PplWare Mobile

IRS automático: há novas condições! Saiba já se está abrangido

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Js says:

    As vezes é uma treta no passado ano tive que meter manualmente apesar desde que veio o automático consegui sempre, liguei para a AT não sabiam responder fui a uma repartição e também não sabiam .apesar de reunir todas as condições para entrega automática.
    Vou ver este ano
    Obrigado

    • João-Sousa says:

      É importante ser “automático”, apenas porque é enviado automaticamente no fim do prazo, mas o que interessa mesmo é que venha pré preenchido para dar pouco trabalho.

  2. jota says:

    Quis a diferenças relativamente ao ano anterior?

  3. Realista says:

    Convém ter cuidado e fazer sempre a simulação com e sem o automático. No automático, em algumas situações, o estado não é, infelizmente, uma entidade confiável.
    Como exemplo, no caso de uma tia minha já idosa, a quem ajudo com o IRS, no ano passado as rendas que paga da casa onde vive não estavam contempladas no automático. Isto apesar de estarem no sistema e estar tudo registado pelo senhorio com o número de contribuinte dela. A diferença a ser devolvida, entre o automático e o manual, nesta situação, com tudo igual excetuando as rendas, que no manual incluí explicitamente, foi de quase 200€.

    • Zé Fonseca A. says:

      as rendas nunca foram incluidas no automatico, é de proposito

      • PAULO PEDROSO says:

        no meu vem as rendas automático, na minha irmão não veio

      • Nuno Silva says:

        No meu, as rendas sempre estiveram incluidas na declaração automática. Até porque se não estivessem, fazia manualmente.

      • TecnicoIT says:

        Não é verdade, informe-se primeiro para não vir dizer asneiras, as rendas estão sim incluídas no automático também…

        • Zé Fonseca A. says:

          Eu informo-me, sou senhorio e todos os anos tenho que ensinar os inquilinos sobre o que devem fazer e todos os anos reclamo para a AT, no automático NUNCA vieram rendas incluídas, consultem as vossas declarações passadas e preparem-se para uma surpresa

          • AdN says:

            Você pode dizer que as dos seus inquilinos nunca aparecem no automático, assim como de muitos contribuintes, mas com isso dizer que é em todos, vai uma grande distância!

          • TecnicoIT says:

            Sim, Zé, você é tanto senhorio como eu sou secretário do primeiro ministro, tem começar a pensar que nem todos que aqui andam são ignorantes como que fazer parecer, há quem lide com isto e saiba mais que o que você pensa que sabe…

            Não vale apena andar a inventar só para justificar que tem razão quando não tem…

            Enfim, sempre o mesmo Zé a fazer-se maior que os outros e depois esbarra e bate na parede como sempre…

          • Profeta says:

            Nao ha nada que o homem nao perceba. Um autentico Einstein dos tempos modernos.

          • Zé Fonseca A. says:

            Se não querem consultar as declarações antigas ou não sabem é só esperarem por 1 de abril, depois voltem a este tópico e digam de fossa justiça.. aparecer no e-arrendamento não significa contar no IRS automático

          • Zé Fonseca A. says:

            Profeta, não me viste a comentar no artigo dos tijolos, deixei para o pessoal que percebe de trolhices 😉

          • AdN says:

            Você é teimoso que se farta! Estou a dizer-lhe que já submeti declarações de um familiar automático e depois em manual com as rendas e os valores eram todos iguais! É sabido que o automático tem problemas nas rendas, mas não com toda a gente, por isso não pode presumir que não dá com ninguém. Eu não sei se a maioria dos casos aceita ou não aceita, sei que há casos que aceita e ouço relatos que não! Ponto!

  4. João Matos says:

    Pelos vistos continua a aberração de submeter manualmente somente por ter conta bancária fora de PT. Por exemplo: Revolut.

  5. Inculto says:

    Afinal após ler os comentários parece que cada computador e o seu sistema operativo é que faz as regras…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.