O que se passa, Tesla? Vendas caem pela primeira vez em 9 anos
Falar em carros elétricos é falar na Tesla, mas no cenário atual a marca de Elon Musk tem forte concorrência. Com as vendas globais de carros elétricos a aumentarem, a Tesla registou queda nas vendas pela primeira vez em 9 anos. O que se passa Tesla?
TEsla vendeu "apenas" 1.79 milhão de veículos em 2024
Segundo dados da própria Tesla, as vendas anuais globais caíram pela primeira vez em pelo menos 9 anos. A empresa vendeu e entregou "apenas" 1.79 milhão de veículos em 2024, o que significa uma queda de 1.1% em relação às vendas em 2023. Apesar de na parte final do ano, a empresa automóvel ter conseguido aumentar as vendas em 23%, tal não foi suficiente para superar a perda geral que se registou em 2024.
A maioria das vendas da Tesla no passado ano deveu-se aos modelos 3 e Y, mais pequenos e menos dispendiosos. A empresa apenas conseguiu vender 23 640 dos seus modelos mais caros, que incluem o X e o S, assim como a nova Cybertruck.
Segundo analistas, tais resultados devem-se a um conjunto de fatores. Primeiro a forte concorrência, assim como o preço dos veículos e também a dificuldade dos clientes terem carregadores Tesla por perto.
Se em 2022 a Tesla referia que as suas vendas iriam crescer 50%, tal não se veio a registar e a concorrência da China é cada vez mais feroz, como é o caso da chinesa BYD que cresceu 41% no último ano.
Desde o máximo histórico há duas semanas, o preço da Tesla caiu 23%.
E se corrigir ainda mais… uns -20% é perfeitamente normal e orgânico no big picture, desde que depois continue o trajeto de crescimento, pese embora seja sabido que a indústria auto está a passar por uma fase de grandes desafios!
Como é que é normal uma nova tecnologia (carro eléctrico) que supostamente deveria substituír o carro a combustão, estar a caír nas vendas antes de substituír as vendas destes últimos?
De normal não tem nada!
Se tens os carros eléctricos a aumentarem as vendas e a tua marca, que só comercializa carros eléctricos, está em queda, algo não está bem!!!!!
Mas não estão a cair nas vendas, onde viu isso ?
Então a noticia não reflete a realidade é isso?
Ele referiu-se aos carros eléctricos, o artigo fala do seu aumento de vendas.
Reflete o que esta a acontecer com a Tesla e não com o mercado global de venda de viaturas BE.
Não confundir.
Porque estava 10 anos á frente dos outros e atualmente já não está mas a Tesla não é só veículos elétricos é também por exemplo a maior rede de carregamentos de VE do mundo.
Nada surpreendente atendendo à forte concorrencia, aos preços dos modelos da Tesla e à falta de diversificação de modelos (a Tesla só tem basicamento dois modelos de carros).
Enquanto não alargar a gama de modelos de carros creio que será difícil à Tesla sair do volume de vendas que tem atualmente.
Tem 3.
O X, S e Y.
O que na verdade é menos do que as outras têm, mas a única coisa que falta é mesmo um SUV maior que o Y.
Está toda a gente a ignorar que além da concorrência, o Elon Musk conseguiu alienar grande parte do mercado americano que estaria interessado num Tesla (quem quer ser verde normalmente vota mais à esquerda e ele virou completamente à direita). Esta é a principal razão.
Acabei de trocar de carro e sei exactamente porque não comprei um Tesla… E não foi pelos carros serem maus.
O X é o SUV maior que o Y.
O Y foi o modelo mais vendido em todo o mundo em 2023, eclipsando os modelos da Toyota que, há anos seguidos, ficavam com o troféu.
Desde o verão que se fala numa atualização do Y e, por isso, muita gente está a adiar a sua compra.
Este ano, a Tesla vai quebrar mais recordes, mesmo com os chineses, Xiaomi, etc.
O model X não recebe updates há 4 anos, se não me engano. Foi abandonado.
Tabem nao vende nem 1/10 do model Y.
Quando digo grande, digo algo tipo Cybertruck mas não idiota.
Tem recebido os mesmos updates que o model s.
reparei agora que tinha escrito uma barbaridade. Queria dizer 3, S e Y, porque o X estava abandonado.
