Novo Renault Twingo elétrico de 20 mil euros desenvolvido com parceria estratégica
As marcas chinesas de carros elétricos encontram alguma resistência no mercado europeu. A União Europeia quer limitar a sua presença e taxar as vendas. Mas há marcas que estão a potenciar esta proximidade. Um exemplo é a Renault, que anunciou parceria chinesa para desenvolver o novo Twingo elétrico.
Twingo elétrico desenvolvido na China
A mostrar como o mercado dos carros elétricos na Europa está a mudar temos uma novidade recentemente revelada. A Renault anunciou que desenvolverá o próximo Twingo elétrico em parceria com uma empresa de engenharia chinesa não identificada, a fim de “melhorar o tempo de desenvolvimento e os custos”, de acordo com um porta-voz da marca.
Este novo Renault Twingo deverá custar menos de 20.000 euros quando for lançado nos próximos anos.
A experiência das empresas chinesas no desenvolvimento de carros elétricos baratos é muito óbvia. A BYD já mostrou como prevê oferecer o seu modelo Seagull por menos de 20.000 euros na Europa no próximo ano.
Parceiro chinês para potenciar a marca
Esta parceria deverá auxiliar à Renault a avançar de forma mais rápida no desenvolvimento de carros elétricos. Embora a engenharia na China não seja necessariamente mais barata do que na Europa, é dali que vem a maioria dos atuais avanços tecnológicos nos veículos elétricos.
Curiosamente, esta informação surge depois da notícia de que uma parceria entre a Renault e a Volkswagen para desenvolver em conjunto uma versão acessível do Twingo fracassou. Como resultado, a Volkswagen seguiu o seu próprio caminho e desenvolverá sozinha um elétrico barato, enquanto a Renault recorreu a este parceiro chinês.
Renault Twingo com a melhor tecnologia
O design e a engenharia avançada está a ser feita na França, e a produção será na Europa, segundo o porta-voz da Renault. O Twingo elétrico foi anunciado pela primeira vez no ano passado e será provavelmente construído na Eslovénia, onde também é fabricado o atual Twingo.
Esta é uma mudança interessante por parte da Renault, em especial para o desenvolvimento do seu Twingo elétrico. Ao recorrer a este parceiro chinês, a marca vai conseguir fazer uso do que mais recente existe, ao mesmo tempo que garante a sua posição na Europa, livre de qualquer eventuais taxas que sejam aplicadas.
Depois do Twingo II não me acredito em mais protótipos da Renault… Só mesmo na versão final.
20 mil € se for com autonomia até ao café da esquina é caro
É caro?
Se andares 20.000km por ano quanto é que te custa um carro a gasolina para fazer o mesmo? Se comprares um carro a combustão por €13.000, vais gastar nos próximos 7 anos o valor do mesmo em combustível… se não mais.
Parece caro, mas não é, porque andar de carro a combustão é só para ricos.
O problema é conseguir fazer os 20 mil KMS num carro com fraca autonomia
20.000km por ano são menos de 55km por dia…
Andar muito durante o ano não tem nada a ver com autonomia nem com a capacidade da bateria ao contrário do que queres fazer parecer e este segundo os rumores deve ter bateria para 300km por carga.
Ou seja, sobra e chega.
Isso é porque não o conheces, o Yamahia faz Caminha – Vila Real de Sto. António diariamente!
Ele está obviamente a falar de km mensal.
Só assim faz sentido necessitar de uma autonomia de 1.000km por dia.
Nem os de 40 mil têm autonomia para 300, qt mais um de 20 mil.
Aponta para 100 kmszitos e já vais com sorte.
Ena, 100 ? onde ? na autobahn a 200 ?
Esse é o BMW que diz que anda por 600 kms, mas depois só anda 115 kms a uma média miserável de 150 km/h loool
Este Twingo se fosse para a autobahn seria um perigo andante. Aquilo não deve passar dos 105 à hora loool
@Yamahia
Porque continuas a misturar tudo?
O mais certo é esse Twingo ser um citadino e, por isso mesmo, ninguém irá esperar uma autonomia de 1000 km.
Não foram 100 nem foi a uma média de 150 kmh.
Curioso, porque da ultima vez que andei na autobahn até vi citroen 2 CV.
Mas sabe o que é uma autobahn ou pensa que é uma pista de corridas ?
Foi sim senhor à media de 150 kms/h :
https ://observador.pt/2022/12/19/bmw-i4-m50-percorre-apenas-153-km-com-uma-carga-de-bateria-a-150-km-h/
Cento e picos kms, vergonha.
@MrY mas ha aqui quem garanta q faz 300 looolooolool
Ora afinal não foi.
Tanto não foi que está lá a prova do video.
Mas eu gostava de ver um a combustão a fazer o mesmo, com tanta aceleradela e travadela pelo caminho, provavelmente bem 120 kmh de média fazia.
Tenha juizo, um combustão nessas condições faz 1000kms até acender a reserva.
Mas quem quer um carro citadino para fazer 100km de AE diariamente? LOLOLOL
Tem juízo.
Eu tenho um Twingo III E-Tech… eu fiz cerca de 19.000km no primeiro ano do carro e ao ritmo que estou agora farei 25.000km sem problema nenhum.
E sim, a bateria é de 200km mas é completamente irrelevante para as deslocações citadinas e sim uso AE diariamente.
Ah e o carro desenvolve bem até aos 140km/h só não dá mais porque está limitado por software, embora é possível desbloquear 🙂
Não é o que parece nalguns videos, onde até aparece um Audi A4.
Deixe de jogar PlayStation e viva o mundo real.
