Novos radares de controlo de velocidade média! Saiba os locais
Portugal vai ter 10 radares que calculam velocidade média. Os novos equipamentos vão calcular se veículos andaram mais depressa do que o permitido ao longo de um trajeto.
A localização dos novos radares de controlo de velocidade média de instalação já é conhecida.
Como funcionam os radares que calculam velocidade média?
O modo de funcionamento dos novos radares de velocidade é simples. Num primeiro ponto é registada a matrícula e hora de passagem e depois outra radar, num outro ponto faz exatamente o mesmo registo. Com base na hora, é feito o cálculo do tempo que o veículo demorou a percorrer o percurso assim como a velocidade média.
Caso seja detetada uma infração, a informação da viatura é enviada para um centro de controlo.
Em Portugal a ANSR é responsável pela aprovação dos equipamentos que podem ser usados em controlo e fiscalização do trânsito.
Na internet circula um mapa que revela o local de instalação destes novos radares. Os vários distritos e estradas que vão receber os 10 novos radares de controlo de velocidade média são:
- Setúbal (EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1)
- Lisboa (A9, EN10, EN6-7 e IC19)
- Coimbra (A1 e EN109)
- Évora (A6 e IP2)
- Beja (EN206 e IC1)
- Faro (EN398)
- Santarém (A1)
- Castelo Branco (IC8)
- Aveiro (A41)
- Porto (A3).
Em resposta ao polígrafo da Sapo, a ANSR garante que "os locais indicados nas legendas do mapa correspondem aos locais previstos para a instalação dos Locais de Controlo de Velocidade (LCV)". No entanto, "a ANSR pode alterar até 30% dos LCV até ao início da vigência dos contratos, pelo que os locais indicados não podem considerar-se definitivos".
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
posso dizer com toda a certeza que pelo menos as áreas a vermelho nos distritos de Aveiro e Coimbra não abrangem as estradas indicadas nas legendas. A A41, por exemplo, é no norte do distrito de Aveiro, e a N109 é junto à costa no distrito de Coimbra. Parece que eles se limitaram a pintar os concelhos das capitais de distrito.
A N109 começa em Gaia e yermina em Leiria, portanto passa por Aveiro!
Em Faro não existe a EN398, não será na famosa EN125? Que já está bem carregadinha de limite velocidade a 50 Km/h.
É a estrada que liga a rotunda da entrada na Via do Infante e a rotunda à entrada de Olhão do lado nascente, na zona de Quelfes.
Com a guerra civil que se vive nas estradas 10 acho pouco, muito pouco mesmo. As estradas deviam ser mais policiadas.
Sim o problema nas estradas é a velocidade e não o imcuprimento total do código nas rotundas e nas ultrapassagens. De que serve polícia se eles só passam multa a quem vai acima da velocidade ou a passar multas a quem se esqueceu de tirar guia.
Exatamente!
Não sei se sabes, que não deves saber pelo teu comentário, mas o que provoca mais acidentes é o excesso de velocidade, e não fazer se rotundas mal/sem pisca.
Não, não é o excesso de velocidade que causa acidentes. Já ouviste falar em Autobhans???
O excesso de velocidade é o MENOR dos problemas no que diz respeito à sinistralidade rodoviária.
Fazer mal as rotundas e não usar os “piscas” é que causa acidentes porque esses condutores vão abalroar os que SABEM conduzir… e ainda acham que têm razão… mesmo que vão todos a 40Km/h numa zona de 90Km/h.
Se eu for na AE a 130 e tu te distraires a olhar para a loiraça a passar no descapotável e te meteres à minha frente, eu bato-te por trás, a culpa é minha e o acidente vai ser atribuído a excesso de velocidade. Este é só um de muitos exemplos.
O que provoca mais acidentes é pessoal que não sabe conduzir e se estica…
Uma pessoa que não tem aquela apetência para a condução, mesmo a 120 numa autoestrada é um perigo, enquanto que uma pessoa com boas capacidades de condução a 150 numa autoestrada é perfeitamente controlável.
Logo o problema não está no excesso de velocidade, está em não saber controlar o veiculo.
Até podem conseguir-se deslocar nele, mas se apanham um imprevisto na estrada o mais certo é terem um acidente, porque não sabem como evita-lo.
