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O que se passa, Tesla? Vendas caem pela primeira vez em 9 anos

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. trolha3333 says:

    Desde o máximo histórico há duas semanas, o preço da Tesla caiu 23%.
    E se corrigir ainda mais… uns -20% é perfeitamente normal e orgânico no big picture, desde que depois continue o trajeto de crescimento, pese embora seja sabido que a indústria auto está a passar por uma fase de grandes desafios!

    • Rui says:

      Como é que é normal uma nova tecnologia (carro eléctrico) que supostamente deveria substituír o carro a combustão, estar a caír nas vendas antes de substituír as vendas destes últimos?

      De normal não tem nada!
      Se tens os carros eléctricos a aumentarem as vendas e a tua marca, que só comercializa carros eléctricos, está em queda, algo não está bem!!!!!

  2. Blackbit says:

    Nada surpreendente atendendo à forte concorrencia, aos preços dos modelos da Tesla e à falta de diversificação de modelos (a Tesla só tem basicamento dois modelos de carros).
    Enquanto não alargar a gama de modelos de carros creio que será difícil à Tesla sair do volume de vendas que tem atualmente.

    • David says:

      Tem 3.

      O X, S e Y.

      O que na verdade é menos do que as outras têm, mas a única coisa que falta é mesmo um SUV maior que o Y.

      Está toda a gente a ignorar que além da concorrência, o Elon Musk conseguiu alienar grande parte do mercado americano que estaria interessado num Tesla (quem quer ser verde normalmente vota mais à esquerda e ele virou completamente à direita). Esta é a principal razão.

      Acabei de trocar de carro e sei exactamente porque não comprei um Tesla… E não foi pelos carros serem maus.

    • JL says:

      Falta aí o model 3.

  3. Rui says:

    Eu digo o que se passa com a Tesla:
    Apesar da chico-espertice do final do ano (as vendas disparam 23% e mesmo assim o total é inferior a 2023!), a economia mundial está a abrandar, os blocos mundiais estão a levantar as suas restrições, especialmente a China, que está a inundar o mercado mundial com veículos muito mais baratos e fortemente subsidiados!

    Depois também convenhamos, investir num carro eléctrico não é para qualquer bolsa (porque acham que o mais vendido em Portugal é o Dacia?) e o que safa os eléctricos são as borlas fiscais e benefícios especialmente para a aquisição por empresas (estão isentos de tributações autónomas, isentos do Imposto Automóvel, dedução do IVA totalmente até 62.500€ + IVA, isenção do IUC e ainda costumam ter um benefício de milhares de euros para os primeiros eléctricos matriculados em cada ano!!!!!! E nem assim convencem!?

    O povo em geral ainda não vê o carro eléctrico como o natural substituto do carro a combustão!!!!!

    • O-das-CAldas says:

      Por acaso era um dado interessante – dos BEV vendidos, a proporção dos que são adquiridos por empresas e por particulares. E, também, nos particulares, a proporção dos que os que carregam em garagens/empresa e os que carregam na rede pública. É que, enquanto há muitas garagens, o ritmo das vendas de BEV é um, quando se chega às vendas para a “garagem estrela”, o ritmo diminui.
      (Quanto aos PHEV, que inicialmente se juntou aos “eletrificados” e que consumiam pouco de combustíveis fósseis, já se percebeu que, em média, isso não acontece).

      • David says:

        Isso só não acontece com particulares, porque andam a vender PHEVs em blocos de apartamentos que não têm capacidade para instalar carregadores.

        A maior parte das empresas consegue carregar os PHEVs, por isso são os carros ideais, porque conseguem ir ver a obra em Chaves e voltar quando é preciso, mas ao mesmo tempo não gastam nada a passear na cidade.

        • O-das-CAldas says:

          A questão dos PHEV é semelhante aos BEV – quem os consegue carregar em casa ou na empresa tira proveito das baterias. Quem os tem na “garagem estrela” não tira.
          A poupança de combustível de um PHEV da “garagem estrela” que resulta de carregar a bateria em andamento, por regeneração, já se percebeu que não poupa praticamente nada de combustível. E, tal como os BEV, a eletricidade da rede pública, além do problema de encontrar postos de carregamrnto disponíveis e onde se precisa deles, tem um preço próximo ao dos combustíveis.

