Produção global da Toyota volta a cair em junho! É o quinto mês consecutivo
A Toyota não tem apresentado os melhores resultados e, mais vez, pelo quinto mês consecutivo, a produção global caiu em junho.
Conforme informação partilhada pela Reuters, a produção mundial da maior fabricante de automóveis do Japão caiu 12,9%, para 795.862 veículos, no mais acentuado declínio desde dezembro de 2022. Pelo quinto mês consecutivo, a Toyota viu os números da sua produção global a caírem em junho.
As vendas mundiais da gigante automóvel caíram 5,1%, no mês passado, com quedas significativas no mercado doméstico e na China.
No Japão, a produção caiu 18,8%, após o ministério dos Transportes ter encontrado irregularidades nos pedidos da Toyota e de outras fabricantes de automóveis para certificar modelos específicos, num escândalo de segurança automóvel, conforme apelidado pela agência noticiosa internacional.
Por sua vez, na China, a produção caiu 21,7%, à medida que fabricantes como a BYD conquistam quota de mercado e "reduzem agressivamente os preços". Na América do Norte, a produção caiu 6,2% e, na Europa, a queda foi de 6,6%, devido a menos dias de produção, comparativamente ao ano passado.
Apesar destes números, espera-se que a fabricante registe um aumento de 21% no lucro operacional em relação ao ano anterior, para 1,35 biliões de ienes (cerca de 8,3 mil milhões de euros), de acordo com as estimativas da LSEG - Financial Markets Infrastructure and Data apontadas por seis analistas. Isto resulta de um iene mais fraco e uma forte procura de veículos híbridos nos Estados Unidos, segundo a Reuters.
Durante os primeiros seis meses deste ano, a produção global da fabricante caiu 5%, enquanto as vendas mundiais caíram 0,9%.
Tanto os números de vendas como os de produção incluem a marca de luxo da Toyota, a Lexus.
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Caíram as vendas mas não caiu o lucro, isso é que interessa.
O site electrek dá uma explicação que me parece mais consistente.
“As vendas globais da Toyota caíram mais de 5% no mês passado, [em relação a junho de 2023] em parte impulsionadas pelo impacto dos cortes de preços da BYD em mercados-chave como China, Sudeste Asiático e até mesmo o Japão.
No primeiro semestre de 2024 [em relação ao semestre homólogo de 2023) as vendas globais caíram 0,9% – mas caíram dois dígitos na China (-10,8%), Indonésia (-10%), e Tailândia (-15%). O declínio das vendas da Toyota na Ásia ocorre quando os fabricantes chineses de VE, incluindo os cortes agressivos de preços da BYD, estão a empurrar os fabricantes estrangeiros para fora do mercado”.
É o que acontece quando se aposta exclusivamente nos eléctricos