@yamahia Já tive varios carros a combustao, gasolina e diesel, nenhum chegava nem perto dos 1000km. O maximo que consegui deve ter sido uns 700km e teve que ser AE nas calmas.
Carros de gama baixa tipo Twingo ou baixa cilindrada se fizerem 300/400km é uma sorte num carro desses Faro -> Lisboa -> Faro é necessario abastecer a meio. Quem tiver pé pesado é um deposito para cada lado.
@Realista 200 kms? Fazes 10 kWh aos 100?
Novamente @JL, qual é o problema de fazer os 1000 kms a 150 kms/h de média ponderada?
https://youtu.be/L7JDyhufL4s?si=plmatUHwtXfd7Jke
Apenas se compreende este sisma pq andam com carros com depósitos de energia ridículamente pequenos
@Tony, 700 é para o meu gasosa que só leva 52 lts (incluido reserva de 7 lts)
Já o diesel leva 70 lts (incluindo reserva de 10 litros) e já fiz com ele 1242 kms até acender a reserva
Fica aqui um ex. recente Loures-Pedras d’el Rey-Loures ~610 kms
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcq_Q-dMfipN_I_sCByw?e=Nwzavf
Se o secasse acabava nos 1310 kms
E faz-me daqui até Almeria ~900 kms a queimar os limites das tolerâncias e ainda fica para as voltinhas sem acender a RES até vir embora
Faz mas é nos seus sonhos, a 120.kmh com deposito meio mostra 320 KMS de autonomia, portanto a 120 kmh conte com o maximo de 640 KMS.
https://youtu.be/VggqWSPlGD8?si=x_2qm3Vs83KoVu6r
Já fiz 10.5kW/h se conduzir economicamente, mas aí a autonomia ia para os 220km e o que poupava a conduzir assim eram 2 euros por mês o que é negligenciável e nem vale a pena esse tipo de condução num carro elétrico…
Já condução à avozinha é comum ver-se em carros a combustão, para tentarem fazer 3L/100km e mesmo assim estão a gastar 3 vezes mais que um carro elétrico em condução normal 🙂
Nem vale a pena.
@JL esse depósito está a ⅓, se tanto. Ou então antes do teste a 120/130, andou a 230 durante 400kms.
@Realista, conduzir à avozinha? Só podes estar a falar do uso desse carro.O difícil é conduzir esse carro à homenzinho. 140 já é mais aí menos à homem mas nesse caso isso já se amanda para 23 kWh aos 100. Looolool
Tem quase razão, eu olhei para o do lado esquerdo, looool
Mas não, está cima de 1/3, portanto uns 800 KMS e acabou.
Quem parece que conduz à avozinha é o Yamaha, vem aqui mostra consumos de 4.6 litros, quando depois confirma isso no YouTube com carros idênticos a 80 kmh em AE, como ele anda sempre em AE, portanto isto só confirma o que sempre digo, se carros eléctricos andam a 100 – 110 kmh como eles dizem, é porque os a combustão andam a menos, eu não os vejo a passar por mim, e aí está, 70 a 80 kmh.
Loool
Então o sistema está a considerar o andamento anterior. E agora á medida que mantiver os 120/130 vai aumentando a expectativa de autonomia. É assim que funciona esse indicador. Não passa de uma expectativa.
Ele anda ali nos 5.5 de média instantânea, se o
…ia a dizer o instantâneao anda nos 5.5, logo para só dar para para 800 KMS o depósito só poderia ter capacidade para 44 litros.
Qt ao post seguinte, a média conseguida foi 4.5 a 87,5 KMS/h , média final. Parece-me que está dentro dos parâmetros por eles apurados. Que até são inferiores e se compreendem pq foram obtidos a velocidades constantes.
Não estou a perceber o alcance da sua questão
Pois pois, andamento à avozinha, daí os 1200 ou 1300 KMS de autonomia.
@Yahamia deixa de ser morcão porque até podes estar a conduzir um carro de F1 e se conseguires andar a 65km/h na VCI em hora de ponta já vais com sorte…
O que estas a dizer é literalmente este meme:
https://images2.memedroid.com/images/UPLOADED55/52d59643a63d4.jpeg
Hahahaha
E sabe lá qual o andamento anterior ? Ele começou onde mais se anda, em nacionais e onde se faz menos consumo.
O depósito não influi nanmediasn
@JL convido-o a fazer média de 87.5 100 na nacional para o Algarve e depois venha cá dizer que é média de avozinha.
Assim por alto tem 3 abrandadores estúpidos para cada lado
1º Desde a Marateca até Grândola, radares de 70 e vice versa que obriga num carro de 6 a andar em 5ª (só serve para queimar combustível sem necessidade, a 80 já não precisava reduzir)
2º Sinais de Canal Caveira que disparam a 40, embora digam que pode ir a 50 ( Mais uma solução só serve para queimar combustível sem necessidade pois obriga sp a travar e a parar)
3º Sinais da Mimosa a mesma treta, disparam a 40 embora digam que pode ir a 50 (Mais uma solução que só serve para queimar combustível sem necessidade pois obriga sp a travar e a parar)
Fico à espera!!!!!!!!!!!!!!
Voltando ao video que vc postou, ohomem está numa autobahn e no clip em causa apenas lhe interessou mostrar quanto o carro consumia à velocidade de 120/130. Tem que encontrar os outros clips onde ele puxou pelo carro porque com esse não se safa. E sim o depósito está a 1/3, de certeza que não gastou os outros 2/3 a pastar vacas ainda por cima numa estrada sem limite.
@Realista, não interessa, 12.5kWh nesse carro é que é condução à avozinha!
