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Produção de bateria para elétricos polui mais que um carro a combustão?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. David Guerreiro says:

    E já vai ser possível reciclar os packs de baterias dos automóveis. É ver este vídeo do JerryRighEverything
    https://www.youtube.com/watch?v=s2xrarUWVRQ

  2. João says:

    “de acordo com estudos”, “no geral”. Enfim, cada um puxa a brasa à sua sardinha.

  3. Toni da Adega says:

    Quem mora na cidade está porque gosta do fumo e cheiro. Smog foi das melhores invenções do homem.
    Se o problema fosse o fumo e barulho dos veículos estava tudo a morar no campo.

    • Rui says:

      Sim claro vai tudo para o campo por causa dos carros que argumento, viver na cidade tem vantagens e desvantagens não vamos fingir que o fumo e barulho que carros e autocarros é uma das vantagens é claramente uma desvantagem para mim claro há sempre aqueles que adoram respirar o fumo do tubo de escape

    • David Guerreiro says:

      Pior do que o barulho dos carros, é o barulho da maioria das motas, sejam ciclomotores como motociclos.

  4. Rui says:

    Se construirmos uma boa base de reciclagem de baterias que já está a ser feito por muitas marcas podemos chegar ao ponto de não ser preciso construir mais baterias simplesmente reutilizam-se os compostos para uma nova bateria e com este objetivo facilmente chegamos ao ponto que as marcas dão um bom dinheiro pela retoma do carro antigo para reutilizarem os materiais da bateria. A bateria é componente mais caro de um elétrico na compra de um carro novo a marca pode oferecer 5 ou 6 mil pela retoma do antigo e ainda ganha dinheiro.

      • luisa says:

        Reciclar baterias é das coisas mais banais que existe, não é novo nem a tecnologia é nova. As baterias lítio foram inventadas há mais de 10 anos e já há muito tempo que se recicla baterias!
        Por isso o teu Se não existe nesta equação!

        • Zerto Kill says:

          aqui o unico senão é que em portugal não existe quem recicle baterias de litio, estas são enviadas para centros de reciclagem noutros paises, o que acarreta custos muito elevados.

          Sim existem baterias de litio a muitos mais de 10 anos, e só quem não quer saber ou não interessa saber é que sabe onde vai parar o litio destas baterias.
          infelizmente exite a legislação que diz que a bateria é 100% reciclada, o que é mentira, mas tambem quando pode ser designado um refrigerante coimo sendo 100% natural se na sua composição tiver pelo menos 25% de produtos naturais, nada é de admirar.

          no final tuso é uma expeculação, mais de 50% das barrerrias dos telemoiveis vendidos nos ultimos 10 anos estão em parte incerta, tanto podem estar perdidos no fundo de uma gaveta em qualquer casa como podem estar num aterro qualquer, como tem normal encontrar residuos que deveriam ser processados por empresas de reciclagem mas não o fazem porque os custos calculados pelos politicos e ambientalistas na reciclagem fica muito aquem da realidade, e como tal torna-se incomportavel proceder como deveria ser.
          infelizmente pagamos impostos sobre a reciclagem que para reciclagem vai uma pequenina percentagem desse valor estando as duas maiores fatias para financiar campanhas de reciclagem.

          Somos infelizmente o unico pais da europa onde pagamos todos os meses para fazermos reciclagem.
          em 2007 estive num pais onde comprava uma cocacola no supermecado por 1 euro e depois de beber devolvia a garrafa plastica no mesmo supermecado e recevia um vale de 20 centimos para descontar na proxima compra

          enfim tuso o que se discute hoje é especulação, alias os carros 100% electricos ainda não tem estrada e anos suficientes para comecarem a dar os verdadeiros problemas que a falam dos carros a combustão, quem sabe se em 2026 ou 2027 começamos a ver os carros electricos vendidos hoje a terem o mesmo volume de manutenção que temos nos actuais, pois só não gastam combustivel fossil o resto desgastam como qualquer outro até mesmo tem fluidos para trocar como qualquer carro a combustão.

          enfim daqui a 4 anos começaremos a ter os verdadeiros resultados da dita vantagem da electrificação.

