PplWare Mobile

Portugal: Preço dos carros elétricos e híbridos continua a ser uma barreira

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Rui says:

    Felizmente já se começa a ver esperança ao fundo do tunel a tesla já baixou os preços em mais de 10 mil € e provavelmente este ano ainda lança um citadino a 25k se chegar cá a 30k já é muito bom é preço de qualquer carro a gasoleo hoje em dia

    • Blackbit says:

      A Tesla a lançar um carro nos 25 a 30k€? Espera sentado…

      • TugAzeiteiro says:

        Lembro-me de ter lido algo semelhante há coisa de 8/9 anos atrás quando se falava de um carro de 40K usd…

        • RC says:

          Era o tesla model 3 se, que foi prometido a 35 mil dólares, e realmente saiu a esse preco durante uns meses, mas apenas lá.

          • Rui says:

            claro, com os impostos de cá achavas mesmo que ia estar a 35 por isso é que eu digo espero que lancem a 25 depois com os impostos do costa se ficar a 30 já é muito bom

          • RC says:

            Ninguém disse que era para cá, nem a própria tesla, os jornalistas é que foram broncos e decidiram logo fazer conversão direta, que nunca se faz, qualquer coisa comprada nos EUA tem de pelo menos fazer a conversão com as taxas e multiplicar por 1.5.

    • Lelo says:

      Se a Renault, em 24, lançar o 5 ao preço que estimam ( menos 8/10k que o Zoe, com baterias de níquel, manganésio e cobalto ) temos grande progresso.

    • Há cada gajo says:

      A Tesla estagnou. O design dos carros começa a ficar datado e pouco apelativo. Naturalmente que vão começar a baixar de preço.

      • RC says:

        Então quer dizer que as outras marcas também estagnaram, um mercedes de há 20 anos tem praticamente o mesmo design de hoje, é fácil de perceber que é um mercedes.

        • Há cada gajo says:

          Contra factos não há argumentos, embora tu não o consigas perceber porque estás toldado pela paixão, legitima diga-se, que tens pela marca. Mas esta é a realidade. E eu não faria comparações entre a Mercedes e a Tesla.

          • RC says:

            Eu consigo perceber, porque diz que não perceber se você faz o mesmo ?

            Eu paixão pela tesla ? nem tenho nenhum nem sequer penso em ter, porque havia de ter uma paixão pela tesla ?

            Claro que não faz, nem lhe convêm.

          • Há cada gajo says:

            Pois, toquei na ferida. Era expectável, até porque achas realista fazer comparações entre a Tesla e Mercedes. Porque um Mercedes é fácil de identificar. Esse argumento é sério ? Nunca te perguntaste porquê ? E não achas o design Tesla demasiado banal e espartano ? Claro que não. Agora vê lá se descobres porque é que identificas facilmente um Mercedes. E podes recuar mais anos…mais mesmo, para antes de tu nasceres.

          • RC says:

            E um tesla não é fácil de identificar ?

            Demasiado banal ? não entendo ? deve ser por não ter uma super grelha. LOOOL

            Se o design da tesla não fosse próprio, não se identificava como tesla, uma coisa é gostar ou não, outra é fazer comparações absurdas.

            Eu não me identifico com nenhum, para mim o design é o que menos interessa num carro, eu interesso-me é pelas particularidades e funcionalidades que ele oferece, se é bonito ou não, isso pouco me importa.

            Sim, como disse, se olhar para um mercedes com 20 anos e outro com 1, facilmente se vê que pouco mudou, tal como se vê na diferença de carros tesla com 5 anos.

    • PTO says:

      se chegar cá a 30k já é muito bom é preço de qualquer carro a gasoleo hoje em dia.

      Não exageras nem nada, então hoje em dia qualquer carro a gasóleo custa 30.000 euros?

      Mete mais tabaco nisso.

      • Rui says:

        um renault clio mais BASICO de todos com 0 extras a gasoleo é 25k experimenta escolher uma versao melhorzita com meia duzia de extras que vais ver em que preço fica, e é um renault clio não é um mercedes

  2. Trolha Men says:

    Verdade, e alguns dizem que são muito caros os elétricos, mas no fundo são ao mesmo preço dos novos a gasóleo bem equipados, que eles tem e compraram neste caso em segunda mão. A oferta tem de subir sobretudo em segunda mão.

