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Onde é mais caro carregar um carro elétrico, em Portugal ou no resto da Europa?

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Figueiredo says:

    – BP recua nas metas verdes em meio às realidades do mercado
    https://oilprice.com/Energy/Energy-General/BP-Walks-Back-Green-Targets-Amid-Market-Realities.html

    O pior cego é aquele que não quer ver.

    • sf says:

      Tu é que és tão cego que não reparaste que o site que apresentas como referencia tem o dominio de oilprice.com

    • Toni da Adega says:

      Portanto uma empresa de exploracão petrolifera recusa-se a reduzir a exploracão petrolifera.
      Como é que alguem consegue ler isso com cara séria?

    • Jose Lapao says:

      Sim o pior cego é o que não quer ver. Eu ao invés de pagar 1,8€/LT de gasolina pagos 0,11€/kWh.
      O meu antigo corsa fazia 6Lt/100Km = 10,80€/100Km no meu novo corsa e consome 14kWh/100Km = 1,54€/100Km

      Por isso o pior cego é aquele que não quer ver.

      • Realista says:

        Não venhas para aqui com valores idênticos aos dos outros condutores de VE pois dizem já que é tudo falso…

      • Infinity says:

        e quanto custou cada um deles?

        • Realista says:

          50% do preço de novo ao fim de um ano.

        • Jose Lapao says:

          Nunca entendi qual o problema com o custo de aquisição? Realmente…. Se comprar um corsa a combustão por digamos 20000,00€ e um Audi a combustão por 40000,00€ onde o costa faz 11€/100km e o Audi faz 12€/100km aí ninguém pergunta pelo preço de um e pelo preço de outro, porque será, o mais caro até consome mais, a sua manutenção até é bem mais cara, mas comparar um a combustão com um elétrico vem logo a baila o preço de aquisição. Aqui estamos neste momento a discutir o valor que custa “andar” 100km e fica muito mais barato a eletricidade que a combustão, isto se o carregamento for feito de modo inteligente. Carregando em casa, se poder ser com energia renovável então será ouro sobre azul.

        • Toni da Adega says:

          Ninguém pergunta isso quando pagam mais por um Diesel vs Gasolina….

          • PeterJust says:

            Até porque para carros idênticos a diferença de preço de um carro elétrico/gasóleo é praticamente nula, começa a ficar muito difícil de atacar os carros elétricos à medida que os mitos vão sendo todos assassinados, porém as empresas petrolíferas tem a estupidez humana do seu lado e para já está renhido, os elétricos ainda não são 90% dos carros vendidos, mas vamos ver quem ganha no fim

      • Yamahia says:

        @José Lapão 0,11€? Epá vai lá mostrar ao Sr. José Pinheiro como fazer que o homem desde o início de 2024 lá lhe aumentaram a conta em 100€, uns singelos 40%. E parece que em 2025 ainda vai ser pior. O homem já está farto de mudar de fornecedor e o aumento de 40% foi o mal menor. Vai lá explicar ao homem qual é o segredo, vai…vai…
        https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrcopoEZWdjklwm00Kw?e=RZioxa

        • JL says:

          Então mas quando se fala de combustível escolhe sempre o mais barato, e agora na electricidade já escolhe o mais caro ?

          • Yamahia says:

            Mais caro?
            Mas vc droga-se ou faz-se? Então não ouviu o Sr. José Pinheiro a informar que já escolheu o comercializador mais barato?
            (para além de estar na descrição)
            Passa-lhe td ao lado. Já nem há espanto nisso eheh

          • JL says:

            Eu não, eu vivo com preços reais.

            Como sabe que escolheu o mais barato ? Ele não disse qual foi.

            Por não passar ao lado é que não digo aquilo que não está lá, dizer só que aumentou, não vale de nada,era preciso saber outros dados, como aquilo que gastava antes e o que gasta agora.

        • Toni da Adega says:

          Se o valor está podias era dizer quanto é que pagas para carregar o teu VE e quanto isso fica aos 100km.

          • José Lapao says:

            @Yamahia Sim tenho Goldenergy com tarifário Bi-Horaio onde tenho 0,0909€+IVA ou seja +/- 0,11€ por isso sim em casa carrego a 0,11€/kWh a 24A (5,6kWh) em 8H carrego os 100% da bateria (o meu carro tem uma bateria de 46kWh aproveitáveis ou seja cerca de 5€ carrego a bateria do meu carro que para as minhas viagem dá para 1 semana
            Para mim o EV é muito melhor que qualquer a combustão.

