Paris quer ser montra para o hidrogénio: Toyota Mirai será o veículo oficial dos Jogos Olímpicos
Além dos carros elétricos a bateria, também as células de combustível de hidrogénio são apontadas como solução para uma mobilidade sustentável. Assim sendo, Paris pretende demonstrá-lo, tendo definido o Toyota Mirai como o carro oficial dos Jogos Olímpicos que vai receber este ano, e tendo instalado mais pontos de abastecimento.
Os Jogos Olímpicos realizar-se-ão de 26 de julho a 11 de agosto deste ano, em Paris, França. A visibilidade que o evento desportivo reúne motivou o país a utilizá-lo como montra para as novas tecnologias de propulsão. Afinal, as autoridades procuram utilizar a frota oficial para destacar a célula de combustível de hidrogénio.
Paris 2024 representa uma oportunidade tremenda para acelerar o desenvolvimento e a adoção do hidrogénio, uma solução chave para a redução das emissões de dióxido de carbono, particularmente para o transporte intensivo.
Argumentou Armelle Levieux, diretora de Inovação da Air Liquide, a multinacional que fornecerá hidrogénio ao veículo oficial do evento desportivo.
Aos cerca de 500 táxis alimentados por células de combustível que circulam, atualmente, em Paris, juntar-se-ão 500 Toyota Mirai - modelo oficial dos Jogos Olímpicos deste ano. A estes deverão, ainda, juntar-se vários autocarros equipados com a mesma tecnologia.
Em 2018, Akio Toyoda anunciou um importante ponto de viragem para o Grupo Toyota: a transformação da empresa de uma fabricante de automóveis para uma empresa de mobilidade.
Com esta nova orientação, o objetivo é ultrapassar os limites da nossa indústria e criar uma sociedade melhor, baseada na neutralidade de carbono.
Disse Frank Marotte, presidente e CEO da Toyota França, em setembro do ano passado.
Segundo Cédric Borremans, chefe da Divisão Olímpica e Paralímpica da Toyota Motor Europe, a empresa "prepara-se para demonstrar a sua capacidade inovadora no desenvolvimento de soluções de mobilidade movidas a hidrogénio: este compromisso será demonstrado, juntamente com outros produtos, através do Mirai".
O executivo contou que a Toyota partilha a ambição do Comité Organizador de Paris 2024: "reduzir ao máximo o impacto ambiental dos Jogos através de uma frota de automóveis 100% eletrificados".
Será que o hidrogénio vai ser uma solução conveniente?
Com a frota dos Jogos Olímpicos em mente, a Air Liquide instalou uma nova estação na Place de l'Alma, em Paris, com capacidade para fornecer cerca de 150 kg de hidrogénio por dia, isto é, cerca de 50 abastecimentos.
Além disso, é provável que os taxistas utilizem outro posto da cidade, explorado pela Hysetco e situado na Porte de Saint-Cloud, que fornece até uma tonelada por dia (cerca de 250 abastecimentos).
Das 10 estações da região da Ile-de-France, apenas estas duas estão de serviço em Paris.
Na altura, importará entender se a rede de abastecimento de hidrogénio será suficiente para a procura em que os Jogos olímpicos resultarão.
Leia também:
O que importa perceber é a origem do hidrogénio e não o facto de usarem veículos a h2.
O h2 usado será muito provavelmente rosa ou cinzento ou outras fontes que proveem de fontes não renováveis. Se for o caso, então, mais vale usar gasolina 98 sem chumbo.
O h2 verde representa atualmente 0,04% de todo o h2 do mundo. E é esse que realmente importa.
+1
Mas há um novo negócio a fazer, e Portugal até quer ser uma rampa de custos a fazer para alguém pagar, com o anterior governo na batuta do ridículo Galamba a “comandar” as coisas.
Este governo, cheirando a dinheiro, vai lavar a cara da coisa e vai continuar na mesma onda.
150 kg dá para 30 abastecimentos completos, já que o mirai tem 5.6 kg de tanques, sendo 4.9 a 5.2 úteis, dependendo da temperatura ambiente.
Continuo apostando nos veículos a hidrogênio. 😀
Qual tem ?
Não tenho mas vou ter. Isso é de certeza 🙂
Está à espera de quê?
Também é um apostador que espera pelos outros ? Ou seja, não apostam nada nem gastam nenhum, porque também não acreditam e esperam que sejam os outros a decidir.
Enquanto as tecnologias estão na versão alpha ou beta, quem têm a carteira limitada deve esperar! É o que eu faço…até porque também não tenho guito para mandar trocar um pack de baterias, ou para mandar vir peças da Tesla (se tiverem em stock) a preço de ouro, pois não há peças da concorrência autorizadas (ladroagem do bem)! Ainda não temos a real noção de quanto custa manter um carro elétrico por 10 anos, até porque a maior parte dos BEV em circulação nem 2 anos tem.
E tem para trocar um pack de baterias, pilhas de combustível e tanques num a hidrogênio ?
Preço de ouro ? Por acaso até são baratas e nunca vi falta de stock, pelo menos nas que necessitei.
Não há ? Onde ? Em que país ? Até a Amazon tem.
Quem não os possui não tem de certeza, quem os tem com 10 anos tenho a certeza que sabe.
Mas existem com 10 e mais anos a circular.
Portanto não digam que apostam, porque na verdade não fazem nada para que a tecnologia avance…
Eu não estava a falar a favor dos carros movidos a fuel cell contra os BEV, mas o JL assume que todos falam contra os BEV só porque sim.
Concordo que fuel cell não interessa para mobilidade individual, mas sim para grandes transportes.
Não, não vou fazer nada para que a tecnologia avance, não estou para pôr uma corda ao pescoço por causa de um carro. Mas um bem haja a todos os que arriscam!
E eu disse alguma que fosse contra? Só clarifiquei alguns pontos.
Sem investidores e early adopters não há tecnologia que sobreviva.
Então quanto custa fazer 100 KMS num ?
O H2 é um monumental embuste, à volta de 70% da eficiência emergética perdida. Mas o guito compra tudo.
Se o BEV é residual então veículo a hidrogénio ainda mais. Não consigo perceber o objetivo de tudo isto. Entretanto a maior parte das vendas são ICE.
Como não conseguem vende-los, dão-os…..
Mais uma jogadinha da Toyota, para não perder a face e tentar colocar em cheque os eléctricos, o que eles têm para vender e cada vez mais (porque vendem cada vez menos) são ICE
2 estações de abastecimento para 1000 táxis ? Vai haver filas imensas, na Califórnia existem 55 para 16 mil carros, o que dá 290 por estação, chegam a levar 1 tarde para abastecer….
O Hidrogénio é o futuro, ou não….
https://insideevs.com/news/708375/toyota-mirai-hydrogen-stations-close/amp/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR2U8H_PREhqdzH4GCxVhW-T802zlsn3CFS0Nd3xH6WwG77VY7KVcR_tc38_aem_AfGn6AgnSF3w0pTZmLovbfZa1Wnyb9Bghj8sue12iGs8LqGgXfEPq4y-ENDiFnrNH4Lk98WhE63b-0S0EBb4it0C