Nissan apresenta o novo Ariya NISMO: 100% elétrico e com 435 cv de potência
A NISMO voltou à Europa com o Ariya NISMO, e a Nissan escolheu o Dia Mundial do Veículo Elétrico para dar a conhecer todos os detalhes.
Construído com base na herança da NISMO e mantendo o design de inspiração japonesa da Nissan, o Ariya NISMO eleva o já impressionante desempenho do Ariya e4ORCE de 87 kWh a novos patamares de entusiasmo. Este modelo combina o melhor da engenharia dos desportos motorizados com o design elegante e o interior do Nissan Ariya, de forma a consolidar o seu estatuto com obra-prima da NISMO.
Depois da revelação, no Salão Automóvel de Tóquio 2024, no dia 12 de janeiro, o Ariya NISMO prepara-se para chegar às estradas europeias com a monoversão de 87 kWh e-4ORCE com 320kW (435cv) de potência.
Ariya NISMO quer oferecer uma performance elevada
Com um design aerodinâmico, pensado para os mais aventureiros, o Ariya NISMO chega elegante e altamente influenciado pelas linhas japonesas.
O Ariya NISMO apresenta um design aerodinâmico integrado e elegante. Graças à sua forma de canard, ao para-choques inferior prolongado e ao spoiler traseiro estilo ducktail, o coeficiente de sustentação (CL) do Ariya NISMO registou uma melhoria impressionante de 40%, atingido um CL de 0,11, em comparação com o CL de 0,18 do Ariya padrão.
A presença larga e baixa do NISMO, bem como o seu baixo centro de gravidade e difusor traseiro duplo, também orientam o fluxo de ar para oferecer maior downforce. Além disso, os spoilers e entradas de ar, inspirados na Fórmula E, reduzem a resistência graças aos seus designs exclusivos, gerando um fluxo de vento suave ao longo da carroçaria do veículo e endireitando o fluxo de ar à frente dos pneus traseiros.
O Ariya NISMO também beneficia de um acabamento de porta mais largo em comparação com os modelos Ariya padrão, assegurando que o downforce é aumentado e que os pneus recebem um apoio adicional.
Os pneus Michelin Pilot Sport EV que equipam o Ariya NISMO foram concebidos para oferecer maior robustez e fiabilidade aos condutores, proporcionando maior tranquilidade. As jantes ENKEI "MAT Process" de 20” apresentam um design com raios finos que reduzem a resistência do ar e o peso, graças aos discos planos na jante.
Além disso, as jantes possuem uma grande abertura que facilita a evacuação do ar, permitindo que os pneus se mantenham frescos, independentemente da temperatura do asfalto.
Afinação NISMO para uma experiência arrepiante ao volante
A afinação meticulosa do Ariya NISMO assegura um desempenho superior. O modelo 100% elétrico de 87 kWh, 320 kW (435cv) de potência e 600 Nm de binário é capaz de ir dos 0- 100km/h em 5 segundos, e de 80-120km/h em apenas 2,4 segundos.
O Ariya NISMO também oferece uma capacidade de curva e força lateral superiores à do GT-R NISMO. A suspensão dinâmica do modelo, que inclui molas, estabilizadores e amortecedores modificados, trabalha em conjunto com um chassis altamente equilibrado para eliminar movimentos desnecessários do veículo e aumentar o controlo do movimento de rolamento, oferecendo um nível melhorado de rigidez na estrada.
Quanto à direção assistida, o NISMO altera a sensação da direção dependendo da velocidade, trabalhando em conjunto com a suspensão para criar maior estabilidade.
Ao circular a velocidades mais baixas, como em cidades e ruas residenciais, a força da direção é reduzida, tornando as manobras mais fáceis. Em autoestrada, a velocidades mais elevadas, a direção endurece, proporcionando uma sensação mais neutra e estável.
Com a adição do i-Booster, que aumenta a eficácia dos travões, também pode usufruir de toda a emoção NISMO, mantendo a sensação de agilidade e segurança.
Por via do modo de condução "NISMO", o condutor pode usufruir de uma sensação de aceleração consistente e suave ao longo de toda a condução.
Ariya NISMO com tecnologia e-4ORCE
O Ariya NISMO está também equipado com a tecnologia e-4ORCE, afinada e melhorada, para dar aos condutores a confiança necessária para se fazerem à estrada, independentemente das condições climatéricas.
Esta tecnologia, especificamente adaptada para o condutor NISMO, permite uma performance superior nas quatro rodas, proporcionando uma autêntica experiência de automóvel desportivo.
O NISMO e-4ORCE pode suprimir a subviragem em momentos de alta aceleração, enquanto oferece uma redução de 12% no desempenho do rastreio em linha em comparação com a tecnologia base e-4ORCE.
E o carregamento deste 100% elétrico Ariya NISMO?
O Ariya NISMO vem equipado com um carregador de bordo de 22kW, único entre os concorrentes. Isto permite o carregamento rápido em todos os carregadores públicos CA, dando aos condutores a possibilidade de carregamento on-the-go em qualquer estação pública.
