PplWare Mobile

Ninguém quer comprar carros elétricos usados e já há cemitérios com milhares

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Jomar says:

    Basicamente o problema já há muito tempo que se sabe ia acontecer, forçar a uma transição demasiado rápida, quando existe ainda muitos contras que não estão resolvidos, como é natural , do ponto de vista a maioria assemelha um veiculo elétrico a um outro qualquer eletrodoméstico, quando usado o valor não compensa, sendo a bateria o maior dos problemas pois é o elemento mais caro do veiculo…

    Isto ainda tem de mudar muita coisa para além de preços mais competitivos, as coisas tem de se igualar ao nível dos sistemas atuais, serem sustentáveis aos vários tipos de bolsos, enquanto isto andar ao nivel dos ricos, é para esquecer…

    • Sergio J says:

      Concordo completamente contigo, mas acrescentaria ainda outro factor importante: automóvel virou um produto tecnológico com uma com curva de evolução muito rápida. Um modelo novo oferece um salto demasiado alto face a geração anterior. Isso faz com que a geração anterior já não seja visto como apetecível (para o mesmo segmento). Se num telemóvel ou outro produto tecnológico compreendia-se a troca a cada 3 anos, isso já não fará sentido num produto tão caro. De forma resumida, o mercado automóvel está a mimificar o mercado tecnológico, incluído o do lixo.
      Podia ainda citar o factor dos interiores minimalistas, mas aceito que isso possa ser subjectivo.
      Possivelmente uma solução poderá passar por os fabricantes possibilitarem upgrades de determinados elementos. Por exemplo se um carro oferece quase só como HMI um display, se calhar faz sentido ao fim de alguns anos possibilitar a trocar desse display e se calhar do VCU dedicado ao infotainment. Falta saber onde é que os OEM se querem posicionar.

      • Blackbit says:

        O upg dos automóveis (display, baterias, software, …) não esta no modelo economico de venda dos construtores e nem no legislador (a troca de alguns desses compenente obrigaria a uma nova certificação) pelo que, para isso ser possivel, passaria por uma grande alteração de mentalidade. O que não creio que vá acontecer, infelizmente.

    • _RJCA_ says:

      Plenamente de acordo…

    • Greenwave says:

      De acordo.

    • O moço coxo says:

      Os cemitérios de carros novos (são apenas parques armazém, depois fazem umas fotos e dramatizam) são principalmente do grupo VW e franceses, na china, que ninguém os quer. Mesmo a preço de custos os chineses não querem material rasca e deixam a maioria dos modelos europeus sem vender.

    • ZERTO says:

      Se um comerciante compra um carro usado tem de dar garantia do mesmo logo ou compra um eléctrico para o vender com uma bateria nova ou arrisca a ter prejuízo e grande se for acionada a garantia. Um particular vai comprar e pensa que se necessitar de nova bateria mais vale comprar logo novo. Basicamente o mundo anda a penhorar o ambiente em antecipação e nunca vai recuperar essa destruição por antecipação basicamente porque no fim o que importa são os euros e não o ambiente, se assim fosse já tínhamos a energia 100% limpa mas essa energia não dá dinheiro a ninguém a longo prazo

      • JL says:

        Então qual é a diferenca para um a combustão ?

        No caso do motor, se não estiver em condições vende o carro com motor novo ? Então e o cliente ? Pensa em ir comprar carro novo porque mais vale.

      • Pedro says:

        Ao comentario do JL acrescento:
        ao contrario do motor a combustao, a bateria de 1 electrico consegues facilmente confirmar assertivamente o desgaste/percentagem de perda de capacidade da bateria.

        • Yamahia says:

          Não consegues nada. Basta programar o BMS para devolver informações erradas e ficas a anhar.
          Comigo é à moda antiga. Passem-me o carro para as mãos e tempo para eu arrumar com 2 cargas de 100 a 5% que eu logo vejo se a bateria está para as curvas ou não!

          • JL says:

            Ah então problema da autonomia resolvida, é só programar mais capacidade.

            Com cada disparate….

            Não…

          • Yamahia says:

            É, é então não é?
            Se não fizer próximo dos kms anunciados vai logo de vela, por mais que mostrem os testes e que os testes digam que está boa!

            Mas pronto, isto é só um conselho para quem eventualmente queira comprar um elektro usado. Porque se incomodou com isso?

          • JL says:

            Para isso não se vendia nenhum a combustão, nenhum faz os kms anunciados.

            Porque é que não programa o seu carro para consumir em vez de 5 litros, 3 litros ? ou menos, porque não apenas 1 ? É teimoso, anda a gastar gasóleo porque quer.

          • Yamahia says:

            Como já deve ter reparado eu analiso a experiência de outros utilizadores de elektros e por onde eles andam.
            Nc na vida iria dar importância ao WLTP.
            Assim como não dou importância ao WLTP dos combustão. Aliás, nem sabia o que isso era até lançarem elektros.
            Para mim o que conta é cidade e nisso os elektros são bons. Nacional e nisso os elektros estão dentro da média se não passarem doa 80 e finalmente AE e nisso os BEV são uma desgraça.
            Portanto esteja descansado que sei bem as linhas com q me iria coser.

          • Hugo says:

            Incomodou-se porque nãp percebeu nada do que disseste no comentário inicial 😀

          • JL says:

            Ele é que não percebeu, que interessa as informações que o BMS dá, o teste não consiste em tirar informações do bms.

          • JL says:

            Em AE são melhores que todos os outros, a começar na eficiência e acabando no conforto. Mas olhe que isso é muito para você aceitar.

          • Hugo says:

            “JL
            2 de Janeiro de 2024 às 18:54

            Ah então problema da autonomia resolvida, é só programar mais capacidade.”
            Dito por ti….e não foi de todo o que ele disse.

          • JL says:

            O que é que eu acabei de dizer ?

          • Hugo says:

            Não vou perder mais tempo contigo e com o Português.
            No outro post interpretaste mal uma frase , culpaste o Português de quem escreveu e NUNCA explicaste onde estava o erro. Esquece….

          • JL says:

            Eu não interpretei mal, não a entendi e fiz uma pergunta sobre ela, portanto você entendeu mal mais uma vez o que eu disse. Expliquei sim, tal como outras pessoas o fizeram, mas se quiser embirrar novamente, esteja à vontade. Lol

          • Hugo says:

            Fizeste uma pergunta? LOLOL Manca-te
            Volto a repetir o que não entendeste:
            “JL
            2 de Janeiro de 2024 às 18:54

            Ah então problema da autonomia resolvida, é só programar mais capacidade.”
            Ele nunca deu a entender nada que se parecesse com o que afirmaste.
            Queres entender entendes…não queres problema teu.

          • JL says:

            E também não entendeu o meu último post, estava a falar sobre o outro.

            Está sempre a dizer que não perde tempo, mas continua a dizer disparate atrás de disparate. Enfim.

