Primeiros camiões autónomos começarão a funcionar sem condutor já em 2024
Temos conhecido avanços nas tecnologias de condução autónoma e, este ano, o palco deverá ser dos camiões. Estes veículos pesados vão, sem condutor, circular pelas estradas dos Estados Unidos da América (EUA).
Embora a tecnologia ainda não esteja completamente afinada, os avanços têm sido notórios e, nos EUA, os carros autónomos já são uma realidade em algumas estradas.
Se o setor dos pesados parecia estar a progredir a um ritmo diferente, mais lento e cauteloso, de repente, chega 2024 e os objetivos são muito concretos.
As empresas norte-americanas Aurora Innovations, Kodiak Robotics e Gatik AI anunciaram planos imediatos para testar os seus camiões autónomos, sem condutor, em estradas reais. Apesar de o próximo ano ter sido definido como a data limite para o avanço do projeto, há quem queira começar já em 2024.
Até ao final do ano, prevemos atingir o ponto em que começaremos a operar camiões sem condutores a bordo.
Partilhou o cofundador e CEO da Aurora Innovations, Chris Urmson.
Estes camiões autónomos serão equipados com o indispensável software, e um conjunto complexo de sensores, câmaras e radares.
Exemplos nas estradas reais levantam preocupações sobre camiões autónomos
A notícia suscitou alguma preocupação no setor automóvel, pela "falta de regulamentação e de transparência" relativamente à condução autónoma. Além disso, também foram apontados os "enormes danos" que os veículos podem causar, se algo correr mal.
A Advocates for Highway and Auto Safety, na América do Norte, está preocupada com o facto de, por exemplo, estes camiões pesarem "15 vezes mais do que o problemático robotáxi sem condutor da Cruise".
Por sua vez, as empresas responsáveis pelo projeto alegam que o desenvolvimento do software para os camiões autónomos é "mais fácil do que o dos robotáxis". Afinal, enquanto os robotáxis têm de circular em cidades com tráfego cruzado, ciclistas, peões e outras variáveis, os camiões circulariam em percursos fixos, nomeadamente, em autoestradas.
Na perspetiva das três empresas, "os camiões de carga autónomos são seguros e custam menos". Além de terem concentrado os testes em estados do sul, como o Texas, estreá-los-ão também por lá.
A Gatik AI já testou a condução autónoma em camiões de carga mais pequenos, e planeia implementá-los oficialmente, "em escala", em 2024, nos arredores de Dallas. Inicialmente, farão trajetos curtos.
Só acredito quando vir, não estou a ver algo com 40 toneladas sem um condutor presente.
Vemos todos os dias situações em que a máquina falha e só as unhas de um profissional para não matar uns poucos, pois parar em segurança 30 tonelas ou 40 não é para qualquer um.
Há mais acidentes devido a erro humano – seja com pesados ou com ligeiros. É como tudo.
Há muitos metros no mundo que andam sem condutor e pesam bem mais que 40 toneladas
LOL
Grande lol comparar um metro a um pesado!
a coisa da condução autónoma é má e ainda não está sequer no ponto necessário para ser segura com um carrito de 2 toneladas e agora querem colocar 40 ou mais toneladas a serem conduzidas autonomamente? boa ideia…!
Só não está no ponto necessário para ser seguro porque temos condutores humanos à mistura porque se fosse tudo autónomo funcionava tudo como uma luva tal como uma linha de montagem mas claro como há pilotos humanos à mistura dá sempre barrca
HAHAHAHAHA HA
O Dubai já tem metros autónomos desde 2010 a maioria dos países da EU ainda nem aderiram a um simples metro e agora querem pôr camiões ahah tenham juízo
Olha outro! Estás a comparar camiões com veículos sobre carris?
Aos poucos vamos ser todos substituídos por máquinas. E não venham com a treta de adaptar. Trabalho numa empresa americana de IT, só no ano passado devido à AI, 30 devs foram à vida.
Deves trabalhar em IT deves cada vez há mais falta é só ir ao linked in tens 40 empresas a falar contigo para te contratar
Mais um de IT que se acha a última bolacha do pacote. Pesquisa na internet e encontrarás vários artigos de despedimentos em massa na área.
Não tenhas pena deles, no dia seguinte já estão a trabalhar noutro sitio.