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Paris faz referendo para um aumento nas taxas de estacionamento para SUVs

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. HP says:

    Não só para o estacionamento, mas também para o desgaste das estradas, portagens e impacto negativo no ambiente, bastava fazer tudo em função do peso. Só uma ideia…

    • fm says:

      em função do peso parece-me bem assim os EV pagariam mais que todos os outros

    • Gajo Atento says:

      Em função do peso, todos os Teslas teriam de pagar mais que os SUV.
      Por exemplo, Peugeot 3008, 1400 kg e 4.4m de comprimento e Tesla Model 3 2.025kg e 4.77 metros.
      Mesmo o Model 3 1600 kg e 4.69metros.
      Ou seja os SUV são menos prejudiciais que muitos dos eletricos, é só estúpido.

    • JL says:

      Os veiculos não poluem mais ou menos em função do peso, existem muitas outras variáveis.

      • Gajo Atento says:

        Sem dúvida, o problema é a falsa questão dos SUV.
        Tirando o perigopara pedestres e ciclistas, em tudo o resto ocupam e estragam o mesmo aos equivalentes.
        Uma carrinha ocupa mais espaço que um SUV, um SUV de 2020 polui muito menos que um citadino de 2000, são abordagens idiotas sob falsos pretextos.

        • Grunho says:

          As cidades densamente habitadas e congestionadas como Paris, em que o espaço público é escassíssimo, são para os peões e para os ciclistas. Um SUV ocupa uma superfície onde cabem 15 a 20 trotinetes. Além disso, é uma constante ameaça de morte por esmagamento para os outros utentes da via. Portanto, há que enfrentar com dureza a soberba dos utilizadores deles e bani-los dos centros urbanos, a bem com taxas e taxinhas, ou por outros meios mais radicais, se não for suficiente.

          • fm says:

            o teu nome diz tudo GRUNHO

          • PorcoDoPunjab says:

            Grunho, em contrapartida ao pagamento dos SUV proponho que os Lada não paguem nada..

            Avente camarada, rumo aos amanhãs que cantam.

          • Mané says:

            ” Um SUV ocupa uma superfície onde cabem 15 a 20 trotinetes”

            Então é melhor retirar também os autocarros, ocupam uma superfície que devem lá caber umas 100 ou 200 trotinetas.
            Deve ser agradável ver uma velinha si de 80 anos a andar de trotineta, pessoas deficientes, bombeiros, policia todos de trotineta.

            Portanto, há que enfrentar com dureza a soberba dos IDIOTAS como o Grunho.

            Ainda por cima diz este Grunho “ou por outros meios mais radicais, se não for suficiente.”
            O que se deve subentender desta afirmação ?

            Este tipo só pode ser terrorista.

            Camarada se não está contente onde vive, tem Países no mundo que se adequam á sua visão e para os quais se pode mudar, Coreia do Norte por exemplo, lá não há muitos carros, e os que há pertencem ao Estado.

            Boa viagem.

            Caso não saiba o povo Português escolheu viver num País livre e Democrático.

            Não queira impor aos outros a sua filosofia ditatorial.

    • Aiaiai says:

      Não podem usar o peso. Deviam mas não podem.
      Motivo: VE também seriam prejudicados e isso é um “não não, nem pensar”.

    • PorcoDoPunjab says:

      HP, IUC, diz-lhe algo?

  2. António de Oliveira S says:

    Um bom exemplo de como uma democracia de e funcionar

    • Keyboardcat says:

      Neste caso sim porque apenas as pessoas de Paris votam, e não os subúrbios.

      Senão o resultado seria muito diferente, e injusto para os Parisienses.

      • Rodrigo says:

        Isso é democracia?
        Pensei que fosse o voto de todos a verdadeira democracia.

        Faz lembrar o Santos Silva dizer que irmos a votos é mau porque existe o Chega.

        • Keyboardcat says:

          As pessoas que vivem em Paris votam para decidir os preços do estacionamento em Paris.

          Não vais dar o voto a quem não vive em Paris.

          Da mesma forma de que apenas quem vive em tua casa decide quem pode usar a casa de banho. Ou achas eu tenho também tenho direito a decidir isso por ti? Ou os teus vizinhos?

          É muito bonito votar para fazer lixo na casa (cidade) dos outros. Não somos nós que limpamos no final.

          • Rodrigo says:

            Essa lógica não bate certo com a minha casa de banho já que Paris não é dos Parisienses mas sim de todos os franceses!

          • Realista says:

            Por essa lógica da batata, o pessoal que vive na linha de Cascais votava para terem exclusividade no acesso às praias da zona.