Tb estava td a espera do HighLand, a Tesla a apontar a 2 milhões de vendas e no fim a montanha pariu um rato. Ainda por cima vendeu menos.
Para o ano a História repete-se independentemente de haver ou não haver o novo Y.
Ena, chegou a Maya.
É mais o Pitágoras. Isto é uma questão de matemática.
A matemática não faz previsões, é mesmo a Maya.
Falta aí o model 3.
Sim. Eu queria dizer o 3, o S e o Y, porque o X está praticamente abandonado.
Falta o resto do Alfabeto
Eu digo o que se passa com a Tesla:
Apesar da chico-espertice do final do ano (as vendas disparam 23% e mesmo assim o total é inferior a 2023!), a economia mundial está a abrandar, os blocos mundiais estão a levantar as suas restrições, especialmente a China, que está a inundar o mercado mundial com veículos muito mais baratos e fortemente subsidiados!
Depois também convenhamos, investir num carro eléctrico não é para qualquer bolsa (porque acham que o mais vendido em Portugal é o Dacia?) e o que safa os eléctricos são as borlas fiscais e benefícios especialmente para a aquisição por empresas (estão isentos de tributações autónomas, isentos do Imposto Automóvel, dedução do IVA totalmente até 62.500€ + IVA, isenção do IUC e ainda costumam ter um benefício de milhares de euros para os primeiros eléctricos matriculados em cada ano!!!!!! E nem assim convencem!?
O povo em geral ainda não vê o carro eléctrico como o natural substituto do carro a combustão!!!!!
Por acaso era um dado interessante – dos BEV vendidos, a proporção dos que são adquiridos por empresas e por particulares. E, também, nos particulares, a proporção dos que os que carregam em garagens/empresa e os que carregam na rede pública. É que, enquanto há muitas garagens, o ritmo das vendas de BEV é um, quando se chega às vendas para a “garagem estrela”, o ritmo diminui.
(Quanto aos PHEV, que inicialmente se juntou aos “eletrificados” e que consumiam pouco de combustíveis fósseis, já se percebeu que, em média, isso não acontece).
Isso só não acontece com particulares, porque andam a vender PHEVs em blocos de apartamentos que não têm capacidade para instalar carregadores.
A maior parte das empresas consegue carregar os PHEVs, por isso são os carros ideais, porque conseguem ir ver a obra em Chaves e voltar quando é preciso, mas ao mesmo tempo não gastam nada a passear na cidade.
A questão dos PHEV é semelhante aos BEV – quem os consegue carregar em casa ou na empresa tira proveito das baterias. Quem os tem na “garagem estrela” não tira.
A poupança de combustível de um PHEV da “garagem estrela” que resulta de carregar a bateria em andamento, por regeneração, já se percebeu que não poupa praticamente nada de combustível. E, tal como os BEV, a eletricidade da rede pública, além do problema de encontrar postos de carregamrnto disponíveis e onde se precisa deles, tem um preço próximo ao dos combustíveis.
Carregar na rede pública, se andares na cidade, ainda poupas em relação ao combustível. Pelas minhas contas, pagas 6 a 7€ aos 100km carregando na rede pública em carregadores não rápidos e 9 a 10€ a carregar rápido.
Num carro a gasolina que gaste 7 a 10 litros – 100km, sem ser low cost, gastas entre 12.6 e 18€.
Mas ganhas em praticidade, claro. Mas tendo em conta os nossos impostos que são baseados em CO2, o custo de manutenção mais baixo e muito mais eficiência na cidade, em termos enconómicos, o BEV compensa sempre.
PHEVs, só se tiveres muita paciência e não ganhas assim tanto em custos de manutenção
A questão dos PHEV é muito diferente dos BEV , os PHEV só interessam , e mesmo assim mal, às empresas que deduzem IVA, doutra forma a diferença de preço para um combustão nunca mais se recupera, a manutenção é maior, o risco de incêndio é muito maior, e gasta 20% mais pneus. Tenho um, já fiz contas e ou anda muito pouco , 40km dia em bateria ,para ser economicamente viavel , ou perde se dinheiro.
Um BEV , para quem pode e anda mais de 70 km dia, é bem melhor, paga se a ele próprio
@David, onde encontras esses carregador de 6 a 7 € aos 100?
e
Pq haveria do carro a combustão gastar 10 litros? D que carro estamos a falar?
