Porsche Taycan: conheça o primeiro carro elétrico da marca de Estugarda
Foram vários os teasers e leaks relativamente ao Porsche Taycan. No entanto, a marca de Estugarda finalmente apresentou de forma oficial o seu primeiro carro totalmente elétrico.
A Porsche afirma que é uma nova página na sua história e, além disso, que o Taycan é um "desportivo de alta performance". Em boa verdade, os 761 cv do Porsche Taycan Turbo S e os 2,8 s necessários para atingir os 100 km/h são prova disso. E já há preços para Portugal!
O Porsche Mission E concept evoluiu e agora é o Porsche Taycan. Assim, o primeiro carro elétrico da marca de Estugarda é oficial e honra todo o caráter dos veículos Porsche. Finalmente, depois de vários anos de desenvolvimento, este foi anunciado e os números são impressionantes.
Agora apresentado de forma oficial, ao longo das últimas semanas foram vários os teasers publicados pela Porsche, inclusivamente a notícia de que o Porsche Taycan tinha batido um recorde em Nürburgring.
De momento a Porsche deu a conhecer duas motorizações com um simbolismo muito forte para a marca. No entanto, fica um pouco desajustado quando falamos de carros elétricos. São assim o Porsche Taycan Turbo e Turbo S. Depois seguir-se-ão versões menos potentes e, ainda em 2020, a versão Cross Turismo. A marca alemã afirmou que, em 2022, o seu investimento total na eletrificação será superior a seis mil milhões de euros.
A potência máxima Taycan Turbo S é de 761 cv, o equivalente a 560 kW. O Taycan Turbo anuncia 680 cv, ou 500 kW. Quanto ao binário, o Turbo S consegue chegar a 1.050 Nm, e sendo um carro elétrico, esta força está disponível a partir do momento em que o condutor pisa o acelerador.
This day marks the start of a new era. The Taycan links our heritage to the future. It carries forward the success story of our brand – a brand that has fascinated and thrilled people the world over for more than 70 years
| Oliver Blume, Chairman da Porsche AG
Estas especificações concedem aos Porsche Taycan a capacidade de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos no Turbo S e 3,2 segundos na versão Turbo.
Ambos os Taycan recorrem a dois motores elétricos síncronos, um em cada eixo, garantindo tração integral. Além disso, o motor elétrico, a transmissão e o inversor são combinados numa única unidade compacta.
Assim, conseguem alcançar a mais elevada densidade energética (kW por volume) de todas as unidades motrizes elétricas disponíveis no mercado atualmente. Além disso, a transmissão, de duas velocidades, foi buscar tecnologia à usada na Formula E.
O Taycan é o primeiro modelo de produção em série com tecnologia de 800 volts, quando o padrão atual são 400 volts. Com efeito, ao recorrer a esta tecnologia, podem-se percorrer 100 km com uma carga de apenas cinco minutos. Além disso, o carregamento de 5 a 80% é feito em 22,4 minutos, num carregador de 270 kW. É igualmente possível carregar o Porsche Taycan em casa com unidades de carga de 11 kW em corrente alternada.
A bateria tem 93,4 kWh de capacidade, enquanto o consumo do Turbo S é de 26,9 kWh/100 km e o Turbo 26 kWh/100 km. Estes valores traduzem-se numa autonomia de 412 km para o Turbo S e 450 km para o menos potente Turbo. Estes valores já se regem pela certificação WLTP.
Ainda não é conhecida a data de disponibilização do Porsche Taycan em Portugal. Não obstante, é possível efetuar reserva e já é conhecido o seu preço! O mais barato Taycan Turbo custa 158.221 euros e o topo de gama Taycan Turbo S estende-se até aos 192.661 euros.
Os clientes Tesla estão a demonstrar interesse no Porsche Taycan...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Porsche
Neste artigo: carro eletrico, mobilidade elétrica, Porsche, Porsche Taycan
Não é o primeiro, o primeiro já foi lançado à 121 anos atrás.
Correcto, o P1 foi produzido em 1898.
Já reservei o meu. Reserva já o teu.
Não percebi as vossas contas.
93,4 de bateria
26 de consumo
Só dá 350km de autonomia!!!!
A tesla entretanto vai lancar o model S com autonomia para 1000km. 3 vezes mais que este taycan…
Brincadeira tem hora, porsche…
*duas vezes mais
O triplo portanto.
resumindo perde em tudo para o model S é mais caro e saiu 8 anos depois excelente trabalho porsche
Achas mesmo que o Tesla Model S é o Taycan são do mesmo segmento? O Model S é um sedan desportivo, o Taycan é um super desportivo. Se achas mesmo que o Taycan perde em tudo para o Model S, compara os tempos numa pista entre ambos os carros, e vais ver que chegas a uma conclusão totalmente diferente. Aliás este é o calcanhar de Aquiles do Model S, a dinâmica. Muito rápido em linha recta, mas de resto,…
o concorrente mais direto é o roadster com 8 anos ou o novo que mesmo com os atrasos da tesla ainda deve começar a ser entregue antes deste porche
Lindíssimo!
“No entanto, fica um pouco desajustado quando falamos de carros elétricos.”
Será que fica? Quem não se lembra há muitos anos atrás os PC´s tinham um botão “Turbo” que aumentava a frequência do processador. Hoje em dia também o fazem só que é automático, e os PC´s também são eléctricos.
Turbo é uma palavra que diz respeito a um compressor de ar movido por uma turbina (daí o nome turbo).
O botão turbo originalmente foi criado por motivos de compatibilidade. Muito software, maioritariamente jogos, antigamente faziam uso do clock do cpu para o timing, À medida que foram aparecendo cpus mais rápidos, o que acontecia é que o jogo ficavam tão rápido que tornava-se impossível jogar este. Daí a introdução do botão turbo, quando estava activo o cpu funcionava à velocidade normal deste, quando estava desactivo funcionava a 4.77 MHz. Existiam alguns computadores que era o inverso, clicavas no botão turbo e este revertia para 4.77 MHz. A palavra turbo usada na informática foi inspirada no turbocompressor, mas não tem nada a ver com o turbo. A Porsche usou o nome turbo meramente como uma tática de marketing.