Porsche está a cobrar 500 euros por um ficheiro de áudio para usar no Taycan
A Porsche tem no Taycan a sua mais recente proposta do mercado automóvel. Este modelo representa um passo muito grande para a marca alemã, ao focar-se nos carros elétricos e no que estes podem oferecer.
As primeiras impressões deste carro mostram que segue a linha dos modelos anteriores, com a diferença que abraça novas tecnologias. A marca não perdeu com toda a certeza o seu ADN base e isso revela-se nos extras. Um deles, um ficheiro de áudio, custa a módica quantia de 500 euros e é apenas um som para o Taycan.
O Taycan mantém a tradição
É óbvio que a Porsche é agora um concorrente direto da Tesla. O Taycan veio ocupar um espaço que estava apenas ocupado pelo Model S, que assim tem uma concorrência direta e igualmente muito importante.
Custando a módica quantia de 158 mil euros, na versão base, não é um carro acessível a todos. A somar a estes valores, está um extra particular que se destaca, apenas pelo preço. Chama-se Porsche Electric Sport Sound e destina-se apenas a dar som ao Taycan.
Um simples som que custa 500 euros
Este extra está apenas disponível para o Taycan Turbo, o modelo base da proposta da Porsche. O seu preço está ao nível de outros, custando 500 euros. Curiosamente, no modelo Taycan Turbo S, este extra é oferecido.
A utilidade que a marca alemã revela para esta adição é certamente simples. Destina-se a aprimorar o som do veículo e torná-lo ainda mais emocional, tanto dentro quanto fora deste veículo. Este pode ser ativado ou desativado via Porsche Communication Management.
Este áudio traz uma experiência única
A marca alemã tem no seu site, na área dedicada ao Taycan, um ficheiro de áudio. Este destina-se sobretudo a mostrar aos potenciais compradores como soará.
A sua qualidade não é excelente, mas dá já uma ideia precisa do que se poderá esperar. Pode perceber-se o impacto que terá num carro que tens níveis de ruído quase nulo, tanto no exterior como no interior.
A Porsche cobra por algo que outros oferecem
É interessante que a Porsche esteja a cobrar por um extra que a maioria das marcas com carros elétricos oferece aos utilizadores. Pode não ser tão expressivo e agressivo, mas cumpre o seu papel de alertar os peões para a presença de um carro elétrico.
Sendo em breve uma obrigatoriedade, fruto das regras da União Europeia e dos EUA, não se entende que esteja a ser cobrado. Curiosamente, este extra é proposto nos USA e em alguns países da Europa. Em Portugal ou Espanha, por exemplo, não existe.
Este artigo tem mais de um ano
Saídas de escape FAKES, entradas de ar FAKES, agora som de motor FAKE… Meus amigos isto era o tuning no ano 2000 considerado Azeite hoje em dia… Como é possível marcas ditas premium estejam a colocar estas tretas nos carros de origem?!? :O
“agora som de motor FAKE”, porque sao obrigados por lei
A partir de 2021… Por enquanto é so para tornar a coisa mais emocionalmente falso/encher o EGO. Tanto que conforme a noticia é possível desativar pelo Porsche Communication Management.
Qualquer das maneiras, a partir do pressuposto que tens razão, é mau cobrar um extra que é obrigatório por lei…
Ou seja sem se pagar extras o carro não está legal, e logo não poderá circular na Estrada.
O som “fake” é o aviso de som para pedestres são dois sons diferentes e que nada tem a haver um com o outro. O som de aviso para pedestres vem incluído em todos gratuitamente. Mas como está notícia esta bem mal escrita normal a confusão. Nem se deram ao trabalho de verificar o valor do medelo base
Vai ser bonito quando os “tuners” aprenderem a hackear isso ou a “personalizar” e andarem a por kizomba para os vizinhos pelas colunas externas.
O pessoal ja está a trabalhar nisso com o Vagcom. xD
Já se sabe que as marcas alemãs gostam de ter o carro mais barato por defeito, para depois cobrarem a sério nos extras. No final, o carro fica muito mais caro do que a concorrência.
Isto só vem confirmar isso.
500$ = 453,70€
Não são 500€, não vamos roubar o povo não é?
