Novo dieselgate? Consumidores dos Países Baixos avançam contra a BMW
Uma organização de consumidores dos Países Baixos alega que a BMW enganou os compradores, fazendo com que os veículos parecessem mais ambientalmente limpos do que eram de facto. Cerca de 100.000 carros vendidos a compradores holandeses estarão afetados.
A organização de consumidores holandesa Consumentenbond e a fundação de reclamações em massa Car Claim estão a processar a BMW por alegadamente utilizar software ilegal para falsificar as emissões nos seus carros a diesel.
Segundo um comunicado no site oficial da Consumentenbond, "durante anos, a BMW comercializou carros a diesel como sendo ecológicos, amigos do ambiente e eficientes".
Segundo a BMW, os consumidores podiam conduzir os carros "sem qualquer culpa para com o ambiente".
Lê-se no comunicado, que contradiz a alegação da empresa alemã, expondo que vários estudos, "incluindo os da Car Claim e na Alemanha, França e Reino Unido, revelam que estes motores a diesel contêm software de manipulação proibido".
Desta forma, "a BMW reduziu artificialmente as emissões de NOx (azoto) durante os testes oficiais de homologação", segundo a organização.
Os carros pareciam estar em conformidade com a norma legal e foram indevidamente colocados no mercado. No entanto, em condições normais de utilização, estes veículos apresentam valores de emissões alarmantemente elevados.
Descreve a organização de consumidores, desvendando que "o caso diz respeito a todos os automóveis a diesel das marcas BMW e MINI que foram colocados no mercado holandês entre 1 de janeiro de 2009 e 1 de setembro de 2019".
Organização exige que os clientes da BMW sejam compensados
Na perspetiva de Sandra Molenaar, diretora da Consumentenbond, "é vergonhoso como a BMW enganou tanto as autoridades de certificação como os consumidores".
Segundo a organização, "a empresa deve assumir a responsabilidade por isso", compensando os consumidores que enganou.
Mais do que isso, a Car Claim revela querer que a BMW faça o recall e adapte esses motores a diesel fraudulentos, para cumprirem, de facto, as normas legais de emissões.
Apesar de termos iniciado um processo judicial, continuamos a apelar à BMW para que encete conversações para chegar a uma solução justa. O recente acordo para os automóveis a diesel da Volkswagen, Audi, Škoda e SEAT demonstra que é possível chegar a um acordo coletivo.
Disse Guido van Woerkom, presidente da Car Claim, recordando o dieselgate, de 2015, que envolveu carros do grupo Volkswagen, desde modelos da marca homónima, até unidades da Audi, Škoda e SEAT.
Este ano, no dia 10 de setembro, as organizações chegaram a um acordo com a fabricante para compensar os proprietários lesados.






















Uiui
O culpado desta treta toda são as regras e regras mais apertadas para as emissões, depois as marcas para conseguirem carros baratos tem que fazer com 3 cilindros,.
Mais adblue, FAP,EGR, catalisador… Resumindo empurram as pessoas para eléctricos com menos partes problemáticas.
Diria antes que empurram as pessoas para carros mais velhos ainda com mais emissões
Ora, agora é que disse tudo. Por causa destas normas idiotas as pessoas estão a manter carros mais antigos, e eu falo por mim.
A culpa disso não foi a utilização do chumbo nos combustíveis… as normas EURO para os motores não surgiram por acaso.
Portanto um gaja mata 25 pessoas é preso e a culpa é das regras, santa paciencia espero que os chineses limpem isto tudo andaram anos e anos a enganar o ze povinho agora chapeu
FAP, EGR e catalisador já tinham os Toyotas D4D Euro 4 e faziam meio milhão de kms sem dar a mínima despesa e chatice fora a manutenção periódica. Os gajos dos mercs e dos bimmers é que, como aquilo supostamente dá muito estatuto aos parolos, resolveram arruinar os clientes com contas de reparação estapafúrdias. Não se pode comprar mais material europeu e acabou, a ver se eles ganham vergonha e juízo.