            Vem falar do outro post, eu respondo lhe em relação a ele, e agora troca-se todo novamente, isto só pode ser perseguição e teimosa. Looooool

          • Hugo says:

            Mas qual outro post? Tu bates bem?
            Num lado falas de uma coisa e no outro falas de outra?
            Eu comentei um post especificamente. Queres falar falas sobre o que eu estou a falar ou vai comentar no sítio correto boa? É assim que funcionam os diálogos e aqui também costuma resultar.

          • JL says:

            Eu bato muito bem, a pergunta a que me refiro está neste seu post:

            “Não vou perder mais tempo contigo e com o Português.
            No outro post interpretaste mal uma frase , culpaste o Português de quem escreveu e NUNCA explicaste onde estava o erro. Esquece….”

            Ao qual eu respondi:
            “Eu não interpretei mal, não a entendi e fiz uma pergunta sobre ela, portanto você entendeu mal mais uma vez o que eu disse. Expliquei sim, tal como outras pessoas o fizeram, mas se quiser embirrar novamente, esteja à vontade. Lol”

            Portanto quem não bate bem é o senhor, mas isso já não é novidade nenhuma.

          • Hugo says:

            AHAHAH Pois respondeste mal. Não te fiz nenhuma pergunta, já no outro post pedi 3 vezes, TRÊS, pra indicares o erro e nada. NADA. Queres falar sobre isso vai comentar no artigo correto.

          • JL says:

            Continua a bater mal, onde disse que me fez uma pergunta ?

            Eu disse o que estava mal, se quer saber vá lá ver.

          • Hugo says:

            Rapaz tu és doente. Procura ajuda mas rápido…

          • Hugo says:

            Ninguém te entende e tu não entendes ninguém. Conclusão: são todos nabos menos tu….pensa lá um bocadinho.

          • JL says:

            Fale por si, você é que não entende, aliás, até entende, não quer é entender e até se baralha todo.

            Vá curar isso.

          • Pedro says:

            Nao sabia que dava pra aldrabar a BMS por forma a alterar essas metricas..se for o caso ok, entao esse metodo que falou será seguro mais mto dificil ser assertivo, pois a autonomia depende mto do estilo de conduçao, temperatura, vento etc.

            alem disso, existe equipamento e/ou app que ligas ao obd e infere os dados das celulas em realtime, e andando 1 ciclo de carga, aferir o regradacao da bateria.. mas la esta: tens de fazer 1 ciclo de carga/descarga..

            de qq forma é sempre mto mais assertivo que um motor de combustao, e tens e abrir pra realmente aferir correctamente.

  2. Rodrigo says:

    O problema é as baterias caras espero que com os números de vendas sempre a crescer apareçam empresas com baterias baratas.

    Se existir procura podem ficar descansados que o mercado arranja forma de encontrar solução.

    Vamos ver pode ser que passe pelas novas baterias de sódio (sal).

  3. João says:

    Yamahia e JL chamados á recepção por favor.

  4. Kush says:

    Notícia de encomenda da Toyota e de alguma empresa petrolífera. E ainda há quem acredite!

  5. JL says:

    Simples, baixem o valor desses em segunda mão e mercado funciona, agora não me parece correto usarem sempre os mesmos carros como fonte de informação, quando se sabe que os do vídeo já são carros que tiveram a sua vida útil e ficaram ultrapassados, dai serem todos da mesma cor.
    Há 2 soluções, atualiza-los e vendê-los, aproveitar as baterias usadas para projetos de segunda vida, mas desconfio que depois da subsidiação ao fabrico nestes veiculos, não haja grande interesse em investir nessa parte.

  6. Joaquim Sobreiro says:

    São as regras do mercado, meu caro! Engenharia social utilizando o investimento feito com o inconsciente coletivo ECO. Seja um consumista ECO, que para nós temos os lucros. Não fazemos distinção, ECO, ou não ECO é sempre um bom negócio.

  7. jota says:

    O “assim como outros fatores” dito assim até parece um pormenor, mas parece-me que é o pormaior! E neste pormaior entra o facto do desgaste das baterias! Ninguém que comprar um VE usado e uns meses depois ter que meter uma bateria nova! Com jeitinho e feitas as contas o valor do VE usado ia para o valor de um novo!

    • JL says:

      Para a situação das baterias existem solução, certificar a sua capacidade e vender o carro de acordo com a capacidade.

      • Jomar says:

        Desculpa mas isso não é solução nenhuma, do ponto de vista, um usado tem igualmente de garantir a mesma autonomia de quando novo, se não voltamos a mesma história o eletrodoméstico que ninguém quer porque sabe que tem limitação na autonomia e acarreta para breve uma enorme despesa, coisas que ninguém quer ter de lidar.

        Se fosse algo simples como tu apregoas, o mercado global já tinha mostrado indícios nesse sentido, mas não é isso que está a acontecer, não estamos a falar de um simples smartphone, tablet ou mesmo portátil, mas de algo que custa uns muito mais e com uma esperança de vida muito maior.

        Basicamente um automóvel elétrico tem de tal e qual como um atual a combustão, garantir as mesmas características quando vendido em segunda mão sem quaisquer limitações, enquanto estes pontos não ficarem resolvidos, a visão sobre os mesmos não vão mudar, mesmo que os estejam a oferecer…

        • JL says:

          Quando compra um usado também só compra se estiver na condição de novo ?

          A limitação de autonomia só existe se comprar um veiculo que não tem autonomia para o seu uso.

          Tanto que já apresenta, já existem várias empresas a fazer isso cá em Portugal e na Europa, pode começar pela Dekra.

          E há mais, o ISQ está a estudar o caso de certificar as baterias.

          É por custar muito que exige soluções confiáveis, até que o preço das baterias diminuam a não ser um problema.

          Um carro a combustão nunca está na condição de novo, único argumento que arranjou foi a autonomia, mas num a combustão tem também outros fatores que o fazem desvalorizar e que não se notam, no fim cai a fatura, num ve e já que este é um tema que as pessoas ainda duvidam, esta parece-me ser uma solução.

          • Jomar says:

            Sim só compro um usado, que reúna as condições de quando saiu novo para estrada, no seu todo e não em parte, que é a situação se sai a fazer 1000km’s, ao fim de n anos tem de haver possibilidade de voltar rodar esses mesmos 1000km’s sem ter de vender um rim…

            Aqui o fator de comparação é somente a autonomia, pois manutenção qualquer um tem, eu num a combustão ele não perde autonomia, o perder valor é face a outros fatores de evolução…

            Portanto, enquanto, não cair os preços por ai abaixo, os AE vão continua a ser vistos como algo demasiado caro para arriscar aquisição, e isso não vai acontecer a curto prazo…

          • JL says:

            Então e como sabe dessas condições?

        • Marco says:

          Errado meu caro, os carros a combustão usados não têm nem garantem as mesmas características de um novo, não será obvio? Nem que consumam mais óleo ou combustível…
          Porque exigem isso de um elétrico?