(só uma brincadeira 🙂 )
Em Portugal Normalmente é mais 500$ = 800€
Confirmado ontem no site da Porsche França. 504 euros!
Portugal não é a França.
Atenção que desde a entrada do Euro, a moeda é a mesma.
A moeda e a mesma mas os regimes fiscais bem diferentes. Chega-se a encontrar diferenças em torno aos 100% neste sector, nos diferentes países da Europa.
O Vítor M. devia enviar essa informação para a Porsche pois as jantes Carrera Exclusive Design no Carrera S custam 2.394,00€ em França e 2.453,85€ em Portugal.
Pode ser que eles achem a piada.
Bom dia Fernando. Não se trata disso. Trata-se do preço anunciado lá e só lá. Por isso, se queres, vais lá e pagas o preço de lá.
Cump.
deves achar que portugal vai receber desconto :/
Mas na foto do vosso artigo está 500$
Então afinal também não são 500€ são 504€.
Na minha opinião, essa resposta foi um pouco infeliz. Seria mais bonito admitir o erro e corrigir.
Já vi àgua de Fátima a venda por alto preço, por isso isto não me choca. Alguns destes carros, se fossem baratos, não vendiam. Vendem mesmo por serem caros e um luxo. Ora, sendo isto um luxo, quem o quer vai pagar para se poder armar perante o vizinho.
Se eu tenho o dinheiro para um carro destes, e quero ter um carro destes, qual é o mal?
Vou ser menos humilde, porque comprei um Porsche?
Essa teoria de o “armar-se” para o vizinho sempre foi mal explicada…
Os produtos de luxo não podem ser baratos senao deixam de ser classificado como produtos luxo.
São muito caros para o povo não poder comprar e só os endinheirados é que se “dão ao luxo” de derreter a massa em produtos de luxo pois querem mostrar ao povo que são endinheirados .
Claro. É claramente isso.
Tenho 10Milhões no banco, mas vou comprar um T4 a cair de podre e um Fiat Uno, porque não posso “mostrar” que tenho dinheiro.
Quem te dera a ti, poderes comprar um luxo desses. Logo irias ver como a bullshit que dizes é falsa e sem fundamento.
As saídas de escape Fake não tem lógica e não conheço nenhum eléctrico que as tenha, o som do motor fake não tem utilidade, mas as entradas de ar não são fake nos eléctricos. Os componentes eléctricos, baterias, motor, ar condicionado e travões têm de ser refrigerados por ar.
Saídas de escape fake não faltam na Mercedes entre outros
Já começa a tourada…
Nada pode fazer frente à tesla que aparece logo artigos estupido…
Qual é o mal de uma marca cobrar 500$ por uma faixa de som? só os paga quem quer e só é extra na versão base…
E depois admiram-se que o Musk goze com eles.
Criam um eléctrico e acrescentam um Turbo só de nome, agora cobram pelo som do turbo.
Só que um é um Porsche … o outro Só o facto de ser amaricado nem de borla eu queria.
Eu de borla, ficava com os dois, se tiver de pagar, iria pelo Tesla, mais barato e já sei que funciona.
O Porsche teria de esperar….
Um supercharger também não é um carregador de carros eléctricos, mas sim uma forma de sobrealimentação para motores de combustão interna.
Supercharger serve para o que faz, turbo não funciona num eléctrico.
Acho que te passou completamente ao lado. Turbocharger e supercharger são duas formas de sobrealimentação para motores de combustão interna, o primeiro via turbina, o segundo mecanicamente. Um turbocharger não funciona num carro elétrico, tal como um supercharger não é um carregador.
Muita sopinha tem Musk de comer, para criar um carro como o Porsche.
Não é só criar um bom motor e comprar à Panasonic umas boas pilhas, tambem tem de ter algo que a Tesla não tem, experiencia no ramo…
A tesla tem experiência nos eléctricos, aliás desenvolveu o conceito, provou ser possível, criou a tecnologia e abriu as patentes.
A Porsche nunca criou um eléctrico
… afinal qual tem experiência?
É verdade e nunca falei mal do motor e das pilhas do carrinho de brincar, apenas não é um carro a sério.
Pesquisa por Taycan, talvez esqueças a Tesla, visto não ser capaz de fazer frente à Porsche.
