Produção global da Toyota volta a cair em junho! É o quinto mês consecutivo
A Toyota não tem apresentado os melhores resultados e, mais vez, pelo quinto mês consecutivo, a produção global caiu em junho.
Conforme informação partilhada pela Reuters, a produção mundial da maior fabricante de automóveis do Japão caiu 12,9%, para 795.862 veículos, no mais acentuado declínio desde dezembro de 2022. Pelo quinto mês consecutivo, a Toyota viu os números da sua produção global a caírem em junho.
As vendas mundiais da gigante automóvel caíram 5,1%, no mês passado, com quedas significativas no mercado doméstico e na China.
No Japão, a produção caiu 18,8%, após o ministério dos Transportes ter encontrado irregularidades nos pedidos da Toyota e de outras fabricantes de automóveis para certificar modelos específicos, num escândalo de segurança automóvel, conforme apelidado pela agência noticiosa internacional.
Por sua vez, na China, a produção caiu 21,7%, à medida que fabricantes como a BYD conquistam quota de mercado e "reduzem agressivamente os preços". Na América do Norte, a produção caiu 6,2% e, na Europa, a queda foi de 6,6%, devido a menos dias de produção, comparativamente ao ano passado.
Apesar destes números, espera-se que a fabricante registe um aumento de 21% no lucro operacional em relação ao ano anterior, para 1,35 biliões de ienes (cerca de 8,3 mil milhões de euros), de acordo com as estimativas da LSEG - Financial Markets Infrastructure and Data apontadas por seis analistas. Isto resulta de um iene mais fraco e uma forte procura de veículos híbridos nos Estados Unidos, segundo a Reuters.
Durante os primeiros seis meses deste ano, a produção global da fabricante caiu 5%, enquanto as vendas mundiais caíram 0,9%.
Tanto os números de vendas como os de produção incluem a marca de luxo da Toyota, a Lexus.
Leia também:
Caíram as vendas mas não caiu o lucro, isso é que interessa.
Porque o iene está fraco!
O site electrek dá uma explicação que me parece mais consistente.
“As vendas globais da Toyota caíram mais de 5% no mês passado, [em relação a junho de 2023] em parte impulsionadas pelo impacto dos cortes de preços da BYD em mercados-chave como China, Sudeste Asiático e até mesmo o Japão.
No primeiro semestre de 2024 [em relação ao semestre homólogo de 2023) as vendas globais caíram 0,9% – mas caíram dois dígitos na China (-10,8%), Indonésia (-10%), e Tailândia (-15%). O declínio das vendas da Toyota na Ásia ocorre quando os fabricantes chineses de VE, incluindo os cortes agressivos de preços da BYD, estão a empurrar os fabricantes estrangeiros para fora do mercado”.
Completamente irrelevante são mercados diferentes a Toyota não está interessada no mercado dos electricos.
BYD não é concorrente da Toyota
Atenção que a BYD também é forte nos híbridos!
O mercado é venda de automóveis, logo se eu vendo eléctricos e tu só vendes a combustão eu vou te roubar mercado.
Ou seja, sim tem lógica
O mercado é venda de automóveis, logo se eu vendo eléctricos e tu só vendes a combustão eu vou te roubar mercado.
A Kodak também pensou que as cameras digitais eram outro mercado, e agora onde está a marca….
Streaming, CD e Vinil são mercados diferentes.
Não não são.
O mercado é o da música/cinematográfica e essa pode ser distribuída (ou guardada) em Streaming, CD, Cassete ou Vinil.
Da mesma forma que na música os USB e os CD não são concorrentes, mas no entanto são concorrentes no mercado de gravação de dados assim como já entram as disquetes e DVDs…
É preciso saber qual o tipo de mercado é que estas a falar.
Sim da mesma forma que o McDonald’s e um Restaurante de luxo estão no mesmo mercado de restauracao. Ou uma pensão e um Resort de 5* mercado de alojamento.
Assim como o campismo estão no mercado do alojamento e competem entre si para atrair clientes com o glamping.