Design elegante, mas moderno, para não passar despercebido
O novo modelo apresenta um acabamento de porta que reduz o espaçamento entre o painel da porta, criando uma sensação de integração perfeita. Na traseira do veículo, a superfície escultural reforça a sua forte presença, com a parte inferior do para-choques alargada, tanto em comprimento como em largura, aumentando a pressão negativa entre o veículo e a estrada, melhorando o downforce.
O Ariya NISMO apresenta um interior redesenhado, desde os bancos até aos acabamentos interiores, proporcionando uma experiência premium para todos. Os bancos, fabricados num material semelhante a camurça, foram especificamente concebidos para uma condução desportiva, oferecendo um apoio e uma postura melhorados para uma experiência superior.
Disponibilidade do novo Ariya NISMO
Detalhes do Nissan Ariya NISMO e-4ORCE
- Tipo de motor elétrico - EESM
- Capacidade da bateria – Total/Utilizável (kWh) - 91/87
- Binário máximo dianteiro (Nm) - 300
- Binário máximo traseiro (Nm) - 300
- Binário máximo do sistema combinado (Nm) - 600
- Potência máxima (kW) - 320
- Potência máxima (HP) - 429
- Potência máxima (PS) - 435
- Coeficiente de drag - 0.3
- Largura excluindo espelhos (mm) - 1850
- Largura incluindo espelhos (mm) - 2172
- Comprimento (mm) - 4655
- Altura (mm) - 1660
- Distância entre eixos (mm) - 2775
- Largura da via dianteira (mm) - 1585
- Largura da via traseira (mm) - 1585
- Sistema de travagem - EBA
- Tipo de travagem dianteira - Discos ventilados
- Tipo de travagem traseira - Discos ventilados
- Tipo de suspensão dianteira - Braços de suspensão MacPherson independentes
- Tipo de suspensão traseira - Suspensão traseira independente MultiLink
As vendas do veículo estão previstas para janeiro de 2025 e o Ariya NISMO será vendido em todos os mercados europeus onde o crossover já se encontra disponível (à exceção do Chipre, Malta e Irlanda do Norte).
Se baixassem mas é os preços, é que lhes dava valor! Assim continuam alegremente rumo à falência!
Esse teu discurso é em todas as marcas. E mesmo que baixem, dizes que, mesmo assim, está alto 😀
Mas neste caso ele tem uma certa razão aqui em Portugal não deve custar menos de 75.0000€.
Se as marcas não começam a lançar modelos para os bolsos da maioria das pessoas acabam por ter que fechar empresas…
Claro, mas ele diz em qualquer uma 😀 claro que as marcas vão ter de baixar os preços, resta saber se vção ter clientes para os produtos, antes de mais. Depois, saber se conseguem baixar sem comprometer a oferta e a própria empresa. Como temos estado a ver, há marcas que não vão conseguir. Por exemplo, a Polestar. Por muito boa que seja e que o é, não tem como baixar preços. E o mercado já a está a castigar.
Acredito que haja ainda margem de manobra, mas os preços não podem baixar muito mais, pelo menos em algumas marcas. Acho que tem havido falta de modelos de entrada (até 20k p.e.), mas com o tempo pode ser que a coisa melhore.
Sim, no fundo podem apresentar carros muito belos, lindos, potentes. Se é só para ricos, então quase ninguém quer saber. Quando tiverem a preços normais, então muita gente irá querer saber. Entretanto, sim, este discurso do está caro será para todas as marcas. Se baixarem 1 cêntimo, será caro na mesma. Se colocarem carros a 25/30k para as pessoas normais(não estou a falar de carros que têm 100km de autonomia. Nem aceito que me digam para que é que eu quero mais autonomia. (um das perguntas mais ridículas sobre os carros elétricos.)Porque isso cada um é que sabe.)
E quanto custa um GT-R NISMO?
Os carros até nem são necessariamente “caros” na realidade de boa parte da UE.
O problema é que o nível médio de vida em Portugal está muito longe de um carro novo ICE “barato”, quanto mais um elétrico. Acrescido de que o mercado de usados para carros elétricos é, por agora, uma incógnita.
Basta olhar para as estradas e ver o que temos. Qualquer carro com menos de 10 anos é considerado novo. Até 20 ainda está “bem bom”. E só começa a ser velho depois dos 30. É triste, mas assim é.
O meu já leva 13 ou 14 em cima do lombo e o plano é aguentar, pelo menos, até aos 20. Dependendo de como ele se portar.
Porque é que é triste? Ainda bem que dá para andar com um carro durante 20 anos.
É triste porque, na maior parte dos casos não é por opção.
Depois, ainda temos a importação em massa de carros usados de outros países.
No meu caso pessoal, não tenho qualquer problema em manter o carro uns valentes anos. Nem nunca procurei comprar carros caros e vistosos. Desde que seja grande o suficiente, fiável qb, com manutenção a custos aceitáveis, bem tratadinho dura anos e anos. Sempre foi assim na família e continuará a ser. O dinheiro aplica-se noutras coisas mais importantes.
O futuro é guardar o diesel velhote, ir fazendo as reparações e manutenções necessário. Se possível com FAP e EGR anuladas. A carteira agradece e fica-se muito bem servido 😉
Nismo? Dass!
Bem, já há /M com 2500kg portanto hoje em dia vale tudo para enganar o cliente…