Já ouviram falar de zumbis digitais
aqueles que para quem conduzir é secundário , mais importante é pintar as beiças ver o e-mail ou simplesmente com a marmita enfiada no telemovel em vez de olharem para a estrada
mas aqui ninguém fala disso pois tenho a certeza que a maior parte de voçês conduzir a olhar para o telemóvel e por isso tenho pena do desgraçado que vai passear com a familia e tem que levar com esta pandilha de maus condutores e o problema começa nas escolas porque não ensinam o bom senso .
conheço instrutores piores que os alunos .
Concordo!
Com a quantidade de rotundas que existe na N10 da margem sul nem vale a pena radares.
Diz o roto para o nu, porque não te vestes tu?
E se eu tiver que parar durante 3 horas no meio do percurso e a média baixa para menos do que é permitido por lei em relação à velocidade mínima, vou levar multa na mesma?
Sim
Conversa..
Só por curiosidade: com a exceção das auto-estradas, quais as vias com velocidade mínima obrigatória?
Claro que não. podes ir a 300 desde que pares para um cafezinho.
Em Portugal as autoridades não se importam com as velocidades mínimas. Podes ir a pastar na estrada, a empatar o trânsito e obrigar os outros a fazer manobras perigosas, provocando acidentes, que não te acontece nada.
Aqui na minha zona, acho que há pessoas (reformados ou não) que têm gosto em ir andar de carro de manhã, á hora de ir pró trabalho, só pra obrigar o pessoal a “aguentar a pastilha”. É que chega a ser ridículo e descarado as velocidades e manobras que este pessoal faz só pra boicotar quem tem mais que fazer…
Façam como eu, andem de transportes públicos, cheios que nem lata de sardinha, mesmo no pico da Pandemia.Mas teem de ter máscara e se não a Polícia multa, para além de o motorista não nos deixar entrar!!
Gostava de ver onde parar, e só com esse pretexto, a meio da ponte Vasco da Gama esse tempo todo para baixar a média
E não dá? Tem lá o resguardo…
Desde a muitos anos que temos uns governantes que não passam de uns assaltantes de beira de estrada.
nao conseguem fazer nada que não consista no assalto ao bolso.
Só é assaltado quem quer. Basta andar dentro dos limites de velocidade.
Fora as outras
Se me dissessem que este dinheiro iria ser utilizado para melhor utilização das estradas e sensibilizar mais os condutores eu até concordava com a tua afirmação, mas sabendo que isto não passa de mais um chulanço para o povo engordar ainda mais aquela gentalha não concordo
So quem anda a pé acha que é possível circular sempre dentro dos limites, tantas vezes estapafúrdios.
Mais instrumentos para financia ANSR, e de dar mais um milhõesitos a pó estado.Ė tudo as conversa para boi dormir. Nenhum radar está instalado em pontos negros de acidentes.Estão todos onde se carrega no pé.A ANSR não nunca esteve interessada em instalar esses radares em zonas onde há muitos acidentes,mas sim em zonas em que nós automobilista andamos um pouco mais depressa.É a caça a multa á disfarçada.
Podiam era tapar os buracos e tampas de saneamento que também provocam acidentes.
Isso é que seria dinheiro BEM APLICADO.
E as juntas de dilatação postas estrategicamente a meio das curvas onde ter tração não faz falta a ninguém
Se uma junta de dilatação te faz perder tração a ponto de tu sequer pensares em notar, existe um grande problema no teu carro, e está sentado no lugar do condutor.
Fácil, faço uns KMS a 200, depois paro 5 minutos numa estação de serviço a tomar um cafe
Então quer dizer que posso ir a 200kmh e a colocar todos em perigo mas se parar a meio para baixar a média e assim, ao passar o 2o radar, tenho a média “correcta” e assim está tudo bem.
Andar a 200Km/h não coloca ninguém em perigo se souberes conduzir e tiveres carro para o efeito. Nas Autobahns alemãs não há limite de velocidade e não há acidentes… desde que nenhum IDIOTA se lembre de se meter à tua frente sem dar pisca (como os TUGAS, não os PORTUGUESES) fazem…
Mas a descrição que fazes sobre a média está correcta, pelo que eu também percebi.
Isso não é verdade. Quando o limite é 120, quem vai ultrapassar e vê um carro no espelho, calcula que este venha no máximo a essa velocidade, se vier a 200, vai-se aproximar muito mais depressa e levar com o apressado. Se me falares em estrada vazias e carros preparados para essa velocidade, é diferente.
bela logica… “no maximo vem a 120″… porque qualquer pessoa olha para um carro e diz aquele vem a 34,56km/h.. lol eu faço isso todos os dias
de manha
Essa afirmação só mostra que como condutor deixa muito a desejar.
