O que esperar da China em matéria de elétricos em 2024? Presidente da BYD responde
A China está a apostar, agressivamente, nos carros elétricos e as marcas com o seu ADN estão a conquistar, paulatinamente, a Europa. Para este ano de 2024, que há pouco começou, o presidente da BYD prevê três tendências para o mercado.
De acordo com o Shanghai Securities News, sediado na China, Wang Chuanfu, presidente do conselho de administração e presidente da BYD, disse, numa conferência, em Guangdong, a 18 de fevereiro, que o desenvolvimento de veículos elétricos continuará a acelerar e não dará às empresas a oportunidade de fazer uma pausa.
Na perspetiva de Chuanfu, a taxa de penetração de veículos elétricos na China continuará a crescer, este ano. A previsão é, portanto, que as fabricantes chinesas se mantenham no topo, além de se esperar que acelerem as exportações dos seus carros para expandirem o seu negócio no exterior.
Na mesma conferência, o presidente da BYD apontou três tendências a observar na indústria automóvel chinesa em 2024:
- A eletrificação automóvel vai reforçar-se. A China atingiu 35% da taxa de penetração de veículos elétricos no ano passado e, no final de 2023, o valor mensal ultrapassou mesmo os 40%. Para Wang, a taxa de penetração mensal de elétricos da China ultrapassará, provavelmente, os 50%, em 2024.
- As empresas chinesas de elétricos continuarão a ganhar força no mercado premium. A quota de mercado das marcas de automóveis nacionais no segmento de elétricos chinês aumentou de 38% em 2020 para 56% no ano passado. Na perspetiva de Wang, a eletrificação e a tecnologia de veículos inteligentes criaram oportunidades no mercado de topo de gama.
- As exportações de veículos elétricos da China irão acelerar.
Recordando, a BYD vendeu mais de três milhões de elétricos em 2023, um aumento de 60% em relação ao ano anterior. Além disso, conseguiu, pela primeira vez, superar a gigante do setor Tesla.
Na mesma linha de pensamento está He Xiaopeng, presidente e diretor-executivo da empresa de elétricos Xpeng. Numa carta interna dirigida ao seu pessoal, recentemente, He disse que 2024 seria o primeiro ano em que o mercado automóvel chinês entraria na "competição sangrenta".
Fonte: DigiTimes Asia
Neste artigo: BYD, carro eletrico
De mim não espera nada porque nem pensar em comprar um carro chinês , por muito bom que seja . Aconselho a que façam o menos: não por questões de qualidade ou segurança mas para ajudar a proteger os valores laborais que tanto prezamos como serviço nacional de saúde , subsídios de férias e natal, férias , contratos, e mais um milhão de coisas que na Europa existem e na China nem por isso. São essas diferenças que tornam os carros produzidos na Europa mais caros. E se dizem que já compramos muita coisa chinesa, aqui fica o alerta : o sector automóvel é uma enorme fatia do PIB do nosso Continente, sem ela não tenham dúvidas que vamos passar por dificuldades (e nós em crises generalizadas somos sempre dos mais afectados).
Eu preocupava-me com países tipo India ou Bangladesh onde as condições e salários são míseros.
Se comparar os valores que na china se paga a um empregado fabril na indústria dos EV os valores não são baixos antes pelo contrário, a grande vantagem da china nesta industria é o volume e o domínio das matérias primas.
Terão salário mínimo? Terão 8 horas de trabalho ? Terão sindicatos ? Poderão fazer greve ? E contratos à prova de despedimento ? Se calhar até já são uma Democracia e eu não sei… Vou ver bem essa informação pois se for verdade não entendo porque não emigramos para lá para ganhar mais … Mas agora mais a sério : seja sob que prisma for, nada de bom advém de comprar à China produtos de um setor tão importante para a economia Europeia. A fatura nos nossos bolsos pode parecer mais leve no imediato mas é no futuro dos nossos filhos que ela vai ser bem mais pesada. Anote estas palavras , pode até guardá-las numa gaveta, mas não tenho menos de 100% de certeza que deixarmos os Chineses dominarem o sector automóvel vai ser uma autêntica desgraça para a Europa.
Já estamos a caminho da desgraça…
Então só pode comprar tecnologia Italiana
garanto que tens coisas chinesas em casa
essa é a desculpa mais parva que já vi
Vai vender mas não é na UE nem nos EUA.
Muito cheiro a plástico barato e imitação barata que vai sair caro…. Filo por experiência em tudo que eles façam sem ser porcelanas ….
Parece me que ainda vais ter muitas surpresas por essa vida fora…