          • Yamahia says:

            @Lapão,
            E no resto do dia para os restantes consumos da casa, a quanto fica o kWh?
            Entretanto já com todos os descontos (FE+DD) o vazio na Gold fica em 0,1124 € + IVA=0,138 o kWh (tens que rever isso) e no resto do dia para os restantes consumos da casa, a quanto fica o kWh?
            -Não importa que se troquem as 168 horas de uma semana descansada por 98 horas condicionadas para se ter 70 horas no bi-horário para carregar o carrito e que dessas 70, 40 sejam no fds pq ninguém quer sair de casa no fds. Que se lixem os fds. O importante é apresentar o carregamento de elektros como sendo economicamente viável.
            Quere-se dizer, adoptaste a velha tanga dos ilusionistas elektros, carregas o carro a 0,138 e tudo o resto é martelado com 0,244€ o kWh , mas não importa pq o que importa é carregar o carro a 0,138. O Resto é por conta da casa. O importante é apresentar o carregamento de elektros como sendo economicamente viável.
            -A taxa de potência é por conta da casa, 20 e tal biscas fica por conta dacasa. Audiovisual; DGEG, TAR,IEC, CIEG, DGEG e tudo o que aparecer fica td por conta da casa. O importante é apresentar o carregamento de elektros como sendo economicamente viável.
            -Nos postos públicos tb só se conta tb com o preço do kWh, o restante fica por conta do cartão de crédito. O importante é apresentar o carregamento de elektros como sendo economicamente viável.

          • JL says:

            E é bem viável, só quem não sabe fazer contas é que não é viável. Ninguém vai adicionar a conta da potência contratada, a não ser que tenha aumentado a mesma, e o audiovisual que também não faz sentido, sendo que já existia.

  2. Yamahia says:

    Portugal 0,16 cents o kWh?!
    Só se for para carregamentos em casa e mesmo assim tenho dúvidas. Dúvidas pq há tarifas mais caras e pq há a questão da dissipação de energia no acto do carregamento.

    • José Ribeiro says:

      carregamento em casa sim eu consigo isso com o meu 2008E

      • Yamahia says:

        Pois mas em casa não é DC e estar a comparar DC na NO com AC “in house” em PT parece no mínimo descabido.
        DC em PT paga próximo dos valores apurados na NO.

    • JL says:

      Até se consegue por metade desse preço.

      Espero que faça o mesmo que faz quando procura combustíveis baratos.

      Também há a questão de evaporação dos combustíveis.

    • Jose Lapao says:

      @Yamahia Bem parece que tu é que tens de rever as tuas contas e contrato eu disse Bi-horaio em que noturno SÃO 0,0909+ IVA e diurno são 0,2020+IVA. Tenho Bi horário pois como tenho painéis solares durante o dia o que os painéis produzem dá para 85% dos gastos. Quanto as taxinhas todas essas são pagas quer gaste energia ou não e o valor é sempre o mesmo, aliás tu gastas x€ em combustível, mas também tens de pagar todas essas taxinhas por isso esse valor não tem de ser diluído no carregamento. Basta teres um contrato com um fornecedor de energia e já estás a pagar isso tudo.
      Já na rua isso tudo conta por isso e ao contrário do que di o estudo Portugal, não é dos mais baratos pois basta ir a um qualquer ponto de carregamento e ver como funciona.
      O posto diz que é de 100kWh, mas não diz que é partilhado, basta estarem 2 veículos a carregar, e só já carregas a 50kWh, depois tens a curva de carregamento do VE em que mesmo que estejas a carregar sozinho num posto de 100kWh nunca vais conseguir essa velocidade e estando perto dos 80% está a carregar aí as uns 20kWh, mas como o nosso incrível sistema cobra o kw carregado e o tempo que estás ligado no fim do carregamento e temos uma media de 45kWh demorarías cerca de 1h para carregar a bateria total da maioria dos EV, mas porque o carregador era de 100kWh deveria de carregar em 30 minutos por isso fica caro carregar na rua pagas cerca de 30 cêntimos o kWh de energia e depois mais 11 cêntimos o minuto ligado e aí vai o teu dinheiro, e ainda tens a tua famosa TAR, e etc, etc.
      Em casa como disse só conta mesmo o valor do kWh, pois o resto já tenho de pagar quer gaste energia ou não.

      • Yamahia says:

        1-Se há alguém q tem q rever contas é a Gold ou tu pois os nrs que apresentei foram colhidos no site deles. Preços a partir de meados deste ano.