    • Helder Pinto says:

      O problema da segunda mão neste caso é que é muito diferente de um carro a gasóleo ou gasolina…
      Tu compras um carro a gasóleo ou gasolina com 5 ou 6 anos e normalmente estás descansado que o carro provavelmente não irá dar problemas de maior… no caso de um elétrico com 5 ou 6 anos, a garantia das baterias normalmente é de 8 anos, compras um carro destes e 2 anos depois se tiveres um problema com as baterias deitas o carro ao lixo… porque trocar as baterias seria tão caro como comprar outro carro… e comprar um carro elétrico com aluguer de baterias, lá se vai a poupança do combustível… poupas na gasolina e vais gastar o mesmo em aluguer + eletricidade!!
      Por isso, eletricos usados só se forem com 1 ou 2 anos para ter um pouco de tranquilidade… e nesses casos continuam caros!

  3. B@rão Vermelho says:

    Já se compra por 20.00€, o problema do tuga é a vaidade.
    Se agora com os carros a combustão estaciona-se em todo lado em cima do passeio para não andar 300 metros, quando for tudo elétrico então nem sei como vai ser

  4. Trompis says:

    Eu cá não sei, mas acho que vou comprar um elétrico.

    1- a UE quer deixar de vender carros a combustível fóssil em 2030; certo, os usados continuam cá, deixa de haver é novos.

    1.1- os preços do combustível vão disparar, mais cedo ou mais tarde por causa da proibição de carros a combustão.

    1.2- com tanto elétrico, eventualmente vai haver não só mais postos de carregamento como carregamentos mais rápidos e em contrapartida, energia mais cara;

    2- sou do centro interior atualmente e um amigo meu tem um zoe. Comprou-o com 500km. Atualmente tem 101K. O carro tem 3 anos. Isso dá 2800km por mês…

    2.1- se ele consegue na porcaria de um zoe, no Caraças do centro interior fazer tantos km por mês… Acho que já passamos o tempo do “ah e tal não é eficiente” ou “a rede é fraca”. Acho que isso já é mais choramingar por mordomia, pelo ter um posto de carregamento no passeio à frente de casa. Claro, há zonas que não dá, but guess what, aqui tbm não há posto de carregamento. O meu amigo vai ao Lidl, a 30km, carregar o zoe, aproveita e faz compras, mas lá está, é possível, há é falta de vontade, foi o que o meu amigo me provou.

    Então ya, estou seriamente a pensar comprar um elétrico, aproveitando que ainda há apoio porque cheira-me que mais cedo ou mais tarde esse apoio vai visitar o capitão gancho à terra do nunca.

    • RC says:

      Tenho um de 11/2018 que tem agora 200 mil kms. A autonomia dele anda pelos 280 kms.

      • RC says:

        Sobre os apoios, ninguém sabe, mas paises que têm 10 vezes mais carros que nós ainda mantêm os apoios, desconfio que ainda se manterão durante um bom tempo, até porque estão a aumentar de valor, apenas os de valor mais alto estão a ser cortados, portanto o que é expectável é vermos um numero maior de apoios para veículos mais acessíveis, o que concordo a 100%.

    • Yamahia says:

      Vai fazer compras a 30 kms? Só para carregar o carro? Não admira que o Zoe tenha tantos kms. eheheh

      • RC says:

        Nem todos vivem na cidade, eu para fazer compras num hipermercado faço mais de 20.

        Mas vivendo numa aldeia, ter como carregar não é dificuldade, dificuldade é ter gasolina, o posto mais perto também fica perto do hiper. 🙂

        • Yamahia says:

          O que está escrito é que o homem vai ao LIDL carregar a 30 kms..
          Ir e vir sao 60 ou seja a quarta parte da autonomia do ZOE (se for novo).
          Caso contrário é metade que muitos já nao passam dos 120 kms.
          Evidentemente se tivesse hipótese de carregar na casa da Aldeia nem se daria ao trabalho , julgo eu.

          • RC says:

            Ah sim ? Entao você vai abastecer a 30 kms, gasta litros por cada 100, quer dizer que quando chega a casa gastou da viagem de ida também ?

            Loool
            Depois diz que os outros têm uma matemática má.

            Muitos não passam ? Quais ? É que se falasse dos nissan ainda vá, agora dos zoe que até têm a menor degradação de todos eles, a excepção dos kia e hyundai.

