NIO assina um acordo com a CATL para desenvolverem baterias de longa duração
A NIO assinou um acordo com a sua fornecedora de baterias elétricas, a CATL, para criar baterias de longa duração destinadas aos carros elétricos.
No passado dia 14 de março, em Pequim, a NIO e a CATL celebraram um acordo, que visa a investigação e desenvolvimento de baterias de longa duração com base nas necessidades de troca da fabricante chinesa.
Segundo a NIO, num comunicado citado pela CnEVPost, a CATL desenvolveu tecnologias de base, tais como a atenuação lenta da capacidade, a camada SEI (Solid Electrolyte Interphase) auto-reparável e o suplemento de lítio, por forma a prolongar a vida útil das baterias dos veículos.
Juntas, a NIO e a CATL centrar-se-ão na tecnologia de longa duração para baterias amovíveis, realizarão seminários conjuntos, promoverão descobertas e inovações tecnológicas e incentivarão aplicações de produtos, conforme o acordo.
A par disto, a CATL irá também planear e desenvolver baterias com uma vida útil mais longa para os próximos modelos da NIO.
O objetivo das duas empresas passa por disponibilizar serviços de troca de baterias a mais utilizadores de veículos elétricos, através da tecnologia de longa duração, eliminando a necessidade de se preocuparem com os elevados custos de substituição.
Atualmente, a CATL é a única fornecedora das baterias que circulam na rede de troca da NIO. Os atuais pacotes nos veículos NIO e nas estações de troca de são de 70 kWh, 75 kWh e 100 kWh da CATL.
Leia também:
A Nio ainda mexe?
Se ainda mexe ? é que mexe e bem:
https://cleantechnica.com/2024/01/04/nio-sales-up-31-in-2023/