          • JL says:

            Para já em Portugal são usadas em projectos de segunda vida, e há muitos, eu tenho uma. As que não dão, vão para, por exemplo, Palmiresiduos que as envia para França para serem recicladas até haver solução cá, que está para breve por parte de um grupo que se chama DST.

            Muito dele vai parar a empresas de reciclagem, a maior parte na China, isto no que toca a baterias de telemóveis e gadgets em geral.

            Na Europa desde 2006 que é obrigatório as baterias terem um destino próprio, nem que sejam desmanteladas, destruidas, aproveitado os elementos fáceis de recuperar, como aluminio, cobre, a critica massa negra está a ser armazenada nalguns pontos e outra vai para empresas que já a aproveitam.

            Não têm ? que tal carros com 300 e 400, ou até mais kms ? não conta já ? em minha casa mora um com 26 anos.

            E não, não tem os mesmos fluidos que um carro a combustão, têm, e os que têm não sofrem do mesmo mal, que é trabalharem em condições de temperatura muito mais elevadas.

            Daqui a 4 anos ? então porquê ?

          • Zerto Kill says:

            é impossivel debater um assunto com quem tem um carro EV com 26 anos ….

          • JL says:

            É impossível porquê? Se quiser ouvir a opinião de quem tem um gato, vai falar com quem tem um um cão ?

          • Zerto Kill says:

            ja agora tambem tem um iphone ou um android com 26 anos? estou a precisar de umas dicas .

          • JL says:

            Não, quem falou em telefones ? Agora desvia conversa ?

          • Zerto Kill says:

            Como diz que tem um EV com 26 Anos e por isso a sua opinião é a unica verdade aqui nos comentários, eu só questionei se tambem tinha um equipamento Iphone ou Android com 26 anos, desviar conversa não estou, preciso mesmo de tirar umas duvidas, visto que tem aceeso a tecnologia antes do comum dos utilizadores qeui do site.

          • JL says:

            Tal como disse antes, só dei a minha opinião de utilizador é conhecedor deste meio, é tão valiosa como outra qualquer, mas com factos.

            Não tenho nenhum android nem iPhone com essa idade porque não existiam nessa altura, já carros eléctricos sim, e por isso mesmo ter um, e conheço mais alguns da mesma altura.

            Se tem duvidas faça perguntas directas.

          • Yamahia says:

            O @JL já anda a falar deste carro de 26 anos,há mais de um ano.
            Entretanto esqueceu-se que o carro já tem 27 anos.

          • JL says:

            Errado, no ano passado falava em 25, realmente os anos passam.

          • Yamahia says:

            E a bateria ainda é de origem, não é @JL?

          • JL says:

            Não, meti lhe 8 módulos de tesla para lhe aumentar a autonomia, a de origem está no meu sistema solar.

          • Yamahia says:

            Vc é o verdadeiro artista. Podem fechar a loja. Então como fez isso?
            Então não sabe que
            os módulos da bateria da Tesla são muito maiores e mais pesados do que as baterias de chumbo-ácido dos carros elétricos de 1997.? Isso significaria que o carro teria que ser modificado para acomodar os módulos da bateria da Tesla. Capaz de lhe sair mais caro que um carro mais recente. E a homologação, como foi?
            Se soubesse não mentia tanto. Mude o nick para Pinóquio.

          • JL says:

            Desde quando é que usavam baterias de chumbo ácido ?

            Errado, os módulos ao comprido e na vertical aventaram que nem uma luva, é o compartimento traseiro levou apenas um módulo, o do centro 4 módulos e ainda cabia mais um, e o da frente levou 3, ficando com o peso bem distribuído.

            Como de costume sempre a inventar disparates sobre aquilo que não conhece, o que nao faltam são conversões destas.

