Nissan: Baterias do Leaf durarão mais de 20 anos e haverá soluções de reutilização
Uma das preocupações de quem compra atualmente carros elétricos é o tempo de vida das baterias. Substituí-las ainda é uma dor de cabeça para quem quer investir num veículo elétrico. Desta forma, a Nissan tranquilizou os seus clientes informando que as baterias dos Leaf duram mais 10 ou 12 que os carros nas mãos dos proprietários. Além disso, a marca nipónica promete que as baterias terão reutilização.
Atualmente, o preço do pack de baterias ronda os 5 mil euros, mas na primeira geração custavam mais de 20 mil euros.
Baterias Leaf cada vez mais baratas e com mais longevidade
A Nissan reivindica que as baterias dos Leaf durarão pelo menos 22 anos. A empresa nipónica afirma que as baterias atingem cerca de 10 a 12 anos mais do que o tempo médio que as pessoas mantêm o próprio carro elétrico.
A empresa chegou às suas conclusões com base nos dados dos 400 mil Leafs vendidos na Europa desde 2011. Quem o afirmou foi o diretor da Renault-Nissan Energy Services, Francisco Carranza, no Automotive News Europe Congress, nesta semana.
Vamos ter que recuperar as baterias.
Referiu Carranza no evento.
Mas o que se vai fazer às baterias usadas?
A Nissan está a considerar várias opções para reutilização. Como um exemplo, a empresa já tem um sistema de armazenamento de 3 megawatts na arena Johan Cryuff, em Amesterdão. Segundo a empresa, estão já em utilização 148 baterias Leaf novas e usadas.
Além do mais, a empresa também oferece painéis solares domésticos e opções de bateria. Em conjunto com outras empresas, como a Honda, a Nissan procura novas formas de usar as baterias dos carros elétricos. Uma das ideias é armazenar eletricidade da rede e devolvê-la nos horários apropriados, com a receita a regressar ao carro dos proprietários.
Desde há vários anos que a Nissan tem estudado este tipo de projeto. A ideia é fazer com que os carros elétricos alimentem a rede de forma a carregar os carros. Tudo acontece numa ótica de poupança de custos.
No ano passado, a empresa até estreou um moderno poste de luz alimentado por baterias Leaf usadas e painéis solares.
A Automotive News Europe também observa que a Leaf está certificada como uma central de energia na Alemanha, Dinamarca e Reino Unido, o que permite ligar-se à rede de maneira mais tradicional.
Em 2018, a Nissan introduziu um programa para substituir as antigas baterias dos carros elétricos Leaf. Além disso, a fabricante automóvel também vendeu a sua divisão de produção de células de bateria. Foi uma etapa que contou com uma longa procura por um comprador. Contudo, agora enfrenta uma realidade dura em vários campos.
Prisão do ex-CEO Carlos Ghosn está a deixar a marca em maus lençóis
Segundo a Reuters, o CEO da Nissan, Hiroto Saikawa, disse numa conferência de imprensa em meados deste mês que "hoje chegámos ao fundo do poço".
Saikawa também referiu que "a maioria dos problemas que estamos a enfrentar é o legado negativo do nosso antigo líder". Esta foi uma referência ao ex-CEO Carlos Ghosn, que foi preso em novembro passado e afastado da empresa por suposta má conduta financeira. No entanto, Ghosn, que negou todas as acusações, aguarda julgamento no Japão.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Nissan
Fonte: Autonews
“…o preço do pack de baterias ronda os 5 mil euros,” Minha nossa senhora !! 5000 mil euros ?? Foge,nem dá para acreditar !! É muito dinheiro,muito mesmo. 🙁
É muito dinheiro de facto em 10 anos até ultrapassa o valor comercial da viatura provavelmente mas fazendo a comparação com uma “substituição total de um sistema de injeção diesel ” e uma substituição do turbo(com egr e tubagens com limpeza de intercooler) na origem (só falando da parte da admissão) não lhe sobrará muito desses 5000€ como tudo hoje em dia haverá baterias da “concorrência” e oficinas que façam este tipo de serviços por um valor mais baixo a procura e que ainda não justifica a oferta mas essa oferta irá aparecer mais tarde ou mais cedo.
