Novo Bigster: chegou o automóvel que é “a expressão máxima dos valores da Dacia”
Aguardávamos este modelo desde janeiro de 2021, quando a Dacia deu a conhecer o Bigster Concept, que ilustrou a sua ambição em elevar-se a novos patamares. A promessa não se desvaneceu com o tempo e o novo Bigster entrega ao segmento C-SUV um automóvel Essencial, mas Cool, Eco-Smart, Robusto e Outdoor.
Marca líder do segmento B na Europa, a Dacia aumenta, agora, a sua oferta no segmento C-SUV, com o Bigster, um automóvel totalmente novo que ilustra os valores da Dacia: Essencial, mas Cool, Eco-Smart, Robusto e Outdoor.
O novo Bigster foi concebido conforme as necessidades específicas de um mercado em constante crescimento. A Dacia está a apostar no segmento C-SUV com uma estratégia de produto que alega estar cuidadosamente planeada.
O Bigster é a expressão máxima dos valores da Dacia e é agora o automóvel de referência da marca.
Revelou David Durand, vice-presidente de Design da Dacia.
Segundo a marca, o novo Bigster será seguido por dois outros automóveis.
Um automóvel que quer responder aos mais exigentes
O novo Bigster chega robusto, com capacidade de apoiar os clientes nas suas atividades, sejam profissionais, de lazer ou familiares. As dimensões generosas são acentuadas por formas geométricas estilizadas e volumes cujas linhas simples vão diretamente ao essencial.
As grandes asas sobre as rodas e a posição dos faróis e dos farolins traseiros, nos extremos da carroçaria, reforçam uma postura assertiva.
Além de uma grelha larga em preto brilhante, com o icónico "Dacia link" ao centro, o novo Bigster possui um capot esculpido e horizontal, concebido para proporcionar ao condutor uma visão clara da estrada.
Os elementos de design gráfico acrescentam um toque de elegância casual, na parte da frente e nas portas, bem como por cima da matrícula traseira e as proteções inferiores dianteiras e traseiras são tingidas na massa, tornando-as mais duráveis e resistentes.
O novo Bigster vem equipado, de série, com jantes de liga leve de 17 ou 18 polegadas, estando as jantes de 19 polegadas, com design gráfico, disponíveis, em opção, na versão topo de gama Journey.
Nos níveis de equipamento mais elevados, os clientes podem optar por um tejadilho preto, criando um acabamento em dois tons que sublinha as linhas de design do automóvel - uma novidade para a Dacia.
Está, também, disponível uma nova cor de carroçaria, o Azul Indigo. Exclusiva do novo Bigster, esta tonalidade metálica confere um toque de elegância, sugerindo um carácter estatutário, sem deixar de ser simples.
Novo Bigster promete espaço, ergonomia e conforto no interior
O painel de bordo elevado e vertical aumenta o espaço disponível para os passageiros da frente, e as informações de condução estão agrupadas num painel de instrumentos digital de 7" ou 10" (consoante a versão).
As informações associadas ao sistema multimédia são apresentadas no ecrã tátil central de 10,1" (de série em todos os modelos Bigster).
Dependendo da versão, o Bigster está disponível com três tipos de consola central à frente: baixa, intermédia ou - pela primeira vez num Dacia - uma consola elevada com um apoio de braço (com compartimento refrigerado), um carregador por indução e um espaço de arrumação.
Também consoante o nível de equipamento, a tónica é colocada na simplicidade e na atração (Bigster Essential e Expression), na durabilidade e na facilidade de limpeza (Extreme) ou no acrescido conforto (Journey).
Dacia Bigster tem grupos propulsores eletrificados
O novo Bigster é o primeiro automóvel a ser comercializado com os novos motores eletrificados da Dacia, que proporcionam a melhor eficiência da sua classe. Além disso, a Dacia aumentou a utilização de materiais sustentáveis em toda a gama.
