O mar está cheio de plataformas petrolíferas e as empresas estão a abandoná-las por lá
O petróleo está em muita coisa - tanta que talvez nem imaginemos. Para ser possível responder à exorbitante procura, enchemos o mar de plataformas petrolíferas que vão ficando por lá... abandonadas.
À medida que os recursos fósseis se vão produzindo menos ou a tornar-se menos rentáveis para os seus operadores, as empresas descartam as plataformas petrolíferas e abandonam-nas no mar.
Neste momento, existem mais de 12.000 plataformas de petróleo e gás nos mares de todo o mundo. No Mar do Norte, existem 615 plataformas deste tipo e 23.000 infraestruturas mais pequenas a circulá-las. Além disso, 43.000 quilómetros de oleodutos e gasodutos e cerca de 27.000 poços de petróleo ou gás.
Segundo dados da equipa internacional de investigação Follow The Money, 85% desses poços estão abandonados.
De modo a prevenir a poluição marinha e proteger o Atlântico Nordeste dos efeitos nocivos da atividade humana, um grupo de países europeus, incluindo Portugal, assinou um tratado: quando uma plataforma petrolífera ou de gás deixa de ser utilizada, deve ser removida, o poço deve ser tapado e os tubos devem ser enterrados ou removidos.
No entanto, esse descarte previsto não acontece, porque tirá-las da água é muito caro e demasiado difícil. Por sua vez, deixá-las à mercê da deterioração provocada pela água do mar coloca-nos perante um (grave) problema ambiental.
Plataformas petrolíferas estão acumuladas nos mares do mundo
As plataformas petrolíferas são infraestruturas gigantes de aço, que podem pesar até 30.000 toneladas. A remoção acontece através de duas fases, desde a limpeza e ao carregamento, até ao transporte feito por navios-tanque ou navios-guindaste, e ao desmantelamento e reciclagem. No final, os poços de petróleo e gás são tapados, por forma a evitar fugas para o mar.
A Comissão Europeia calculou que a limpeza das plataformas petrolíferas abandonadas no Mar do Norte custará, pelo menos, 30 mil milhões de euros, entre 2020 e 2030.
Plataformas petrolíferas poderão dar jeito na transição energética
A par das razões financeiras associadas à remoção desses, agora, monos, estão também motivações estratégicas. Segundo o Xataka, há empresas a adiar a retirada das plataformas petrolíferas, prevendo que poderão reutilizá-las para armazenamento de hidrogénio, por exemplo, rumo a novas abordagens com a transição energética em vista.
De acordo com a Autoridade para a Transição do Mar do Norte (NSTA), a reutilização de 50 gasodutos para o armazenamento de CO2 poderia resultar numa poupança de oito mil milhões de euros.
Este artigo tem mais de um ano
É o mundo que temos, onde os $$$ estão em primeiro lugar.
Excelente. Casa para peixinhos, aves e vegetação maritima.
Lamento ser uma desmancha prazeres mas o número de plataformas mencionado não corresponde minimamente á realidade.
Olá, Pedro! Obrigada pela atenção 🙂
Partilhe comigo a sua fonte de informação, para que, se for caso disso, possa corrigir a informação no artigo.
“Segundo dados da equipa internacional de investigação Follow The Money, 85% desses poços estão abandonados.”
Estou a achar o número muito grande, não digo que não seja verdade, mas acho pouco credível, digo apenas isto baseado na minha ignorância 🙂
Repara, os poços abertos e explorados há décadas, grande parte estão abandonados sim. O estudo até dá exemplos. Qual a razão que te ocorre para dizeres que achas pouco credível?
«The study shows that almost one in ten gas or oil platforms in the North Sea is not operational. In addition, 20% of the pipelines (8,500 km) at its bottom are no longer in use, as are 85% of the wells, of which there are as many as 23,000. The media reported that these facilities are owned by large corporations such as BP, Shell, Equinor and TotalEnergies.»
https://tvpworld.com/69993878/disused-drilling-installations-pose-a-threat-to-the-north-sea-environment
Podem sempre usar as plataformas pra fazer jogos de airsoft ou paintball
Ahahaha andas a jogar muito Call of Duty!! xD
Ou para passar umas férias com lindas vistas para o mar!!
Buracos das minas para extração de Lítio, tambem existem e não são poucos
Onde ?
Na teu rego!
Então? Estão a interferir com o seu negócio ?
deviam mandar os Srs que andam ai a roubar sucata para essas bandas !!! não sobrava nada !!!!
Noticias falsa, os 85% devem ser as activas .
E normalmente e pelo que vejo as que deixam de funcionar são por norma desmanteladas ou rebocadas para terra , e existem muitas que estão temporariamente inactivas mas podem ser activadas em qualquer momento.
Tens de ler, se for para adivinhar, não estás no sítio certo. “O estudo mostra que quase uma em cada dez plataformas de gás ou petróleo no Mar do Norte não está operacional. Além disso, 20% dos dutos (8.500 km) no seu fundo não estão mais em uso, assim como 85% dos poços, que chegam a 23.000. Achas que rebocam os poços para terra?
Estudo emcomendado pela Greta! Deixa-se de tretas!
Foi ? Então prove lá isso, ou vai dizer que também está no meu rego ?
Bem, o que se tem certeza é que são as grandes e empresas e os ” Paises mais desenvolvidos ” que têm a maior cota de culpa talvez por causa de ” escrúpulos ” que dividem com as elites e seus acionistas … e para uns poucos lucrarem morrem todos os outros …
( http://english.elpais.com/science-tech/2023-06-01/seven-of-the-nine-thresholds-that-allow-for-human-life-on-earth-have-already-been-crossed.html )
Mas são sempre os outros que vivem acima das suas possibilidades …
Mas são sempre os outros o lixo …
São sempre os outros …
O importante é que selem os furos e fechem os tubos.
As plataformas podem ter outros proveitos…
Parece-me inviável o custo do desmantelamento da mega-estrutura, até em termos ambientais.
O que faria sentido é serem plataformas móveis