Ok, devo estar a ir para o Algarve daqui a umas semanas, vou fazer isso. Até aposto a a média fica abaixo de 15 kwh.
Que eu saiba o teste dos 80 é logo o primeiro, depois é que faz outros a velocidade mais alta, portanto o primário pode estar influenciado pela média nacional, que então é baixo, e os outros influenciados pelas medias anteriores, logo todas mais baixas que aquilo que realmente são.
Portanto só piora, por isso é que o outro video mostra médias muito maiores.
Como assim médias maiores? O outro carro estabilizado a 100 vai a gastar 4,3 lts (no meu caso a uma média de velocidade final inferior, a media de consumo foi superior- O que não me choca por aí além pq houve que andar + de 100 kms com uma abaixo para não ser flashado e tb aos sinais que obrigam às travagens, paragens, arranques e retomas de velocidade)
Além disso o carro anterior a 120/130 ia a gastar em torno dos 5l, mais ou menos o mesmo do outro que vc postou (o que vc postou nc conseguiu estabilizar consumo mas no final deve ter dado no mesmo. (ou era um sobe e desce constante ou então tb não estou a ver o que se passou ali)
Então qd regressar do Algarve, depois não se esqueça de postar os resultados. Fico curioso e aposto que vc não vai conseguir a média de 87.5 kms/h e sabe pq? Pq durante os 610 kms vai ter que parar em algum lugar para encher a bateria looolooolool
Mas não existe carro estabelizado em lado nenhum senão também vamos buscar médias de eléctricos nesses parametros inexistentes. A estrada não é nenhuma linha férea, além disso isso vai contra os seus pressupostos que é alterar a velocidade consoante as condições para conseguir uma média de velocidade, e isso não é bom para as médias.
Mas ok, já vimos num simples tópico sobre andar desengatado ou não, que a malta não lida nada bem com a física, principalmente os seus donos.
Quem veio com a “influência” da média anterior foi você, não eu, eu só lhe disse que se fosse por isso, só estava a embelezar os valores, porque o teste anterior era com uma média menor.
Simples, por já fiz outros passeios fora da AE e até consegui médias bem menores, é uma questão de extrapolação.
Quando veio do algarve também tirou os dados ?
Sim, vou ter de parar no Algarve, é mesmo para isso que vou para lá, para parar lá alguns dias.
“Quando veio do algarve também tirou os dados ?”
Que raio de pergunta é essa? Os dados são totais, tal como lhe disse o ano passado foi chegar a Pedras d’el Rei, descarregar malas, deixar a familia que eu ainda tinha trabalho para concluir e portanto só na semana seguinte é que ia ter com eles.
Além disso, só de ida como iria atingir os 610 kms? Duhh
Não sei, mas pelo que vi de Loures a Pedras del Rei são 329 KMS por nacional, por AE é que dá 309, portanto foi por auto estrada a 90 kmh, o que confirma mais uma vez como andam os a combustão, e daí essa média até ser parecida com o do teste do vídeo.
Pois, assim também eu faço muitos.
” Loures a Pedras del Rei são 329 KMS”
Está enganado. Pela EN é menos kms.
329 kms só se foi dar a volta por Vila Franca.
Para lá não há necessidade de fazer isso pq as pontes de Lisboa no sentido sul ainda são à borla, sabia?
Eu fiz como você faz, meti Google Maps e vi os numeros, não é assim que fez quando disse que o outro não fez os KMS ?
A regra é a mesma. Está em Loures e vai para Vila Franca ? Loool
Ó caraitas, isso tá grave. Vc é que mete a agolada e depois vem culpar os outros?
Eu fui ver onde vc foi buscar os 329 kms e isso só é possível no regresso metendo a opção sem pagar portagem e então o gmaps manda-o por VFX !
Quem disse que foi por nacional foi você, não eu. Portanto ando a 80 e 90 na ae, como já é costume para a malta da combustão.
As pontes agora são AE’s ? Ok cd vez melhor este @JL loooloooloool
Aí não são ? Olha que novidade, quer dizer que quando passo numa ponte numa ae deixo de estar na ae?
Isso são viadutos ou passagens superiores pá!
A sério ? Looool
E eu falei nas pontes de LISBOA no sentido n/s não ter portagens, não invente.
Obviamente q se no regresso seleccionar a opção sem portagem de lá para cá, o percurso traçado vai mandá-lo por VFX e não é isso que se pretende.
Nestas situações costumo sair pela Vasco e regressar pela 25. Qd é pela 25, marco o destino para Casal do Marco e aí é q entro na A2. Fácil.
Se regressar pela Vasco, o q q é raro,marco no GPS o Montijo.
Foi por isso mesmo que eu disse que você foi pela AE a 80 – 90 kmh.
Não deu por isso ?
Não pq esses 14 ou 15 kms de AE já são feitos nos habituais 150, excepto cá em baixo onde tem o radar e depois afunda completamente para passar na portagem da ponte.
Portanto não fui pela AE a 80/90.
Alias acho muito estúpido pagar uma fortuna por km em AE, mais q o combustível, para depois andar a velocidades de EN na mesma.
Ah até que enfim que lá veio com a verdade, então depois não diga que fez 87 kmh de média em nacionais.
Eu também acho, por isso é que vou sempre em altas nas AE.
É evidente que se apanhar troços grátis na AE não vou pela nacional, lool Até pq esses troços destinam-se a evitar localidades altamente povoadas e congestionadas. Ficar na EN só porque sim só iria atrapalhar ainda mais os outros e atrapalhar-me a mim.
Agora no meio de 610 kms invocar 14 ou 15 kms de AE grátis para teimar que fui pela AE a 80/90 não me parece que tenha qq fundamento.