          • Yamahia says:

            Não eram chumbo-ácido?, à pois não. Só lá eram, lool
            As baterias de chumbo-ácido eram a única opção disponível para carros eléctricos em 1997:

            “…O estado da tecnologia da ALABC em 1998 indica que, com os projetos atualmente em treinamento, baterias de chumbo-ácido reguladas por válvulas com desempenho característico de 48 Wh/kg, 150W/kg, uma carga rápida de 80% em 10 minutos, e vida útil do ciclo de 800 estão dentro do cronograma de desenvolvimento antes do final de 1998. A realização de tal desempenho representará um avanço espectacular da comunidade de baterias de chumbo-ácido durante os anos 90 e oferece a perspectiva de um automóvel eléctrico com um alcance por carga superior a 100 milhas, repetível várias vezes no mesmo dia e mais de 500 vezes durante a vida útil de uma bateria [https://batteryuniversity .com/learn/article/battery_developments] ”
            https://microtexindia.com/pt-br/veiculos-electricos/

            Mas vc tem que ser sempre o especial de corrida.

            Num aparte, naquele tempo já andavam com a tanga que eram capazes de despachar os 10-80% em 10 minutos. Vinte seis anos depois continuam as secas intermináveis loool

            Bom, ultrapassando isto, como fez para que os módulos de bateria Tesla que são projectados para funcionarem em conjunto com o sistema de gestão de bateria (BMS) da Tesla funcionassem num carro “franciú” com “SW” de 1997?

            Vc é milagre atrás de milagre, caramba! Daqui nada o nariz não lhe cabe na porta! eheh

          • JL says:

            Você inventa com cada uma, que até mete confusão, que raio de links foi buscar, que é isso da alab não sei das quantas ?

            https://comparecommander.com/psa-first-generation-electric-cars/

            Da mesma geração dos saxo e dos 106, mas com mais 7 blocos de baterias da SAFT.

            https://insideevs.uol.com.br/news/596134/citroen-saxo-eletrico-1997/

            http://www.citroenet.org.uk/miscellaneous/saxo-electrique/e-saxo.html

            https://en.wikipedia.org/wiki/Citro%C3%ABn_Berlingo_%C3%A9lectrique

            NiCD meu caro, sabe o que é isso ? se calhar não, nunca sabe nada.

            Como fiz ? muito simples, cada modulo tem uma pequena board que atraves de uma comunicação, lê as tensões e temperaturas de cada bloco de células, são 8 modulos prefazendo 48 séries, a tensão total coincide exatamente com a tensão que já trabalhava. Depois tem uma placa central que foi adicionada que comanda tudo, tanto o carregador com o corte de potência em caso de chegar ao minimo de descarga.

            Tenho uma aplicação para android que é a Checkelec que foi feita para comunicar com a ECU original do carro, onde dá para mudar muitos desses parâmetros.

            O sistema de refrigeração é o mesmo que as SAFT já usavam, inclusive tem um chiller para as arrefecer.

            Aceite que doi menos.

          • JL says:

            Aqui está ela para lhe passar a azia !!

            https://ibb.co/qsd0hPx

          • Yamahia says:

            “NiCD meu caro, sabe o que é isso ?”
            Isso pergunta-se? Eu era fã da Nokia looolooolool

            Não me conveceu. Vc ainda arranja ai um trabalhino que lhe vai incendiar carro , propriedade etc. Vai tudo a eito , looolooolool

          • JL says:

            Este não é a combustão meu caro, esses é que ardem muito, não viu do navio? Afinal tanto sensacionalismo a meter a culpa nos eléctricos e afinal….

            Isto foi feito por profissionais.

          • Miguel Porto says:

            @JL gostei.
            Nunca partilhou ou pensou em partilhar esse trabalho com a Berlingo?

          • JL says:

            Este serviço foi feito numa empresa em Lisboa.

            Mas conheço todos os detalhes, menos o sw do módulo que adicionam.

          • Miguel Porto says:

            Obrigado. Estes trabalhos tem de ser mais divulgados. Muito comentário é fruto de desconhecimento. Eu continuo fiel ao Diesel e vamos precisar dele por muito tempo. Mas quem puder ter um VE para distancias curtas e repetitivas é cada vez mais acessível e económico. E precisamos de mecanicos “nerds” para resolver os problemas que com o tempo os VE irão ter. Cumprimentos

          • JL says:

            Sim, eles inclusive estão a fazer conversões.

