PplWare Mobile

Por que motivo Donald Trump quer a Gronelândia?

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. trolha3333 says:

    pois… como a Europa está a ser governada por um grupo de bananas woke, e a desgraçarem o seu desenvolvimento permitindo disrupção cultural com graves consequências para o futuro das famílias europeias, se não se entenderem vão mesmo ser os chinocas e russos a meter a pata lá!
    O Trump obviamente está a pensar nos EUA primeiro mas se calhar não é má opção para esta Europa que está velha e cansada, dado que não tem apostado em renovar o sangue europeu e consequente reflexo no desenvolvimento transversaç a vários setores!

    • To Canelas says:

      Mas vão meter como? A Gronelândia, sendo da Dinamarca já não faz parte da NATO? Os EUA, desde o final da 2a guerra mundial não tem livre acesso em termos militares à Gronelândia?

    • Pedro Fonseca says:

      O que é “woke”? Sabes explicar?
      Ou és mais um a repetir chavões que não compreende?

      • PorcoDoPunjab says:

        Pedro Fonseca, posso ser eu a definir woke?
        Aqui vai então.. ” inútil, parasita e ganzado, que só pensa em tirar a quem trabalha para dar aos iguais a ele”.
        Basicamente é isto…
        E olhe que até usei termos bem diplomáticos…

      • Hugo Nabais says:

        Supostamente o termo “wokeness” refere-se a uma conscientização social sobre questões relacionadas a desigualdades e injustiças, como o racismo, mas mais concretamente o sexismo, LGBTQIA+ fobia e outras formas de discriminação.

        Este movimento “woke” é intolerante com as opiniões divergentes, levando a uma cultura contra indivíduos que não apoiam estas ideias, basicamente são “cancelados” ou excluídos por opiniões que não alinham com a visão dominante levando a que
        muitas empresas ou indivíduos adotem posturas “woke” apenas para ganhar aprovação pública, sem ações reais, ou real fundamento.

        É um movimento que alimenta o extremismo e a polarização social ao enfatizar constantemente as diferenças entre grupos de pessoas.
        Apesar de perceber que no fundo as ideias têm boas intenções criou-se um ambiente onde as pessoas têm medo de falar livremente, porque apenas o que é “woke” é o que é correcto!
        As soluções deste movimento são simplistas para muitos problemas estruturais complexos, sem abordar as raízes profundas das desigualdades.

  2. Rodrigo says:

    Ai e tal a Rússia :), só quem anda a dormir é que acha que as super potências não fazem o que lhes apetece, América sempre o fez ao logo de décadas e décadas e tem bases por todo o lado mesmo contra a vontade dos países.

    Se um dia a América lhe apetecer ficar com as Lajes fica e acabou, infelizmente é assim a lei do mais forte, a UE vive com o rabinho entre as pernas e nunca apostou em ser uma super potência anda mais preocupada com casas de banho mistas e portas USB…

    • 36.71Hz says:

      O Trump quer comprar, não quer ocupar. Vai uma grande diferença.

    • Nuno says:

      Grande verdade, as grandes potencias fazem o que querem e para elas nao existe o direito internacional, apenas existe uma diferença, se for os EUA e Israel a fazer, podem fazer, se for a Russia ou China ja nao pode, é a unica diferença nada mais.

  3. Max says:

    A inviolabilidade das fronteiras é um princípio fundamental do direito internacional. Putin deve estar a esfregar as mãos de contente, ainda mais ao ver os EUA a ameaçar países aliados.
    Se a Europa se desunir, por os partidos de extrema-direita e nacionalistas ganharem força, vai ser um sarilho. É aqui que Musk, através do X tem feito o seu papel, em especial de ingerência na política interna da Alemanha e da Inglaterra, de ataque aos seus governos democraticamente eleitos, e de suporte às respetivas organizações de extrema direita. Mas não fica sem resposta, como seja, mais de 60 universidades alemãs abandonam a rede social X.

    • PorcoDoPunjab says:

      Max, é isso mesmo, a extrema direita é que vai colocar a Europa num sarilho.
      Como se a escória woke não tivesse já rebentado com a Europa inteira…
      A Europa está muito bem a seguir este caminho, não é?
      Vai dar um lindo resultado, ah se vai.
      É festa todos os dias em França e na Alemanha…
      Aqui tarda, mas não vai faltar divertimento tb… Normalmente as coisas chegam cá com uns anitos de diferença, mas chegam.
      Depois a culpa é da extrema direita, que nunca governou.
      Quem governou não é o culpado, o culpado é quem não governou.
      Lá está, a culpa é do Passos.