Grupos propulsores disponíveis
Bigster HYBRID 155
O Dacia Bigster é o primeiro modelo do Grupo Renault a receber a nova motorização HYBRID 155, que combina um motor a gasolina de 4 cilindros com 107 cv, dois motores elétricos (um motor de 50 cv e um motor de arranque/gerador de alta tensão), uma bateria de 1,4 kWh (230V) e uma caixa de velocidades automática elétrica. Esta tem quatro mudanças para o motor de combustão interna e duas outras para os motores elétricos. Esta tecnologia combinada é possível graças à ausência de embraiagem.
A unidade de tração HYBRID 155 completa a gama HYBRID 140 disponível no novo Duster e Jogger. Oferece mais potência (mais 15 cv), mais binário (mais 20 Nm, para os 170 Nm apenas para o motor de combustão) e maior capacidade de reboque (mais 250 kg, para cerca de uma tonelada). A eficiência também foi melhorada, com uma redução de 6% no consumo de combustível e nas emissões, devido principalmente à gestão otimizada do regime do motor.
Combinando a travagem regenerativa com a elevada capacidade de recuperação de energia da bateria e a eficiência da caixa de velocidades automática, o Bigster é capaz de permanecer em modo totalmente elétrico até 80% do tempo em cidade. Além disso, o automóvel arranca sempre em modo totalmente elétrico.
Bigster TCe 140
Disponível pela primeira vez na gama Dacia com este nível de potência, este grupo propulsor baseia-se no TCe 130 disponível no novo Duster. Este primeiro nível de eletrificação combina um motor de nova geração a gasolina com 1,2 litros, 3 cilindros e turbo, baseado no ciclo Miller (eficiência otimizada e perdas por bombagem reduzidas), com um sistema mild hybrid de 48V e uma caixa manual de 6 velocidades.
O sistema híbrido apoia o motor de combustão durante as fases de arranque e de aceleração, otimizando o prazer de condução e reduzindo o consumo médio de combustível (5,6 l/100 km) e as emissões de CO2 (129g/km), em cerca de 10%, em comparação com um ICE de potência equivalente. A travagem regenerativa recarrega a bateria de 0,8 kWh num processo totalmente transparente para o condutor.
Bigster ECO-G 140
A Dacia é a marca líder incontestada do GPL na Europa e o único construtor a oferecer uma opção de motorização bicombustível gasolina/GPL em todos os seus modelos de combustão interna, sob a marca ECO-G.
Para o novo Bigster, a Dacia está a inovar com um grupo propulsor que combina o duplo combustível, com um sistema mild hybrid de 48V. Este sistema mild hybrid apoia o motor turbo de 1,2 litros e 3 cilindros, quer funcione a gasolina ou a GPL, durante as fases de arranque e aceleração, para um maior prazer de condução e eficiência.
A travagem regenerativa recarrega a bateria de 0,8 kWh, num processo totalmente transparente para o condutor.
Funcionando a GPL, o novo Bigster ECO-G 140 emite, em média, menos 10% de CO2 do que um motor a gasolina não híbrido equivalente. Com dois depósitos que contêm um total de 99 litros de combustível (50 litros de gasolina e 49 litros de GPL), tem uma autonomia de até 1450 km. Instalado sob o piso da bagageira, o depósito de GPL não tem qualquer impacto no espaço de carga. Um interruptor no painel de instrumentos permite uma transição rápida e sem problemas de um tipo de combustível para o outro.
Bigster TCe 130 4x4
O novo Bigster foi concebido para se aventurar fora de estrada com um sistema de tração integral associado a uma caixa manual de 6 velocidades e um sistema mild hybrid de 48V para maximizar a eficiência.
Este sistema híbrido apoia o motor turbo de 1,2 litros e 3 cilindros durante o arranque e a aceleração, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO2, enquanto proporciona um maior prazer de condução.
Como nos sistemas mild hybrid já referidos, a travagem regenerativa recarrega a bateria de 0,8 kWh num processo totalmente transparente para o condutor.
Este Bigster TCe 130 4x4 dispõe da transmissão Terrain Control 4x4, com cinco modos de condução:
- AUTO: a transmissão distribui, automaticamente, o binário entre os eixos dianteiro e traseiro, em função da tração e da velocidade.