        • Yamahia says:

          Paris é dos Parisienses, assim como o Castelo de S. Jorge é dos Lisboetas.
          Um dia numa das voltas de bicla com o people, resolvemos ir até ao castelo. A malta do grupo de Lisboa entrava à borliú e a Malta da Portela e Loures tinha que pagar 7€, salvo erro. Pqp enfiem o Castelo num sítio que eu cá sei.

  3. Joao M says:

    Uma sociedade ao contrário. Quando se vê um problema, como se resolve? Taxas e impostos ou simplesmente proibe-se.
    Caso das trotinetes foi, a meu ver, surreal. Primeiro começa-se uma grande propaganda – usando dos chavões ambientais – para as pessoas começarem a largar os carros e começar a usar transporte eletrico pessoal – como as trotinetes. Como o tema das trotinetes começou a ficar complicado porque, espante-se, falta de civilidade e ruas não preparadas para tal, então proibe-se as trotinetes.
    Agora, em nome das questões ambientais, o problema dos carros é o peso e o tamanho. Já não é se são ICE (limitações de circulção nos centros das cidades a ICE é cada vez mais comum) mas se são pesados e maiores que um carro “normal”. Qual é a razão para isto? A meu ver – não se faz planeamento nas cidades. Com isto não digo que as cidades devam ser criadas à volta dos carros, apenas digo que as pessoas, na maioria, usam o carro para o dia-a-dia na cidade porque não encontram alternativas viaveis e/ou seguras para as suas deslocações e da familia (menores por exemplo).
    Lembro-me que o SUV, antigamente, era conhecido como o carro “familiar” – o tipo de carro usado para familias grandes porque um fiat500 já não chegava e uma berlina não é propriamente confortável. E já que estamos neste tema.. se tivermos um I7 vs um X7 (acho que são os maiores da BWM) – porque é que o X7 vai pagar mais? Por ser apenas mais alto? O espaço de estacionamento é praticamente o mesmo que o I7 (I7 mais comprido, X7 uns 50mm mais largo). Acho estes temas simplesmente arbitrários. Porque não algo mais generalizado que implique retirar os carros das cidades criando alternativas viáveis para as pessoas usar? bons transporte publicos, locais de estacionamento (dignos armazens de carros nas entradas das cidades com preços acessiveis ou até gratis para promover o seu uso e dos transportes publicos) ?

    mas não, o que interessa é taxas e impostos. Anos a promover a passagem para carros eletricos e mais uns anos e são taxados “ao kilo”. Enfim – as pessoas mudam consoante a necessidade e as necessidades mudam quando há alternativas viáveis. Temos de deixar de atirar chavões moralistas – como tema ambiental – quando a maioria das pessoas está com preocupações de segurança, de conseguir ir para o trabalho a hora, ou seja – problemas mais “basicos” nas suas vidas. Se os estados quisessem mesmo resolver o problema ambiental usavam PRRs para investir a sério nos transportes publicos eficientes, nas boas alterantivas aos carros (neste caso), ou a promover – por exemplo, na loucura – o trabalho remoto (mais malta a trabalhar em casa = menos carros nas estradas… mas é curioso que quem é contra o trabalho remoto é, em alguns casos, grande defensor ambiental )

    • NegacionistaPorqueDáJeito says:

      “Agora, chegou a vez dos SUV, por serem mais poluentes e inseguros para ciclistas, motoristas e pedestres.”

      Onde no texto é que vês falar do peso?

      • Joao M says:

        ” até este aumento das taxas de estacionamento para SUVs, está um objetivo claro: “permitir uma melhor distribuição do espaço público em benefício da mobilidade sustentável e dos peões”.”
        Se leu o texto todo – deve ter visto a comparação que fiz entre dois carros de seguementos diferentes mas em que um não entra nesta norma.
        A questão do peso – caso tenha poder de interpretação de textos – veio no seguinto dos comentários também aqui realizados sobre este tema.

    • Realista says:

      só uma nota: Em Paris as trotinetes de uso pessoal não foram proibidas. O que foi proibido foi a atividade de aluguer massivo e temporário das mesmas devido ao caos e anarquia que estavam a gerar.

  4. Miguel says:

    Eles expulsam tanta coisa de Paris, como doutras cidades, que é cada vez menos interessante viver em cidades.

    • Keyboardcat says:

      Isto é uma decisão das pessoas da cidade.

      Esta medida só afeta aquele tipo de pessoas que vive nos subúrbios e insiste em conduzir caixas de metal de 2 toneladas para o centro da cidade, fazendo a vida de quem lá vive num inferno. Ruído, poluição, engarrafamentos e espaços que podiam ser dedicados a algo mais produtivo do que um parque de estacionamento.

