Receitas da Altice Portugal sobem para 697 milhões de euros
A Altice Portugal lançou recentemente um comunicado com os dados financeiros. Segundo a informação, as receitas da Altice Portugal subiram 2,4% no 1.º trimestre para 697 milhões de euros.
Segundo Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal, a MEO encerrou o primeiro trimestre de 2025 com um sinal claro: estamos preparados para liderar a próxima fase da transformação tecnológica do setor. Investimos 100 milhões de euros num único trimestre — um investimento que não é apenas expressivo, é estruturante e necessário para o país. Porque não basta acompanhar o setor: é preciso moldá-lo.
Destaques dos resultados do 1º trimestre de 2025 da Altice Portugal
- No 1º trimestre de 2025, as Receitas totalizaram 697M€, o EBITDA atingiu 244M€ e o investimento global da empresa alcançou os 100M€.
- As Receitas, apresentaram um incremento de 2,4%, face a igual período do ano anterior, apesar da redução das receitas registada na Altice Labs. Excluindo a performance da Altice Labs, o crescimento das receitas acelerou para 7,0% face a igual período do ano anterior, beneficiando dos aumentos de 8,4% no Segmento Consumo, suportado essencialmente no negócio da energia, e de 5,3% no Segmento de Serviços Empresariais.
- A Base Total de RGUs, de serviços Fixos e Móveis, ascende a cerca de 14 milhões e o total de Clientes Únicos do Segmento Consumo totaliza 1,7 milhões.
- O Total de Serviços Fixos incrementou 0,8% face ao 1º trimestre de 2024, fixando-se nos 6,0 milhões. A Base de Clientes do Serviço de Televisão por Subscrição e Conetividade cresceu 1,8% e 2,2% respetivamente, mantendo-se ambos em 1,9 milhões.
- A Base de Clientes Móveis Pós-Pago é de 5,3 milhões que, impulsionada pela convergência, cresceu 0,4% (+22 mil Clientes) no 1º trimestre de 2025 face ao 4º trimestre de 2024.
- O EBITDA atingiu 244 milhões de euros no 1º trimestre de 2025, uma redução de 5,6% face a igual período do ano anterior. Se excluirmos o desempenho da Altice Labs, o EBITDA reduziu 1,4% em termos homólogos, não obstante o crescimento nas receitas acima mencionado, uma vez que existiram aumentos de custos diretos e comerciais associados ao crescimento da base de clientes de Energia, assim como a sazonalidade dos mesmos.
- O investimento atingiu 100 milhões de euros no 1º trimestre de 2025, registando um crescimento de 1,3% em relação ao período homólogo. Este aumento reflete a ambição da empresa para o futuro num setor que enfrenta desafios cruciais, como a atualização tecnológica, a segurança, a expansão e a melhoria da qualidade da conetividade.
- No final do 1º trimestre de 2025, a Altice Portugal conta com 6,6 milhões de casas com fibra ótica e uma cobertura populacional de rede 5G de 96,82% e de 99,98% na rede 4G. Cerca de 89% da Base de Clientes de Consumo, do Negócio Fixo, tem como tecnologia de base a fibra ótica.
A MEO tornou-se a primeira operadora em Portugal certificada pela Google a permitir a transferência de um cartão SIM físico para um eSIM digital em dispositivos Android, de forma direta e autónoma, sem necessidade de ler um QR Code ou contactar o Apoio de Cliente. Esta certificação reforça a aposta da MEO em soluções cada vez mais intuitivas e convenientes para os seus clientes.
A MEO tornou-se a primeira operadora nacional em Portugal a testar com sucesso o envio de SMS e chamadas de voz via Satellite Direct-to-Device, uma tecnologia inovadora que permite estabelecer conectividade direta entre dispositivos móveis e satélites.
Não colou com a comunicação dos resultados de 2024, estão a tentar novamente a ver se pega.
Excluir a altice labs para parecer que os resultados são bons é gozar na cara dos investidores.
Não sabia que os portugueses tinham direito para estas brincadeiras de pagar lucros.
Investiram 100 milhões de euros no 1º trimestre(3 meses apenas) deste ano mas em quê ?? Em quê ?? Não se vê nada. Em que é que a Altice(dona da MEO) melhorou assim tanto com esse investimento ?? Com um investimento destes assim seria de notar coisas boas para os seus clientes, por exemplo. Ele não se vê nada. Parece dinheiro deitado ao ar. Enfim…
Nem em débitos simétricos, tiveram a coragem de investir. A única que tem débitos simétricos, é a fibra, de 10Gb que para além de ter um preço elevado, é dificil de tirar partido da mesma, com a maior parte dos PCs existentes, no mercado. Às vezes ainda questiono se MEO confia na própria infraestrutura, de rede.
isso não é investir, é alterar a oferta, é meramente comercial
Meramente comercial? E as cartas XGS-PON compram-se e instalam-se sozinhas? xD
sim, é tudo montado sobre a oferta, isso não é R&D
Investiram não para melhorar o serviço, mas para coisas que lhes vão dar lucro depois.
claramente não sabes o que é R&D, o que se investe agora pode só ter retorno daqui a anos ou até nunca ter luz do dia
A continuarem com o gamanço do valor do telefone fixo, que praticamente ninguém usa e que é obrigatório, nos seus pacotes. É normal terem bastantes lucros. A cerca 2 euros por cada cliente (pelo serviço de telefone fixo), mais os aumentos que houve no inicio do ano (visto que foi a única operadora que aumentou os preços), vejam lá o dinheiro que eles ganharam, à conta destes dois itens. Já para não falar que os preços continuam elevados, mesmo com a Digi, no mercado.
Eles até podiam tirar o fixo, como fez a Vodafone nos pacotes, mas sem baixar o preço. Ou seja, pagas o mesmo, com menos.
Apesar dos anúncios de crescimento nas receitas, a Meo continua a viver à sombra do endividamento. No 1º trimestre de 2025, a empresa volta a recorrer à velha receita: levantar mais dívida sobre os seus ativos de fibra ótica para tapar buracos de liquidez. Em vez de apostar numa gestão sustentável e na criação de valor real, a estratégia parece ser empurrar os problemas para a frente, sacrificando o futuro pela sobrevivência imediata.
O investimento até pode crescer, mas à custa de um passivo cada vez mais pesado – e os clientes e o setor só têm a perder com esta fuga para a frente.
Altice quer vender a MEO, ha que tentar enganar o próximo
A Altice está falida… na França a SFR da Altice está a venda também…
Assim que acabar o contrato … Adios
Felizmente não contribui nada por esses “lucros”
Esses milhões todos devem ter dado direito a uma grande farra esta madrugada, que o serviço de Internet e telefone fixo da MEO deixaram de funcionar entre +/- 00h30 e as 06h00 e o serviço móvel também deixou de funcionar no mesmo período de tempo. A televisão directa (canais televisivos) vinda da fibra óptica com o separador de sinal antes do modem essa funcionava.
Deviam baixar a mensalidade.