Tem a ver que afinal teve de ir a essa ou pouco mais velocidade para conseguir a media que teve.
Desculpe mas 14 kms não têm relevância no meio de 610.
Da mesma forma pode adicionar os 20kms da Vasco da Gama. Não me diga q que pá próxima quer que vá a nado com o carro às costas.
Tem sim.
Ah, e ainda tem essa, na vinha são mais uns quantos, portanto andou mesmo a 80 -90 nas AE, porque só em nacional não era possível média tão alta.
Infelizmente não tem mais.
A 23, execepto o nó de Abrantes/Mação, é q tinha muitas até à Covilhã, mas agora não vale a pena pq já não se paga.
“…porque andar de carro a combustão é só para ricos.”
E comprar carro elétrico (ainda) é só para ricos!
Estamos num impasse….
Carro de 20 mil euros é carro se rico ? Já me estou a sentir milionário. Looool
Se for para ter uma autonomia de 100km com 30 ou + min para carregar apenas 80% de uma bateria com centenas de carros atrás à espera para carregar, cada um deles com também 30 min de carga, é para ricos sim. Mas tu podes comprar todos os carros porque são baratos.
Se eu fosse rico comprava carros novos e não com 10 e mais anos.
@Contador 30 minutos mas não é para este carro. Só carrega em AC, mínimo 3 horas apesar da bateria ser muito pequena.
Este carro se usar o mesmo sistema que a Renault tem usado nos zoe e meganes, carrega a 22 kW, há zoe até a carregar até 43 kW.
Portanto mais uma que está a inventar.
O meu carro carrega a 22kWh em AC.
Só um ou outro carregador que encontro é que são a 7.4KWh mas a larga maioria é a 22kWh e carrega-me a bateria rapidamente até porque a bateria é de 23kWh. 😀
Continente, Auchan, Lidl, Mercadora os carregadores normais são todos de 22kWh AC. Aliás o meu carro nem têm porta de carregamento rápido… não faz falta 🙂
Obviamente que entendo o raciocínio no entanto no meu caso, que faço menos de 50km diários, essa teoria cai por terra.
– O meu atual carro custou 5mil€ há 12 anos, está impecável e vale cerca de 2mil€ atualmente.
-VE´s não se deslocam de borla, de todo.
Dito isto nem vale a pena comparar valores de manutenção…só na desvalorização de um VE capaz…já poupei dinheiro. Não há volta a dar. Ou bem que fazem muitos kms ou poupar não é em carros novos nem semi-novos.
Eu também não entendo o seu, a comparar um carro velho com um novo, mas pronto, aqui vemos de tudo.
“Eu também não entendo o seu”…eu disse que entendia oh toino. Não há lugar para “também” no seguimento frásico. Aprende a ler ou a escrever.
E aqui não se estão a “comparar” os carros que bem entendes…falei em economizar fim.
Fala do que quiseres mas não chores só porque alguém diz algo que não queres ouvir. Boneco.
Os carros não servem para economizar, servem só para gastar.
Fala do que quiseres mas não chores só porque alguém diz algo que não queres ouvir. Boneco.
Hugo a chamar boneco a alguem e usa a imagem de um boneco…so rir com esse cromo
Ah não se pode usar imagens? Esta é boa LOL
Oh JL não te faças de mais cromo do que és. Ainda há umas semanas afirmaste que um elétrico dava lucro…”receitas”, o que por si só é bastante estúpido, é verdade, mas pelo menos tenta não te contradizer, ainda assim, tanto eu como o realista estávamos a falar de economizar, como qualquer pessoa que saiba ler Português pode constatar, portanto remete-te à tua insignificância a menos que tenhas algo a dizer que se enquadre minimamente no assunto.
Não, não afirmei isso em lado nenhum.
O que disse é que o veículo permitia-me obter receita. Não temos pena que não consiga entender uma, já que é um boneco.
Ubers e táxi’s fazem isso, apenas um exemplo.
Não economizou nada, apenas limitou a sua segurança e conforto.
O assunto NUNCA foram veículos comerciais ou empresariais. Já disse demasiadas vezes para não teres ainda entendido. Para variar foges ao assunto para tentar ter razão.
Segurança e conforto não dependem só do veículo mas já agora podes ter a certeza que o meu carro é mais confortável que qualquer elétrico de gama de entrada, embora tenha custado 5x menos. Em relação à segurança é como digo, tem pontos melhores e obviamente outros piores.
Mas alguém falou em veículos empresariais ou comerciais ? Veículos são veículos.
Eu não fugi ao assunto, mas parece que o Hugo quer.
Como sabe que é mais confortável?
Porque já andei em alguns e sei o que digo. Volto a repetir, estava-se a falar de poupar…caro vs barato.
Discute segurança e temas de que ninguém falou com o teu amigo imaginário boa? (e pelo amor da Santa, uma vez na vida…não respondas a dizer que eu é que tenho um amigo imaginário como costumas fazer tipo papagaio LOLOL)
Um assunto tão básico que parte das premissas “ser ou não caro” e a confusão que fazes nessa cabecinha de amendoim.
Caso não tenhas reparado não tenho o menor interesse em ouvir-te divagar acerca de tudo menos do assunto, portanto discute “conforto” com os teus amigos, se os tiveres. Bom dia…
Essa premissa não existe em lado nenhum por aqui, é o primeiro a referi-la.
Quem fez confusão não fui eu, tanto que confundiu carros velhos com carros novos.
Eu também não tenho interesse em ver as suas divagações, por isso nem ter pedido a sua intervenção.
Andou em quais aqueles da feira popular que andam sobre chapas de ferro e não têm suspensão? sim, esses não são confortáveis.