          É preciso espírito crítico, mas não sejam pessimistas nem fanáticos!

          • João says:

            Oi!? Compra um carro a combustão com 4 anos e espera encontrar problemas como gastar óleo ou mais combustível ? Eu sinceramente não ! Um carro com 4 anos se for estimado deve estar impecável a nível de mecânica ! Mas vamos simplificar : o comprador de viaturas usadas fá-lo ou por questões financeiras ou por uma outra variação das mesmas que é dar o mesmo por um usado de gama alta, que daria por um carrito novo. Essas pessoas estão habituadas a comprar viaturas a combustão e não será de um momento para o outro que vão acreditar na compra de elétricos usados . Até isso acontecer vai continuar a haver alguma dificuldade em relação escoar os mesmos. O primeiro Boom deve estar a acontecer como diz a notícia e só depois, se a experiência geral for boa é que o mercado começará a andar. Resta saber se quando os carros tiverem 10 ou mais anos, irão continuar a ter mercado

      • Eu says:

        E ainda mais fácil, basta ligar um dispositivo de diagnostico ao carro e ve-se logo a saude da bateria ! Alias todos os stands de usados deviam fazer isso e mostrar ao cliente

    • Eu says:

      Conduzo um VE usado desde 2020, ja fiz milhares de km naquilo. Bateria sem problemas parem de espalhar esses boatos. Os carros a combustão usados também dão problemas !

  8. Zé Fonseca A. says:

    Coloquem essa na equação ecológica

  9. luiz says:

    Sabem quem não vai comprar elétrico tão cedo? EU. Como já foi dito por vários canais do setor, os VE não são para todos. No entanto o que é que polui mais? 1 VE que teoricamente emite zero ou cem carros hibridos que vêm as emissões passarem de 145g/km para 50 por serem hibridos e as baterias não são tão caras. E com a vantagem de usar elétrico em pequenas distâncias e gasolina ou gasóleo em distâncias maiores sem necessidade de carregar e ficar pendurado e ter que chamar o reboque. Mas, é como tudo na vida, venderam a ideia dos VE como se fosse a última bolacha do pacote agora é assim. Eu cá vou andando num meio de transporte tradicional (10000€)que me leva do ponto A ao ponto B e canalizo os meus recursos, os outros 25000€ que totaliza os 35000€ de um eletrico para o que realmente interessa: pagar os serviços que o estado vais extinguindo aos poucos, saúde, educação e também algumas estradas que se encontram degradadas de ano para ano e paga-se a fatura na oficina. Tenho dito

    • JL says:

      Mas ele só passa de 145 g/km para 50 g/km se o carregar, milagres não existem.

      E não é bem assim, essa dos 100 hibridos foi inventada pela toyota, onde depois mostra híbridos com baterias de 1.2 kwh que pesam 50 kilos, ou seja, 6 a 10 vezes menores que as média dos ve’s e a ter uma capacidade 50 x menor.

      Aliás, parece ser a toyota que está por detrás deste artigo.

      • luiz says:

        Cada um vende o peixe que tem, mas ainda é cedo para usar 100% VE e nunca será, até aqui havia carros a gás, gasolina e gasóleo e nunca foi 100% só de uma fonte de energia. Mas porque é moda, bora lá comprar elétricos. Já migrei de gasóleo para gasolina por já não fazer kms que justificasse. Façam bem as contas, mas num país onde as pessoas tiram nega a matemática é de querer. Continuem nas redes sociais a seguir influencers que vos lavam o cérebro e empenhem-se até ao tutano. 35000€ para ficar a pé só porque alguém remotamente nos desliga o carro, chama-se perca de privacidade e de liberdade. Ah e já agora, se é proibido tirar fotos a estranhos sem autorização, o que se diz daquela marca americana famosa que tem câmaras a toda à volta e apanha quem se aproxima? Sabemos lá nós onde vão parar as nossas imagens.

      • Kush says:

        Só agora que chegaste a essa conclusão, ao ler o artigo cheguei logo a essa conclusão

    • EuTech says:

      Completamente de acordo, nao sao mesmo a ultima bolacha do pacote sou mais um de muitos mais que nao ta pa ter eletrico tao cedo, enquanto ouver carros a gota que me sirvam, mesmo na acho piada aos powerbanks com rodas…sou petrol head sou…quero saber do ambiente, quero, mas na me obrigam a comprar nada… Um bom ano para todos

    • Santos says:

      A melhor resposta. Parabéns.

  10. MF says:

    o problema são as baterias, são caras na troca a união europeia tem de intervir na aquisição de troca de bateria para que estas não passem do valor real

  11. famagusta says:

    é uma estupidez, é só trocar a bateria e o carro fica novo

  12. João Carlos says:

    Esse vídeos é onde? China? Isso já é velho seja em carros elétricos ou em muitas outras coisas… Já se sabe como funciona lá.

  13. PJA says:

    Nada que não se estivesse à espera.

  14. Yamahia says:

    “Tantos carros elétricos usados e ninguém os quer…”
    Eu já tinha avisado. Os sinais não são de agora!

  15. Klimane says:

    Estória mal contada. Sucata é dinheiro e um carro vale sempre alguma coisa. Se me dessem um elétrico ou me quisessem vender um com menos de 70 km de autonomia nunca diria que não se o preço fosse aceitável. Há por aí autênticos chassos que só poluem e muito boa gente disponível para comprar pechinchas mesmo que elétricos. Atirem areia para os olhos. Só quem não tem neurónios para unir os pontos é que não vê ou não quer ver.

  16. Mendes says:

    Eu cá tenho um ALD de um EV. Muita carga rápida, devido ao trabalho que tenho. Quem comprar em segunda mão, vai levar com a fava da bateria. Isto está acontecer de forma frequente…

    • JL says:

      Depende do veículo, já se provou que a carga rápida não é prejudicial à bateria.

    • Yamahia says:

      Cargas rapidas és tu e os restantes 99,9% de possuidores de carros elektros.
      Não é possível rentabilizar o investimento na máquina a fazer casa-trabalho-casa.
      Achar um usado elektro que tenha maioritariamente recargas lentas é como achar uma agulha num palheiro. Basta analizar que o mercado UE destes carros é quase tudo ALD. E mesmo que encontre uma excepção, a bateria vai degradar com o tempo. Em 4 anos estará acabada.
      E aquele velho argumento do “ah e tal era de uma velhinha, tem poucos kms” tb não vai colar pq essa treta sem carga durante muitos dias e sem andar tb fica toda mamada.
      Não há como fugir. O usado elektro vai ser sp mau negócio.

      • JL says:

        Então mostre lá o mercado de ald com números ?

        Eu fiz um bom negócio, aliás, nunca tive negócio nenhum com novos.