Se vamos por esse caminho, rapidamente te encontro um elecktro a mamar 37.5kwh a velocidades de abaixo das legais.
Eu também encontro a combustão a gastar mais 20, e não é preciso ser desportivo, basta ir para o range rover.
Até a 5 euros se encontra, basta ir ao continente.
… na “garagem estrela” ou em garagens de prédios sem carregadores.
@yamahia Eu num Audi Q4 fazia 19kwh/100km na cidade. Num seat Leon PHEV fazia 21kwh/100km. Agora tenho um kodiaq PHEV que faz 27kwh/100km.
Isto no verão. No Inverno é mais caro.
O preço de referência do kwh na EDP é 0.25€ por kwh.
19 x 0,25 = 4,75
21 x 0,25 = 5,25
27 x 0,25 = 6,75
Meti 6 só porque há taxas por cima disto, mas os valores são por aí, principalmente os 100% eléctricos. Um model 3 ou semelhante faz por volta dos 14kwh/100km na cidade, o que é 3,5 euros.
Claro que se meteres auto estrada tudo aumenta, mas isto é a minha experiência e com PHEV, que são sempre menos eficientes e aerodinâmicos. Claro que não conduzo como um animal, se estiveres sempre com para arranca agressivo, o consumo triplica.
É a mesma para empresas e particulares, cerca de 80% para empresas.
Coisa que os a combustão também tiveram durante anos e sem limites.
Portanto quando os eléctricos tiverem o mesmo custo, é caso para dizer que não se vão vender a combustão, aliás, é isso que se passa nos países nórdicos.
tu deves ir buscar dados a sitios que eu não encontro. onde vês que as vendas foram inferiores a 2023 ? onde vês o dacia como carro electrico mais vendido ? o que comparas quando dizes que os electricos têm borlas fiscais ? o que é “levantar restrições”?
Se baixarem o preço do model 3 perfomance eu este ano compro um.
Este Natal ofereci um ao meu afilhado, deliciou-se a fazer rali cá no terraço, é assim que vejo os electricos, são brinquedos para a garotada.
Eu agora vejo os a combustão como aqueles carrinhos de escala 1/10 com motor de combustão, enfim, são brinquedos para a garotada.
Só posso concluir que precisas de óculos.
Só posso concluir que precisas de óculos.
O que se passa tesla?
– BYD é o que se passa
Não era suposto os VEs irem aumentando as vendas e os ICE irem diminuindo? Ou a UE vá viu a desgraceira que fez com a industria mais importante do continente?
Na foi isso que viu ? Tanto os a gasolina como gasóleo caíram, só os eléctricos e phev subiram.
Phev são a combustível. FIM
Depende, há muitos que usam pouco combustível, são tanto a combustível como eléctricos. FIM
Aliás, hev subiram, não phev, também desceram.
hev são a combustível. FIM
E também são eléctricos. FIM
Não percebo porque é que está toda a gente a ignorar a personalidade do elon musk que conseguiu alienar grande parte das pessoas que normalmente estariam interessadas num electro (gente mais à esquerda).
E antigamente poderia não haver alternativa, mas agora há. Hyundai, Kia e BYD já fazem tudo o que a Tesla faz e muitas coisas fazem melhor.
Sem mudarem o rumo e a chefia, a Tesla está destinada a morrer.
a questão é que essas marcas não fazem tudo, fazem no maximo 80%, basta veres a nivel de eficiencia mecanica, a tesla tipicamente com uma bateria 10% a 20% mais pequena faz a mesma autonomia, depois tens o factor preço, nos seus respetivos segmentos o tesla é sempre a opção mais barata, mesmo na BYD apenas com o Seal U consegue ser 3k€ mais barato que o Model Y e mesmo ai o Model Y com um desenho com 4 ou 5 anos tem uma bateria 20% menor e a autonomia é equivalente tendo o Tesla significativamente mais performance. Para não falar noutros equipamentos que o Tesla ganha.
Se disseres que para ti basta um Dolphin e não precisas de um Model 3, aceito e tens uma diferença de 8k entre ambos. mas não estás a comparar batatas com batatas…
A Tesla DIZ que faz mais, mas testes idependentes mostram que na verdade quase todos fazem o mesmo. Neste, https://uk.motor1.com/reviews/706096/real-range-electric-cars-2024-comparison-test/ ganha o model 3 por um bocadinho, mas neste https://www.motortrend.com/reviews/evs-with-the-best-real-world-range/ ganha o ioniq 6, por exemplo.