            Pouca distância depende, eu mudei por fazer muitos kms, chegou a fazer 240 por dia.

        • Miguel Porto says:

          Pode dizer o nome da empresa?

    • Ferreira says:

      Será certamente benéfico mas não vai tornar as baterias eternas.

    • EEQTR911 says:

      O planeta Terra não funciona com “Se”.

      Os elétricos estão a destruir ainda mais o planeta.

      • Rui says:

        A extraçao de petroleo não é um se é um facto

      • Diogo says:

        Amigo vou-te contar um segredo em 1º lugar quem está a destruir o planeta são os carros a combustão assim como a extração refinação e transporte de petróleo.
        Em 2º lugar ninguem quer saber, ninguem compra um elétrico por causa do planeta se as pessoas quisessem saber não tiravam os filtros de partículas as pessoas compram um eletrico porque lhes permite poupar rios de dinheiro ao final do mês já viste bem os preços dos combustíveis as pessoas vão para o elétrico para não pagarem os combustíveis e quem tiver uma moradia ainda pode meter uns painéis solares que hj em dia até já são bem acessíveis.
        Portanto mesmo que essa parvoíce fosse verdade ninguem quer saber as pessoas querem poupar a carteira ao final do mês não é o ambiente

        • João esticao says:

          2°… O preço do elétrico é 3x superior… Quem tira o lítio das zonas de exploração não são camiões elétricos nem geradores com gajos a dar ao pedal.. o preço da eletricidade está sempre a subir e por último não temos simplesmente forma de suportar nada no futuro, porque as empresas de energia andaram a dormir e não existe estrutura para tal…

          • JL says:

            Quem tira combustão do fundo do oceano são bombas eléctricas, portanto por esse prisma temos de acabar com isso também.fora a parte de refinação que mais electricidade que usam os eléctricos.

            Onde dizem que a electricidade não chega ?

            Mas secalhar para sintéticos já chega não é ?

          • Diogo says:

            Sim, os carros a gasóleo também eram bem mais caros e as pessoas compravam para pouparem ao final do mês. O lítio não se tira com um camião mas ok. Pode subirmas as pessoas têm alternativas olha compra ai um descampado faz um parque de estacionamento tapado com painéis solares e cobras metade da eletricidade da rede já está aqui um ideia de negocio, com a eletricidade existe uma alternativa com o petróleo não tu não podes fazer um buraquinho para ir buscar petróleo. Sim quando apareceu o 1º a combustão também não havia estrutura agora existe uma bomba em cada esquina, os carregadores têm aumentado a olhos vistos vai ver a rede de carregadores só da tesla na europa e estados unidos as coisas estão a melhorar a olhos vistos só não vê quem não quer

  5. Luis Espírito Santo says:

    “de 2023 a 2030 a produção cai para metade”. 2030, mas estamos em 2023. Interessante é saber quanto minério e necessário agora, pois agora e que temos um comparativo. Se querem ser credíveis digam o nível de poluição para produzir uma bateria em 2023 e compare se com o nível de poluição de um motor a combustão em 2023. Se quiserem ser serios. Agora, se quiserem continuar a “vender” o Eldorado dos electricos…..

    • Gonçalo says:

      Isso é uma perspetiva de futuro mas ainda antes desse paragrafo tens as contas atuais com dados de 2021 mas claro que as perspetivas de futuro também são importantes se a tendência fosse aumentar secalhar não valia a pena investir numa coisa que daqui a 7 estava igual no entanto a perspetiva é de ainda mais descidas já os motores a combustão a tecnologia já está no seu limite agora a forma de controlar a poluição é meter filtros e mais filtros é catalisadores é filtros de partículas que só é mau o consumidor.
      O bottom line aqui é hoje em dia já polui bem menos uma bateria vs um carro a combustão e daqui a 7 anos ainda vai ser bem melhor.

      • Ferreira says:

        Também acredito que a produção em massa e a reciclagem irão melhorar a pegada ecológica das baterias.
        Definitivamente o motor a combustão (que é uma maquiba extraordinária, uma grande vitória da engenharia) chegou ao limite do seu desenvolvimento.