Cumprimentos
lá está o tuga a pensar no curto prazo! As contas fazem-se sempre a médio / longo prazo e comparando com outra realidade. Segue-se abaixo um estudo comparativo feito com experiencia própria:
Gasóelo:
– gastas 100EUR mensais em combustivel diesel, ou seja 1200EUR anuais. Ao fim de 8 anos, gastas 9600EUR em combustivel. Isto corresponde a média 1.50EUR o litro, 1000kms mensais, 12.000kms anuais. Muito conservador (BP Premier Plus Aditiviado, que nao arrisco os meus injectores).
8 anos é o prazo da garantia da bateria.
As revisões num diesel nunca custa menos de 150EUR, e apenas contando com oleo e filtros. Fazendo revisão a cada 20.000Kms, fazes ao fim de 8 anos, 5 revisoes, ou seja 750EUR em oleo e filtros. Tendo em conta que ao fim de 8 anos ja o carro tem 100.000kms, tens ainda a revisão da dsitribuição, são mais 800EUR no minimo.
E nem falo da porcaria do FAP que ao fim de 100.000kms tens de trocar e custa 1.500EUR na Ford, nem falo do AdBlue que pagas 40EUR a cada 7000kms, etc….
Somando tudo: 9.600 + 750 + 800 = 11.150EUR em 8 anos e 100.000kms
Electrico
Os memos 12.000Kms anuais, num carro electrico, custam 180EUR, a 1.5EUR por cada 100Kms, ou 15EUR por cada 1000. Mesmo que se calcule a 2EUR os 100kms, gastas 200EUR ao fim de 12.000Kms anuais.
Nao tens oleo, nem tens filtros de oleo, mas tens filtro de habitáculo, que trocas a cada 40.000kms, e custa 50EUR. Ao fim de 8 anos, trocas 2 vezes, são 100EUR.
Total: 200EUR + 100EUR = 300EUR para fazeres 100.000kms!
Poupança: 11.150 – 300 = 10.850EUR!
Ao fim de 8 anos poupas 10.850EUR com um electrico, comparando com um a diesel, para os mesmos kilometros!
Compras 2 baterias em 8 anos com esta poupança!
Quanto a pneus, não indico, mas os valores deverão ser equiparados. No entanto, num diesel gasto 600EUR em pneus a cada 50.000Kms (1 conjunto de 4x Continental ContactSport 3 a 150EUR o pneu). Num electrico o mesmo pneu faz quase o dobro do kilometros.
Termos comparativos usados:
– Ford Focus 1.6Tdci de 2008 vs Nissan Leaf 2015 24Kwh
Tenho os 2. E nem refiro que
– o Focus fez 93.000kms e levou uma ponte de injecção que custou 800EUR;
– aos 101.000Kms tubo do intercooler que rompeu, total 120EUR
– aos 110.000 um FAP novo…1.500EUR. É de lei ter o FAP!
– aos 115.000 queimou uma vela de incandescencia e ao mudar partiu no bloco do motor, tive de desmonar o montor TODO para retirar um pedaço de 1cm da ceramica da vela. Custo total 1.500EUR (aproveitei e como o carro já tinha 8 anos e quase 120.000Kms, fiz a revisao geral que deveria fazer aos 180.000kms ou 8 anos);
– proximamente, será o turbo que já tem 155.000kms e já se baba
Obviamente que nao tive em conta a compra dos carros, mas não é disto que se fala.
Eu concordo com as suas contas. Mas o custo de aquisição tem sempre que entrar ao barulho. E toda a gente sabe, que sendo o automovel um bem de consumo (e não um investimento), quanto menos pagar por ele, melhor. Daí a escolha ‘mais racional’ recair sempre sobre Usados vs Novos (e sim, nem sequer estou a falar da escolha electrico vs combustiveis fosseis).
