Olá, futuro! Veja o carro elétrico da Sony a ser conduzido com o comando da PlayStation 5
Foi durante o CES 2024, em Las Vegas, que a Sony demonstrou que o AFEELA, o seu primeiro carro elétrico, pode ser controlado com um comando da PlayStation 5. Veja o vídeo e cumprimente o futuro!
O palco do CES, em Las Vegas, recebe aquelas que serão as novidades tecnológicas dos próximos anos, surpreendendo os convidados e o resto do mundo, com protótipos e conceitos verdadeiramente inovadores.
Um ano após ter apresentando o primeiro protótipo do seu carro elétrico, neste cenário, a Sony regressou para dar mais pormenores sobre o veículo que está a desenvolver, em parceria com a Honda.
Antecipando o tanto de software que se espera que o carro elétrico tenha, a empresa japonesa confirmou que o AFEELA, que ficará disponível em 2026, terá capacidades de Inteligência Artificial promovidas pela Microsoft e será controlável com o comando DualSense da PlayStation 5.
Porque uma imagem vale (e surpreende) mais do que mil palavras, veja o vídeo e deixe-se envolver pelo futuro:
They controlled Sony's and Honda's Afeela Car with a Dualsense Controller.
It's just a tech demo. pic.twitter.com/U5FF02Hmcx
— Knoebel (@Knoebelbroet) January 9, 2024
Conforme se vê no vídeo, o carro elétrico aparece no palco, respondendo às indicações que o executivo da Sony dá com o comando DualSense. Além disso, vê-se, a partir do interior do carro, o volante a mover-se.
Embora seja pouco provável que este controlo por via do comando venha a ser uma funcionalidade, aquando da versão final do carro elétrico, esta demonstração pode servir de preview para aquilo que a Sony deverá ser capaz de fazer.
O AFEELA estará disponível a partir de 2026 - ainda que, de momento, apenas tenha sido apontado para o mercado americano. O carro elétrico está a ser desenvolvido por uma empresa comum denominada Sony Honda Mobility (SHM): a Sony está responsável pelo software e pela experiência de condução, e a Honda está responsável pela parte mecânica. Este elétrico terá um sistema de condução autónoma com até 45 sensores.
Acredito k sim , mas na realidade ninguém tem a certeza se foi verdade
O outro também foi conduzido com comando de consola e foi o que foi.
Sim, o comando teve realmente um papel importante no sucedido.
Para estacionar em garagens com pouco espaço lateral pode dar jeito.
Isso já existe…
Tens o Summon da Tesla ou o Park Assist Plus da VW.
Neste último podes memorizar o trajeto e as manobras que queres que o carro faça quando chega a determinado local.
sim eu sei, dai eu ter falado nisso. cada fabricante “inventa” o seu método. Mas será estranho estar no meio da rua a “jogar playstation” hehehehehe
“Tens o Summon”
Não existe. Ainda hoje os Clinte que o pagaram aguardam por ele.
Foi um logro (mais um)!
Oh no… Anyway:
BMW – Remote Control Parking;
AUDI – Remote Parking Pilot;
Mercedes-Benz – Remote Parking Assist
…
E a lista continua.
Uns fulanos também se meteram num submarino com um comando desse género nas mãos…
Comparar o incomparável…
Isto nunca chegará ao mercado, é apenas marketing mas perfeitamente possível de ser feito, tens aqui um vídeo já com 6 anos em que usam um comando da PS4 para conduzir um carro em circuito fechado https://www.youtube.com/watch?v=HLwCzQ8QFAg
Acredito que seja possível, mas neste caso deve ter sido um “movimento predefinido”.
Acho que não iam arriscar a um gatilho encravado ou ao possível drift do analógico, no meio de tanta gente mesmo ali ao pé do palco…
Acredito que tenha carregado num botão para dar inicio á sequencia, mas o resto foi coreografia…penso…
Honestamente controlar um carro moderno com um comando não é nada de especial, nos híbridos e eléctricos o acelerador e travão já são “by wire” em que não há uma ligação física entre os pedais e o motor/travões, embora não sendo tão comum há também já vários modelos de carros com “steer by wire” em que o volante também não está fisicamente conectado à direção, por isso é basicamente programar os inputs na centralina do carro para o comando ao invés dos pedais e volante, pelo menos mim realizar este demo destes parece-me não só plausível como banal, relativamente às preocupações de segurança que são perfeitamente válidas limitas a velocidade máxima e está feito.
Acham mesmo que controlar o carro pelo comando será uma feature quando o carro for lançado?
É meramente marketing e um acto simbólico.
Da maneira “fantastica” como controlo um carro quando jogo na Playstation…não é boa ideia no meu caso.
+1
Com comando só no MarioKart e nem aí sou grande pistola:)
Mais um carro de brincar …
Se o comando tiver ligação com fios ainda sou capaz de comprar!
Depois vai haver uma abertura do jornal do género “Espatifaram-se TOOODOOOS”