carregadores rápidos? Já abriste os olhos nas estações de serviço para além da mangueira que vês com frequência? Já agora, conheces algum SC Tesla em caminhos de cabras? Pois eu não.

            E para rematar: tu quando metes combustível, tens uma mangueira especial que vem da GALP até tua casa? Ah não? Então 100% das vezes vais à bomba, correto?

            – Pois eu quando vou de férias (longe) vejo uns 15 minutos o carregador, vamos imaginar, 8x ao ano (acho que nem isso, mas ok). 8 x 15 minutos = 2h / ano

            – tu entre atestares de diesel 2x/mês (a maioria mete semanal, mas ok) e ires pagar (nos elétricos a maioria é direto) demoras bem 8 minutos (contados no meu diesel) e em férias mais 2 vezes = 3.5h / ano

            Resumo: tu no ano gastas MÍNIMO quase o dobro em estações de serviço (se for um gasolina ainda mais…), é que a malta dos elétricos carrega em casa/hotel enquanto dorme, está na piscina, vê TV, etc.

            Por isso podes dar a volta que quiseres ao tema, más não ganhas lol e ao preço que andam os combustíveis… boa sorte!!!

          • JL says:

            Não dizia melhor.

          • Yamahia says:

            “Já agora, conheces algum SC Tesla em caminhos de cabras? Pois eu não.”
            Andas pouco ou andas à volta do quarteirão:
            -Espaço circundante devia ser colocado piso e não terra batida com buracos.
            IN secção críticas https://maps.app.goo.gl/ay1WxsVZ2PdSUk948

            “Resumo: tu no ano gastas MÍNIMO quase o dobro em estações de serviço”
            Não gasto nada. Curtas distâncias não é comigo. Para isso vou a pé (trabalho) ou bici (trabalho e lazer. No caso do lazer até nem são tão curtas qt isso)
            Para as viagens que sobram o elecktro perde em toda a linha.

          • JL says:

            Tá visto que tem de ir ao oftalmologista !! LOOOOL

          • Yamahia says:

            Quem é que tem que ir ao oftalmologista? Não me diga que não consegue ver a crítica loooloooloool

          • JL says:

            Tem de criticar é o governo e as suas leis castradoras.

            Poder ser que abram os olhos agora, que a União Europeia deu 150 milhões a tesla para expandir a rede, se não mudarem a lei não ver nenhum desses em Portugal.

          • Yamahia says:

            Do que é q se queixa?
            Em PT os elektros carregam ao preço mais baixo da UE.
            Faço votos para q % rápido com essa palhaçada a bem da equitatividade de um povo.
            Ou sobem os electrões ou deixem os rodoviários .
            Qt à Tesla que vá mamar na 5ª pata do cavalo.

          • JL says:

            A sério ? A desejar que a electricidade aumente ? Isso nunca pensei….

            Já viu algum dono de eléctrico a desejar que os combustíveis aumentem ? Não sabe que o aumento da energia afeta todos ?

            Deixe-se de demagogias e azias.

          • Yamahia says:

            “Já viu algum dono de eléctrico a desejar que os combustíveis aumentem ? ”
            Por aqui é mato.
            Impacta mais na inflação o gasóleo alto que a electricidade. O que é que vc tem de 1ª necessidade produzido a electricidade?

          • JL says:

            Onde ? Mostre lá um ? Sem brincadeira ou ironia.

          • JL says:

            Produzido por electricidade de 1 necessidade ? TUDO.

        • Yamahia says:

          Todo o sector primário precisa mais de gasóleo q electricidade.
          Pescas, agricultura, carnes, sivicultura etc. +de 90% é gasóleo
          Terceario transportes para levar o produto à sua mesa.
          Abra os olhos!

          • JL says:

            Até o gasóleo precisa de electricidade, como faz isso?

            O sector secundário então……

            Ninguém está a meter em causa se necessita ou não, basta um aumentar para prejudicar todos, portanto tenha mais respeito por si e pelos outros quando deseja o aumento de um bem essencial.

          • Yamahia says:

            A electricidade é q precisa de gasóleo. Veja o exemplo da Madeira.
            E não duvide que no continente, se for oreciso, tb o queimam. Apenas não reportam.

            Qt á electricidade usada pelos combustíveis ela é produzida pelos próprios combustíveis.

          • JL says:

            Pode dizer para a Madeira, agora uma arvore não faz a floresta, deixe de preconceituoso.

            Também usam eletricidade para não usar gasóleo em muitas atividades.

      • Vitrac says:

        Mentir é muito feio e igualmente feito é inventar.

        1) o meu VE perde menos de 1%/dia na garagem (de tiver o modo de vigilância ligado, como deixo numa rua, aí gasta uns 8%/dia ate aos 20%, logo desliga a vigilância). Feitas as contas, >100 dias.

        2) o carregamento é feito em casa (garagem privada ou comunitaria). Basta ter uma tomada normal. Só se quiserem um carregador rápido (em 99% dos casos não é necessário) custa o valor dele + instalação mas descontam as ajudas que há. Carregar em casa sai muuuuito barato.