Vê lá se os comentários iniciais te dizem alguma coisa bonequinho:
“B@rão Vermelho 3 de Junho de 2024 às 10:35
20 mil € se for com autonomia até ao café da esquina é caro
Responder
Realista 3 de Junho de 2024 às 14:08
É caro?
….
“
Exato, por essas e por outras é que disse que deve ter andado nos da feira.
Continua ser papagaio, esse termo fui eu que usei por aqui, não o repita SFF.
Pronto, agora também não podemos repetir palavras ditas pelo “Master” LOOOOL. Vai dormir rapaz.
Nem mais, grande papagaio. Lol
Reduz-te à tua insignificância mas é. Nem em tuacasa mandas quanto mais.
Se eu fosse insignificante, você não estava tão preocupado, ou pior, tão incomodado.
O que eu disse foi “baixa a bola” noutras palavras. As tuas dificuldades são notórias LOL
Vá…diverte-te
Ah ok, vive então numa ditadura, entendi.
Sou um mau jogador de futebol e além disso não cedo a pressões nem intimidações.
Ditadura?? Foste tu que tentaste censurar o que posso ou não dizer LOOOOOL
Bem, que vergonha alheia.
Eu não tentei censurar ninguém, nem tenho como, e aliás, você é a prova disso, já se despediu N vezes e insiste sempre no mesmo.
Tem razão, que vergonha alheia.
“Continua ser papagaio, esse termo fui eu que usei por aqui, não o repita SFF.”
Se não dizes o que sabes tenta ao menos saber o que dizes.
Eu só insisti em que não fugisses do assunto coisa que não consegues fazer. Cada comentário é todo um novo assunto LOL
A conversa era simples… toda esta confusão veio da tua cabecinha com défice de atenção.
E sim…posso dizer boa noite as vezes que bem me apetecer () que neste caso foi só uma, MAIS UMA VEZ A MENTIR). O mundo não gira á tua volta. Acorda.
Que confusão vai nessa cabeça, primeiro diz que há censura, depois diz que já não há, depois já não sabe quantas vezes se despediu. Ui, isso lá em casa é difícil.
Disse boa noite UMA vez. Fim. Aprende a contar.
E pelo amor da santa APRENDE a ler. Eu NUNCA disse que havia censura oh burro.
E disse “Adeus” outra vez, está a ver como sei ler.
Disse que havia tentativa, realmente só alguém que não regula bem é que vem com a tentativa de censura. Loool
Não disse adeus em lado nenhum nesta sequência de posts. Mentiroso.
E mesmo que tivesse dito repito: Não és ninguém para dizer o que posso ou não escrever. Mandas em ti e mesmo assim tenho dúvidas.
Ui coitadinho, para manter os requisitos de atenção e o seus níveis de atenção até se foca no mesmo e localização exata.
Ah ainda bem, pensava que só o Hugo é que tinha diretos.
Chamo-lhe coerência. Se existe uma sequência de textos numa conversa, estar a ir buscar pedaços descontextualizados de outra é apenas estúpido mas pelos vistos orgulhas-te desse modus operandi. Parabéns.
Ah sim, então porque foi logo buscar assuntos de outros artigos e caixas de comentário, é coerência não é ?
“Oh JL não te faças de mais cromo do que és. Ainda há umas semanas afirmaste que um elétrico dava lucro… “
LOLOL Estás mesmo a comparar algo que eu assumi desde início que não era desta conversa com afirmações que tu fazes só porque te dão jeito, mesmo sabendo que foram ditas noutro contexto?
Pah desampara-me a loja. Não és sério.
Ah agora é comparar pois pois.
Desampara-me a loja ? Então que anda aqui a vender ?
Assim se vê quem é sério….
Cada um gasta o seu guito como quer.
Os meus carros sao pouco economicos. Bebem todos para cima de 8l/100.
Nao me chateio com isso.
Podia ter mais dinheiro na conta e andar de clio? Puder podia, mas nao era a mesma coisa
NUNCA disse o contrário.
+100
Nem mais, o que interessa é que sejam felizes com aquilo que têm.
LOLOL Comentário inicial e seguinte falam de ser ou não caro mas a conclusão é “O que importa é serem felizes”. Caso não saibam essa conclusão serve literalmente para tudo, até assuntos que não visam quaisquer conclusões.
Viva ao offtopic.
Cada um tem de ser feliz com o pouco que tem, ainda que tente enganar os outros a dizer que economiza…
Tudo importa, até a felicidade.
Se alguém está a falar de alhos não importa falares de bugalhos. Aprende nabo.
Eu não comentei o seu post, ou estou enganado ?
Aprende Nabo.
Ui, chegou o fiscal dos posts. Tens que aprender que os assuntos não se moldam á tua imagem, felizmente.
Esse é você. Sempre a fiscalizar.
Bem, quão criança tens de ser para te limitares a repetir feito papagaio ainda por cima sem razão nenhuma LOLOLOL
Foste TU que fizeste uma observação acerca do post que comentaste oh trolha. Acorda pra vida que já é dia….
Mas é o Hugo que está sempre a repetir o mesmo, não eu.
E até aposto que vai continuar a repetir.
É leres, contares e deixares aqui quantas vezes repeti o que disseste 🙂
Isso ou, como é hábito, ignorares e fingires que o que dizes é verdade, como as pessoas “normais” fazem.
Quem anda a contar posts não sou eu, é você e outros papagaios.
Eu não preciso de fingir, eu digo a verdade, daí ficarem tão exaltados.