        Em 4 anos está acabada? Porque você quer ? Ou porque lhe manda um feitiço ? Loooooooooool

        • Yamahia says:

          “Então mostre lá o mercado de ald com números ?”
          Leia o artigo da Fortune. Está lá escarrapachada essa realidade.
          A noticia do Pplware tem um link directo a ela.

          • JL says:

            Diz apenas que na Alemanha grande parte dos veículos são vendidos a empresas e para frotas, depois entram no mercado de usados.

          • Yamahia says:

            Alemanha? Passam o artigo praticamente de fio a pavio a fazerem refs à Europa e é só Alemanha?

            É Europa e EUA também, neste particular até lhe dão o link para a IseeCars, análise de Nov de 2023:
            “EVs Hit Range Limit as Hybrids Spark Demand
            Electric vehicles are selling slower even as their prices fall faster than hybrid or gasoline models”

          • JL says:

            Pois claro que vendem, que bom, loooool

        • Yamahia says:

          “Em 4 anos está acabada? Porque você quer ? Ou porque lhe manda um feitiço ? Loooooooooool”
          Compre um usado nas condições descritas e depois e se durar mais 4 anos pode deitar foguetes.

          O nosso amigo de Sevilha, vi ontem, há cerca de 3 meses atrás levou a bateria a 1%. Sabe qt tirou de lá? 40 kWh. Ou seja, ainda nem tinha feito 4 anos e já tem degradação de qs 20% da usável. Se compararmos com a capacidade nominal já vai a caminho dos 30%.. Está a modos de ser trocada em garantia.
          Eu se fosse ao homem ia lá ver se me trocavam a bateria. O carro nem 100k kms tinha.
          Sabe-me dizer se para troca em garantia a marca considera a capacidade nominal para efeitos de degradação? Ou vai dizer que tem q ser sobre a capacidade utilizável?

        • JL says:

          Eu já comprei, e até durou muito mais e continua a dura errado, nem 5 % de degradação tem, porque não é assim que se faz a conta.

          O que conta para efeitos de degradação é a capacidade útil, e não é a andar no fim de andar que se sabe a capacidade.

          • Yamahia says:

            ” nem 5 % de degradação tem”
            5% ? ahahah
            Vc compra uma coisa de 55 e chega a um ponto que só recebe 42 é o quê desconto do IVA? Sim foram 23% pró laréu! 23,64% mais concretamente.
            É tanga atrás de tanga. Já não há palavras looolooolool

            E mesmo que considere a capacidade útil, já perdeu 14,29%. Onde foi buscar os 5%?
            Um conselho. Deixem de enganar as pessoas e passem a anunciar as baterias com a capacidade real. É engano atrás de engano. Vigaristas!

          • JL says:

            Não é 55%, é 49 kWh e ainda fica qualquer coisa de parte.

            Errado, no máximo foram 5%, ele até explica noutros vídeos que não fazia o balanceamento como a Tesla recomenda.

          • Yamahia says:

            Não quero saber. Factos são factos e o facto é que comprou 55 e só retira 42.
            Olha eu querer pagar 60 litros e ficar apeado pq só 45 litros é q fazem mover o carro. Ng merece.

          • JL says:

            Errado, o facto é que comprou com 52 kWh, 340 KMS em wltp, e até os passa.como ele prova.

            Medição bem feita é descarregar até parar e medir o que entra, tirando uns 10% de perda de eficiência.

          • JL says:

            Você compra um carro com 60 litros e depósito e também não os consegue gastar todos, nem consegue retirar tudo.

            Apesar de ser uma comparação ridícula….

    • Traveller says:

      igual a combustão, tiravam milhares de kms a esses carros e depois lá ia o motor e os turbos e pagas o mesmo que uma bateria.

  17. Miguel says:

    Carros elétricos em 2a mão? Nem novos os compro. Quanto muito alugo
    Em termos ambientais os carros novos, especialmente os elétricos, têm uma componente poluidora escondida, não apenas das baterias, mas também porque por qualquer problema tem-se de substituir um conjunto gigante de peças, tornando desinteressante ou inviável reparações simples devido ao alto custo.
    Exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=dr3mFzh0KSk

    • JL says:

      Esse deve ser mais um exemplo como aquele que ocorreu cá, onde a bateria custava mais que o carro, afinal era engano dos concessionários.

      Não é bem qualquer problema, isso é falso, há marcas que vendem todas as peças separadas.

    • Kush says:

      Videos anti EV, onde uma bateria custa 60k….. ??? Sim, claro, no vídeo!!! Esta gente acredita em tudo, basta estar no YouTube, feito por um cientuber da 4 classe!

  18. Paulo g. says:

    Por alguma razão, os EV em 2a mão, vendem-se bem
    Perguntem aos stands que só vendem esse tipo de carros. Ainda não faliram

    • Yamahia says:

      Ca já pediram 30000 para uma de um LEAFT. Já nada me espanta vindo desse lado.

      • JL says:

        Errado, isso é mentira, era uma estimativa, que era um engano.

        • Yamahia says:

          Era mentira era. Se o homem ficasse calado pagava e não bufava. Como fez barulho e começou a espalhar-se pelos media incovenientemente para a imagem da ME, baixaram as orelhas. Faço ideia as pressões sobre a Nissan vinda dos quadrantes da ME. Se calhar até pagaram parte da conta e pediram à marca para abafar o assunto.lool

          • JL says:

            Era uma mentira sim, até dizia “Estimativa de Oficina”, onde depois a nissan veio por várias vezes retificar o engano.

            Ninguém paga por uma estimativa, nem ele ia pagar o valor do bateria superior ao carro, quem é assim tão tapado que vai pagar mais por uma bateria do que custa o carro ? Não compare aquilo que você faz, que é pagar mais pelos alimentos para ter combustível mais barato.

            Não houve pressão nenhuma em cima da nissan, houve foi pressões para os concessionários que queriam ganha muito.

            Isso continue a inventar histórias da carochinha, só mesmos os tapados acreditam que um motor a combustão custa mais que o próprio carro, será que acredita também nisso ?

          • Yamahia says:

            “você faz, que é pagar mais pelos alimentos para ter combustível mais barato.”
            Pela enésima vez…vc está errado!
            E está-me a parecer que anda com cúmes por eu abastecer a 1,2€/l looolool

          • JL says:

            Abastece porque pagou adiantado, é preciso ser tapado para ver que ninguém dá nada a ninguém.

          • Yamahia says:

            Ja lhe disse q ao redor é td mais caro. Qd é mais barato noutros sítios não vou lá. Por ex. Alhos e batatas compro em Frielas.
            Agora, um exemplo, tirar cápsulas L’Or a 20 e poucos cents e ainda receber 20€ de combustível e + 20 € em compras até à 5ª Feira seguinte, parece-me bem. É nessas alturas q ataco. É só um exemplo, há muitos mais
            Por exemplo, estas 2 semanas não fizeram nada e portanto nem lá pus os pés.

