Procura um pneu que não fure? Só chegam em 2024
Procura um pneu que não fure? As evoluções no segmento têm sido muito interessantes, mas ainda faltam algumas coisas! Sabia que ainda não existem pneus que não furam? É verdade! Apesar das várias investigações, especialmente por parte da Michelin, para se arranjar uma solução, ainda não existe nada no mercado.
A empresa direcionada para o fabrico dos pneus revelou que os pneus que não furam irão chegar em 2024. Mas há outras empresas na corrida de ser as primeiras...
Qual será a primeira empresa que irá conseguir colocar no mercado um pneu que não fure? Michelin, Bridgestone ou outra? A Michelin é provavelmente a que vai mais avançada, mas a Bridgestone também já deu indicações que está no caminho de conseguir uma solução para breve.
Por agora apenas existem pneus RunFlat. A tecnologia RunFlat tem como objetivo minimizar o risco de acidente de viação e permitir ao condutor chegar a uma estação de serviço de automóveis para a substituição. Além disso, se utilizar este tipo de pneus, pode dispensar um pneu suplente para poupar espaço ou reduzir o consumo de combustível. Em caso de um furo, com os pneus RunFlat permitem circular entre 50 a 250 quilómetros, dependendo do fabricante, a uma velocidade máxima de 80 km/h.
Pneu que não fura ainda não existe...
Por agora só existem "proof of concept" (provas de conceito) de um pneu que não fure. A Bridgestone refere que a sua tecnologia poderá chegar já em 2022 e tem como base borrachas que não necessitam de ar. Esta solução de pneu deverá chegar inicialmente apenas a veículos de 2 rodas, começando pelas bicicletas.
A Michelin diz estar um pouco mais atrasada e só terá uma solução em 2024. A tecnologia terá o nome de Uptis (na sigla original Unique Puncture-proof Tire System) e não precisará de ar. A Michelin está a trabalhar em parceria com a General Motors.
Relativamente a este pneu da Michelin, como se pode ver no vídeo foram eliminas as paredes laterais e a almofada de ar foi substituída por uma estrutura em alumínio que liga o pneu diretamente à jante. O peso de todo o conjunto ronda os 22,5 kg.
É verdade que hoje em dia, pelo facto da limpeza das vias de circulação e bom piso, já não é muito comum furar um pneu... mas acontece. Como referido, a tecnologia só deverá chegar em 2024 pois há muitas variáveis em análise e estudo.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
… e eu a contar com os Uptis na próxima troca de pneus 🙂
Pneus que não furam? É claro que existem e até equipam desde há muitos anos os carros que saem de Palmela.
Não é comum furar um pneu? Recebo em média 10 furos por dia numa aldeia no norte. Na loja de Lisboa, 20/25 por dia em média. São apenas 2 lojas das centenas/milhares em Portugal.
Cumprimentos
“Sabia que ainda não existem pneus que furam?” Não falta aqui um não? Acho que todos furam.
Alterado, obrigada 🙂
Qual é a vantagem deste para os pneus maciços?
O peso, para começar.
Amortecimento, conforto……
Desvantagens palpita-me a aderência
Há várias, a marca tem-se desdobrado em mostrar onde poderá efetivamente trazer melhorias, mas a segurança e performance são o que mais se destaca.
Infelizmente ainda há muitos furos nas estradas, devido a mau estado do pavimento nalgumas estradas e objetos na via, como parafusos, pregos, outros objetos metálicos. Há casos onde é complicado perceber o furo.
Mas se calhar um mau estado do pneu ajuda muito para os furos… Um pneu em bom estado, alem de ser uma segurança para o carro, reduz a probabilidade de furos.
É uma questão de tempo: Carros elétricos, pneus que não precisam ser raparados. Isto está a ficar mau para as oficinas…
O meu coração dói-me fortemente no peito por tal possibilidade! /s