E já não é a primeira vez que a MCDonnalds tenta atrair clientes de restaurante de luxo:
https://static.standard.co.uk/s3fs-public/thumbnails/image/2018/08/15/15/mcdonalds-reservation0715.jpg?quality=75&auto=webp&width=960
https://i2-prod.dailystar.co.uk/incoming/article15423833.ece/ALTERNATES/s615b/0_599e8cec68fd1_JulienSplit
Está-te a escapar qualquer coisa. Reuters, 21/06/2024:
“As vendas de VE surgiram no Sudeste Asiático, lideradas pelo BYD da China pela VinFast do Vietname, e estão a comer o mercado de carros com motores de combustão interna dominado por empresas japonesas e coreanas.
As vendas de VE mais do que duplicaram no trimestre de janeiro a março em relação ai an anterior. Enquanto isso, as vendas de carros ICE caíram 7%.
Como os fabricantes japonesas e coreanos, que dominam as vendas de veículos convencionais, ficaram atrasadas na adoção de VE, os fabricantes chineses estão a intervir para preencher a lacuna.
Mais de 70% das vendas de VE na região são de marcas chinesas”.
Por enquanto, na Europa a quota de mercado de VE chineses é de 11%. Sem medidas protecionistas como o aumento das taxas alfandegárias também chegaria aos 70%.
Não me está a escapar nada, na maioria dos mercados a Toyota só possui 1 de modelo de VE.
VE é menos de 1% das vendas da Toyota, e a Toyota tem sido muito clara no que diz respeito aos VE.
A Toyota não está no mercado dos VE, quem procupar VE Toyota não é opcão.
Nao se pode ser concorrente de um produto que não existe.
Certo, a Toyota vende carros e a BYD bicicletas. Não são concorrentes.
Exato, e como dizem alguns por aqui , ninguém quer eléctricos, andam a trocar os a combustão por bicicletas. 😀
O problema da Toyota é exatamente o mesmo que o teu, é ter as coisas mesmo à frente dos olhos mas diz que não vê nada. Eu acho que a Toyota é grande demais para cair, mas também já vi gigantes a ficarem de joelhos com opções ainda mesmos criticas que esta. Se não acordarem para o óbvio e continuarem a fazer carros a hidrogéneo para inglês ver para dar ainda mais corda à Tesla, BYD e afins, daqui a 5 anos ninguém lhes compra carros a não ser em Africa e afins
Ninguem é grande demais para cair. Daqui a 5 anos já não poder vender veiculos em alguns paises e em 10 anos não vão poder vender veiculos em 80% do mercado.
Africa representa 2% das vendas globais da Toyota se for essa a salvacão deles estão bem tramados.
É o que acontece quando se aposta exclusivamente nos eléctricos
Não, é o que acontece quando não se aposta em BEV a sério.
Errado! É o que acontece quando empresas privadas levam apoios estatais.
Esta tem sido a política da china para impulsionar a venda de eléctricos na Europa.
Nós já não conseguiamos combater a china na mão de obra barata, agora com apoios pior ainda.
2012:
https://www.reuters.com/article/business/toyota-daily-production-to-fall-in-october-as-subsidies-end-nikkei-idUSBRE86N1B7/
No Japão fazem o mesmo.
Quando o Japão subsidiava a Toyota para desenvolver motores mais eficientes e eles vendiam na China não havia problema… mas agora a China a fazer o mesmo já é problemático.
(Onde aliás ainda o ano passado o Japão subsidiou a Toyota para produção de veículos elétricos).
No Japão mão de obra barata?
Em que realidade?
Não se pode concorrer com ditaduras, os ditadores não têm de prestar contas a ninguém, quando perceberem isso vão intender que não há concorrência possível.
Há milhões de “Xineses” a viver na maior pobreza tal e qual os Norte Coreanos, estão bem escondidos das vistas e visitas, mas não deixam de existir.
@B@rão Vermelho
Portanto o Japão passou décadas e décadas a dominar nos mercados mundiais e a mão de obra nunca foi algo problemático para ser competitivo mesmo na China. Aliás a indústria automóvel chinesa nunca conseguiu ser competitiva com os motores a combustão. No entanto o problema da mão de obra ser barata só surge quando se dá a transição de tecnologias. Porquê, consegues explicar?!
Consigo, tenta tu entrar num mercado já estabelecido e vais se é fácil ou não.
A “Xina” mal ou bem apostou num novo mercado os VE, agora falta saber é se realmente o mercado dos VE vai vingar ou não, para já aparentemente é a aposta correta.