            Na semana passada vi um zoe de 2011 com 250 mil e 93 % de degradação, confirmada em máquina que carrega e descarrega a bateria.

            Quão bom era ter um carro com 11 anos e 250 mil kms que apena levou kms troca de óleo no diferencial de menos de um litro.

          • RC says:

            Ena, mais um satisfeito.

            Então mas olhe lá, ando 30 kms e carrego, certo ?

            Então só conta 30 kms a menos quando regresso ?

            LOOOOOL, ele não diz que carrega sempre nesse local, ele diz que aproveita para fazer compra e até carrega, eu acho que o que falhou foi a palavra “até”

            Obviamente ninguém compra um carro destes para ir carregar a 30 kms.

          • Trompis says:

            eu sinceramente nem sei como é que esses carros que voces falam têm uma autonomia tão má.

            eu não percebo treta nenhunma de eletricos mas o gajo a mim diz-me que o zoe faz 300km na boa (eu questionei-lhe porque a minha mão vive a 300km de mim), e pude confirmar isso: a bateria ontem estava a tipo 70% e acusava 320KM de autonomia lá no painel de bordo. mas tbm acredito que seja puxadinho para cima… mas mesmo assim, ir dos que sejam 250KM reais para os 140 de autonomia do teu print é muita fruta… será que o dele tem uma bateria maior ou assim?

            já agora, ele tbm tem um “estilo” diferente a conduzir. o gajo sempre que pode circula em neutro. das viagens que fiz com ele (não muito grandes) o gajo passava mais tempo em neutro que em drive, deixando simplesmente o carro deslizar pela estrada. será que isso influencia, diminuindo o consumo?

          • RC says:

            Tudo depende de como se conduz e às velocidades que o faz, é igual aos outros, quando mais depressa maior consumo, um zoe de 22 kwh a fazer 140 kms não é nada de extraordinário, um zoe com cuidado e sem ir muito para AE faz na boa uns 12 a 13 kwh / 100 kms, tenho aqui um perto de mim com 250 mil kms, dos primeiros a ser vendidos cá em Portugal e faz isso.

            Para fazer 270 ou 300 kms já um 40 kwh e já existe o de 52 kwh.

            Tudo depende de como se anda, o zoe em AE não é dos mais eficientes, um tesla model 3, um hyundai kauai que são carros maiores fazem menos consumo em AE, mas fora dela o zoe ganha.

  5. Há cada gajo says:

    Eu compraria um Id Buzz, mas o preço é pornográfico e a autonomia é uma autentica palhaçada. E mesmo assim, a versão que realmente me preenchia era a de 7 lugares, que ainda não há.

    • RC says:

      Entendo, mas a autonomia só é um problema dependendo do que vai fazer com ela. Se for de norte a sul todas as semanas, já é um problema, agora para fazer 300 kms por dia, serve perfeitamente.

      • Há cada gajo says:

        Não é um veículo versátil. Os consumos degradam-se muito mais com condições extremas de utilização do que um carro a combustão. Basta ligar os sistemas que o equipam. Basta andar um pouco mais rápido (e sim, todos gostam de andar um pouco mais depressa), e andam. Cada vez tens mais dificuldade em encontrar na cidade um lugar onde possas carregar sem esperar que outro o desocupe. E o tempo. É o tempo que tudo isto leva. O tempo é o recurso mais precioso que tu tens. Porventura ainda não pensas nisso, mas um dia vais pensar e ver o que esbanjaste e que já não recuperas. E esquece esses 300km de autonomia do idBuzz. Esquece dar pelo menos 65m€ para circular em modo eléctrico na cidade. Esquece o idBuzz na cidade dado o seu tamanho. Como disse, compraria, mas por isto tudo, não compro. É um carro de brincar para quem não tem nada que fazer e para quem lhe sobra muito salário ao fim do mês. A compra deste veículo com estas características atuais será sempre irracional.

        • RC says:

          Degradam ? por acaso até degradam menos, no verão os a combustão gastam mais, proporcionalmente com o ar condicionado ligado. No inverno também não são muito diferentes.

          Tem dificuldade ? eu nunca tive, e trabalho na capital e moro a 120 kms dela.

          Poupar tempo é algo que se ganha com eléctricos, num ano não gasto nem uma fração do tempo a carregar que aquele que você gasta para abastecer, numa semana se gastar 20 segundos é muito.

