Preço das baterias dos carros elétricos está a descer mais rápido do que o esperado
Um novo relatório indica que o preço das baterias que equipam os carros elétricos, com um impacto significativo no seu valor final, está a descer mais rápido do que era esperado.
O custo de produção das baterias ainda é elevado, traduzindo-se numa discrepância consideravelmente significativa entre o preço associado a um carro com motor de combustão interna e um carro elétrico. Para muitos, aliás, a redução desse custo é a solução para a paridade.
Conforme indicado por um relatório do banco de investimentos Goldman Sachs, espera-se que o custo das baterias caia para 99 dólares (cerca de 92 euros) por kWh até 2025, uma diminuição de 40%, em comparação com dados de 2022.
Considerando que as previsões anteriores indicavam uma queda de 33% nos custos, para a mesma data, o relatório demonstra que a tendência de redução está a acelerar.
Baterias deverão ficar tendencialmente mais baratas
Os analistas do Goldman Sachs esperam que uma parte da queda resulte da redução dos preços das matérias-primas, como o lítio, o níquel e o cobalto.
Previsivelmente, os preços das baterias deverão cair, em média, 11% por ano, entre 2023 e 2030.
Além da redução do preço das matérias-primas que dão forma às baterias dos carros elétricos, também a reformulação dos seus designs deverá impactar o preço.
Graças a estes e outros fatores, o relatório do Goldman Sachs indica que os carros elétricos poderão atingir a paridade de preços com os carros movidos a diesel ou a gasolina até 2025.
As estimativas de penetração dos carros elétricos no mercado indicam, no cenário intermédio, que esta passará de apenas 2% a nível global em 2020, para 17% em 2025. A partir daí disparará para 35% em 2030 e 63% em 2040.
Num cenário mais otimista, os números passam para 21% até 2025, 47% até 2030 e 86% até 2040.
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Este artigo tem mais de um ano
Isto é só o resultado de apostar em qualquer tecnologia se apostarem a sério no combustível sintético também vais descer os preços
Produzir combustível sintético vai sempre ser 4 ou mais vezes menos eficiente em energia do que utilizá-la directamente em baterias.
+1
Basta olhar para os vários gráficos que existem por aí a explicar isso (eficientcia dos BEV vs ICE vs H2), não tem comparação.
Combustível sintético ? então a gasolina não está cara o suficiente ?
Já não vem a tempo para mim, carro novo está encomendado há 3 meses – combustão.
ha 3 meses? estas ‘a espera 3 meses pelo carro?
A minha irmã esperou quase 1 ano por um Dacia bi-fuel ..
Também eu! O meu novo Audi A5 2.0 TDI
Gasoil e Gás sempre a subir e as baterias sempre com novas tecnologias mais seguras e eficientes acho que já perceberam qual é o futuro!
Já se percebeu qual era o futuro em 2021 quando as empresas começaram a alocar os recursos de I&D para os veículos elétricos mais do que para os de combustão na proporção de 1 para 7…
Eu percebi em 2006 quando adquiri o primeiro.
Esperem lá um pouquinho !
Foi exatamente essa Goldman Sachs ( a dos U.S. of A. porque já existe uma CN. …) que manipulou as contas e números da Grécia para essa poder entrar na U. of E. e assim minar a mesma U.of E..
Sendo que o euro estava à frente do dólar … e depois as tais firmas de rating ( aquelas que não querem descontar mais que uma empregada de limpeza … mais ou menos como o trampa … ) trataram de fazer um certo serviço …
Humm !
Então esta bem …
😉
Não é só a Goldman Sachs que prevê esta tendência. Pode falhar porque a realidade vai por outro caminho? Com certeza, mas acho que não é argumento.
Que argumento ?
O “então esta bem” …. ?
Ok !
Então esta bem …
HAHAHAHA !!!
Vá comprem os eletrodomésticos, estão à vontade. Tenho um em ALD. Uso bastante em autoestrada, muita carga rápida. Quem ficar com ele, vai ficar com um carro novo por fora e com uma bateria nas lonas
Sim, nota-se mesmo que tem um…. fogão.
Não me diga que o Pegeout e-2008 é um fogão. Aquece um pouco com a carga rápida, mas só isso!
Como sabe que aquece ?
é porque aquece o almoço no capot 😛 😛 😛
+1 aqui também!
De nada serve o fogão quando nem para a casa ou comida tiverem guito ….
mas comprem que precisam !
Se de facto baixarem, terá a ver com a desaceleração nas encomendas e estarão a ver a vida a andar para trás.
Desde 2011 que têm menos procura ?
Loooool, ai os seus desejos….
Já os preços dos veículos eléctricos continuam a subir…
Se é para ser do contra sim, tem razão,’continuam a subir e o gráfico tiver de “pernas para cima”
Basta ver o histórico do preço dos Tesla! #sqn
O factor apontado para a descida é a baixa do custo com matérias primas.
Vá ver a evolução das mesmas e depois diga qq coisa.
Por ex, o lítio aumentou repentinamente com o boom das baterias até atingir um pico de 92 em finais de 2021 e depois tem vindo a baixar paulatinamente. Ainda assim está mais caro em mais do dobro (45) a comparar com 2018 (20).
É natural que baixe mais atendendo ao mais que evidente abrandamento nas encomendas. (Por ex. a VAG que vendeu 500mil em 2022 já veio a terreiro informar que tem as encomendas de elektros pela metade para 2024)
A diferença é que agora usam menos lítio por bateria.
A tesla não baixou os carros só por causa das matérias primas.
Se quer continuar a vender e a obter os cobiçados créditos de carbono, tem que baixar. Não há volta a dar.
O princípio é o mesmo. Por isso a justificativa do preço das matérias invocado pela Goldman Sachs não cola exactamente pq essas matérias já foram bem mais baratas.
As razões são outras e tem muito mais a ver com o abrandamento nas vendas esperadas. Todos na cadeia de suprimentos ate ao produto final querem vender e se for preciso baixar, baixam para continuar a vender.
Não houve abrandamento nenhum, houve foi aumento, além disso seguiu a politica que sempre teve até hoje, ajustar os preços consoante o custo de produção, mas ok, entendo que isso ainda faça confusão a muita gente que está habituada a manipulação e especulação de preços, principalmente quando usam não sei quantos intermediários.
Ainda não entendeu que a tesla entrega direto ao cliente ? é assim tão difícil ?
Não e política de ajustes de preços em função de custos de produção. Ossonsao tangas que só engole quem quer. É politica de ajuste de metas. Se sentem que a meta não vai ser atingida, baixam os preços.
Se os custos não baixarem, não vão pagar eles os carros só para atingir metas. Ou pensa que eles trabalham para aquecer ?
Claro, ninguém quer carros elétricos. Só o Co$ta
Eu quero, tanto que tenho.