          • JL says:

            Sim sim. Loool

            Aos eléctricos dão 30 minutos de carga. 😀

            Neste caso para si já não é oferecido. Looool

          • Yamahia says:

            Ai é?
            E carrega onde? Lá no negócio deles, certo?.

            Passa 3 horas nas compras e carrega as 3 horas no negócio deles ou liga o cronómetro e ao fim de 30 min vem cá abaixo desligar e tirar o carro dali?
            Faz-me lembrar o outro que interrompeu o almoço em alcacer paranas compras mas tem que interromper

          • Yamahia says:

            Continuando…
            Para poupar o quê?
            Vale a chatisse?
            https://static.continente.pt/images/Continente/Images/Pageviews/plug-and-charge/S3.png
            Ya e 30 kms para cidade representa o quê? 3,3 kWhx0,07 cents=0,231€? (números vossos )

          • JL says:

            Você tem de começar a ler, oferecem 30 minutos de carga, enquanto faz as compras.

            Se é o negócio deles, é como você no combustivel, já estava a espera desse tipo de resposta, até isso tá mal, bolas.

            Vale mais que aquilo que você pensa que lhe dão.looool

          • Yamahia says:

            30 minutos dá para 30 kms (dizem eles)
            Portanto em 30 minutos só tira dali 3,3 kWh (pelos consumos que vcs dizem que fazem). E como pagam a 0,07 o kWh é fazer a conta lool.
            Se ficar mais de 30 minutos no carregador já vai pagar a eles certamente mais do que pagaria em casa. Portanto dão-lhe uns cêntimos. O que pergunto é se esses cêntimos valem o trabalho de vir cá abaixo desconectar o carro e procurar outro lugar para o estacionar!

          • JL says:

            Curiosamente os carregadores deles são os mais em conta.

            Claro que não vale a pena, eu ganho 100 euros à hora.

    • Hugo says:

      Nem vão falir. A vender carros de leasing mal tratados e alguns sinistrados como “novos” 😀

      • JL says:

        E não têm de dar garantia ?

        • Hugo says:

          Têm.
          Obviamente que isto sempre aconteceu e na verdade não significa que o carro vá dar mais problemas por causa disso mas será que o comprador pagava o valor de um semi novo sabendo que o carro já foi batido anteriormente?
          Em todo o caso quem compra não tem forma de saber que tratamento levou o carro do dono anterior 😀

        • Yamahia says:

          Tem a garantia de fábrica q ainda restar para bateria . Tudo o resto acabou antes.
          Nenhum concessionário vai cair na loucura de dar garantia sobre a bateria q já não tem garantia de fabrica. A não ser q queira ir para a falência.

          • JL says:

            E tem a garantia do concessionário.

            Não é cair, é que tem de dar mesmo, é lei.

            Falência porquê ? a bateria custa mais que o carro novo ? é engraçado porque até este artigo que você tanto defende diz que o custo da bateria é 30% do carro.

          • Yamahia says:

            Em relação à bateria dão a de fabrica. Se esta ja estiver expirado de certeza q não dão salvo algum comerciante doido q se queira responsabilizar por isso., mas para isso já deve estar muito desesperado e qd for para reclamar já aquilo fechou.
            Mostre-me um de 8anos ou 160000 kms vendido directamente pela Tesla com garantia na bateria, onde um destes parâmetros já tenha sido ultrapassado.

          • JL says:

            Da fabrica e a que são obrigados a dar.

            Provavelmente a Tesla não deve ter nenhum, já que os vende todos muito antes disso, e sim dão garantia tal como todos os outros, é lei e não uma opção.

  19. Sigsegv says:

    O pessoal é muito palerma. Basta olhar para qualquer cidade e ver a quantidade de automóveis estacionados nas ruas. Acham que conseguem ter infraestrutura de carregamento para cada um? O elétrico nunca foi e nunca será a solução á descarbonização. Ou vão dar uma casa com garagem a todo o cidadão? Acordem.

  20. Tiburcio says:

    Normal.
    O que eu acho mais estranho até são os ativistas do clima… Andam muito calados…

    Quer dizer, “ah e tal coitadas das tartaturas que morrem por causa das palhinha” mas cemitérios de carros está quieto…

    Enfim, eu já disse e volto a dizer, isto dos carros elétricos não é nada relacionado com o ambiente, é um movimento político.

    A Europa não tem “monopolio” nenhum sobre combustíveis fósseis… No entanto a Europa é uma comunidade que lidera as energias renováveis… Além de que a Europa atualmente não mantém muito boas relações com alguns dos países produtores de combustível fóssil…

    Coincidência isto da transição para carros elétricos?

    A Europa quer é independência dos países que produzem energia fossil, está-se a lixar para o ambiente.

  21. O moço coxo says:

    O problema são estas noticias falsas e manipuladas e populistas.

    Os cemiterios de carros existentes NÃO sao porque ninguém quer carros EV mas sim carros acidentados que necessitam uma reciclagem de bateria e muitos paises não têm mecanismos para o fazer.

    De salientar que por exemplo em Espanha já tens muitas oficinas que trocam somente os módulos desgastados e arranjar a bateria pode custar 2000-3000€ para fazeres mais uns 150-200.000 km até trocarem outros modulos. Noutros paises pouco civilizados nem isso há e fazem cemitérios de veículos.

    Nao conheço UM UNICO indivíduo com carro eléctrico que não tenha vendido o seu no espaço máximo de uma semana!

    • Vítor M. says:

      Repara, atualmente não é fácil vender um usado elétrico e não é só pela questão da bateria (e local onde carregar), é mesmo pelo preço. E é simples de perceber. Grande parte dos carros elétricos vendidos em Portugal foram vendidos a empresas, pelas questões fiscais, claramente. E os usados perdem esse critério. Quem compra um Tesla por 45 mil euros, 4 anos depois a que preço o vai pôr à venda? 😉

    • Álvaro says:

      F a k e coment

    • JL says:

      Até em Portugal já existem, o meu teve uma reparação na bateria, de um valor bem abaixo do que referiu.

      • Inácio says:

        O valor da bateria e se for possível a sua substituição, é quase o preço de uma viatura nova a combustão. Mas se gosta de gastar dinheiro, força, a economia agradece.

        • JL says:

          Onde é que é que custa isso ? É que até neste artigo dizem quanto custa e não lêem.

          Então se custa tanto como o veiculo novos os fabricantes andam a oferecer carros e apenas vendem a bateria ?

  22. jota says:

    Nunca comprei telemóveis ou portáteis em segunda mão, pelo mesmo motivo… Acho que quase todos sabem disso e o mesmo acontece com os EVs. Quem achar o contrário é intelectualmente desonesto ou então está comprometido (por exemplo promotor ou vendedor de EVs), que há por aí vários…

  23. Tiburcio says:

    A China? Consumismo. É o Motto da China.

    EUA é modinha (como dizem os brasileiros), consumismo.