          Um dia ? eu ando de electrico há 16 anos, ainda não chegou esse dia, e já foi mais dificil que agora, se quer poupar tempo, compre um electrico, até nas manutenções poupa tempo.

          65 mil ? ele custa 52, para quê gastar tanto ?

          Será, está a vender muito bem, os portugueses provavelmente é que são um mercado muito exigente. lol

          Eu também não o compraria, tenho um familiar que dá bem para o que faço com ele, tão depressa também não vou trocar.

          • Há cada gajo says:

            Degradam e mais do que os de combustão. Sê sério. São vários os testes a várias viaturas que o indicam. Basta acompanhar o jornalismo da especialidade. E sim, o idBuzz custa 65 e não 52. Devias tambem aqui ser sério a não ser que sejas um privilegiado que esteja isento de IVA. Eu disse “cada vez tens mais dificuldade”. Mas na minha vida de capital, todos os dias assisto ao triste espectáculo de as pessoas andarem-se a revezar para carregar o veiculo no unico sitio onde o podem fazer. E em vez de trabalharem, abandonam constantemente o local de trabalho à procura da sua vez. Qualquer dia tiram senha… É uma palhaçada. Quando era um carro eletrico no parque, era pacifico. Mas a malta é de modas e agora olham uns para os outros e encolhem os ombros resignando-se perante o erro da escolha.

          • RC says:

            Mais ? só se for nos países nórdicos, mas usa um argumento como se tivesse num pais nórdico a -20 graus para se justificar ? Ai talvez seja mais, agora lá os a combustão também consomem muito mais, e até eletricidade para manter os blocos aquecidos.

            Mas degradam mais ? como, o meu agora no inverno deve ter uma diferença de 5 a 7% menos autonomia que tem no versão sem ar condicionado ligado, aliás, bomba de calor, já que estes consomem muito menos, no verão se ligar o ar condicionado a autonomia cai no máximo 5%, onde é que um a combustão consome apenas 5% mais com o ar-condicionado ligado ? qualquer carro que consuma 5 litros aos 100, com ar condicionado passa facilmente a 6 e até mais, isso são logo 20 %.

            Fui agora o site e no fim de configurar a versão mais barata fica em 50.923,20 €

            Por acaso tenho visto cada vez menos dificuldade, o rácio de instalação de postos nunca esteve tão alto, já passado os 60 carregadores por semana. Mas fale da sua experiência, tenho mais de 500 mil kms em eléctricos.

            Vê, revezar ? LOOOOOOOOOOOLL

            Ena, até parece verdade, agora até abandonam o trabalho para carregar o carro. LOOOOOL

            Devia era fazer uns vídeos disso, é que depois até alguém pode acreditar em si.

            Modas ? pois, bem me parecia que era apenas opinião preconceituosa. Deve ter muito a perder com isso.

            Sim sim, eles até estão desesperados para os vender. LOOOOOOL

          • RC says:

            Tem razão sobre o valor da id buzz é mesmo os 65 mil, não tinha reparado que aquele preço não incluía iva, e nesse caso nem tem direito a incentivo.

          • Há cada gajo says:

            Estás a ver, tens de ser mais ponderado e acreditar no que te dizem. Eu percebo que tenhas necessidade de confirmar, mas tens de ter calma, porque nem à primeira conseguiste uma simulação no site…eu não tenho tempo para mentiras porque a realidade já me ocupa demasiado tempo. O resto é contigo. Mas não ofendas. E como tens tanto conhecimento (achas que tens) não acreditas no que te disse sobre a degradação dos consumos em determinadas condições. Tens tempo, mas vai juntando a informação sobre o tema. E quanto ao “revezar”…essa tua atitude…enfim, é infantil. Sabes onde estou ? sabes onde trabalho ? Sabes o que vejo das minhas janelas ? Sabes se é garagem se é estacionamento na rua ?És como S.Tomé ? (Sabes quem foi este ?eu nem religioso sou, mas sei…). Deixa-te disso. Não acreditas porque achas que os outros se regem pelos mesmos principios que os teus. É uma pena. Mas todos os dias se assiste a esta permanente degradação dos valores da sociedade. Podíamos estar a ter uma conversa como gente civilizada, mas tu não queres nem deixas. Boa sorte para ti. Tenta a psicologia.