O mais interessante disto tudo é que no toca a mobilidade (sim, os automoveis servem apenas a necessidade da mobilidade de cada um de nós), a evolução não é mais carros, é mais transportes integrados. É isso que diferencia cidades de primeiro mundo e de ponta, como Londres, de cidades de terceiro mundo, como as portuguesas.
> Num electrico o mesmo pneu faz quase o dobro do kilometros.
Podes explicar esta Sérgio, não percebo. Tudo o resto faz sentido e percebo, mas como é que os pneus se gastam menos?
isso depende muito de quem conduz. A noção normal é que um EV gasta mais pneu que um carro a combustivel, essencialmente derivado ao maior torque. Mas a minha experiencia é diferente: tenho pneus de origem no carro com 59.000kms e ainda tenho muito piso. O mesmo nao posso dizer do Focus cujos pneus têm 45.000kms e já está a precisar de um par dianteiro…
@Pedro Ferreira: sim, é certo que o preço do carro tem de recair nesta análise. Mas o tema é mesmo o custo da manutenção.
Isso vem do condutor e estilo de condução assim como o alinhamento e peso do mesmo estrada velocidade curvas etc eu em pneus que a maioria das pessoas diria no próximo mês tenho de trocar consegui tirar mais quase 25mil com o piso no limiar da legalidade e na mesma marca no jogo seguinte não consegui tirar 40 depende do condutor e estado de espírito e muito como os travões
Realmente há aí fatores para os dois lados, mas a distribuição de peso é uma enorme diferença, até porque os elétricos têm o centro de massa super baixo.
Boa tardeas faltam aí o custo do líquido eléctrico de arrefecimento das baterias nos Tesla custa a barbárie e não esquecer que o ar-condicionado na maioria dos eléctricos arrefece as baterias logo custos de longo prazo nada dóceis.
Ah, o Pedro é daquelas pessoas que pensa que os Ar-condicionados dos carros pararam no tempo em 1980 e que cada segundo de ar-condicionado ligado custa 10 Litros de gasolina. Também vai ao mecânico “recarregar” o ar-condicionado?
mas neste artigo, só se está a falar de Nissan Leaf.
Teslas estao noutro patamar, até porque um carro cujo valor médio é 100.000EUR nao é para todas as bolsas.
Tenta comparar o Tesla P100S (120.000EUR ou mais) com um carro de mesmo valor e potencia mas a gasolina: só tens superdesportivos e cuja manutenção é certamente muito superior ao de um Tesla, qualquer ele que seja.
Por isso, o custo do liquido de refrigeração de bateria parece-me um mal menor quando se compara á manutenção, feita a cada 15.000KMs ou menos, de um M5 ou de um C63AMG V8 Biturbo! O óleo não o compras na Norauto ou no Jumbo, e nao custará apenas 35EUR o Litro como um 5W30 para diesel 😉
Falta algo aqui: “Os mesmos 12.000Kms anuais, num carro electrico, custam 180EUR, a 1.5EUR por cada 100Kms, ou 15EUR por cada 1000. Mesmo que se calcule a 2EUR os 100kms, gastas 200EUR ao fim de 12.000Kms anuais.” ou seja se gastas 200€ para 12000kms, para 100000km gastas 1666,66€ em electricidade…o que afeta ligeiramente as contas restantes. De resto, acho que é uma excelente comparação!
Lamento informar mas não custam 5000€. Acabei de receber a informação na Nissan que o preço da bateria para o Leaf de 30Kw neste momento ronda os 30.000€!!! Eu tinha uma bateria encomendada há já 3 meses, a qual me obrigaram a pagar antecipadamente e cujo valor já foi de 9000€, quando esta semana fui confrontado com esta situação
Oh manda ai cópia do orçamento!
Como é que posso enviar?
Qual era a versao do Leaf / baterias ?