        • EEQTR911 says:

          Nunca está no limite. Há 20 anos também pensavam que estava no limite…

          • Gonçalo says:

            Não, há 20 anos ninguem pensava que estava no limite hj claramente está no limite as marcas já nem pensam em cumprir as normas porque não dá, hoje em dia o melhorar os motores é meter para lá filtros e filtros a maioria dos deportos motorizados que são o pináculo do desenvolvimento já mudaram para híbridos

          • JL says:

            @Gonçalo nem mais, se não estivessem no limite não andavam a pedir o adiamento da Euro 7.

    • JL says:

      E dizem, basta ir ver esses mesmos relatórios.

      • EEQTR911 says:

        Pois, os EVs são mais poluentes.

        • JL says:

          Ah, não sabia que também era ambientalista, além de hater.

        • Antonio Vasco says:

          Mas são mais poluentes onde? Vocês sabem? Em Portugal não é de certeza, na Madeira e Açores também não, mas os combustão são aqui, no nosso nariz. Portanto, porque se preocupam vocês tanto com o que se passa sabe se lá onde? Preocupo me é com a minha família e meu país, venham daí os eléctricos, que é mais barato e não fazem mal

          • Yamahia says:

            @Antonio Vasco, na Madeira mais de 70% da electricidade é obtida do gasóleo e acho que não é daquele com que abastecemos os carros que já têm 11% de componente renovável. É mais o óleo diesel usado pelos navios em alto mar e longe da costa.
            Nos Açores andam tb nos 63% a gasóleo.
            Aqui no Continente ~70% da energia é fossil.
            Em nenhum dos casos dos fosseis usados para obtenção de electricidade, são aplicadas componentes renováveis, nem filtros, nem catalizadores nem AdBlue visando a minimização do impacto ambiental.
            Aquilo nas termoeléctricas é td à bruta o que houver para queimar, queima-se e pronto. O que interessa é que não faltem os kW!

          • JL says:

            Que eu saiba a sua casa não é o continente, ou é?

            Aqui também não têm, acabam por tirá-los.

            Adblue ? Esse produto produzido em árvores, sem emissões também, é um pouco como os veículos a combustão e os seus combustíveis, tudo vindo do céu. Loooool

          • JL says:

            Já agora,
            São estas lavagens cerebrais que leva no Telegraph ? Bolas, vou-me manter afastado para não ser vítima de idiotizacao. Looool

          • Yamahia says:

            Aqui onde? E passam na inspecção? LOOOLOOL
            Tb tiram os biocombustíveis da gasolina e do gasóleo? Eheh

          • Yamahia says:

            O que tem o Telegraph?
            Já a T&E e o icct é que são uns imaculados looolooolool

          • JL says:

            Pelo menos são frontais e abertos, com o apoio da comunidade científica, não o fazem pelas costas e calada em ambientes fechados, ou seja, autênticas lavagens cerebrais para os mais fracos…

          • JL says:

            Se passam na inspeção, claro que sim, tem por aqui muita gente a confirmar isso, não fui eu que confirmei, já que não tenho como…..

        • Fernando says:

          Está aqui um estudo a dizer exatamente o contrário

  6. Fusion says:

    Não critico o artigo e os estudo, até porque não tenho conhecimento para tal, se eles dizem que não poluí tanto eu vou assumir que é verdade.

    Mas fiquei genuinamente com uma dúvida.

    “..As baterias de um carro elétrico pesam cerca de 500 kg. Para fazer uma bateria deste tipo é necessário processar 10 toneladas de sal para o lítio exigido, 15 toneladas de minério para o cobalto exigido (…)”

    Isto é efetivamente verdade?

    • Nuno says:

      Obrigado, fiquei exatamente com a mesma duvida assumi que estejam a fazer umas contas maradas porque fisicamente é impossivel, isto vai sempre depender da química da bateria mas normalmente leva 15% de cobalto que numa bateria de 500kg é 75kg

    • Eu says:

      Não tens conhecimento para tal nem tempo para ler o artigo todo.
      Logo no parágrafo seguinte aparece uma outro alegado estudo a contrariar isso.