          • RC says:

            Se reparar você é que ofendeu os outros, aqueles que têm escolhas das suas, quer que deixe aqui o texto ?

            Aqui está:

            “Mas a malta é de modas e agora olham uns para os outros e encolhem os ombros resignando-se perante o erro da escolha.

            Portanto pode ofender os outros e ninguém lhe pode dizer nada ? é o todo poderoso, tá visto.

            Degradação ? se tivesse algum conhecimento não falava nessa palavra, usava sim aumento de consumo, perda de eficiência, etc, e eu justifiquei-me, está a usar dados de paises frios que não têm qualquer significado cá.

            Eu não preciso de saber onde você trabalha, com todo esse conhecimento não deve ter grande emprego, e você sabe onde eu trabalho ?

            Pelas palavras parece um sabe tudo e os outros não sabem nada, enfim.

            Eu acredito em algumas coisas, agora não uso as condições do polo norte para justificar comportamentos no equador. LOL

            Pois podiamos, mas você não consegue ser uma pessoa civilizada, começa logo a chamar nomes aos outros e a dizer não conhecem aquilo que têm nem deviam escolher aquilo que escolhem porque ” eu é que sei” e afinal não sabe nada.

            Assim não vale a pena conversar muito, nem inventar histórias mirabolescas sem sentido, faz como outros, deve ir ao youtube procurar videos e depois pensa que sabe. LOOOOL

          • RC says:

            Mas olhe, já que estamos numa de usar dados de outro pais, e onde inicialmente vi o preço da id buzz, já que conheço e viajo muitas vezes para esse pais, aqui tem.

            50 333 euros já com IVA.

            Mas é verdade, eu não tinha reparado que o preço no site Português não tinha iva, em todos os que vi na europa tinha iva, mas enfim, é o que temos em Portugal.

      • secalharya says:

        Isso não é verdade no mundo real.

  6. Micas says:

    Vai ser giro ver os tugas a ir para o Algarve no verão com elétricos.

    Desde autonomia a número de carregadores… Vai ser uma comédia

    • RC says:

      Já fui muitas vezes, nunca tive problema nenhum.

      • Há cada gajo says:

        Eu vou para o Algarve, sem problema algum. Vou, dou voltas pelas cidades, vou às atrações turisicas, volto para casa, regresso ao trabalho e faço mais uma semana de casa para o trabalho e no fim disto tudo é que viro logo alí à direita para abastecer num dos lugares disponíveis dos quais me despacho em 10 minutos, isto porque a máquina do self service é um bocado lenta. Nunca perco tempo a planear o abastecimento ou a pensar na necessidade que terei dele. Não sou como um familiar que tem um Tesla, que vai frequentemente de Lisboa ao Porto, viajando em auto-estrada sem passar dos 100km/h e a obrigar uma terceira pessoa no destino a guardar um lugar de estacionamento para garantir que assim que chega ao Porto consegue carregar logo logo a viatura porque a autonomia à chegada pouco excede os 20km e precisa de regressar a Lisboa pouco depois. Gosta de se mostrar no Tesla, é a vaidade, como já alguns aqui falaram, mas nada prático. O carro eléctrico neste momento adiciona uma preocupação ao utilizador do automóvel que com o carro a combustão não tem. Veremos que evolução vai haver. Mas eléctrico agora, não obrigado. A mim, não me serve. Se calhar à minha vizinha do lado que só faz 10 km por dia e não sai mais de casa, serve. Mas só um dos baratinhos (se é que há !)

        • RC says:

          E eu também, qual é a diferença ? quantos kms tem no seu carro por ano ? o meu tem 200 mil com 4 anos.

          10 minutos ? bolas, isso não gasto eu em 6 meses para carregar, anda a gastar muito tempo nisso. Ena, até fica lá alguém a guarda lugar, LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL, enfim, as coisas que inventam, como se fosse verdade. Como sabe não se pode guardar lugares nos carregadores, isso dá multa.

          Espera que alguém acredite que uma pessoa vai ao Porto e vem logo para baixo ? LOOOL

          Ao que parece adiciona preocupações é aqueles que não os têm e que inventam histórias mirabolescas para o justificarem.

          Se não serve, porque está tão preocupado ?

          Tem a certeza que ele não passa dos 100 kmh, é que ouço essa história de quase todos os que não têm, a ultima vez que fui ao Porto num tesla foi sempre a 140 a 160 kmh.