      Tu também tens direito a decidir o melhor para a tua vila. Deixa os outros fazer o mesmo para as cidades onde vivem e pagam impostos.

      • Zé Fonseca A. says:

        o meu pesa mais de 2T e vivo na cidade..

      • B@rão Vermelho says:

        Não sei se lá é como aqui um carro de 5 lugares com uma pessoa lá dentro
        Acho que parques de estacionamento à entrada das cidades grátis e transportes públicos grátis e talvez nem assim havia muitos a deixar o carro.
        Mas também fomos bombardeados durante anos para utilizarmos o nosso transporte pessoal e agora querem acabar com ele

        • Keyboardcat says:

          Muito bem observado.

          Os anos 50 foram um ponto de viragem para muitas cidades. A ideia em que o automóvel era o futuro da mobilidade (urbana)

          Agora algumas cidades começam a entender as consequências, e aos poucos estão a tentar reverter alguns dos erros.

  5. Toni da Adega says:

    Faz algum sentido. Um SUV ocupa mais espaço de estacionamento. Quanto mais SUV menos lugares de estacionamento disponíveis existem

    • Gajo Atento says:

      O Google ajuda, é ver quanto ocupa um tesla versus qualquer SUV. É ver quanto ocupa um serie 5 ou classe C em relação à maioria dos SUV.
      Depois é fácil perceber que os SUV não ocupam, nem pesam mais em lado nenhum.
      MAs estou aberto a outros dados.

    • Zé Fonseca A. says:

      ocupa mais espaço que um smart, não ocupa mais espaço que a maioria dos carros, isto não é os USA.

    • B@rão Vermelho says:

      E depois o valor do estacionamento é para empresas privadas que o único cliente que têm é o estado.
      Também devia ser obrigatório responsabilizar as empresas de estacionamento sobre furtos e roubos quando os carros estão au “cuidado” deles

  6. Tiago says:

    Europa caminha a largos passos para um estado Socialista, onde não terão nada e serão felizes. Parece o livro 1984.

    • Keyboardcat says:

      Tens bom remédio, muda-te para os Estados Unidos capitalistas, especialmente para uma cidade como Huston ou LA, e desfruta a liberdade de dedicares 3 horas do teu dia sentado em filas de trânsito.

      Se é essa a tua noção de felicidade, então aproveita. Não tens falta de escolha.

      Para os restantes que querem uma cidade menos poluída, ruidosa e segura para os seus filhos, as escolhas são mais limitadas.

      Paris está a ir no bom caminho, mas estas mudanças demoram décadas.

      Aqui nos Países Baixos a mudança começou nos anos 70, e ainda há tanto por fazer.
      E infelizmente só basta 2 mandatos de um governo conservador para destruir décadas de progresso, voltando à linha de partida.

      • Zé Fonseca A. says:

        quando vivi em NYC ia a pé para o trabalho, 10 min a andar, quando nevava ia de taxi porque ainda não existia uber nem lyft.

        • Keyboardcat says:

          Daí eu não ter incluído NY nos exemplos. Nem todas as cidades Americanas oferecem péssima mobilidade.

          Mas em geral só uma pequena minoria tem acesso a uma rede de transportes públicos com boa qualidade (sendo partes de NYC uma dessas exceções).

      • B@rão Vermelho says:

        Ai pagas estacionamento das biclas 🙂

        • Grunho says:

          Se for uma Brompton dobrável dobra em 3 e mete-se debaixo da secretária.

        • Keyboardcat says:

          Olha que as vezes digo que não seria ma ideia ter que pagar, evitava a praga das bicicletas abandonadas a roubarem espaço.

          Mas diga-se a verdade, é extremamente relaxante mover-se numa cidade sem ter que recorrer a carro. Todo tempo perdido numa bicicleta nas deslocações diárias, é tempo que não tenho gastar a exercitar. Por isso ganhas mais tempo útil no dia.

          • Grunho says:

            As que ficam abandonadas a roubarem espaço. As que se estaciona nos locais próprios são as particulares. E não é só em ginásio que se poupa. É em transporte e em tempo. E ao fim de um ano são 1 a 2 ordenados que se meteram ao bolso.

      • Nrc says:

        Loles… progressismo é mesmo doença e nota-se!

  7. Xico says:

    E depois vão os que têm teto de abrir. E os que são azuis. E depois passamos para as pessoas, primeiro os que comem muito, depois que os usam perfume, e por aí adiante.
    Triste humanidade que caminha em carneirada para o abismo

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