Conduzir é mais que manobrar um carro, tem de calcular e precaver situações.
Se você vai aproximar-se de um carro e prevê que vai fazer uma manobra para adiantar esse carro, antes de chegar perto e iniciar a manobra, olha para o espelho e vê se vem algum carro, quando se aproxima para ultrapassar (normalmente em alguns segundos depois de olhar para o espelho) e inicia a manobra, volta a olhar para o espelho, entre a primeira vez que olhou e a segunda, vai permitir ver se a distância dele para si encurtou e calcular se você consegue entrar sem obrigar ao veículo que já vem na faixa a travar.
Você enquanto condutor não pode assumir nada, tem de tomar precauções a pensar que os outros condutores conduzem pior que você, e respeitar os demais da mesma forma que gostaria que eles o respeitassem a si.
Aproveite também para aprender o que significa o uso dos sinais de luz, ou o uso dos piscas como por exemplo usar um pisca não apenas para mudar de faixa (sim, para surpresa de muitos, é para isso que serve) mas também para indicar ao condutor de que se aproxima de si alertas ou notificar que já o viu.
Infelizmente cada vez se vê menos respeito exactamente por pessoas que fazem manobras a pensar somente em si, e que todos os demais são apressados (ironicamente você entra na faixa para ultrapassar outro veículo… assim sendo é também apressado e não aceita que alguém tenha mais pressa do que você!! )
Isso não é verdade. Já esteve na Alemanha? Já conduziu por lá? Numa Auto-estrada na Alemanha o limite de velocidade para pesados (acima das 6 toneladas) é 80 km/h e para ligeiros é 130 km/h. Não perpetue o erro falando daquilo que não sabe. Muito obrigado pela atenção.
Eu para o mês que vem vou fazer Munich – Frankfurt e regresso, se quiser, diga-me o seu e-mail e eu mando-lhe as fotografias dos sinais de anulação de velocidade máxima obrigatória.
Ligeiros na maioria das autobahn só tem limite de velocidade na aproximação de saídas / entradas para facilitar a integração nas vias ou quando se aproxima de perigo como uma curva que não permite velocidades elevadas ou trabalho na estrada.
E sim conduzo bastante pela Europa, inclusive Alemanha.
Ha limites de velocidade nas auto estradas alemãs.Existem alguns (poucos) pontos onde realmente,não há limite de velocidade…Quantos aos 130km/h,é velocidade recomendada,uma vez que,á entrada no país, tem o sinal quadrado azul com os 130 inscrito,portanto é aconselhado e não obrigatório…Existe ainda a sinalização dinamica:Se está apagada,podemos andar á velocidade que quisermos mas,se diz 120,aconselho mesmo a cumprir,porque o mais certo,é aparecer-lhe uma “foto” em casa.
Cumprimentos
Se colocassem esforços em controlar as mudanças de via sem sinalização, circulação anárquica nas rotundas, uso de telemóvel ao volante, transposição de linhas contínuas… teriam mais resultados na redução da sinistralidade.
Estão a atacar a causa errada para o problema. Isto é o mesmo que tomar IVERMECTIN (desparasitante para cavalos) para curar COVID-19. É de loucos!!!
Não sei quem é que autorizou e autoriza estacionamento pago junto das passadeiras violando o artigo 49 do C.E. que é outro flagrante imperdoável crime que atenta contra todos…enfim.
Toca a chular o pobre.
Melhor disto tudo era limitar a potência do motor…para k serve o velocímetro de 120 para cima?todo o resto e uma tentação a multa tudo culpa do governo…depois como andaria o ministro cabrita???sempre atrasado!!!?
O Cabrita tem que ter cuidado para não apanhar multa
É melhor apanhar os apressados que fazem centenas de km a velocidades malucas e abrandam nos radares que já conhecem, do que apanhar um distraído que faz a viagem toda dentro dos limites mas ao passar no radar ia ligeiramente acima do limite.
O que eu gostava mesmo era que os hipócritas que aqui aparecem a falar do cumprimento de limites de velocidade, fossem todos apanhados na Av. Cidade Lourenço Marques, junto ao Vale do Silêncio, em Lisboa, onde o mero declive da via impede que um veículo, mesmo a usar travão-motor em 1ª, é incapaz de cumprir com o limite de 30 km/h que lá foi colocado a não ser claro está, que vá pendurado nos travões.