          • Há cada gajo says:

            Não percebes porque não queres perceber. Não entendes a realidade alheia porque só conheces a tua. Mas isso não te dá o direito de duvidar ou de troçar de alguem porque da mesma forma eu e os outros todos podemos agora começar a duvidar de tudo o que tu dizes e passas a ser oficialmente um troll. Não vais gostar certamente. Não acreditas então não venhas para aqui rebater tudo o que os outros dizem sobre a tua vaquinha sagrada que são os eléctricos. Tens de sair mais da cidade. Tens de alargar horizontes. Tens de crescer. Passa bem.

          • RC says:

            É mais: não acredito porque não faz qualquer sentido, e você sabe disso, já que sabe muito bem a história que inventou.

            Dá qualquer direito, eu gozo de liberdade de expressão, não vale a pena vir com estes e aqueles direitos porque isso não serve para nada.

            Eu duvido, e até expliquei porquê e volto a repetir: A SUA HISTÓRIA É UMA MENTIRA INVENTADA POR SI, e você sabe disso, é sempre “eu tenho um amigo que comprou isto e faz aquilo”,

            Troll é você que inventa para satisfazer os seus preconceitos argumentos. Pode-me chamar o que quiser, só me está a dar razão, mais nada.

            Não venho porquê ? é você com as suas lindas histórias que vai proibir ?

            Como vê, o seus argumentos dizem tudo, como não conseguem por outro método, partem para a ofensa e todo o tipo de intimidação. É sempre o mesmo “modus operanti”.

            Viva feliz e deixe de se preocupar com coisas que não gosta nem quer.

          • RC says:

            E sim, eu tenho alargado os meus horizontes, tanto que conheço praticamente todas as tecnologias que existem de locomoção, ao contrário de si que nem um simples electrico conhece só por ter preconceitos. Só assim posso ter uma opinião, e já agora, a minha luta não são os carros eléctricos, poupo me importa o que eles são ou o que têm, a minha luta é a energia, seja ela qual for e de que modo é gasta, foi isso que estudei, é isso que faço, e não, não vendo eletricidade nem gasolina.

          • Há cada gajo says:

            Olá! Saudades minhas ? Sabes que quem diz que conhece praticamente tudo, na realidade não conhece absolutamente nada. Não tens nenhuma perceção da realidade porque não tens conhecimento. E o teu argumento é apelidar os outros de mentirosos. Se eu tivesse disponibilidade e tu também, teria todo o gosto em tirar essa tua máscara e dar-te um banho de realidade para conheceres as situações que relatei. E não, a liberdade de expressão não te dá o direito da ofensa. Tem juízo.

          • RC says:

            Não ? só porque você quer que eu não conheça ? LOOOOL

            Não conheço tudo, em lado nenhum disse isso, mas tenho suficiente para dizer que você estava a mentir, e a prova está nos seus textos.

            Tirar essa máscara, qual mascara ? não sou eu que invento só porque sim, banho de realidade ? então vai sair da internet e conhecer o mundo ? LOOOL

      • secalharya says:

        A descer é fácil.

    • Yamahia says:

      Haverá sempre quem goste de passar parte das férias na estrada. Gostos não se discutem 🙂

  7. jota says:

    Com a última baixa de preços de €10 mil, a Testa vai levar os outros quase todos à falência!

  8. Micas says:

    Proprietários Tesla fazem fila para carregar a caminho do Algarve
    Se alguns proprietários Tesla hoje tiveram que esperar para carregar num supercarregador, imagine-se o que terá sucedido aos restantes…
    https://www.escapelivre.com/2022/06/proprietarios-tesla-fazem-fila-para-carregar-a-caminho-do-algarve/
    Jun 2022

    Fora os apartamentos de férias que não tem garagem.

  9. PTO says:

    “65% afirma que comprar um carro híbrido ou elétrico não é uma opção devido ao preço elevado”

    Mais do que óbvio. Podem ser preços apetitosos para países com maior poder de compra mas para a generalidade dos portugueses ainda são preços de “luxo”. Mais ainda na atual conjuntura económica.

  10. Micas says:

    Pensava que não era preciso garagem para ter carro!

  11. secalharya says:

    VE é só para inglês ver. Polui mais que um veículo CI. Comprovado em vários estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.