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Preços do cobalto, usado nas baterias dos elétricos, caem. Teremos carros mais baratos?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Anung says:

    save the planet, use cobalt preferably from Africa!

  2. Rui says:

    A tesla já está a deixar de usar cobalto nas baterias portanto é irrelevante o preço

  3. NjsS says:

    Já que se fala de cobalto e do Congo, é interessante ter isto na consciência:
    Cobalto: O Reverso do Sonho Elétrico (https://www.youtube.com/watch?v=O9s4k3ixHww)

    #TransicaoEnergetica
    #AtirarTinta&ColarAsPatasAoChao
    #EsvaziarPneus
    #NoMeuQuintalNAO&NoCongoPodeSer
    #TaoBomSerHipocrita

    • PoisPois says:

      @NjsS obrigado pelo video.

      “Valor do cobalto está mais baixo” noticia para enganar os “cheios de certeza.”

      Há um especial comentador ferranho de VE’s aqui no pplw e outros que gostava de o pôr a trabalhar e viver nestas aldeias (mencionadas no vídeo) durante 3 anos. Os hipócritas da sociedade (principalmente europeus) que para o bem deles prejudicam outras sociedades.
      Com outra qualquer matéria-prima passa-se o mesmo.

      • Mr. Y says:

        Isso é uma hipocrisia de todo o tamanho. Vais deixar de usar portáteis ou telemóveis?
        Até parece que só os carros eléctricos é que usam baterias.
        Isso não quer dizer que defenda o que está a ser feito na RDC mas isso não é argumento. O que deve ser feito é pressionar as empresas que compram cobalto e os governos a fiscalizar mais estas explorações e torná-las o mais seguras possível.
        Sei que é um assunto complexo sem respostas fáceis mas colocar a culpa nos eléctricos é muito raso.

        • Yamahia says:

          “Vais deixar de usar portáteis ou telemóveis?”
          Outro a comparar formigas com elefantes. Isto pega-se looolooolool

          • Mr. Y says:

            Não, não se pega. Vais dizer que essas minas só começaram a aparecer por causa dos carros eléctricos?
            A sério que o teu argumento é o aumento da necessidade de cobalto?

        • PoisPois says:

          @Mr. Y
          Sabe qual é a distância entre a Terra e a Lua, e a Terra e Marte? Pelos vistos para si as distâncias são iguais.

          Bateria 1 de “portáteis” versus 1 bateria de VE produzem a mesma quantidade de poluição? Pelos vistos para si também são iguais.

          Vê este pequeno trecho
          Inicio 1:16:31
          https://youtu.be/O9s4k3ixHww?t=4591
          Fim 1:18:05
          https://youtu.be/O9s4k3ixHww?t=4685

          “São gerados 50 toneladas de resíduos perigosos para produzir o níquel necessário para uma bateria.
          O que diriam os adeptos de viaturas elétricas,” se as 50 toneladas estivessem nos seus quintais derivado dos seus VE.

          Eu fico com os resíduos perigosos no meu quintal produzidos pelo meu portátil

          • Mr. Y says:

            No meu ponto de vista, o aumento da necessidade não é argumento.

            Nota: não estou a querer defender a indústria mineira, mas já que existem que tenham o menor impacto possível no ambiente.

            Mais, também não acho que os eléctricos são a solução para tudo mas demonizar os VE, por causa do cobalto, não me parece honesto.

          • JL says:

            Então e que tal entregar-mos os resíduos daquilo que usa na sua casa ?

      • Filipe says:

        A tesla já está a deixar de usar cobalto nas baterias portanto isso é um não problema, e têm a sua própria exploração mineira no texas

      • JL says:

        Hipocrisia vem da sua parte, até porque o cobalto é usado naquilo que também usa:

        https://www.cobaltinstitute.org/essential-cobalt-2/powering-the-green-economy/cobalt-catalyst/

    • Toni da Adega says:

      Podiam ter tido a mesma revolta quando milhares de africanos foram mortos ou desalojados durante décadas devido à extração do petróleo.
      Ou quando países são bombardeados com liberdade.
      E depois vêm com a conversa de ser hipócrita

      • NjsS says:

        Isso é muito simples. Nestes tópicos não existiu revolta na altura, não existe revolta agora e não vai existir revolta nenhuma, nunca. Isto porque nós, dos países desenvolvidos, somo maioritariamente hipócritas e só vemos o que interessa para o nosso umbigo, estamos preocupados em remover veículos a combustão, crises de identidade e caixas de areia nos wcs para os que se identificam como gatos/cães/tartarugas etc…
        Por estes lados, revolta existe quando alguém decide pela sua cabeça que não quer um VE pelos mais diversos motivos porque não acredita na forma como estão a ser vendidos ás pessoas, como se de uma tábua de salvação da humanidade se trata-se. Associados a uma certa superioridade moral. Hipocrisia pura.