          • David says:

            Carregar na rede pública, se andares na cidade, ainda poupas em relação ao combustível. Pelas minhas contas, pagas 6 a 7€ aos 100km carregando na rede pública em carregadores não rápidos e 9 a 10€ a carregar rápido.

            Num carro a gasolina que gaste 7 a 10 litros – 100km, sem ser low cost, gastas entre 12.6 e 18€.

            Mas ganhas em praticidade, claro. Mas tendo em conta os nossos impostos que são baseados em CO2, o custo de manutenção mais baixo e muito mais eficiência na cidade, em termos enconómicos, o BEV compensa sempre.

            PHEVs, só se tiveres muita paciência e não ganhas assim tanto em custos de manutenção

          • Antonio Vasco says:

            A questão dos PHEV é muito diferente dos BEV , os PHEV só interessam , e mesmo assim mal, às empresas que deduzem IVA, doutra forma a diferença de preço para um combustão nunca mais se recupera, a manutenção é maior, o risco de incêndio é muito maior, e gasta 20% mais pneus. Tenho um, já fiz contas e ou anda muito pouco , 40km dia em bateria ,para ser economicamente viavel , ou perde se dinheiro.
            Um BEV , para quem pode e anda mais de 70 km dia, é bem melhor, paga se a ele próprio

          • yamahia says:

            @David, onde encontras esses carregador de 6 a 7 € aos 100?
            e
            Pq haveria do carro a combustão gastar 10 litros? D que carro estamos a falar?
            Se vamos por esse caminho, rapidamente te encontro um elecktro a mamar 37.5kwh a velocidades de abaixo das legais.

          • JL says:

            Eu também encontro a combustão a gastar mais 20, e não é preciso ser desportivo, basta ir para o range rover.

          • JL says:

            Até a 5 euros se encontra, basta ir ao continente.

        • O-das-CAldas says:

          … na “garagem estrela” ou em garagens de prédios sem carregadores.

          • David Neto says:

            @yamahia Eu num Audi Q4 fazia 19kwh/100km na cidade. Num seat Leon PHEV fazia 21kwh/100km. Agora tenho um kodiaq PHEV que faz 27kwh/100km.

            Isto no verão. No Inverno é mais caro.

            O preço de referência do kwh na EDP é 0.25€ por kwh.

            19 x 0,25 = 4,75
            21 x 0,25 = 5,25
            27 x 0,25 = 6,75

            Meti 6 só porque há taxas por cima disto, mas os valores são por aí, principalmente os 100% eléctricos. Um model 3 ou semelhante faz por volta dos 14kwh/100km na cidade, o que é 3,5 euros.

            Claro que se meteres auto estrada tudo aumenta, mas isto é a minha experiência e com PHEV, que são sempre menos eficientes e aerodinâmicos. Claro que não conduzo como um animal, se estiveres sempre com para arranca agressivo, o consumo triplica.

      • JL says:

        É a mesma para empresas e particulares, cerca de 80% para empresas.

    • JL says:

      Coisa que os a combustão também tiveram durante anos e sem limites.

      Portanto quando os eléctricos tiverem o mesmo custo, é caso para dizer que não se vão vender a combustão, aliás, é isso que se passa nos países nórdicos.

    • mer says:

      tu deves ir buscar dados a sitios que eu não encontro. onde vês que as vendas foram inferiores a 2023 ? onde vês o dacia como carro electrico mais vendido ? o que comparas quando dizes que os electricos têm borlas fiscais ? o que é “levantar restrições”?

  4. baixem os preços says:

    Se baixarem o preço do model 3 perfomance eu este ano compro um.

  5. Joe Doe says:

    Este Natal ofereci um ao meu afilhado, deliciou-se a fazer rali cá no terraço, é assim que vejo os electricos, são brinquedos para a garotada.