      • X says:

        A direita tem dado cabo da europa, a solução é mais direita! tem lógica…da batata.

        • PorcoDoPunjab says:

          X, qual é a direita que tem dado cabo da Europa?
          Aguardo resposta…

          A não ser que direita seja tudo o que não é Bloco de Est9o</(%&..

          • X says:

            deves pensar que existe socialismo da europa… é tudo direita e estão-se a radicalizar de modo a proteger os ricos mais nada, extrema direita vai tirar ao povo qualquer hipotesse de revolução em prol do bem estar apenas para proteger os ricos.
            Comam os ricos de modo a sermos livres.

        • 36.71Hz says:

          “A direita tem dado cabo da europa”, A esquerda é que teve maior parte a governar estes últimos anos lool. E sim a “direita” hoje em dia é mais liberal do que conservadora.

      • Pedro Fonseca says:

        Tenho perguntado o que é isso de “woke” mas nenhum tem respondido.
        Consegues tu explicar? Ou é só mais um chavão da direita quando não tem argumentos para atirar?
        Já repararam que a principal estratégia da direita nunca é discutir ideias mas sim apostar no insulto!?
        Realmente a direita é cá uma solução!!!

      • Max says:

        Desde a 2ª Guerra Mundial, durante décadas, o crescimento económico europeu foi notável, com os filhos sempre a viver melhor que os pais. Foi interrompido com a crise de 2008, que nem sequer foi provocada na Europa.
        A vossa lenga-lenga, da extrema direita, é que quer ocultar isso e a dizer que a União Europeia tem sido catastrófica.
        Quem não vos conhecer que vos compre 😉

  4. Daqui a nada says:

    Ocupada, já a Gronelândia está: não tem exército próprio – a proteção depende da Dinamarca, País NATO, logo, aliado dos EUA – tem uma base americana já colocada no território, e apesar de pretender a independência, ainda não a tem. Trump quer tornar permanente, uma situação que em grande parte já existe. Mas não deve ser permitido, nem aos EUA nem a ninguém, fazer anexações pela força contra a vontade dos naturais. Há 3 anos que se sustenta uma guerra contra a Rússia por isso mesmo, agora não se pode permitir isso aos EUA. Daqui a nada, os países sem forças armadas à altura, estariam a ser retalhados e ocupados pelos vizinhos, não?

    • Max says:

      As principais organizações políticas dos inuítes, os naturais da Gronelândia (que são cerca 9/10 da população, que há vários anos está nos 57.000), pronunciaram-se pela independência – mas não insistem. A Dinamarca aceita a independência mas também não faz nada por isso. Falar em ocupação é claramente excessivo.
      O que mudou foi o discurso de Trump – em 2019, no seu primeiro mandato falava em comprar a Gronelândia, agora fala em ocupação militar.

    • Pedro António says:

      …e lá ia facilmente Portugal e antes ia a base das Lages!

  5. says:

    Money!!! Alguém sussurrou aos ouvidos do trampa que podia fazer umas lecas com a Gronelândia e lá vai ele… quer ser desprezível.

    • PorcoDoPunjab says:

      Zé, sim, deve ser o único que quer dinheiro.
      Nós por acaso até nem precisamos de fazer nada por isso, somos especialista em andar de mão estendida a apanhar esmolas…
      Já posso ir ao banco?

  6. Manuel da Rocha says:

    Há 40 anos que a Gronelândia quer ser independente. Já realizaram 6 referendos, em todos ganhou o saírem da Dinamarca (tecnicamente são região autónoma e, o último referendo, valeu-lhes mais 2 lugares, no parlamento dinamarquês). Em 2008, é o referendo, que o Trump referiu: em que 19000 (dos 57000) habitantes, votaram em juntar-se, aos EUA, como 51 estado. Só que, só votaram 23000 eleitores, precisavam de 30000.
    O Trump quer acesso ao Árctico, assim como acesso ás reservas mineiras, que há muita coisa, por lá. Uma das coisas, que 99% dos portugueses não entende é que Greenland está cheia de gelo, em biliões de metros cúbicos mas, em 1502, era um continente verdejante, daí o nome de Greenland, por comparação, com o Canadá e EUA, que apanhavam gelo, na costa, todos os invernos.
    Alguma vez, o gelo irá derreter e a Greenland, voltará.