É que nem é só um ficheiro de áudio, como afirma o artigo. O som é dinâmico, varia conforme o comportamento do carro e isso é muito mais que um simples ficheiro de áudio. Mas isso não interessa referir num site de tecnologia… enfim
Uau. Tecnologia de ponta… Que qualquer jogo de automóveis dos anos 90 já fazia… Associar o som às RPM não é assim tão difícil. Agora se me disseres que é mais do que uma associação às RPMs e ao consumo instantâneo, aí calar-me-ei
opa por amor de deus o meu renault clio faz isso com sons de um nava espacial um carro de formula 1 e mais umas quantas coisas e estas a dizer que num carro que custa mais de 100 mil euros nem isso sao capazes de oferecer por amor da santa uma coisa é gostar de um carro de luxo outra é ser estupido
500 euros pagava eu, a quem mete-se o som do “gemido” nos Porsches 🙂 🙂 🙂
som do “gemido”?!
Isto faz-me lembrar o filme “O dilema”.
Parece que apenas demoraram 8 anos a colocar a ideia do filme em prática.
Isto faz-me lembrar o filme “O dilema”.
Parece que apenas demoraram 8 anos a colocar a ideia do filme em prática.
Admiro as duas marcas (Tesla e Porche), cada uma nas suas virtudes…mas, o Model S, nos treinos, esta semana, em Nurburgring, já está a “dar”, OFICIOSAMENTE, 20 segundos ao melhor que Taycan fez.
Veremos, para a semana, nas voltas oficias, nos 30 minutos reservados para o efeito, o que irá acontecer.
Subestimar o “adversário”, pode dar muito mau resultado para a Porsche…aguardemos serenamente.
Não está a dar oficiosamente 20 segundos, porque o tempo não é oficial.
Com todo o respeito, “oficiosamente” quer dizer isso mesmo: não é oficial.
Priberam Dicionário: Oficiosamente_ Advérbio de modo de “Oficioso”, m.q. “Sem carácter oficial mas por obséquio.”
Sim, mas estás te a esquecer da parte do por obséquio. O carro que se encontra em Nordschleife, ao contrário do Taycan, não é um veículo de produção, é um protótipo. Quando a tesla levar um carro de produção para Nordschleife, aí sim podes comparar tempos e tirar conclusões.
entao agr vai ver o video da porsche no youtube “porsche taycan prototype” pois é afinal o prototipo nao é o tesla. Este tesla é tao de produçao como o taycan ainda nenhum saio este tesla vai ser de produçao para o ano que vem
A sério que diz protótipo? Podias dizer-me onde?
https://youtu.be/-vL637IMMX4
https://youtu.be/8m31EgQkswg
Pre-series é a versão do carro final antes de ser iniciada a produção em massa. Foi um pre-series que obteve o record não um protótipo.
https://ibb.co/SQ9bZwz
Aqui esta amigo nuno “taycan prototype” o mesmo carro que obteu a volta na alemanha.
E a serior que te deste ao trabalho de ir buscar o video e nem o video foste ver ora abre la o primeiro link que mandaste e vai ao segundo 8 (0:08)
Segundo a press release da Porsche, o carro que obteve o record de Nordschleife era um pre-series, o que fez a endurance de 24h em Nardo era um pre-production, ambos de um Taycan Turbo (a versão mais fraca). O carro de ambos os vídeos até podem ser o mesmo carro, não significa que sejam idênticos. Se vires como é feito o desenvolvimento do carros, muitas vezes vemos protótipos a evoluir durante o processo de desenvolvimento até um pre-series, usando sempre o mesmo chassis. Mas quando os carros foram lançados e estes foram testados por fontes independentes veremos.
compra quem quer. e se a Tesla o “oferece”, vai buscar o custo a outro sition
Querida pplware que a tantos anos sigo, preço do carro que diserram não é a versão base 😉
Agora querem que os carros façam barulho, daqui a uns tempos vão chegar a conclusão que afinal é poluição sonora. Entretanto vão vendendo ringtobes ou fartones.
Quem paga 158 mil por esse carro deve se preocupar muito por dar mais 500 paus por um ficheiro de áudio.
Mesmo assim basta chegar ao stand e dizer levo o carro se me oferecer o ficheiro de áudio e fica sem custos.