    Canada e todos os países nordicos: clima frio… Vai lá para a Dinamarca no inverno meter o teu Clio a gasolina a trabalhar… A gasolina que se for diesel se calhar nem pega…

    • Yamahia says:

      Não pega? Pega pega. A cristalização do combustíveis dá-se a muitos graus abaixo de zero. Diria -40. E para casoa ainda mais extremos existem aditivos.
      As baterias sofrem bastante a temperaturas pouco abaixo de zero. Não sei como aquelas gente aguenta os BEV. Se num clima temperado como o nosso aquilo já não presta, faço ideia com o frio. Deve ser por isso que não venderam os térmicos. 1⁰ para usarem sempre em longas viagens 2⁰ para os meses mais frios. Lool

      • JL says:

        No gasóleo a temperaturas a partir de -10 já começa a parecer azeite, o que vai dar cabo das bombas de combustível e injetoras.

        Por isso usarem os equipamentos que usam abaixo, ou seja, carros a combustão ligados à tomada, enfim, só rir.

        Eles aguentam porque é muito mais fácil ter lá um ve do que uma combustão, podem ter até o carro quentinho assim que chegam a ele, o que é um martírio num a combustão.

        Deve ser por isso que cada vez têm menos térmicos, é vê-los a sair de á para países mais abaixo.

        • PJA says:

          Então e os BEV que perdem metade da autonomia.

          • JL says:

            Isso é consumo de energia, estes também consomem mais.

            Não perdem, consomem mais, e portanto têm uma autonomia maior.

            Mas o que interessa a autonomia nos países com redes de carga eficientes ? Preocupe-se por lá onde vai abastecer….

        • Yamahia says:

          “No gasóleo a temperaturas a partir de -10 já começa a parecer azeite,”
          Como já disse, há aditivos para combater isso. Na Sibéria continuam a circular carros a combustão independentemente da temperatura.

          • JL says:

            Há pois, é um aditivo ao motor que se liga à tomada, já foi por aí deixado.

          • Yamahia says:

            Se fosse la ul elektro aquece-los é q eu ficaria admirado.
            Outra solução é não desligar o motor
            O que os aquece são geradores a gasóleo.

          • JL says:

            Claro claro, tinha de ser.

            Ainda mais nos países que mais renováveis têm. kkk

          • Yamahia says:

            Ainda agora sim, houve falha de energia na Sibéria ontem que foi causada, em parte, pelas temperaturas extremamente negativas que chegaram a -60 °C em algumas áreas ecausaram a contração das linhas de energia e o aumento do peso e a formação de gelo. Estes factores levaram a uma série de falhas nas linhas de electricidade, o que causou cortes de energia que afectaram milhões de pessoas na Sibéria. Não tenha vc lá um gerador a gasóleo para obviar a estas cenas e morre congelado.

          • JL says:

            Para que queria um gerador a gasóleo nessas condições ? Só de fizesse uma fogueira por baixo.

            Mas onde é que me viu a dizer que sou contra o gasóleo ? Sou tão a favor que até defendo que se deve poupar.

    • Álvaro says:

      ? Que confusão vai nessa cabeça…

    • Leonel matos says:

      Isso não é verdade. Os camiões andam logo os outros veículos também. É provável que tenham de ter algumas precauções mas nada que não tenha solução mesmo em veículos a combustão. Ou será que antes dos elétricos eles andavam a pé

  24. Leonel matos says:

    E agora falando na questão da poluição que dizem poluir menos. Será que desse jeito amontoando milhares dessa forma é mais ecológico?

  25. Hugo Sousa says:

    Para variar mais uma notícia retirada do contexto …

    A história original é de uma empresa que comprou milhares de carros para aluguer numa das cidades fantasma da China …

    Esqueceram de mencionar que também destruíram milhares de habitações…

    É triste as notícias são manipuladas e as pessoas perderam toda a noção…

    Os carros foram abandonados porque têm dono de uma empresa falida …caso contrário ja tinham sido vendidos…

    Mas o engraçado e retirar do contexto e fazer má figura para os eléctricos…

    Caso não saibam nos países nórdico já reciclam e recuperam eléctricos da primeira geração, com criação de valor igual ou superior ao veículo novo…

    Mas o que interssa e criar cliques… para os carneiros…

  26. Night18 says:

    No meu caso optei por um carro novo a gasolina, não tenho local para carregar o carro nem tenho acerteza que seja o futuro. Depois tenho o carro principal a gasóleo porque ando imenso e os consumos são muito baixos para a maioria dos carros, não estou para enterrar dinheiro num carro eléctrico e andar sempre preocupado aonde posso carregar etc. Se não fizerem baterias que dê para carregar em 5/10min e com autonomia acima do 1000km, eu vou continuar a usar os que tenho até partirem o motor ou puder comprar carros a combustão.
    Se já carros usados peço imenso testes antes de comprar, agora imagina comprar um a pilhas com tudo eléctrico, sem conseguir garantir que está tudo a funcionar em pleno.

    • JL says:

      Comprar um a pilhas é um alto risco sim, até porque os sistemas que têm com limite de vida são muitos, incluindo a bateria.

      Agora eléctricos a baterias é mesmo só testar a bateria.

      • Gabriel says:

        Sim sim, é só testar, porque as baterias, essas são eternas! O que já me ri com o comentário deste!

        • JL says:

          Não são, muito menos as pilhas onde os fabricantes até dão metade da garantia que que são às baterias, isto no mesmo veículo.

          Riu porque o não entendeu, provavelmente é mais um que não pesca nada do assunto carros, nem sabe o que são carros a pilhas.

    • PJA says:

      Fez muito bem, atualmente para quem não puder carregar em casa é o melhor negócio. Para o ambiente o melhor é manter o carro antigo.

  27. TwingoFan says:

    Esses cemitérios de carros são de empresas de rent-a-car que faliram, muitas delas até são empresas europeias a operar na China, onde os carros estão penhorados e não podem ser vendidos devido a processos que estão em tribunal…

    • Vanderlei says:

      Comentário não verdadeiro. Consulte o polígrafo ou outras fontes credíveis e verá que esse tipo de “cemitérios” existem. Por muito que tentem “impingir”, a maioria não quer elétricos, quanto mais usados!

      • JL says:

        É exatamente o que diz o poligrafo sobre esse assunto, o TwingoFan está correcto.

      • TwingoFan says:

        Podes ler no polígrafo:

        “O negócio baseava-se numa aplicação de partilha de automóveis elétricos, com cerca de 20 mil viaturas disponíveis em 12 cidades chinesas, de entre as quais Hangzhou, Chengdu e Zhengzhou. A plataforma contava com cerca de quatro milhões de utilizadores e operava desde 2015.”

        https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/fotografia-de-cemiterio-de-carros-eletricos-na-china-e-autentica

        • Joaquim Sobreiro says:

          Como são feitas e por quem as avaliações de polígrafo?. Nomes e funções, métodos de avaliação, conflito de interesses, direito a expressão.

