Portugal: queda de 20,2% na produção de veículos automóveis
Os números são claros! Em março de 2024 foram produzidos em Portugal 31.732 veículos automóveis, o que representou uma queda de 20,2 por cento face ao mês homólogo de 2023.
Segundo revela a ACAP, a informação estatística relativa aos três primeiros meses do ano de 2024 confirma a importância que as exportações representam para o sector automóvel já que 98,4 por cento dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa.
Como se pode ver na imagem seguinte, em março de 2024 foram produzidos em Portugal 26 193 unidades de ligeiros (-17,5% face a 2023). No que diz respeito a veículo ligeiros de mercadorias, foram produzidos 5117 (-31,2% face a 2023). Relativamente a veículos pesados, foram produzidas 422 unidades (-23,8% face a 2023).
No que diz respeito ao período janeiro a março de 2024, apenas a produção de ligeiros de mercadorias teve uma quebra (-13,2% face a 2023).
A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações de viaturas fabricadas em território nacional – com 79,8 por cento – com a Alemanha (22,3%), Itália (12,7%), Espanha (9,5%) e França (9,3%) no topo do ranking.
Montagem de veículos automóveis pesados
Relativamente à montagem de veículos automóveis em Portugal, em março de 2024 foram montados 35 veículos pesados, tendo representado um aumento de 250,0 por cento face a igual mês do ano de 2023.
Em termos acumulados, no primeiro trimestre de 2024, a montagem de veículos pesados apresentou um crescimento de 69,6 por cento face igual período do ano anterior, representando 78 veículos montados em 2024.
De janeiro a março de 2024 foram exportados 55,1 por cento dos veículos montados em Portugal, representando 43 unidades. O Reino Unido (67,4%) e a Alemanha (32,6%) são os únicos destinos destas exportações.
Este artigo tem mais de um ano
As coisas andam tremidas, será que estamos perante uma nova crise?
Se estamos perante uma nova crise? Então tu que apoias gajos como o Putin(o novo Hitler) e a guerra sangrenta que está a fazer à Ucrânia achas que não estamos numa crise que afeta tudo e todos? Mais noção…
Lol eu apoio a paz, pelos vistos noção tens que ter tu.
Pax putinica! Tudo debaixo da pata do fuhrer putin e assim haverá paz!
É cómico alguém vir falar de paz….. defendida pela rússia que subjuga quem está à sua volta e ainda têem a lata de falar de paz!? Moldova, Ucrãnia, Geórgia, Chechénia….. todos cilindrados pela rússia e ainda vemos pessoas sem coluna vertebral defenderem uma atrocidade destas!!!!!
A Europa que não se ponha fina ou a rússia engole um país de cada vez, porque com a rússia com armas nucleares ninguém se mete, em nome da paz!!!!!
Patético!
As pessoas ainda não perceberam que temos que comprar o que é produzido da EU preferencialmente por companhias europeias.
Comprem marcas estrangeiras que quando a autoeuropa fechar as portas vão ver como choram! Só a autoeuropa é responsável por 1.5% do PIB português, fora todas as empresas que existem na zona de Setúbal que fecham também as portas! É imaginar os despedimentos e quantidade de famílias afectadas porque as pessoas não percebem que não podemos estar a comprar marcas não europeias (chinesas)
“marcas não europeias (chinesas)” Como a Tesla também pois a Tesla é norte-americana e não é europeia. Esse sentimento anti-chinês que você tem é que é mau.
Ao contrário, os políticos não podem afirmar categoricamente, mas nós podemos. Em primeiro lugar estamos nós tugas, depois a União Europeia, o resto que se lixe! Sempre que estamos a comprar produtos chineses, estamos a pregar um prego numa empresa nacional/UE!
Mais, falamos tanto do ambiente e a China e o resto da Ásia está a borrifar-se para o ambiente ou para as condições de trabalho dos seus RH!!!!
Como diz, quando as empresas europeias fecharem, vão depois pedir emprego aos chineses e indianos!!!!! Devem pagar melhor, não?