A tal “verdade” que não justificas. Adivinhei, para variar que ias desviar o assunto. És previsível. Achas-te normal mas não passas de um vulgar mentiroso… ou então justifica o que afirmaste acima…
UMA VEZ na vida..faz-te homem ou….boa noite.
Foi o Hugo que disse que não era para eu me justificar.
Nunca desviei o assunto e também nunca menti.
Faça -se um homem em vez de uma criança mimada. Boa Tarde.
Acusas-me de algo que por acaso é mentira e nesse mesmo post repetes o que digo no poost anterior LOOOOOL Se isto não é a gozar és mesmo muito pato.
Vá, a tua namorada que te ature que ela é que estudou para isso pelos vistos LOLOLOL
Disse noutro post que não precisava que eu me justifica-se, portanto agora tem o resultado que pediu.
Deixe-se de patetices e seja homem.
Exato, “noutro post” LOLOL. Usas tudo para te justificar. Não posso repetir uma palavra dita por ti mas podes usar uma frase descontextualizada é isso? Pah, procura ajuda. Tens um transtorno e é dos fortes.
Não interessa se é noutro post, tem sempre a mesma a conversa comigo.
Esteja descansado, eu vivo com uma psicóloga… Looooool
Ahh psicólogos e familiares não sofrem de problemas psicológicos LOOOL. Sempre a aprender com os melhores.
Isso é mais um assunto que não interessa minimamente a ninguém.
Tens muito que viver ainda miúdo.
Adeus.
Sofrem pois, mas estão mais vigiados.
Mas claro que quem entende de psicologia são aqueles que não sabem peva sobre o assunto.
É por ter aprendido algo que já os “pesco” à distância. Loool
Adeus miúdo.
Não me conheces minimamente para afirmares acerca do que entendo ou deixo de entender mas é hilariante ver que continuas a pegar nos meus comentários e responder com os mesmos termos que nem uma criança.
Para além disso acaba por nem fazer sentido chamares-me miúdo pois tenho claramente uns bons aninhos a mais que tu.
O Hugo é que pegou no meu comentário.
Como sabe que tem mais idade que eu ? Isso deve algum trauma de adolescência onde julga que já é adulto.
A tua conversa tresanda a leite. Tenho anos de vida suficientes para entender que, ou és novo ou és doente 🙂
A sua é que tresanda, eu nem meti conversa consigo.
Isso anda mesmo grave, deve ser falta de atenção.
Sim claro…”quem diz é quem é…”
Maturidade LOOOOL
Se não tivesse com falta não buscava atenção, já se despediu tantas vezes e ainda continua a fazer o mesmo.
Sim maturidade , algo que tá difícil obter de si.
Continua a repetir o que digo LOOOOL
Esse teu transtorno não te permite não dar a última palavra não é? Ahah
Eu acho piada porque na verdade o Hugo até reconhece os seus problemas, quem não dá a última palavra é o Hugo, foi o Hugo que se meteu comigo e já tinha despedido N vezes. Convida-me para a festa e depois quer que eu saída dela ? Nem pensar.
Não te convidei para absolutamente nada. A conversa começou sem ti e nunca foi referido o teu nome. Foste tu que tomou a iniciativa.
Repito: O mundo não gira à tua volta e.. pára de mentir compulsivamente.
A minha intervenção não foi para si, você é que não gostou que a atenção não fosse para si.
Lamento.
Afinal meti-me contigo mas a tua intervenção não foi para mim. Tens de beber menos ao almoço LOLOL
Ai está a prova, a minha intervenção nesta conversa foi para o “outro trolha”, o Hugo é que veio logo com os seus mediatismo e politicamente corretos para mim.
Ao almoço é que se deve beber.
Mas qual prova…a única prova aqui é que eu tinha razão no comentário inicial: “viva ao offtopic” e continua LOLOL
Claro que sim, o Hugo tem sempre razão, o ego é isso mesmo.
É isso mesmo…o ego é ter razão…
Acho que a ideia é diferente, se tens um carro velho e já pago é dificil de compensar mudar para eletrico a menos que gaste efetivamente muito e andes bastante kms, com 50km diriarios um VE poupa 4€ dia vs um diesel que gaste 6 litros aos 100, cerca de 120€ mês, um Kia Soul dos mais antigos anda na casa dos 12k € e faz 150km reais, para ti dava, mas um credito de 10k fica me 142€ mês a 7 anos, provavelmente com revisões tinhas paridade de custo, sendo a unica vantagem que passava para um carro mais moderno com outro nivel de segurança e equipamento.
Agora há aqui coisas assumidas que podem não ser verdade, assumo gasto de 16Kwh/100 que é expectavel para o Soul, carregamento à noite em Bi Horario no mercado regulado, preço do Diesel a 1.70€ e efetivamente 50km todos os dias.
não está nas contas IUCs mas sendo o seu carro antigo o valor deve ser residual, revisões deverá haver diferença mas tambem não deve ser nada por ai além pois deve ir com o seu carro a sitios em conta.
Mas claramente se tivesse a necessitar de trocar de carro, com 50km dia era dificil de justificar por 12k€ algo muito diferente e podia inclusive fazer sentido pedir crêdito para esticar o orçamento.
Já agora já fiz estas contas para colegas em que um Tesla Model 3 permitia poupança suficiente para um crédito ficar de borla…
O carro custou €5.000 e quanto é que gastaste em combustível nesse período?
Se assumir 253 dias úteis descontando 22 dias de férias, sobram 231 dias de trabalho. A 50km x 231 dias são 11500km por ano. A consumir 6L/100km de gasolina a €1,60/L são €1108.8 por ano.
Em 12 anos são €13.300… mesmo que deduza €2000 do valor de venda teve de custo €5.000 + €13.300 – €2.000 = €16.300
€16.300 foi o valor que lhe custou o carro e combustível.