Vão ver todas as marcas e há-de haver sempre alguma aldrabice.
A mania da Europa querer ser verde com metas impossíveis de alcançar num curto espaço de tempo……
É mesmo para acabar com as marcas.
Pensam que o céu da Europa é exclusivamente nosso e que o céu dos outros que se estão a cagar para certas é diferente.
Impossiveis? Muitas marcas cumpriram
é só mesmo um bode espiatório para obrigar o pessoal a comprar elétricos.
Lá vêm os fanáticos dos eléctricos.
+1 Deviam era ir atrás dos Elektros, esses sim poluem bastante. E depois estão isentos de testes de gases nas inspeções periódicas
claro que estão isentos de testes de gases
nesses casos, gases só dos donos 🙂
Já percebi que queres obrigar os eléctricos a ter adblue. Só faltava essa.
Quando isto foi descoberto na VW ainda mal existiam eletricos ahah
Diz antes, o bode respiratório
Espero que os chineses limpem isto tudo andam anos e anos a brincar com o ze povinho na VW a solução deles ainda foi tirar cavalos ao carro vergonhoso espero que vão todos a falência a mim não me enganam mais, carros alemães só no lixo
AInda bem que desejas que milhares de pessoas vão para o desemprego.
E se essas pessoas te desejarem o mesmo a ti. Ou és perfeito?
Eu só quero carros antigos.
Esta porcaria moderna avaria só por avariar.
foi preciso isso?Há quanto tempo,só não vê quem não quer,basta ir atrás deles e percebe-se
Os clientes da BMW agora são todos ambientalistas? Em que é que foram lesados, o software de manipulação interfere com a performance do veículo fora dos testes de emissões?
Esta amal queixa-se não sei porquê. Querem dinheiro?
Eu quando comprei o meu diesel sem diesel gate gastei umas boas notas a tornar o carro num grande diesel gate. Faps, EGRs, repro….
Tudo para deixares o carro com mecânica mais simples… como um elétrico 😉
Isso não interessa para nada quando uma bateria custa mais que um carro.
Ao que tudo indica, daqui a pouco vai gastar novamente para colocar tudo isso no lugar…
Há mais de 15 anos que ouço essa conversa. É como a bolha imobiliária…..
Não houve não, nessa altura não se falava disso, ouve no máximo há 5 anos, e lá fora já se faz, portanto é uma questão de tempo.
Se tiver de voltar a meter tudo no lugar fica mais caro que uma bateria, ou seja, é lixo. Mais valia ter poupado o dinheiro e comprava agora um carro do seculo XXI, assim tem um carro do seculo XIX.
Mais um ataque do lobie do litio, um poluente tão toxico que é mortal, enfim.
Aquele lobby que me deixa produzir energia em casa ?
Mortal ? então porque é usado como medicamento ? para matar mais depressa o doente ?
O lobie do litio ajuda-o a produzir electricidade em casa??
E ele sabe?
Muita coisa, é usada na medecina, inclusivé o petroleo em medicamentos, nuclear,etc.
Mas tem que ser em concentrações especificas, e em formulas quimicas bem defenidas, e todos eles teem efeitos secundários, o litio tem muito mais que os derivados do petróleo.
Deve saber, qualquer um pode saber.
E o petróleo é mortal ?
Não tem nada a ver com concentração, até porque lítio não existe no planeta, informe-se melhor.
Tem mais ? Mas como ? Se o lítio nem sequer existe no planeta ?
Os BMWs atuais são medonhas! frente nariz de castor!
made in china
É inadmissível, como uma marca de prestígio como a BMW engana os clientes desta maneira. a solução vai ser como com a VW, vão baixar a potência dos veículos. Mais uma vez são os clientes que vão ficar prejudicados, espero que consigam uma indemnização. Vergonhoso.
Então mas quem compra um híbrido é porque já sabe que não sera por motivos ambientais.
O que têm os híbridos a ver com o assunto ?