24 kWh (2010 ZE00) , 30 kWh (2016), 40 kWh (2018 , ZE01 second gen 2017), 62 kWh (e+ 2019)
Eles aqui dizem que as novas versoes tem baterias mais baratas.
Será por isso ?
Já vi que é a de 30kWh, vi na noticia da SIC.
Sinceramente não percebo este preço para uma beteria de 30kWh ??
Além disso deveriam preparar os carros antigos para poder levar as novas baterias (40 e 62) .
Se não onde está a componente ecologica da Nissan em enviar todo um carro para o lixo. Basicamente é isso que estão a dizer aos clientes.
Num carro de 35 não me parece tão significativo face a uma durabilidade tão larga.
Isso gasto eu em combustível em 2 anos…
aqui não se trata de saber se economicamente faz sentido, trata-se de ter um carro com poucos compromissos, muito poucas emissões poluentes e assim tens um carro que não faz ruído em elétrico e muito confortável.
Pois, mas eu tenho carro eletrico à cinco anos e gastei zero € em revisoes ,quer dizer 12 € nos filtros de abitaculo , com 4 € faço 180km ,deve dar uma media de 2,5€ 100/km que nem a minha scooter faz isso ,não preciso andar atrás das bombas de gssolina ,os travões duram 4 vezes mais ,tive um mero renault clio durante 15 anos com revisoes e problemas que foi dando gastei mais de 8 mil € portanto meus amigos ao fim de 20 anos uma bateria 5 mil € não é nada….. agora façam contas daqui pra frente eu gasto 2,5 € para 100km e vocês? Daqui a 10 anos voltamos a falar boa viagem para a bomba de gasolina cumprimentos
Caro Filipe, muito interessante o seu feed back. Acresce ainda o iuc que para um carro recente não será inferior a 150 eur/ano.
Mas gostaria de lhe perguntar como calculou o valor. Isto porque ando a fazer contas e a uma média de 20 kW aos 100 km, digamos com impostos o preço do kW seja 0.2 eur dá um valor de 4 eur por 100 km. Mais barato ao km do que qualquer outra opção mas ainda assim só pelo custo aos 100 ainda não compensa. Mas por tudo o resto que espôs (revisões, etc) talvez já compense. Mas de qualquer das formas acredito que mudar a bateria não seja necessário nós veículos atuais. Já agora o trajeto que usa para calcular é citadino, misto? Obrigado
Bi horário 0.10 media leaf 24 é mais ou menos 13 kw agora volta a fazer as contas
Como tudo, os valores para o consumo variam com o carro, percurso, condições e condutor. Neste momento para o dia a dia estou a fazer 13kw por 100km e pago cerca de 0,15 + iva por kw, tem tiver painéis solares e consumo bi horário fica muito mais barato.
Como tudo, os valores para o consumo variam com o carro, percurso, condições e condutor. Neste momento para o dia a dia estou a fazer 13kw por 100km e pago cerca de 0,15 + iva por kw, tem tiver painéis solares e consumo bi horário fica muito mais barato.
Contador bi horário, 0,11€/kW se usado no vazio. É metade dos 0.2 que tu usaste, fica a pouco mais de 2€. A fazer fé no que ele disse, se fizeres 100km com isso é o equivalente a algo entre os 1 e 2lt de consumo num carro a gasóleo (1.3€/l). Nenhum carro a gasoleo que eu conheça faz isso.
Uma correcção aos comentários anteriores: onde está KW deveria estar KWh: KW é unidade de potência, KWh é unidade de energia. 1 KWh corresponde ao consumo de 1 KW (de potência) durante 1 hora.
Caro Filipe, concordo com quase tudo que disse….agora procurar por uma bomba de gasolina…isso nao se procura ha em todo lado….o mesmo ainda nao se pode dizer dos carregadores e do tempo de espera pela carga do mesmo.
Quem pode não precisa de procurar carregadores, para as viagens do dia a dia carrega-se em casa.