Já o consumo energético do meu bolinhas, a titulo de exemplo é de 12kWh/100km a €0.18Kwh (EDP tarifário mais caro) e mais 20% de perdas de transformação – exagerado – são €2.60/100km, ou seja são €300/ano. Em 12 anos são €3600 de custos.
Um carro elétrico, com 130.000km, que faça apenas 100km hoje custa-lhe à volta de €6000 + €3600 de eletricidade, ou seja, gasta €9600 e ao fim de 12 anos.
Mesmo que o carro elétrico não vale NADA ficou-lhe mais caro o valor do carro só em combustível…
Assim parece-me que está a olhar para o valor residual ao carro, mas não está a olhar com o que está a gastar para o ter e para além disso eu não entrei em revisões anuais e impostos que vai fazer o valor disparar.
Por isso é que eu digo que carro a combustão é para quem é rico, porque no longo prazo acaba por gastar.
Contas tão simples que as pessoas não sabem fazer.
Um VE de 6mil€ ao fim de 12 anos com manutenções desprezíveis? Tá bem abelha.
Lá está…se é para fazer muitos kms força…é o caminho.
O Rui aí mais acima acabou por ser o mais sensato neste assunto.
Que contas tao inviésadas. Se o preço inicial dos carros for identico, é claro que um eletico fica mais barato.
Agora faça as contas com um novo a combustao e um eletrico.
Deixo aqui os numeros:
Peogeot 208 combustao 19 mil euros
Mesmo carro eletrico 34 mil
Assim a coisa ja nao é tao obvia, ou é?
@Realista
” a titulo de exemplo é de 12kWh/100km ”
Milagre…a marca fala em mais de 16 kWh/100 mas o realista consegue 12 e até vai pela AE e tudo
“Em 12 anos são €3600 de custos.”
Em 12 anos?! 2 anos antes disso prepara o guito, uns 15000€, para a bateria. Entretanto o alcance já reduziu para 35 kms!
“Um carro elétrico, com 130.000km, que faça apenas 100km hoje custa-lhe à volta de €6000 ”
Um carro elektro por 6000€ já está todo mamado-É juntar ao dinheiro da compra, + 15000 para a bateria nova e mais uns 5000 para sabe-se lá mais o quê…
Uma bateria Renault com 130k está mamada ? Vê-se logo que não pesca nada do assunto.
O que não faltam são carros Renault com mais de 300 mil e menos de 10% de degradação, a Renault usa LG chen , coisa boa, com bom sistema de refrigeração.
Já agora as baterias Renault custam entre 5 a 8 mil euros.
A marca declara 250 KMS wltp ciity e 180 KMS em ciclo combinado, para uma bateria de 22 kwh, portanto 12.2 kWh em ciclo combinado e 8.8 kWh em cidade, portanto em cidade 12 kwh é mais do que normal.
“Thanks to its battery, New Twingo Electric offers a range of around 250 kilometers based on the WLTP City cycle and 180 kilometers on the WLTP Full cycle**. Applied to the daily average of thirty kilometers driven by European owners of small city cars, this is enough for one week’s worth of driving without charging.”
https://www.renaultgroup.com/en/news-on-air/news/twingo-electric-the-city-is-its-playground/
A gente viu isso pelo Leaft do TiBastos. 50000 kms e 10 anos e a bateria acaba ao fim de 35kms
(Bateria de capacidade idêntica)
PS, a media deste Twingo é mais de 16kWh/100.
Calma, usar Eletricos do Grupo Stellantis como comparação é mau, os carros deles são caros e fracos.
Mas podes ver na Renault, Megane Eletrico e Gasolina o eletrico é uns €€€ mais barato…
Não estou a falar que vi na internet, esta é mesmo a foto do meu odometro:
https://i.ibb.co/6sFy0Rq/20240605-092746.jpg
Mas também já fiz menos (medias de 540km):
https://i.ibb.co/JBx20qR/11-5.jpg
@Hugo um carro com 12 anos a combustão e com manutenções desprezíveis? Até parece que nunca ninguém teve um carro a combustão…
Aliás, eu só fiz as contas aos consumos porque uma avaria pode acontecer de forma inesperada tanto num carro elétrico como num carro a combustão, mas a verdade é que quanto mais partes amovíveis um veículo tiver existe uma maior probabilidade de avaria e portanto é comum avariarem alternadores, bombas de água, tubos rotos, catalizadores, egr entupidas… etc etc etc. que obrigam a paragens forçadas.
Deves pensar que nunca tive um carro a combustão. 🙂
Está bem abelha…
@Outro trolha
Tenho um Peugeot com esse motor parado à 4 meses… esses carros não aguentam 120.000km 🙂 Vê o que se passa com os 1.2 Puretech.
Realmente é verdade, está malta pensa que quem tem agora eléctrico antes andava só de bicicleta ou a pé, ou então pensam que nascemos a andar de eléctrico. Looool
Os leafs não servem de comparação para nada, já todos sabemos que além das baterias não prestarem, não usam refrigeração, ainda assim duram bem mais que motores a combustão, já que podemos usar a mesma métrica para os motores que mais problemas dão.
Ainda assim o tibastos diz que tem 65 KMS de autonomia e assim vai continuar a andar por mais uns anos, já que cumpre aquilo que é destinado a fazer.
@Realista
Isso foi a subir ou a descer? e qual foi a velocidade média?
Se quiseres tb te arranjo aqui médias de 0 l/100 ou perto disso.