    • JL says:

      Não, até porque tem muito poucas a pesar isso. Esses números quando aparecem nunca referem nenhuma fonte.

    • Rui says:

      500 kilos é o peso do pack, mas não é 500 kilos de células de litio, um model s antigo tinha um pack a pesar 530 kilos mas as células era apenas 300 kilos, os outros 200 era estrutura e sistemas de controlo do pack.

    • Infinity says:

      O que vale é que as maquinas pesadas que tem que extrair todo o minerio necessario apenas para uma bateria gastam poucos litros de combustivel por dia

    • Mapril says:

      Não sei se é verdade ou não. Segundo o Poligrafo SAPO, tal informação é incorreta… mas não concretiza. Diz só que “apenas cerca de 30 quilogramas de metais são destruídos após a reciclagem da bateria de um automóvel elétrico.” Pois, mas não refuta a afirmação de que que são processadas 25.000 Kg de minério para obter o lítio e o cobalto (10+15 toneladas respectivamente) necessários à construção de uma só bateria.

      • JL says:

        Como ia refutar , se em algumas zonas do globo nao é preciso nem uma grama ? E nas outras depende da concentração.

        Essa invenção dos petrolheads nao passa disso mesmo, é sabido que é preciso minar nalgumas zonas; mas que interessa isso ? Os petrolheads entao com medo que a terra se acabe ? Então deviam estar preocupados com a constante perfuração do planeta e dos baixos que ficam lá por baixo.

  7. B@rão Vermelho says:

    A grande vantagem dos VE é quando circulam nas estradas, até para produzir cebolas cria poluição, os combustíveis também têm de ser extraídos transportados refinados e novamente transportados, assim como o minério tem de ser extraído transportado transformado, claro que ambos provoca um impacto brutal.
    Sejam sinceros e digam em Lisboa ou outra grande cidade, preferem ficar parados num semáforo atrás de autocarro à gasóleo ou de um elétrico?
    O nosso problema é que a manta está curta ou tapamos a cabeça ou tapamos os pés, nunca vivemos tantos anos e sermos tantos aqui no berlinde.

    • Zé Fonseca A. says:

      Prefiro não ficar parado atrás de nenhum autocarro porque me tapa a visão, a fonte de energia tanto me faz, não ando de vidros abertos

    • Ferreira says:

      +1

      Com a massificação e a produção em escala das baterias e o investimento na sua reciclagem (que não as torna eternas) acredito que o motor eléctrico irá impor-se.
      O motor a combustão, que fou uma extraordinária invenção, tem a sua evolução estagnada. Chegou ou limite.
      O futuro será o motor eléctrico (sem ou com gerador de H2) com baterias optimizadas.

      • B@rão Vermelho says:

        Chegou ao limite?
        Não deves de ver Formula 1 ou Moto GP, está a chegar ao limite por causa da poluição longe de estar estagnado.

        • Nuno says:

          Acompanho F1 há muito anos e como assim não está estagnado ? A F1 já é hibrida há muitos anos e hoje em dia são os mais rápidos de sempre (salvo o fim da ultima era em 2021) que inovações a F1 tem tido no bloco a combustão diz me lá? em 2026 vai haver uma nova era de motores e advinha qual é a parte do motor que vai ser alterada exatamente a elétrica a parte da combustão vai ficar exatamente igual salvo a introdução do combustível sintético o motor a combustão não tem mais por onde evoluir

          • JL says:

            As inovações dos fórmula f1 e de outros motores a combustão é a electrificação, portanto estão no limite sim. Até a toyota já provou isso quando teve a brilhante e ridícula ideia de meter um motor a trabalhar com um combustível 10x mais explosivo que a gasolina. Claro que saiu barracada da grande.