        2-Já tem que pagar taxas antes do elektro, não é bem assim. Depende do ponto de acesso para carregar o elektro.
        Por exemplo, muitas garagens têm contadores independentes. (é o caso do meu prédio e de muitos outros q conheco)

        3-Se tens painéis para o dia, provavelmente farias a festa com 100 kWh à noite e IVA a 6% , Mas como tens que carregar o elektro, vais necessariamente ultrapassar os 100 e pagar td o resto com taxa de IVA agravada.

        Qt ou resto, 100% de acordo. E é bom reforçar,
        valores de carregamentos públicos em DC ou mesmo AC ao preço de 0,16€ faz parte do discurso mentiroso que envolve toda a agenda da ME. É só mais uma.
        A falta de vergonha e honestidade desta gente não tem limites, levando ao engano qq pessoa menos informada.

        • Jose Lapao says:

          Não me interessa os valores que estão no site da Goldenergy hoje, mas sim os que estão na minha fatura, pois são esses que eu pago, o meu carregador está ligado ao meu contador, de casa por isso não pago mais taxinhas (se o se está paciência), e mesmo com painéis gasto mais que 100kWh por mês (mesmo antes de ter VE) pois na minha casa é tudo elétrico desde placa de vitrocerámica, forno elétrico, termoacomulador, ar condicionado, até a salamandra que embora a pellets, também gasta luz, e não não tenho problemas e gastar mais que esses 100kWh por mês pois mesmo com isso tudo e o VE gasto em média 55€ mensais de energia já vizinhos meus, com painéis também gastam mais energia, gás e ainda o combustível para os seus veículos a combustão, por isso e como tenho dito repetidamente, funciona para mim, se não funciona para sim olhe temos pena.
          Eu sei de mim e das minhas contas o senhor sabe de si e das suas.

          • paulo g. says:

            Não sei qual é a dúvida. Mesmo que se pague a 0,3€ fica sempre mais barato carregar em casa, do que qualquer carro a combustão.

          • Jose Lapao says:

            @ Paulo g. Para o @Yamahia não, é sempre melhor um carro a combustão para não pagar eletricidade com IVA a 23%, mas vai pagar gasóleo/gasolina em IVA a esse valor.
            Enfim cada um sabe de si, eu fiz as minhas contas, ele só tem de fazer as dele

  3. Aves says:

    Para quem não pode fazer o carregamento em casa, “um dos fatores que pesa para a escolha de um carro elétrico é a parte do carregamento,
    – quer na vertente da existência de postos,
    – quer no seu preço.”
    Certo. Agora convinha publicar indicadores da distribuição de carregadores rápidos e outros em cada país. Queria ver em que lugar ficava Portugal.
    Ainda há dias, quem vive em Londres se queixava que, de dia, não conseguia encontrar carregadores rápidos disponíveis e, à noite, em que se pode carregar em postes de iluminação publica, em lugares de estacionamento público, mas os lugares estão ocupados por carros não elétricos.
    A história da eletrificação dos veículos até 2035 está mal contada – fala-se muito da redução das emissões de CO2 e do custo para circular 100Km, e não se fala da dificuldade de carregamento dos VE. “Ah, mas quem tem dificuldade compra PHEV!” Além de mais caros, já se comprovou que os PHEV gastam, em média, tanto ou mais combustível do que os a gasolina ou gasóleo.

    • JL says:

      Para os que estão ocupados por não eléctricos é simples, chamar autoridades, não podem estar nesses lugares e são rebocados.

      • Yamahia says:

        É o mesmo q chamar a autoridade qd tapam o a acesso às garagens. Chama-se a autoridade mas eles nc chegam. O prevaricador acaba por chegar sp 1⁰, nem que seja no dia seguinte.

      • Aves says:

        No Reino Unido, os lugares de estacionamento à volta dos postes de iluminação pública que servem de posto de carregamento (lento) não estão reservados para EV.
        Como estava a rede de pontos de carregamento em junho, segundo o The Guardian:
        “Havia 930.000 carregadores do Reino Unido no final de junho, de acordo com o ChargeUK, um grupo de lobby, mas a maioria deles foi instalada em residências e instalações comerciais, com apenas cerca de 65.000 carregadores públicos disponíveis.
        Os carregadores públicos variam de ultra-rápidos em serviços rodoviários a carregadores lentos em postes de luz”. Não distingue o número de carregadores em postes de iluminação.

      • Focabm says:

        Ou mandar um fosforo.