        Querem ajudar o planeta? Digam ás pessoas para trocar veículos antigos por mais recentes que poluam menos, aumentem drasticamente o IUC dos veículos antigos e reduzam o dos menos poluentes. Invistam seriamente em reduzir a poluição da industria do transporte aéreo/marítimo e terrestre. Investir na produção de energia limpa e redes de distribuição. Promover o trabalho remoto para quem pode (é escandaloso como é que isto não é uma prioridade, o efeito na redução das emissões é imediato e drástico). Plantem árvores, em vez de andarem a comprar tinta para atirar aos outros comprem 50 ou 100 pinheiros (é barato) vão por exemplo até Leiria e plantem-nos.

        • Filipe says:

          Muito do que disses te está a ser feito, os elétricos nem IUC pagam.
          Investir em reduzir a poluição da industria do transporte aéreo/marítimo e terrestre ? Terrestre é o que estamos a falar aéreo/marítimo são as empresas desse segmento que têm de inovar não pode aparecer uma tesla em cada área mas a airbus já está a trabalhar nisso há uns anos.
          Produção de energia limpa Portugal é pioneiro com mais de 60%.
          Trabalho remoto também já há bastante

          • NjsS says:

            Pequena correção, quando referi industria transporte terrestre referia-me a transporte terrestre de mercadorias.
            E não, não é isso que está a ser feito! O que está a ser feito é impingir veículos elétricos a particulares a todo o custo sobe a bandeira de reduzir emissões e salvar o planeta. Os da volvo em Portugal até já inventaram uma palavra para pessoas que não querem/não têm como ter um elétrico… são pessoas não eletrocompatíveis. https://www.youtube.com/shorts/xXiQxAKVhDU
            (Até o jornalista ficou parvo lol)

          • Filipe says:

            A tesla e várias outras já têm um camião à venda a pepsi comprou umas centenas a tesla alguns já em utilização, o walmart já tem encomendas, volvos elétricos também já andam na estrada, suécia tem estradas com rails que dão eletricidade para camiões.
            Temos de perceber que veiculos particulares é a parte mais fácil do problema, se calhar a avaliação sendo o mais complicado porque é uma industria que se rege pela segurança e mudar por completo o modo de propulsão de um avião é algo que demora anos a atingir a mesma fiabilidade.
            A mim não me impingiram nada compra quem quer eu comprei porque antes gastava 120€ em gasolina e agora gasto 19€ em eletricidade foi uma escolha bem simples

        • JL says:

          Não sei em que ano vive, mas é exatamente isso que estão a fazer.

          • NjsS says:

            Vivo em 2023, ano este que em Portugal um carro que cumpra a norma Euro3/4 paga 40€ de IUC, enquanto que um de cumpra a norma 6d para 2000cc paga perto de 300euros. Nunca vi transporte de mercadorias pesado em camiões elétricos em Portugal, não conheço um único posto de carregamento dedicado a camiões, duvido que alguém se tenha sequer lembrado que ia ser necessário. Trabalho remoto? Grande parte das empresas está a mudar para híbrido… muitas das quais com mais tempo no escritório que fora…
            @JL, Este é o 2023 onde eu vivo, não será você que vive em outro mundo?

          • JL says:

            Pois, mas o carro que paga agora 40€ quanto pagou de imposto a mais quando foi comprado novo ?

            Não viu ? então tem de prestar mais atenção, andam por ai vários de empresas de transporte, a começar pelas mitsubishi canter. fabricadas cá em Portugal.

            Nos postos é verdade, ainda não existem por cá camiões de longo alcance, mas tenha calma, tudo virá.

            Tanto que lembraram que estão a desenvolvê-los.

            Lamento que o seu 2023 esteja um bocado desatualizado.

        • José says:

          O meu aplauso!

  4. Alves says:

    Já existe alternativas ao cobalto para os eléctricos por isso é que está em queda.

  5. Hugo says:

    Para quem não sabe, o principal uso do Cobalto é na refinação dos combustíveis e perde-se, por reação química, não pode ser reciclado.
    Já o que é usado para as baterias, apesar de cada vez menos, porque se está a ir para outras tecnologias, é reciclado ou reciclável pelo menos.
    Daí os excedentes também, porque para as baterias já pouco é preciso, mas para refinar os combustíveis, vai sempre ser necessário, até que se deixe de usar combustíveis fósseis.

  6. C says:

    No máximo, as fabricantes, manteriam os preços para aumentarem os lucros.

  7. jorgeg says:

    Ha mais criancas a serem exploradas nas minas de cobalto, a razao do preco baixar talvez!
    Mas isso nao interessa o importante e os liberais no ocidente se sintam bem consigo proprio a guiar um electrico, van salvar o mundo deles proprios!

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