A subir e a descer, o distrito do Porto é só altos e baixos e frequentemente o carro transporta 4 passageiros. 🙂
Já a 0L por mês encontras vários carros a combustão à espera de reparação nos mecânicos ou nas sucatas.
Dessa listagem só tive problemas de alternador e nem foi neste carro. NUNCA fiquei parado na estrada a não ser um pequeno acidente.
A manutenção mais cara é sem dúvida a distribuição ainda assim também sei quanto cobram pelas revisões, pneus etc dos elétricos.
Nunca disse que elétricos não prestam…apenas que se o assunto é poupar para fazer apenas meia dúzia de kms diários não são a melhor opção, a menos que andem sempre a partir aí como o JL que se fartava de estoirar cárters LOLOL
Isso partir carters bastante comum, em Rio Maior até tiveram de mudar as lombas, que antes eram de calçada se pedra calcária branca, mas já estava preta.
Nisso concordo, para fazer poucos kms não compensa, muito menos um diesel, que é o mais comum nesse tipo de utilização.
Olha afinal, em tão poucos dias até acontecem….
https://www.jn.pt/arquivo/2007/acidentes-causados-por-lombascom-queixa-crime-em-tribunal-688631.html/
Partiu tudo, carter suspensões, sub chassis…Devia ir devagarinho…
Eu sei que para si 80 ou 90 dão velocidades altas, mas não abusemos nos 30.
”
Com o carro imobilizado ficou também Sandra Cadima, ao início da tarde de anteontem, apesar de garantir conduzir a velocidade reduzida,conforme indica o sinal, entretanto colocado, de probição de circulação a mais de 30 quilómetros por hora.”Vi o sinal de lomba e ia devagar, mas, quando me aproximei e vi a altura, assustei-me e travei. O carro baixou, bateu e começou logo a verter óleo”
@Hugo, Ainda me vais explicar como é que para quem anda pouco o preço dos pneus de um elétrico é um problema se anda pouco…
Vamos supor que tens de trocar a cada 80.000km um conjunto de 4 pneus num elétrico e a cada 120.000km num carro a combustão (o que não é real porque estamos a falar de carros económicos e menor aceleração rápida, mas mesmo assim vamos assumir uma disparidade elevada). Assim em 12 anos a andar 50km por dia são 138.000km ou seja, tanto terás que trocar uma vez num carro elétrico como tens de trocar uma vez num carro a combustão!!! A única diferença é que tinhas de trocar os pneus do VE mais cedo e o do a combustão mais tarde.
Estas sempre a bater de frente contra a realidade.
No entanto um VE só perde quando se compara novo com novo nos segmentos mais baixos, devido à diferença de preços. Neste ponto dou-te toda a razão porque é preciso andar mais para jutificar o incremento de preço – ou ser empresa.
No entanto no mercado dos usados os preços costumam estar equiparados e portanto faz mais sentido um EV até para quem faz poucos quilometros e a realidade dos números mostram isso mesmo.
Agora não podemos fazer é comparações de carros novos com carros usados porque isso não é justo nem é o correcto.
Trocar de pneus a cada 12 anos? um conjunto de pneus com 6 anos já está a tempo a mais no carro… Com 12 anos já não é pneu é plastico…
Sabes que muita gente não sabe que os pneus possuem validade… e isto é especialmente válido para quem compra carros usados de baixo valor.
Mas em bom rigor quem compra um carro para andar poucos km, não vai andar pelas AE do país a abrir e necessita de pneus super aderentes.
Esta é a realidade.
Aqui a Av das Descobertas, junto ao LoureShopping tem umas lombas mesmo boas para partir carters. Até hoje só consegui partir 144 cárters, estou frustrado. Queria ter partido 173!
Não entendo porque tentam ironizar algo que até é bem comum. Enfim, deve doer-vos um pouco.
Conheço quem tinha pneus de plastico com 10 anos e possivelmente 40k km apenas, tudo muito giro quando num dia de chuva a 40km/h o carro numa estrada menos boa foi a direito numa curva à direita para a valena do lado esquerdo e ficar lá “preso”…
Pneus em bom estado não é só para AE e mesmo a 120Km/h uma falha catastrofica é possivel…
Tudo é comparável… não quero saber quem é o vencedor…apenas o que me dá o que necessito pelo menor preço.
@Hugo, exatamente por isso que em todas as métricas que até agora falamos os carros elétricos são sempre melhores, mesmo para quem faz poucos km…
Um carro (e para outras coisas na vida em geral) é preciso olhar não só para o custo de aquisição mas para todos os custos durante a sua vida e que são mensuráveis. E nesse aspeto, os carros elétricos saem quase sempre a ganhar.
RIP Tesla.
Ouvi dizer que o Musk até dormia na fabrica com receio dos twingos levarem a Tesla à falencia. 🙂
Para ter este preço é um BEV com uma autonomia real de pouco mais de 200km. Mas como o Twingo é um citadino poderá ser suficiente (para alguns).
20 000€ por um Twingo??? Está bem, está… Depois querem que as pessoas comprem carro novo e de preferência eléctrico 🙂 Alguém ganha com isto, mas não é o contribuinte de certeza. Um Twingo durar mais de 5 anos é obra e nem sequer falo das baterias, mas sim de todo o resto.
Um Twingo não dura 5 anos ? E as baterias também não ? Loooooll
Ele afirma que só duram 5 anos, porque não encontra Twingos ZE à venda com 5 anos.
Isto porque a produção começou em 2020, logo no máximo só encontra usados com 4 anos e assume que só duram esse tempo. LoL
Tendo em conta que um kia Picanto por exemplo é 17k€ novo, um Twingo por 20k€ mas eletrico é uma proposta 20 vezes melhor…