Os acabamentos dos Tesla também são infinitamente piores. Paineis que não batem certo, manutenção proibitiva e carro na sucata se tiveres acidente. Ganham no preço na versão base, mas se vais comprar a base, também não levas grande coisa.
Tal como disse, hoje em dia, quase todas as marcas têm concorrentes à altura. Só o facto de muitos deles terem botões já os mete, para mim, a anos de luz à frente da Tesla. A única coisa que a Tesla ainda tem melhor é o self driving… Que não é legal na europa.
Não fazes a minima ideia do que falas basta a tua fraze “ganham no preço base mas na versão base não levas grande coisa” é só para rir
tanto o 3 como o Y a versão base é completa, a diferença é numero de colunas no sistema de som… especialmente o 3 pos refresh aquilo está ao nivel de qualquer outro carro equivalente. tanto o 3 como Y de base tens autonomia, desempenho e extras que é suficiente para qualquer utilização tipica.
Tenho o Y, 95000 km e 0 de manutenção. Há videos no YouTube sobre taxistas com Teslas 400Mkm e manutenção 300€ , incrivel, não? Vá lá ver. E á pergunta, o que vai comprar a seguir, Tesla , pois claro.
Finalmente, bateram me no carro estacionado, partiram a direção da frente, peças de reposição vieram da Holanda e dos USA, demoraram 4d.
Olá Engº ainda não lhe apareceu o BMS a079 e ao taxista de Sevilha, tb não?
https://www.autoevolution.com/news/tesla-model-3-y-owners-hit-with-bmsa079-error-indicating-the-high-voltage-battery-is-gone-233820.html
Estranho
https://teslamotorsclub.com/tmc/search/14112813/?q=BMS_a079&o=relevance
https://youtu.be/I7Z58B9WfIQ?si=gsDUHsnFiZtQYzUY
https://youtu.be/4RPkzgLe7ug?si=lJVseGtbVy8rmrxK
Faço votos que não lhe demore muitoa chegar a boa nova. Daqui mada acabase-lhe a garantia…
O taxista de Sevilha já terá que dançar outra musica, cerca de 14000+MO:
https://theteslastop.com/blogs/news/tesla-battery-replacement-cost-what-you-need-to-know?utm
Se aparecer é só reparar, e parece que sai barato, em Lisboa já o fazem.
Então mas fala do taxista de Espanha e traz dados dos estados unidos ? Que coisa estranha.
Os croatas até fazem videos disso:
“there is no irreparable battery, there is no problem that cannot be solved, it may be a more or less complex procedure, but it can never be impossible”
https://evclinic.eu/tag/bms_a079/
Tanto quanto sei, as LFP não estão sujeitas a isso, pelo menos irreparáveis. Ainda não encontrei ninguém a queixar se disso
Carro na sucata se tiver acidente ? Que grande disparate.
ao contrário dos comentários anteriores, não acho que tenha nada a ver com factores macro economicos nem de concorrência, acho sim que é um mercado de nicho e que o mercado estará a chegar perto do ponto de saturação, maioria quer ficar-se pelos hibridos e muitos (como eu) até preferiam manter hibridos a gasoleo, infelizmente vou entregar o meu no final do mês, troquei por um XC90 hibrido a gasolina, por falta de oferta decente no segmento hibridos diesel
A falta deve-se ao facto de não fazer sentido híbridos diesel, aliás, só os fizeram para contornar os impostos.
A minha maquina a diesel, 340k km, faz em Abril 25 anos, não tenho intenção nenhuma de a encostar, IUC 32€, manutenção é óleo, filtros e pouco mais, faz 100km por dia e está em perfeito estado de conservação… vou mante-lo mais 5 anos no minimo.
Não queiras comparar o conforto, segurança e facilidade condução de um carro de há 25 anos com os de agora.
Mas se estas satisfeito com o que tens nada contra, é mais ecologico do que comprar um novo só porque sim.
O meu elétrico 6 anos 230.000kms IUC 0, manutenção é pneus faz 170kms por dia e está perfeito.
eu troquei porque tenho de trocar de carro a cada 4 anos.