Agora a realidade com os carregadores públicos, e mesmo uma vergonha como são geridos, nem mesmo a pagar é feito um serviço decente
Tudo bem, mas é preciso ver como é produzida a electricidade não é por obra e graça do espírito santo que chega ao posto de carregamento, vamos lá a ser honestos.
Mais de 50% da energia elétrica em portugal vem de fontes renováveis, e a percentagem tem tendência a aumentar, logo todos os carros elétricos tem tendência a ficar cada vez mais limpos, ao contrário de outros meios de transporte que tem tendência a aumentar a poluição que produzem.
Podes inclusivamente contratar energia exclusiva de fontes renováveis, pelo menos na EDP. É ligeiramente mais caro mas podes.
Caro José a gasolina também não nasceu na bomba.
Sou Profissional da Nissan e se for realmente 5000 euros acho pouco dinheiro. Na minha Concessão já oferecemos o carregamento rápido aos nossos clientes e assim ainda mais justifica a aquisição de um novo Leaf. Cumprimentos José Manuel Nunes Nissan Caetano Power Porto 968483771
Poluição todos fazem. Por exemplo, só para produzir as baterias para os carros eléctricos, fazem o equivalente a um carro térmico que polua 100g de co2 por km, prefazendo 120000 km , estamos a falar de 12.000.000kg de co2,
E a poluição desde o petróleo ter sido extraído, refinado, purificado, aditivado e transportado?
Que raio de contas, Nuno!
100g de CO2 sao 0.1Kg de CO2, logo:
120.000km * 0.1Kg CO2 = 12.000Kg ou 12 toneladas, e não 12.000.000Kg que são 12.000 toneladas!
(1 tonelada = 1.000Kg = 1.000.000g)
A pergunta certa deveria ser:
– (quanto polui produzir um carro a diesel + usar esse mesmo carro durante 120.000kms) comparando com (o CO2 emitido durante a produção de um carro eléctrico de valor e gama semelhante + uso do mesmo durante 120.000kms)?
E não comparar a produção de um Nissan Leaf vs C63AMG ou um Tesla P100S vs Peugeot 308 HDi SW…
Um gajo lê, lê e não percebe nada… Será que não há ninguém que saiba escrever português?
Praticamente não tem despesa com mecânico vai ter que trocar pastilhas de freio, filtro anti polen, com 4 anos de uso sangrar o fluido do freio, talvez troca dos pneus
Eu acho que vale a pena sim especialmente na Europa que já tem infra estrutura pronta e ótimas estradas
Como alguém aqui disse, façam boa viagem para a bomba de gasolina 🙂 Eu aqui ainda tenho a bateria quase nova e já poupei 4000€ em gasolina, caso precisasse de trocar. E a bateria ainda está na garantia.
O que interessa saber ‘e que as baterias ao fim da sua vida util num carro electrico serao reutilizadas e so em ultimo caso recicladas.
As baterias podem nao ter carga suficiente para um carro mas podem ser instaladas num candeeiro solar e iluminar as estradas ‘a noite por exemplo.
Todos os fabricantes de baterias de automóveis já têm plano de requalificação das baterias, nomeadamente conversão para baterias fixas (UPS para casa).
Se os preços das baterias passaram dos € 20.000,00 para os € 5.000,00 porque razão isso não se reflete nos preços de venda do Leaf?!
É uma boa pergunta, mas é um exercício antigo da indústria. Porque achas que a Tesla continua a dar prejuízos se cada vez vende mais? Entre outras coisas tem a ver com o valor de desenvolvimento. É alto no início e vai diminuindo, podendo com o tempo (que é isso que se ambiciona) dar lucro.
O quer vai ficando mais acessível é o valor de substituição (se bem que com o tempo o carro fica mais barato, aliás, a Tesla tem descido os preços)
Boa tarde.
Alguém sabe que IUC vão inventar para os eléctricos???
E a electricidade para eléctricos também levará com um impostosito para compensar as perdas dos impostos sobre combustíveis
Gostei desta . Mais uma para o polígrafo!