Produção de carros de passageiros pela Stellantis atingiu o nível mais baixo desde 1956
Os números recentes da Stellantis corroboram a fase complicada pela qual o grupo está a passar. Além de a produção ter caído, os automóveis de passageiros atingiram o nível mais baixo desde 1956.
À semelhança de outras fabricantes europeias, aquele que é o quarto maior fabricante de automóveis do mundo está a lutar contra a fraca procura, especialmente de veículos totalmente elétricos, a incerteza regulamentar e a forte concorrência chinesa.
Em dezembro, o sindicato FIM-CISL afirmou que a Stellantis montou 475.090 veículos, em Itália, contra os 751.384 em 2023. A produção caiu 37%, no ano passado, segundo os dados do sindicato, numa altura em que a fabricante tenta recuperar de uma relevante queda nas vendas e na rentabilidade.
A produção de automóveis de passageiros, especificamente, diminuiu 46%, atingindo o nível mais baixo desde 1956. Por sua vez, segundo a Automotive News Europe, a produção de veículos comerciais ligeiros caiu 17%.
Para fazer face ao excesso de capacidade em Itália, o grupo tem-se apoiado fortemente em programas de despedimento temporário financiados pelo Estado. Em dezembro, a Stellantis apresentou um plano para aumentar a produção, mas só se prevê um aumento a partir de 2026, graças ao lançamento de novos modelos.
Além disso, a produção na fábrica de Mirafiori, em Turim, deverá ser interrompida até à terceira semana de janeiro.
Sindicatos preocupados com a Stellantis
A FIM-CISL disse que se juntaria a um protesto, em Bruxelas, planeado por uma organização trabalhista, no dia 5 de fevereiro, duas semanas antes de a Comissão Europeia apresentar o seu "acordo industrial limpo".
Esta é uma batalha para a Europa. Os países isolados só podem perder.
Avisou Ferdinando Uliano, líder do sindicato, dizendo que é importante rever os objetivos da União Europeia para a redução das emissões de carbono dos veículos, que deverão entrar em vigor a partir de 2025.
O líder disse ainda que "estamos muito preocupados com a Maserati", após a produção da fábrica de Modena ter caído 79%. Com a produção da fábrica do grupo em Mirafiori, em Turim, a cair 70%, no ano passado, a fábrica da Maserati, em Modena, que é o coração do "vale dos automóveis" italiano, teve uma queda superior.
Em Itália, a Stellantis tem cinco fábricas de automóveis, bem como uma unidade para veículos comerciais.
Em dezembro, a Stellantis prometeu investir 2 mil milhões de euros, em Itália, em 2025, para produzir novos modelos em algumas das suas fábricas no país.
Comprar um Maserati, Alfa Romeu ou citroen, o plástico é o mesmo… Era inevitável que iam arrasar com algumas marcas e acabar com a originalidade
Recentemente ao trabalhar num 458 italia fiquei parvo com a qualidade de construção e materiais. Ao nivel do pior, nem a tubagem escapa.
A porsche dá 10-0 .
Quando começarem a fabricar e a vender carros com um mínimo de qualidade e deixarem de fabricar sucata, pode ser que já seja muito tarde.
A CE e UE vão afundar a Europa e dar tudo aos chinocas e Americanos.
Os chinocas estão se a c@g@r para o ambiente.
Tem cidades que nem se consegue respirar com tanta poluição.
Pra eles a economia está em primeiro lugar.
O cihffre d’affaires das marcas e dos concessionários faz-se com os carros que avariam, não com os carros que duram. Com os que duram o cliente vai-se embora satisfeito e não volta com o guito para comprar outro.
Se uma marca fabrica e me vende sucata, sem qualidade e fiabilidade, com problemas e pra durar pouco, com toda a certeza que não voltarei com o guito.
Perda de cliente garantido pela minha parte.
Pra problemas já bastam as mulheres.
Um dia voltam, está descansado. Entretanto os filhos crescem…
Nunca mais voltam é se ficarem escaldados.
Isso não faz sentido. Uma marca de automóveis cujas viaturas dêm problemas, num instante começa a ser evitada pelos compradores.
A Toyota e a Lexus estão no topo das melhores marcas em termos de confiança dos clientes e seguramente que não é por fazerm carros com essa filosofia que descreveste.
É por terem cidades que nem se consegue respirar que estão a fazer alguma coisa.
Os modelos mais recentes da Stellantis não foram feitos para durar, é um grupo que evito a todo o custo. Os carros japoneses têm mais qualidade, mas são mais caros.
Toda gente sabe que os pure tech são uma cagada, e o que fizeram para resolver?
Nada..
Estavam à espera do que?
a qualidade muito inferior dos carros , carros que são feitos para durar pouco tempo , valores das oficinas com preços altos e preços dos mesmos incomportáveis, não dá, quando acordarem vai ser tarde…
“…dizendo que é importante rever os objetivos da União Europeia para a redução das emissões de carbono dos veículos,…”
Ontem já era tarde.
Sim, têm de os baixar ainda mais, senão não saem da cepa torta, veja os resultados da Maserati, como só tem carros eléctricos, caiu 79%, enfim, ah espere, é o contrário. Lol
“o grupo tem-se apoiado fortemente em programas de despedimento temporário financiados pelo Estado.”
E depois o estado chinês é que subsidia a indústria automóvel… O que é isto senão apoio do estado?
O Estado Chinês certamente é accionista de toda e qualquer marca existente na China, vulgo capitalismo de Estado.
se assim fosse faziam “melhor figura” que os europeus, que se faltam de lá meter dinheiro e nem acionistas são.
A qualidade do produto europeu, noneadamente de marcas alemães… ja era…
Ora vejam o Grupo VW, Grupo BMW e o Grupo Mercedes…
Comecemos por ai!
Depois durante decadas o povo foi enganado pelas marcas europeias… vendendo ma qualidade por precos absurdamente altos…
A culpa é das proprias marcas e de suas respectivas decisoes…
Um cliente compra qualidade… e volta para trocar…
Um japones esta caro… um Toyota Yaria a 30 e tal mil eur… o mercado de segunda mão subiu dado que a economia está como está e ai sim culpo a Europa…
Unificar para vencer é bom mas quando cai um cai tudo… marcas que querem vender e ficar com o carro ao mesmo tempo…
Carro electrico na china constroem-se ao segundo… mas o sw desses veiculos custa a manter… mas se conprassemos um europeu e acontecesse o mesmo ja estava ok…
Enfim… muita regra na Europa facto mas as marcas têm a sua culpa nesse sentido!
O mesmo se passa com a industria agrícola…
Mudou alguma coisa?
Quem manda não continua la?
Produzir muito para fazer stock? Porque nao melhorar a qualidade e produzir produtos de qualidade?
Bons foram os tempos em que havia qualidade…
Queres qualidade e fiabilidade, compra um carro japonês, ponto final.
“A unidade de produção da Stellantis, em Mangualde, fechou 2024 com o maior volume de produção de sempre, com a previsão de 86.000 viaturas fabricadas, um aumento de 2% em relação a 2023, que era até agora o seu melhor ano de produção.”
Bem sei que a Stellantis de Mangualde é pequena. É só para lembrar que a Stellantis tem mais fábricas, principalmente das suas marcas dos EUA e que as notícias do post são só das suas fábricas em Itália. As notícias dos EUA, embora más, não são tão más.