Portugal tem 300 mil carros eletrificados nas estradas
O segmento dos veículos elétricos tem vindo a crescer em Portugal. A Associação Automóvel de Portugal - ACAP, apresentou recentemente o Balanço Anual e revelou que no nosso país há cerca de 300 mil carros eletrificados nas estradas.
20% do total de veículos ligeiros matriculados em Portugal
A ACAP apresentou o balanço anual do setor automóvel que, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), contribuiu com 42,6 mil milhões de euros para a economia nacional, representando 7,7% da faturação da totalidade das empresas em Portugal.
Segundo o balanço anual, 20% do total de veículos ligeiros matriculados em Portugal já são elétricos (41.757 matrículas nos ligeiros de passageiros). De referir que a média europeia ronda os 14%, posicionando Portugal na sexta posição do ranking os países da União Europeia (UE). O ranking é liderado pela Dinamarca (52%).
Revela o balanço anual que circulam nas estradas portuguesas 167.356 veículos 100% elétricos, ao que se soma 132.131 modelos híbridos, perfazendo os (cerca) de 300 mil carros eletrificados nas estradas.
De referir que o parque automóvel nacional tem cerca de seis milhões de veículos. No que diz respeito aos eletrificados, estes representam "apenas" 5% do total. Se analisarmos os 100% elétricos são "apenas" 3%. Portugal tem a circular 1,5 milhões de automóveis com mais de 20 anos - ver aqui.
Onde está o yamahia com os seus 0.8 % ?
1º – são bem mais que 6 milhões de automoveis que Portugal tem a circular.
2º – Nunca vão passar destes 300 e poucos mil, tens milhares de exemplos em que as pessoas vendem os EVs para voltar aos a combustão.
por isso se quiseres continuar a apregoar os EVs como sendo a salvação divina go for it, mas depois não te admires quando daqui a 20 ou 30 anos haver montes de aterros de lixo electronico em que 90% do conteúdo é baterias de litio a poluirem ainda mais o ambiente como quando andaram a extrair os minerais para se produzir essas baterias.
Os cálculos foram com base em 1pc e 1,87pc da fonte RA.
https://pplware.sapo.pt/motores/incendio-em-prior-velho-fogo-tera-comecado-num-carro-eletrico/comment-page-1/#comment-3507829
Já agora estas estatísticas elektras apenas acumulam novas matrículas. Nunca consideram o abate (qq pequeno toque o elektro vai pró lixo) nem as exportações de usados, dado q PT é um caso ímpar na UE no q concerne à facilidade na aquisição de elektros novos por parte de empresas e frotistas.
Os 100% elétricos (BEV) representaram 20% dos automóveis ligeiros de passageiros novos – matriculados em 2024.
No total, a circular são cerca de 167 mil. Mas tem graça como se aumenta o número para 300 mil de “eletrificados” juntando-lhe os PHEV e outros híbridos elétricos, que, segundo os dados conhecidos são movidos principalmente, senão exclusivamente, a combustíveis fósseis.
Já a ACAP fala em “energias alternativas”, juntando-lhe os GPL : Em 2024, “No total, chegaram às estradas portuguesas 209.715 novos automóveis ligeiros de passageiros. Os veículos movidos a energias alternativas continuam a liderar as matrículas dos automóveis ligeiros de passageiros novos, representando um peso de 57 por cento. Destaque para os veículos elétricos (BEV), com 41.757 matrículas nos ligeiros de passageiros, o que representa 20% do total de ligeiros de passageiros matriculados”. Resumindo, movidos exclusiva ou principalmente a combustíveis fósseis, foram 80% … e não 43%.
Os 5% de cima numa população de 10,4 milhões são 520 mil indivíduos. Se virmos que uma fatia desses eléctricos, mesmo pequena, são Springs, Twingos e Zoes para a classe média assalariada, nem toda a burguesia aderiu aos eléctricos. A maioria, ou perto disso, continua fiel ao diesel.
O meu próximo assim será!
3%…
Ainda há muito trabalho a fazer, e subsídios.