  6. Fusion says:

    O que se passa tesla?
    – BYD é o que se passa

  7. Anung says:

    Não era suposto os VEs irem aumentando as vendas e os ICE irem diminuindo? Ou a UE vá viu a desgraceira que fez com a industria mais importante do continente?

  8. David says:

    Não percebo porque é que está toda a gente a ignorar a personalidade do elon musk que conseguiu alienar grande parte das pessoas que normalmente estariam interessadas num electro (gente mais à esquerda).

    E antigamente poderia não haver alternativa, mas agora há. Hyundai, Kia e BYD já fazem tudo o que a Tesla faz e muitas coisas fazem melhor.

    Sem mudarem o rumo e a chefia, a Tesla está destinada a morrer.

  9. Zé Fonseca A. says:

    ao contrário dos comentários anteriores, não acho que tenha nada a ver com factores macro economicos nem de concorrência, acho sim que é um mercado de nicho e que o mercado estará a chegar perto do ponto de saturação, maioria quer ficar-se pelos hibridos e muitos (como eu) até preferiam manter hibridos a gasoleo, infelizmente vou entregar o meu no final do mês, troquei por um XC90 hibrido a gasolina, por falta de oferta decente no segmento hibridos diesel

  10. Coelhão says:

    Não vejo nada de mail.
    Os carros da Tesla continuam a ser os preferidos dos apoiantes do fascismo.

  11. Sergio J says:

    Isto pode ser muito complicado para a Tesla pois ela vive de constantes injeções de investimento por parte de investidores avidos por fortes crescimentos. A Tesla tem vendido bem, mas não esquecer a divida acumulada de anos anteriores o que origina obrigaçoes futuras e tambem não esquecer que é preciso muito investimento para os constantes novos desenvolvimentos. A Tesla continua bem, mas não pode ver os investidores a começar a fugir. Não estou a dizer que o estejam a fazer, mas se não virem as margens de crescimento a continuar a crescer é o que pode acontecer

    • Antonio Vasco says:

      Dívida acumulada? A Tesla não é a Toyota ou a VW, porque julga que a Tesla vale mais do que as 2 juntas, apesar destas venderem muito, mas muito mais? Os investidores não investem para perder dinheiro, sabem bem o que deve cada uma das empresas e é isso que faz o valor final de cada uma.
      Para mim, a Tesla vender menos ( mas foi uma diferença de 2000 carros, nada de especial) deve se a só ter 2 modelos de forte vendas, e um estar em processo de renovação há já alguns meses, pelo que muitos interessados, incluindo eu, esperam pelo próximo Y, que se espera muito melhor pelo mesmo preço, ou ainda menos, e a uma maior concorrência dos chineses.
      Também a não ter um carro mais pequeno .

  12. oscar says:

    Estao a esquecer uma coisa: nao temos clientes para eletricos! Pronto! E temos que assumir isso! Alem de que o preço por km nos carregamentos externos ser superior ao diesel! Como disse o Carlos Tavares e bem:
    Carlos Tavares: “Empurrou-se a indústria automóvel europeia para o que os chineses sabem fazer melhor, descobriu-se que era um erro”
    executivo da Stellantis considera que, em matéria de carros elétricos, a China está “bastantes anos” à frente da Europa. Agora, diz, “estamos num beco sem saída que foi criado exclusivamente pelos líderes políticos europeus”

  13. Ddt says:

    Desde que vi o Elon a apoiar partidos nazis ….nada me espanta …..qualquer dia lança um novo modelo chamado Adolfo…. heil hitler….o gajo foi sempre parvinho , bastava ouvi-lo para perceber que não batia bem da cabeça….Anda por aí um outro gajo chamado Jordan Peterson , que por vezes até diz muitas coisas acertadas , mas é um palavroso , usa 500 palavras para dizer uma frase , seria interessante juntá-los todos , mais o Putin e o Trump e ouvi-los a conversar ….a este , ao Elon mando-o á merda , basta não comprar nada do que ele produz…

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