- SNOW: otimiza a aderência em estradas escorregadias, com definições específicas para as funções ESC e controlo da tração.
- MUD/SAND: para condução em superfícies soltas, como caminhos lamacentos ou arenosos.
- OFF-ROAD: proporciona a melhor capacidade todo-o-terreno em terrenos e trilhos difíceis. Este modo distribui o binário de forma automática e eficiente, entre as rodas dianteiras e traseiras, dependendo da aderência e da velocidade.
- ECO: otimiza o consumo de combustível através da regulação do ar condicionado e do desempenho do automóvel. O ECO afina a distribuição do binário do motor, entre os eixos dianteiro e traseiro, para limitar o consumo de combustível, adaptando-se às condições de aderência.
O sistema de controlo de velocidade em descidas é de série no Bigster Extreme: ajusta, continuamente, os travões para uma descida controlada e a uma velocidade adequada (dependendo das indicações do condutor), que se situa entre os 0 e os 30 km/h, e funciona em todas as mudanças, incluindo a marcha-atrás.
Os principais equipamentos de série
O novo Bigster reflete a ambição da Dacia de criar gamas simples e acessíveis que satisfaçam as necessidades de todos os clientes.
O Bigster é comercializado com três níveis de equipamento: Essential, Expression e dois modelos topo de gama por um preço equivalente, o Bigster Extreme e o Bigster Journey.
- Bigster Essential: jantes em liga leve de 17", barras de tejadilho fixas, Media Display com ecrã central tátil de 10,1", painel de instrumentos digital de 7", ar condicionado manual, sensores e câmara de estacionamento traseiros, vidros dianteiros e traseiros elétricos.
- Bigster Expression: como no Essential, + ar condicionado automático de dupla zona, travão de estacionamento elétrico, sensores de chuva, espelhos retrovisores elétricos rebatíveis, banco traseiro modular 40/20/40 com função Easy Fold.
- Bigster Extreme: como no Expression, + jantes em liga leve de 18", barras de tejadilho modulares, acabamentos exteriores e interiores em castanho-cobre, teto de abrir panorâmico, chave mãos-livres, estofos em TEP sintético Microcloud laváveis, tapetes de borracha e a bagageira, painel de instrumentos digital de 10", sistema Media Nav Live com ecrã central tátil de 10,1" e navegação conectada, sistema áudio Arkamys 3D Sound com 6 altifalantes e controlo de velocidade em descidas.
- Bigster Journey: como no Expression, + jantes em liga leve de 18", pintura em dois tons, porta traseira elétrica, chave mãos-livres, consola central alta com apoio de braços, banco do condutor com comandos elétricos, painel de instrumentos digital de 10", sistema New Media Nav Live com ecrã central tátil de 10,1" e navegação conectada, sistema áudio Arkamys 3D Sound com 6 colunas, carregador de telemóvel sem fios e regulador de velocidade adaptativo.
Se este carro vier com o preço prometido (25k) vai vender como pezinhos quentes e com razão para o que oferece já com um sistema híbrido eu vou ser cliente
Achas mesmo que vem por 25 mil ? lol
Um sistema hibrido com uma bateria de 1,4 kWh é muito fraquinho. Pode ajudar um pouco os consumos em caso de trânsito com muito pára/arranca. Agora em geral vai fazer pouco. Parece curto para aquilo que poderia ser!
Um toyota yaris tem uma bateria de 0.7 e já baixa consideravelmente os consumos uma de 1.4 é o dobro e para o preço dificilmente se pode pedir mais
Para se ter uma ideia dos consumos das várias versões,
https://youtu.be/f0ldOmPOacg?feature=shared
Estou aguardar o preço, porque o Bigster ECO-G 140 está debaixo de olho algum tempo….
Tinha a encomenda “pronta para submeter” até o CEO da Dacia ter anunciado que não haveria versão de 7 lugares. Passou de muitíssimo apetecível para um Duster grande, para mim. Não me serve 🙁
Muito melhor que um Model Y.