          • TwingoFan says:

            O problema agora é do polígrafo…

          • Joaquim Sobreiro says:

            O polígrafo não é nenhum problema. Cumpre muito bem com as funções, de engenharia social, para que foi criado.

          • JL says:

            Só porque não dizem o que queria “ouvir”, já não são credíveis.

            Eles fazem uma coisa muito simples que você pode fazer, é cruzar a informação e certificar-se das fontes.

            Ou seja, trabalho de jornalista…

          • Joaquim Sobreiro says:

            Pois é mesmo uma questão de “fontes”. Quando se questionam as fontes de poder e seus subsídios, sabes bem os atributos com que se lhes atribuem, com describilidade e tentativas de ofensa, quando não se vai mais longe ainda. Aproveito e deixo aqui o meu agradecimento e reconhecimento a Pplware, que nos permite expressar esta nossa divergência de opinião, pois polígrafo não o permitiria

          • Joaquim Sobreiro says:

            O trabalho de jornalista, médico, e qualquer outra profissão de carteira profissional é cumprir com as regras estabelecidas. Não lhes é dado o direito de ter e justificar opinião própria, porque o seu posto de trabalho lhe pode ser retirado.

          • JL says:

            Questionam fontes de poder ? Então que fontes são essas ?

            As fontes do petróleo que querem justificar que estes cemitérios são mesmo de carros novos abandonados? Portanto funciona para os 2 lados.

            Por isso se usar cruzamento de fontes, foi isso que eu disse, e não, jornalistas podem dar opinião, e quando o fazem até dizem que o fazem.

          • JL says:

            Não lhes é dado o direito ? Looool não vivemos numa ditadura sem direito de liberdade de expressão.

          • Yamahia says:

            @JL em q mundo é q vive?looolooolool

          • JL says:

            No mesmo que o seu, só não me meto a inventar teorias quando os factos não me convêm.

  28. Anónimo says:

    Porque é que alguém quererá comprar um carro cuja autonomia nem chega a 300 km e que demora literalmente horas a carregar? A solução são os híbridos, que juntam o melhor dos dois mundos.

    • JL says:

      Porque para muitos chega, ou faz mais de 300 KMS por dia, e as viagens de férias não tem 1 hora a mais para carregar ?

      Levam horas sim, mas eu não preciso de ficar lá a segurar o cabo, na prática levam segundos a carregar usando o nosso tempo.

      Coisas tão simples que faz confusão a muita gente que perde muitos e até horas alguns para estarem num fila de abastecimento para poupar uns cêntimos.

      • _RJCA_ says:

        HA HA HA!

        Agora estiveste bem mas nunca perdi mais de 10/15 minutos a comprar gasolina para o meu carro. Eu até pago diretamente na bomba 90% das vezes sem a necessidade de ir ter com o funcionário…

  29. Ignorantes says:

    É ver a quantidade de vendedores de EV, que nem no fim de ano deixam de trabalhar! Bom ano e boas vendas!

    • JL says:

      Portanto aqui quem parece ser ignorante é você, vendedores ? Então mostre lá os stands deles.

      Se eles são vendedores também você, mas da alternativa, tanto que acusa os outros daquilo que também faz.

      Então e essas vendas ?

  30. Zé Carlos says:

    Estás errado JL, consulta as fontes fidedignas.
    De facto é um flagelo!

    https ://observador.pt/2023/08/15/cemiterio-tem-milhares-de-electricos-sabe-porque/

    • Jorge says:

      E estamos só no início…

    • JL says:

      Errado onde ?

      “Segundo a ICA, o parque efectivamente existe e está lá armazenada uma enorme quantidade de veículos eléctricos, a maioria usados com até quatro anos, que antes estiveram ao serviço de empresa chinesas de ride-sharing ou de car-sharing, soluções de mobilidade urbana e semi-urbana que não pegaram na China, em parte devido à Covid-19. Entre estes automóveis, a maior fatia pertence ao Hozon Neta V, um eléctrico pequeno e barato, sendo visíveis modelos similares da Baic, com o mesmo posicionamento no mercado.”

      • André says:

        Este ainda não percebeu… Até o próprio título deste forum diz isso mesmo. É tão tendencioso que perde a razão. O que vale é que já lhe caiu a mascara e já todos o conhecem…

        • JL says:

          Este ainda não percebeu, onde é que disse que não havia cemitério de carros ?

          Eu não perdi a razão, até confirmei que existem, e pelos motivos que outra pessoa disse, você é que na tentativa de calar os outros usa esse tipo de conversa idiota.

          Conhecem pois, sou um não hater, ao contrário de si.

  31. Anita says:

    ENTÃO, SERIA UMA BOA ATITUDE DÁ-LOS EM VEZ DE APODRECEREM
    NÃO ACHAM ???

    • Jorge says:

      Dá-los? A Anita acabou de descobrir a solução para a fome no mundo! Com tanto excesso de bens alimentares porque é que ninguém se lembrou e todos os anos são destruídos alimentos que resolviam o problema?
      Acho que a Anita ainda não compreendeu o processo. Como dizia o outro, “é a economia estúpido”
      Bom ano

  32. Cavalheiro says:

    E igual… a legislação dita que o revendedor tem que dar garantia de 1 ano do produto, caso este venda um carro na qual o motor na hora do morte, sim arrisca se a devolver o dinheiro. Leiam a legislação sobre as garantias, muitos desconhece o seu peso

  33. Cavalheiro says:

    Triste é haver desinformação, o cemitério de eléctricos é falsa bem como em ser veículos europeus no suposto cemitério, quando o relatório diz o contrário. Peço a quem queira realmente se informar sobre o tema, que faça uma pesquisa sobre o tema é verá muita informação a mandar a baixo essa teoria.

    https://pt.ecarstrade.com/blog/used-car-sales-europe

    • Vítor M. says:

      Não sabes ler bem? Porque não se fala em carros usados, mas sim carros usados elétricos. E mais, não é só respeitante à Europa, mas ao mundo em geral, com incidência maior no mercado chinês, que será um dos dos maiores, se não mesmo o maior.

      Tens de ler bem, porque se não dizes disparates.

  34. dc says:

    Vai ser como os telemóveis guardados na gaveta lá de casa.
    Mas se venderem esses carros eléctricos a preços bastante acessíveis, não me importava de comprar um, e conheço muita gente que também não, para ter um carrinho de ir às compras e pequenas voltas na cidade.
    Agora entre pagar 15000€ por um carro com bateria degradada, ou um Diesel por 2500€ que com uma manutenção ligeira pode durar anos.

  35. Manel says:

    Deiam-me um que aceito e gou-lhe uso. E acho não ser o único. Fim do cemiterio, assunto resolvido.