Eu quero é que os Chineses se consigam libertar da ditadura que os oprime, quando conseguirem ai sim posso apoiar a China, até lá é estar a alimentar o mostro que te vai fazer mal.
Portanto, o que estas a dizer é que a China apostou numa tecnologia revolucionária e que afinal o preço da mão de obra foi apenas uma desculpa irrelevante da tua parte?
O mercado automóvel na China já estava estabelecido, sendo que em 2010 o volume de vendas anuais de automóveis era de cerca de 18 Milhões ao ano e hoje ronda os 27 milhões.
Independentemente do regime politico, temos é que criticar e punir as industrias automóveis europeias por terem passado ao lado do automóvel elétrico e ainda mais por continuarem com políticas absurdas e discursos absurdos para com este.
Para se ter uma ideia do absurdo a VW vende o ID.3 na China por €15.000 enquanto que na Europa vende por €35.000+ e se isso não significa que as marcas passaram ao lado não sei o que mais posso dizer pois a mão de obra europeia não justifica mais 230% de aumento do preço de venda por um ID.3 ser fabricado em solo europeu quando comparado no solo Chinês. Foi sim um desleixo da industria europeia que não se atualizou porque tinha uma posição dominante no mercado automóvel e agora correm atrás do prejuízo…
Desconheço que um ID3 na China seja vendido a esse preço, onde foste buscar a informação?
Não sei se conheces algum país Asiático, eu conheço quase todos, no ano que era para ir ao Japão fomos brindados com a Covid, e entretanto estive a construir casa o projecto está sendo adiado mas por pouco tempo.
O que te quero dizer é que em cada 10 carros que andam por lá 7 são Toyota, se tu venderes pão Alentejo com grande sucesso vais passar a vender carcaças?
https://observador.pt/2023/07/10/vw-corta-em-16-o-preco-do-id-3-na-china-arranca-nos-15-000e/
Não, infelizmente não conheço nenhum mas a verdade é que se eu só vender pão do Alentejo arrisco-me a que se as preferências dos meus consumidores mudem o meu negócio vá por água abaixo.
Aliás as empresas automóveis mudam constantemente o seu portfólio e adaptam-se ao mercado, basta pensares quantos modelos SUV tinhas à venda em 2000 e quantos modelos SUV tens à venda em 2024 em todas as marcas.
Assim o problema para a Toyota ainda é maior porque tem perdido tanto no mercado Chinês, como está em risco o mercado Japonês que tem vindo a cair não só pelos escândalos mas pela entrada de novos concorrentes.
E mais, voltas-me a dar razão tanto na questão que a mão de obra ser barata que não é um problema como também admites que a entrada em jogo dos veículos elétricos ainda é mais difícil porque o mercado estava inundado de outras marcas (conforme eu referi que o mercado automóvel já estava bastante estabelecido).
@Realista, eu nunca te deixei de dar razão, o que eu quero que compreendas é o negócio da Toyota, a Toyota vende como pães quentes, e os principais mercados da Toyota, são países com realidades distintas da Europa, hora se estás a vender bem, vais mudar para que?
Agora que começa a ver as vendas a cair está a sentir necessidade de mudar alguma coisa, mas pouco, se amanha a Toyota só passa-se a vender VE falia no dia seguinte.
Os mercados da Toyota são os chamados 3º mundo.
Em Bangkok, por exemplo é uma cidade gigantesca com mais de 21 milhões de habitantes basta chover com um pouco mais de intensidade e grande parte da cidade fica as escuras.
Quanto ao valor de mão de obra, estás a dizer que não têm influência no preço final do produto?
Na China trabalhas por um prato de arroz e és obrigado a dormir dentro das fábricas, como é que concorres justamente com este tipo de mercado?
Loool
Estes burros da Toyota acabaram com os motores a Diesel.
O fabuloso motor 1.4 D4D é uma obra de arte.
Tenho um num dos meus carros e é algo de uma fiabilidade absoluta.
Veículo quase com 20 anos e o motor ronca como novo. Nunca levou uma peça, nunca avariou.
Estive para ligar ao japonês burro que decidiu terminar com a produção destes motores, só não liguei porque o meu Japonês anda fraco.
Sou mais expert em Chinesices…
Acabaram porque ninguém compra mais diesel, até as vendas de 100% elétricos têm cotas de vendas superiores que o gasóleo…
Só em Portugal é que encontras essa barbaridade.