Sim, já sabemos que carros a combustão duram pouco.
se fosse EV também tinha de trocar de 4 em 4 anos, pessoal dos teslas fez o mesmo, se fores à leaseplan já lá devem estar alguns à venda
Ah portanto não é seu.
Não vejo nada de mail.
Os carros da Tesla continuam a ser os preferidos dos apoiantes do fascismo.
Hmm, tenho um Y não sou apoiante do Fascismo, mas obrigado por generalizares
A lógica é uma disciplina lixada e nem sempre acessível a todos os espécimes da raça humana.
A tua afirmação não corresponde ao que eu disse mas podes interpretar da melhor forma que conseguires.
vai lá então ver o mail já que não vês nada de mail, mas pensei que os elétricos eram para a esquerdalha auto intitulada defensora do ambiente.
Eilá… eu não sou de esquerda e quero um elétrico. Calma com essas etiquetas que usam sem sentido.
Isto pode ser muito complicado para a Tesla pois ela vive de constantes injeções de investimento por parte de investidores avidos por fortes crescimentos. A Tesla tem vendido bem, mas não esquecer a divida acumulada de anos anteriores o que origina obrigaçoes futuras e tambem não esquecer que é preciso muito investimento para os constantes novos desenvolvimentos. A Tesla continua bem, mas não pode ver os investidores a começar a fugir. Não estou a dizer que o estejam a fazer, mas se não virem as margens de crescimento a continuar a crescer é o que pode acontecer
Dívida acumulada? A Tesla não é a Toyota ou a VW, porque julga que a Tesla vale mais do que as 2 juntas, apesar destas venderem muito, mas muito mais? Os investidores não investem para perder dinheiro, sabem bem o que deve cada uma das empresas e é isso que faz o valor final de cada uma.
Para mim, a Tesla vender menos ( mas foi uma diferença de 2000 carros, nada de especial) deve se a só ter 2 modelos de forte vendas, e um estar em processo de renovação há já alguns meses, pelo que muitos interessados, incluindo eu, esperam pelo próximo Y, que se espera muito melhor pelo mesmo preço, ou ainda menos, e a uma maior concorrência dos chineses.
Também a não ter um carro mais pequeno .
Estao a esquecer uma coisa: nao temos clientes para eletricos! Pronto! E temos que assumir isso! Alem de que o preço por km nos carregamentos externos ser superior ao diesel! Como disse o Carlos Tavares e bem:
Carlos Tavares: “Empurrou-se a indústria automóvel europeia para o que os chineses sabem fazer melhor, descobriu-se que era um erro”
executivo da Stellantis considera que, em matéria de carros elétricos, a China está “bastantes anos” à frente da Europa. Agora, diz, “estamos num beco sem saída que foi criado exclusivamente pelos líderes políticos europeus”
Então qual é o seu stand ?
Superior ao diesel ? Então que ceme usa ?
Pelo menos desta vez não nos empurraram para os diesel.
Estamos ? Quem ?
Miio. 80 cent/kw
O meu carro gasta 18 por isso é fazer as contas…
Caso tenhas duvidas posso enviar te varias copias de quando abasteço no exterior…
Portanto não usa mio, porque o valor não é esse.
Então mas abastece ou carrega ?
Miio é o mais caro que existe, use Goldenergy , são 20c mais barato. Mesmo assim é caro
Todos, tirando os carregadores fora da lei da Tesla.
Não estão fora da lei, dai estarem abertos, não podem é abrir mais.
Desde que vi o Elon a apoiar partidos nazis ….nada me espanta …..qualquer dia lança um novo modelo chamado Adolfo…. heil hitler….o gajo foi sempre parvinho , bastava ouvi-lo para perceber que não batia bem da cabeça….Anda por aí um outro gajo chamado Jordan Peterson , que por vezes até diz muitas coisas acertadas , mas é um palavroso , usa 500 palavras para dizer uma frase , seria interessante juntá-los todos , mais o Putin e o Trump e ouvi-los a conversar ….a este , ao Elon mando-o á merda , basta não comprar nada do que ele produz…
Inventam com cada conspiração. Looool
não chores mais… leva o prémio…
https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-vendeu-9760-carros-em-portugal-em-2024/