  36. Traveller says:

    Podem dizer onde estão carros eletricos em segunda mão que eu compro todos com a mesma depreciação que um carro a combustão, Segundo estatisticas do StandVirtual o carros eletricos em portugal em segunda mão vendem muito mais depressa que os carros a combustão.

    “De acordo com o Índice Annual Car Cost Index 2021, da empresa Leaseplan, em Portugal já é mais barato ter um automóvel elétrico do segmento médio familiar do que um veículo da mesma categoria a gasóleo ou gasolina.

    Segundo o mesmo estudo, que revela o custo real de ter um automóvel, incluindo combustível, depreciação, impostos, seguros e manutenção, em 22 países europeus, a poupança atinge mais de 400€ mensais na utilização de um automóvel médio familiar elétrico (811€) comparativamente ao de um Diesel (1.217€) e ascende a 190€ para um automóvel da mesma categoria alimentado a gasolina (1.407€).”

    • Yamahia says:

      “Segundo o mesmo estudo, que revela o custo real de ter um automóvel, incluindo combustível, depreciação, impostos, seguros e manutenção, em 22 países europeus, a poupança atinge mais de 400€ mensais na utilização de um automóvel médio familiar elétrico (811€) comparativamente ao de um Diesel (1.217€) e ascende a 190€ para um automóvel da mesma categoria alimentado a gasolina (1.407€).” ”
      Onde foram buscar essas médias?
      Colaboraste na elaboração dessa informação? Isso está tudo mal, caso afirmativo manda rectificar

      MEDIA dos 20 países em análise:
      Gasolina 1 029 €
      Gasóleo 1 039 €
      PHEV 1 031 €
      BEV 918 €
      Portanto na melhor das hipóteses a vantagem são 121€ ano/10€ mês
      https://fleetmagazine.pt/wp-content/uploads/2021/10/CCI-2021-RelatorioPT.pdf
      pag 14

      De qq forma considero os nrs da LeasePlan igualmente tendenciosos, porque:
      Porquê de acharam conveniente eliminar e/ou não considerar os dados de 9 países da União?
      Bulgária
      Chipre
      Croácia
      Estónia
      Letónia
      Lituânia
      Malta
      Polónia
      Roménia
      Não dava jeito? Estragava a média dos elektros? Chuta-se assim sem mais nem menos a vontade de 150 milhões de cidadãos da União?

      E pq incluíram 2 países que não fazem parte da União Europeia?
      Reino Unido
      Noruega
      Dava jeito para a média?

      Mas agradeço em definitivo à LeasePlan pelos dados que “apurou” em relação a Portugal. Topa-se logo que de entre todos, os Portugueses são os que levam mais castanhada em impostos dentro dessa lista de 20 países, caso tenham um carro a combustão. E ainda nos queriam dar com um agravamento no IUC que poderia chegar a mais de 1000% , apesar de serem dos que têm menores rendimentos.

      Mas voltando à LeasePlan . Mesmo com a trafulhice toda a que os Portugueses estão sujeitos, ainda não compensa comprar elektros em PT. Salvo se for uma empresa a compra-lo e que possa descontar tudo e mais alguma coisa!
      Esses nrs da LeasePlan estão, digamos, VICIADOS e quem pegou neles para dar informação aina viciou mais looolooolool

      • JL says:

        Foram buscar a valores reais e atuais, já você foi buscar um artigo com quase 3 anos, só para ficar por cima.

        Queriam e vão dar um agravamento, deixe passar as eleições, é só um ajuste para a média europeia.

        Claro que estão viciados, só os seus é que estão bem.

        • Yamahia says:

          Media?!
          Vc viu a lista da pag 14?
          Qual média?
          Portugal lidera destacadissimo o custo de ter um auto a combustao.
          O pais mais caro “overall”para ter carro é a Suíça. Vai a ver os combustão e os suíços de ordenado mínimo de 5000€ pagam menos 200€ ano nos combustão.
          Qual a media q quer q suba???looolooolool
          Que venha a media, Deus o ouça. A média sem PT é 950€ ano para ter um carro a combustão. Em PT e 1450€.
          Venha de lá essa média.

          • JL says:

            Mas quem falou em média ? só você está a falar disso.

          • Yamahia says:

            Novamente a ver se percebe :
            “Segundo o mesmo estudo, que revela o custo real de ter um automóvel, incluindo combustível, depreciação, impostos, seguros e manutenção, em 22 países europeus, a poupança atinge mais de 400€ mensais na utilização de um automóvel médio familiar elétrico (811€) “

          • JL says:

            Exato, ninguem falou em media.

          • Yamahia says:

            Veja lá bem q é a media de custos em 22 paises(mas só lá estão 20 loool). O rigor da StantVirtual.looolool
            Se quiser mando-lhe a folha excel q saquei dos nrs da LeasePlan com médias devidamente calculadas.
            Pela 3ª vez…a ver se lhe entra :
            ” o custo real de ter um automóvel, incluindo combustível, depreciação, impostos, seguros e manutenção, em 22 países europeus”
            Isto é uma média.
            Vá lá ver novamente a verborreia do StandVirtual q o @Traveller transcreveu e o disparates dos nrs. divulgados.

          • JL says:

            Ninguém fala em média, só mesmo você, que nem uma velocidade média sabe o que é nem como se calcula.

          • Yamahia says:

            Tá maluke, lool

        • Yamahia says:

          Olha boa, reparei agora. A Suíça tb n faz parte da UE. Tenho q ir à procura do 10⁰ pais da UEq eles excluíram looolooolool
          Mas agora não me apetece.

  37. Pedro says:

    Malta, este video de cemiterio de carros electricos sao foram varias vezes explicados:
    resumindo a historia: durante a pandemia foram criadas varias empresas na china pra usar fundos do governo para criar empresa de carpooling e carsharing (tb tivemos ca em algumas cidades carros que podiamos pegar como se fosse as trotinetes) que acabaram por falir… e td os carros dessas empresas foram empilhados em cemiterios.
    Nota: mtas desses carros foram encomendados ja com bateria minusculas e outros nem bateria tinham, e foram logo colocados “novos” em cemiterios.. td pra sacar subsidios.
    Ou seja, nao tem nada a ver com as pessoas comprarem ou nao estes carros.. simplesmente fraudes que estao nos tribunais..

    • Emanuel Vieira says:

      É isso.
      Até porque os carros premium, apostaram desde logo em sistemas de baterias mais sofisticados, e esses já está mais que provado que aguentam bem mais em uso normal que 10 anos. Perdem não chega a 80% da carga.
      Os de utilização intensiva e de cargas rápidas acabam por ter problemas mas é tal como os carros normais.
      Mesmo assim vai uma diferença enorme de quem carrega normalmente o carro em carro, sem sobreaquecer as baterias e quem carrega na rua exclusivamente, mas aí a história passará na confiança se o carro era de uma velhinha.
      Cemitérios de carros eletrícos hoje em dia é dos que tiveram acidentes por culpa própria. Aí sim, existe um problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.