Eu compro mais barato . Estou-me nas tintas se é Chinês . Deves ser conspiracionista da grande substituição automóvel.
A questão é que os carros do grupo VAG não são para todas as carteiras! O VW T-Roc, bandeira da Autoeuropa, começa quase nos 29K! Não estou a dizer que não valha o valor que pedem, mas o português do SMN ou pouco mais não tem como aceder sem pôr a corda ao pescoço!
Procura pelos resultados do grupo VW para ver se eles andam a perder dinheiro… a receita aumentou cerca de 15% face a 2022. Tiveram um 2023 bem positivo, mesmo tendo em conta que foi um ano de dificuldades e de inflação alta. Não me parecem uns coitadinhos.
Posto isto, é verdade que as empresas têm que ter lucro para crescerem e para empregarem mais gente. Mas a “minha empresa” também tem que ter lucro para poder distribuir esse lucro em bens de consumo de empresas como o grupo VW. Mas a minha parte da equação não cresceu. Assim como a de muitos Tugas. Como é que empresas como a VW crescem se a malta não tem dinheiro para comprar!?
E o estranho é que em 2023 as vendas de automóveis novos em PT subiram 26%!!! (menos que os 15% da VW)
Contas difíceis.
“Em março de 2024 foram produzidos em Portugal 31.732 veículos automóveis, o que representou uma queda de 20,2 por cento face ao mês homólogo de 2023.” Que queda. Não é brincadeira nenhuma. 😐
O Aves Jr. cá do sitio……..
Na medida em que nos outros setores existem metas, o setor automóvel não será exceção. No entanto, acho que se cobra muito a quem tem pouco para pagar. Para mim, um carro deve conter elementos de segurança e isso é inegável. Crise neste setor servirá para nivelar o sistema, só os fortes ficam. Carro para mim é o básico e essencial, nada de jogos, centrais de multimédia a custar milhares de euros. Um Dacia simples sem muito equipamento seria a melhor opção. Pagar 40000€ por um carro é um crime. Espero que o mercado dos usados não pare. Há uns tempos um amigo disse: vais comprar um 1300 cc com 1400 kgs de peso, é muito carro para pouco motor, agora tem-se 1000cc para 1400kgs, será melhor???!!!!
Estamos num dilema, os eléctricos são super caros, mesmo com fortes subsídios do Estado (não pagam imposto automóvel, pode-se deduzir IVA e o Estado ainda dão uns milhares de euros de subsídio)! Esta é a realidade de quem vê o mercado automóvel desapaixonadamente!
O mercado dos eléctricos ainda está muito verdinho e muito carito, fora dos bolsos da maioria da população. Pagar 40k por um Clio verde ou 45k por um Megane que no interior do país faz em segurança 200 a 250km…….. quando por esse dinheiro compramos um Mercedes ou BMW com 200cv!!!!! Ou então por metade do preço compramos o Clio ou Megane a combustão!!!!!!!
E eu ainda tenho muitas dúvidas que os eléctricos sejam o futuro!!!! Racionalmente o híbrido pode fazer sentido, mas também tem os defeitos dos 2 mundos!!!!!
Quanto ao que diz, eu próprio confirmei, costumo andar com carros de aluguer, por motivos profissionais e…… o último, um Focus com 900ccm e 130cv!!!! Sabem o que é andar no interior com um carro desses e acelerador no fundo nas subidas!!!!! É raro chegar ao destino e não sentir o cheiro de plástico “aquecido” 🙂
São carros feitos apenas para cidade ou sul do país, quem tiver de conduzir um em montanha, não acredito que o motor aguente muito tempo!!!!!
Apesar de ser um dado a ter em atenção, pode ter muitas razões.
Basta por exemplo um grande produtor parar parte da produção para a preparar para um novo modelo. A notícia sem mais dados ou mais informações é apenas uma estatística sem contexto.
Andamos a produzir latas a combustão desatualizadas como o T-Escroc…