        3) eu ainda há 1 mês fiz uma viagem de mais de 1000 km. Destes, >350 km fiz com carregamento de casa e logo usei os supercarregadores. De cada vez demorou a carregar o que precisava (normalmente de uns 25% – 80%) em menos tempo do que eu tomava um café e ia ao WC. Uma vez cheguei a um Mac (queríamos comer mas retomar a viagem rápido) e lá tinha carregador, estava a receber a comida e o carro já me estava a avisar que já estava carregado para chegar ao destino…. demoramos 2 a 3x mais do que o necessário a carregar. Outra vez fizemos coincidir a paragem de carga com almoço: meti a carregar, fomos ao restaurante, pedimos e a comida ainda não tinha chegado e… estava carregado! Outra vez na autoestrada não precisava ir ao WC nem comer nada, parei numa estação de serviço para carregar. Meti a carregar, meti uma série e pouco tempo depois (uns 12-15 minutos) estava pronto a seguir. Nesse caso terminei o episódio e até carreguei mais do que precisava.

        Por isso, experiencia de quem REALMENTE tem um VE: sai mais barato ter um VE, mais ecológico, mais fashion / estilo, menos poluição sonora, MUITO mais binário e potência (no meu caso 4.8s 0-100kmh). E podes viajar sem nenhum problema. Mais, podes carregar em QUALQUER ficha mas meter diesel/gpl/gasolina só onde há. Posso fazer com o meu VE 1100 km sem parar como com o meu diésel? Não, mas também não quero nem devo, isso é para malucos que querem ter um acidente (e fazer necessidades numa garrafa…)

  4. Kush says:

    Comprei o meu por 23k + ajuda do estado + um charuto velho, em 2020, zoe ze40 zen com bateria própria, pra Madeira não e preciso mais! E com 5 anos de garantia geral lol

    • Yamahia says:

      ” + um charuto velho,”
      Que charuto era?

    • int3 says:

      Essas baterias não vão durar muito. “The pack uses the car’s air conditioning system to blow cool air over the battery pack, extra evaporator of HVAC at battery inlet in closed loop system.” Igual ao leaf, usa ar para arrefecer e não líquido de refrigeração pelo AC. Está provado que a bateria dura muitíssimo mais com arrefecimento líquido.
      Boa sorte. Desde que não faças muitas viagens seguidas ou carregamentos rápidos não há assim muito stress, exceto em dias muito quentes ou muito frios.

      • JL says:

        Errado, não é igual ao leaf, é um sistema bem eficiente por sinal, o leaf nao tem qualquer sistema de referigeracao, a nao ser o pouco ar ambiente que passa por fora da bateria, quando está calor até faz o contrário, aquece-a.

        Por acaso as baterias do zoe são bem duráveis, aos 250 mil costumam ter uma degradação de 5 a 8%.

    • Luís Costa says:

      Pra Madeira queres tu dizer Funchal.. porque conhecendo bem como conheço a Madeira boa sorte para saíres do Funchal e começares naquelas subidas com um elétrico, ou deves pensar que puxar mais pelo carro não consome mais bateria

      • Yamahia says:

        Ele mora em Santana looolooolool

      • JL says:

        Existe algum veículo melhor para subidas que um eléctrico ? De certeza que nunca testou nenhum, deve pensar que são como os chaços velhos que não sobem, e tem outra vantagem, a descer em vez de queimar travões, recupera 30 a 40% do que gastou a subir .

        • Yamahia says:

          Só q gasta como se não houvesse amanhã. A dúvida do @Luis (etb tenho dúvidas) é se o carro vai do Funchal ao Pico do Areeiro e ao Pico Ruivo looolooolool

          • JL says:

            Gasta 5x menos que um a gasóleo.

            Se vai ? Muitas vezes.

            Volto a perguntar: existe algum veículo melhor para isso ? Coitados dos a combustão nas subidas, é mudanças para a frente e para trás, só empatam.

  5. Ao sul says:

    Não e’ para 2025, vai ser mais cedo. As baterias vão baixar. E aponto para 20k.

  6. int3 says:

    Sendo a “Transport & Environment (T&E)” está tudo dito que é só lero lero. Os preços não vão descer muito além do que temos a não ser que andemos de smart elétrico com autonomia de 150km. Tirando isso, é para esquecer. Basta ver o custo da produção de um carro elétrico. Metade nem tem a ver com a bateria nem o motor nem a própria parte elétrica ou instalação da mesma. Metade do preço de um elétrico de 40 mil euros, seja 20k, é para tudo menos o que referi. 25% do custo é para a bateria. Sendo um elétrico de 40 mil euros, o custo da bateria ronda os 5k€ o que não é nada longe dos preços praticados (40kWh entre 120€ a 150/kWh são de 5k a 6k€). Mesmo que retirem metade do custo da bateria, iria descer apenas 10% do valor do carro. O resto mantém-se. O lobby vai fazer tudo para ganhar negócio e mercado. Mas é um lobbying negacionista e utópico. Habituem-se aos BEV pequenos e não fazer mais que 100km num dia porque não há almoços gratuitos 🙂

  7. andre says:

    leia-se:
    25 000 de custo base
    5750 iva
    5000 imposto automovel (que certamente irão implementar)
    Preço em Portugal 35750 euros

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