Quem conhece o local, não necessita de mais explicações… quem não conhece que experimente e pode ser que tenha a sorte de apanhar lá o pópó da Policia Municipal escondido atrás da moita (parqueado em cima do passeio e a menos de 25 metros da paragem de autocarros).
Pode ser que sejam apanhados a 52 Km/h… 120 € de multa, 2 pontos fora na carta e 1 mês de inibição de conduzir. Tudo porque foi buscar o filho à escola a 500 metros de casa!
Lembre-se que eles inscreveram no orçamento de estado,um aumento de 58% de receita vinda pela via das multas….
Não tem nada a ver com segurança…É politica!!
Cumprimentos
Stes radares só devem servir o Zé povinho, certo?! É que para os membros do governo não devem ser com toda a certeza!!!
Nada disto é feito para segurança de peõs e automobilista ou o q quer q seja isto é apenas caça a multa para sustentar PARASITAS da ANSR, estou a ver acidentes atrás de acidentes qdo os automóveis se aproximam do ponto controlo a reduzir ou mesmo parar para não ultrapassar a Vmedia, isto é mais uma das ideias de merda da ANSR e de quem lá está. Mas a vergonha nacional é a policia ou ditos agentes de segurança rodoviária em vez de mostrarem a sua presença para dissuadir e evitar a situação q dizem q constitui perigo escondem se como ratazanas q querem comer o queijo…
Deviam gastar o dinheiro em melhorar as estradas e melhorar a sinalização, fazendo alterações aos limites onde não faz sentido ter esses limites (ex: fora de uma localidade pôr uma placa de 50 km no meio do nada, não serve para nada…só para sacar dinheiro).
Não sei se esta medida não viola a constituição, visto que as autoridades não me podem indicar o local de infração nem mesmo a infração, podem dar a velocidade média num percurso mas não o km exacto nem a velocidade exacta não permitindo assim a minha defesa nos moldes da constituição, mas enfim temos hoje um ACP que so lhe interessa os tachos e ignoram os condutores.
Eu já recebi uma multa em casa por circular a 148 na A1 na zona de Coimbra, ao mesmo tempo que eu e o meu veículo passavam na via T em Zaragoza (diferença de 18 minutos). Tinha que ir bem mais depressa que 148Km/h para chegar de Coimbra a Zaragoza em 18 minutos, tendo em conta as curvas de Madrid a Zaragoza …
Então e a famosa Estada da Morte: IP3 ?
Altamente injusto,porque posso nesse percurso atingir 200 e não ser multado ,pelo simples facto que entretanto parei e um outro individuo que não passou dos 120 ser multado porque não teve paragem nenhuma. Na prática quem realmente excedeu abusivamente a velocidade não é penalizado e quem menos excedeu é penalizado. Bem sei que no essencial da questão acabou por transgredir,mas o mais perigoso passou impune.
Cabrita:
” I don´t care” xD
Isto também se aplica aos carros dos ministros,?
Prevenção rodoviária sempre no seu melhor: bolsos da malta contribuinte. Em vez de gastar dinheiro em câmaras e pórticos, investiam em melhor estradas, e presença policial
Mais um assalto ao abrigo da lei…como não se pode fiscalizar, esta e tantas outras situações, arranjam-se esquemas…
Mas neste País os policias nunca vão passar da míseria , porque o que se semeia é o que se colhe estão sempre prontos para bater e multar o povo , não estão lá para ajudar estão lá para roubar o povo .
O polícia não tem culpa dos radares nem das regras, um dos motivos para existir polícia é para as fazer cumprir as leis, se não gosta das leis faço algo para as mudar.
Esqueceram-se da ponte Vasco da Gama. No sentido Lisboa/Sul logo no início já está lá a placa.
E a ratoeira no início da segunda circular em Pina Manique. Placa de 80, seguida de placa de 60 e logo a seguir 50 mas no painel onde está o radar indica 80, numa zona abrangida pela placa de 50. Quem anda distraído?
Felizmente o clio 1.9d anda bem é dentro dos limites.
Quando é para andar a sério tenho a mota e na minha “pista” habitual ainda não há radares. Só uns móveis de vez em quando.
Assim está bem distribuído, a maioria fica para os mouros. 7 para os mouros, 3 para o norte, ao menos são coerentes com a distribuição de dinheiro no país.
Mas esses radares não são inconstitucionais? Há um principio do “flagrante delito” que não é o caso! Para isso têm de mudar as leis base!!!