    • Toni da Adega says:

      Sim é um problema no centro de Londres e de outras cidades, mas nao um problema para a maioria das Pessoas. UK é um pais em que apartamentos é para uma pequena minoria, e mesmo quem vive em Apartmentos muitos possuem blocos de garagens individuais.
      Mesmo em centros urbanos a maioria da populacao reside em casa individuais.
      Grande maioria da populcao possui garagem, estacionamento privado ou ambos.

    • Tone says:

      Vai a um bairro de minorias e carrega de graça… Lá ninguém paga luz

  4. Traveller says:

    Este gráfico deve ser feito pela MOBI.e se me disserem um posto DC que se carregue a esse valor em Portugal pago um jantar, quanto mais uma media. Em casa sim e mais barato até agora em DC não há esse valor.
    Devem ter ficado pelo valor das taxas só e esqueceram a energia e o Posto

  5. paulo g. says:

    Usando a aplicação Electroverse temos:
    Portugal*
    ac 22kW – 0,51€/kW + 0,30€ de ativação
    dc >50kW – 0,45€/kW +0,30€ de ativação
    Espanha
    ac 22kW – 0,40€/kw
    dc >50kW – 0,54€/kW
    França – preços muito variáveis
    ac 22kW – 0,36€/kw
    dc >50kW – 0,48€/kW

    Itália
    ac 22kW – 0,68€/kw
    dc>50kW – 0,68€/kw
    dc>150kW – 0,82€/kW

    *Para carros com carregamentos rápidos será mais barato usar os CEMES, pois são pagos ao minuto e pode-se escolher o mais barato. Tal como usar os postos Tesla e Continente.

    Se fizerem o consumo de 20kW aos 100, que é para autoestrada a 120km/h (para os carros maiores), temos:
    0,5*20=10€.

  6. JS says:

    VE
    La anda ele o…….. Sabidola

  7. Abreu says:

    Alguem que me explique porque sou burro e o artigo nao o explica, os valores apresentados para o carregamento no estudo sao valor final ao cliente com todos os impostos, ou so o custo da electricidade? é que isso pode alterar muito os valores pagos.

    “Já no caso de Portugal, o valor apresentado seria uma das razões para a escolha de um carro elétrico, mas aqui há que ter em conta o valor final, associado a impostos e a outros custos.”

    • Vítor M. says:

      Boas. No artigo, até para esbater dúvidas, está o link da fonte (a UE) onde tem a calculadora. No site a informação oficial diz o seguinte:

      Calculadora de preços de sessões de recarga

      Descubra quanto pode pagar por uma sessão típica de carregamento rápido DC nos países europeus e em diferentes modelos VEs. Esta calculadora simula uma sessão de carregamento em CC com determinados parâmetros definidos. A calculadora apresenta os seguintes resultados: MSP Mínimo (custo do carregamento, quando efetuado com o MSP mais barato do país), MSP Máximo (custo do carregamento, quando efetuado com o MSP mais caro do país), Adhoc (custo médio do carregamento, quando efetuado sem uma subscrição MSP).

      *Mobile Service Provider (MSP)

      Portanto, se bem podemos entender, é sem a taxa do Mobile Service Provider.

  8. PJA says:

    Bem se o BEV com carregamentos rápidos em Portugal não compensa, no resto da UE é uma catástrofe.

  9. mesmo says:

    a Islândia de facto continua a ser um exemplo, com tão “pouco”, fazem o que está correcto ao preço “justo”, admira-me é o contingente Nórdico em geral estar assim elevado (digo mais a Noruega neste caso) , decerto que há erro nos números, penso que eles são mais equilibrados do que está representado, penso já ter visto isso em algum lado, portanto leva-me a crer que foi um erro na criação do gráfico.

    • PeterJust says:

      A Islândia faz esses preços não é por serem certos ou errados, o facto é que eles tem energia para dar e vender que produzem nas inúmeras atividades vulcânicas, basicamente tem energia de borla 365 dias por ano só não tem mais porque não tem capacidade de consumir toda e quem precisa está muito longe desses locais. Não podemos dizer que os países árabes são um exemplo por terem gasolina a 3 cêntimos o litro…

  10. rui says:

    olá a todos
    e para carregar fora de casa, qual o melhor fornecedor? ouvi falar da Prio com bons preços
    cumps

  11. PTO says:

    Só custa 3,2€ para carregar um EV para 100km num posto DC público?

    A UVE diz que 100km num EV carregado num carregador público fica em cerca de 7,79€.

    https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2024/09/08-2024_Quanto-Custa-Percorrer-100km.pdf

    Algo não bate certo aqui.

  12. Focabm says:

    Encho o depósito de meu V12 em 2min.

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