    • Baldur says:

      Não escreva disparates.
      O nome Greenland foi dado por Erik o Vermelho para convencer as pessoas a irem para lá depois de ser banido das Islândia, dando a entender que era uma terra fértil e…verde. Nada mais.

  7. MLopes says:

    este tipinho é um lunático egocêntrico e ignorante que só vai arranjar problemas e quem os vai pagar vão ser os outros, como sempre.
    já não basta o terrorismo dos estados unidos um pouco por todo o mundo cujo número acumulado de mortos já vai nos vários milhões ultrapassando em larga escala os número do holocausto (só no sudoeste asiático foram bem mais de 4 milhões), ter treinado osama bin laden e os seus companheiros nos anos 80 e tendo-lhes dado milhares de milhões de financiamento e armamento russo fornecido por israel, com as consequências que todos sabemos, ter financiado saddam hussein para décadas mais tarde o matarem e na onda colocarem a região num caos em que morreram mais uns milhões (entre os quais mais de meio milhão de crianças), intervir em cerca de 81 atos eleitorais em países soberanos, apoiar a arábia saudita, e por consequência o wahabismo, e israel, agora fala em anexar países vizinhos, mudar os nomes a locais do planeta para lá colocar referências aos eua (a quem o mundo dos ignorantes chama de “américa”…) e colonizar partes de de outros países soberanos…!
    haja alguém que ponha travão a este(s) louco(s) (o plural refere-se aos eua)!

  8. Jackson L says:

    E merecem! A europa não sabe o que fazer com os seus recursos e prefere depender da russia e catar

  9. Ddt says:

    O gajo , Trump , é mesmo burrinho …bastava dizer que dava 2 ou 3 milhões a cada habitante e era de graça …aparece a dizer que os quer comprar , como ele está habituado a fazer com mulheres , e estraga tudo…

  10. X says:

    Quem diria que o sonho americano se ia tornar o pesadelo do mundo! america sempre foi de direita sempre foi traidora.

    • Max says:

      Não é verdade. Passou-te ao lado a 2ª Guerra Mundial e ajuda dos EUA à reconstrução europeia (e, em parte, também em benefício póprio).
      Esquerda e direita têm que ser ponderados pela suas ações. Durante décadas, republicanos e democratas tinham as mesmas diferenças que o PSD e o PS em Portugal. Trump é de extrema-direita.

      • Rodrigo says:

        Tu achas que a América se meteu na 2 guerra mundial para ajudar os outros?

        Lol a América sabia que tinha que parar o Alemão senão eram eles os próximos a serem conquistados, e aproveitou logo para ocupar nnn de territórios (bases) pela Europa toda e ninguém os pode tirar..

      • X says:

        O partido republicano mal percebeu que nunca mais ia voltar ao poder, deu as chaves ao trump, radicalizou-se, toda a direita terá a tendencia para fazer isso, estão a ver que o capitalismo está a dar o berro e o planeta no chaos agora só falta tirarem a liberdade e amarrar o povo.

  11. Luís says:

    Adeus mundo cada vez pior.

  12. CromossomaXY says:

    A (falsa) noção que temos (europeus) do Trump é realmente impressionante, mas a culpa é nossa de só lermos os títulos e ouvirmos os meios de comunicação social distorcidos… O próprio povo da Gronelândia está a pedir para os EUA pegarem naquilo. Só falta culparem o DJT dos incêndios na Califórnia (quando ele até foi ao podcast do Joe Rogan explicar o porquê de não haver água lá) e ter publicamente responsabilizado o governador pelas políticas ridículas que impedem que se limpem as matas/florestas e pelo facto de desviarem milhões de litros de água para o Pacífico para proteger uma espécie de peixe (smelt)… Ele foi o melhor que poderia ter acontecido aos EUA (e provavelmente ao resto do mundo). O tempo o dirá!

  13. Jota says:

    …porque é ganancioso, muito pior que o Putin!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.