          • B@rão Vermelho says:

            Os motores a 2 tempos quase que chegaram ao limite os a 4 tempos ainda estão longe disso, a prova está no MotoGP os recordes são batidos todos os anos, mesmo com as variações de CC as motas estão mais rápidas, fala.se novamente da redução de CC nas motas de MotoGP e vais ver os recordes a caírem novamente.
            Hoje em dia parece que já não se pode conversar, toda a gente anda com a passarinha aos saltos e começam logo a extremar as posições, calma, será que ainda não compreenderam que infelizmente os VE ainda não são resposta para a maioria da população mundial?
            Isto já parece o pessoal das religiões, uma opinião diferente e cai logo o Carmo e a Trindade.
            Ou são filhos de ditadores ou são os ditadores la de casa, quem pensa de maneira diferente é logo atacado.
            Da maneira como falam mais parece que se estão a tentar convencer a vocês mesmo que fizeram uma compra acertada.
            Não sou contra o VE, até ao final deste ano tenho a minha casa pronta está toda preparada para poder carregar o carro em casa, mas até a presente data ter um VE não é opção para mim, vivo num 6º andar e ainda tenho um jardim pela frente, para carregar o carro em casa tinha de ter Km de extensões e carregar o carro nos postos públicos como disse o anterior ministro do ambiente têm de ser a esxepção e não a regra

          • B@rão Vermelho says:

            Eu ainda sou do tempo dos motores V12, sabes que motores tens hoje em dia na F1?

          • Nuno says:

            Tu falaste na F1 eu só retifiquei que a evolução tem sido nula.
            Eu também sou do tempo dos v12 entretanto a evolução que tivemos foi tirar metade dos cilindros V6 híbridos e advinha só ? são bem mais rápidos que os v12 e v10 hoje em dia os motores da F1 são os mais rápidos de sempre foi esta a evolução que aconteceu.
            Tanto na F1 como na motoGP os tempos por volta não são só influenciados pelo motor durante vários anos os motores não mudam e os tempos por volta baixam de qualquer das maneiras a competição está muito longe das estradas a prova da falta de evolução está na desistência das marcas no desenvolvimento já muitas marcas disseram que não iriam cumprir a norma EURO7 porque simplesmente não vale a pena a única solução é meter mais filtros e filtros

          • JL says:

            Batem records mas não é de eficiência, é do contrário.

            Óbvio que ainda não dá para todos, mas discordo que não dê para a maioria, antes pelo contrário, dão sim para uma grande maioria.

          • JL says:

            Não entendi essa dos v12, foi o pior motor que tiveram, eram ineficientes até dizer chega, problemas por demais, mais vale nem recordar.

          • B@rão Vermelho says:

            @JL, quais os países conheces fora da UE?
            Quantos países Asiáticos visitaste, quantos Sul Americanos, e Africanos?
            Só para ver que mundo andamos a visitar
            Eu conheço quase todos os países Asiáticos e quase todos têm faltas de energia recorrentes e nem é necessário estar de chuva, países Sul Americanos então nem nas grandes cidades a corrente e estável, e não me peças estudos, o que te digo é vivido na primeira pessoa, experiência pessoal, eu viajo sempre pelo menos 30 dias em cada país que é os número de dias de ferias que tenho, em Africa acho que nem é necessário referir nada.
            Os VE ainda é para uma pequena minoria infelizmente

          • Nuno says:

            B@rão Vermelho Concordo plenamente que os Ve’s sao para uma minoria ainda mais nesses sítios mas essa minoria está a aumentar a cada dia que passa.
            E já agora uma bomba de gasolina também precisa de eletricidade para funcionar

          • JL says:

            Mas o que tem uma coisa a ver com outra ? uma forma mais barata destes paises se desenvolverem é usarem melhor e com menos importações de energia e recursos, senão estão sempre na mesma, porque o que têm gastam .

            Se é preciso desenvolverem para terem melhor suporte ? disso não tenho duvidas.

            Nop, porque são nos países desenvolvidos que existem mais veículos, quantos carros existem em africa por pessoa ? basta ir por ai.

          • Grunho says:

            Os motores a 4 tempos já chegaram mesmo ao limite com o motor HCCI a gasolina de ignição por compressão da Mazda. A partir daí pouco mais pode fazer-se, embora combinando esse tipo de motor com redução do peso do carro para 600 ou 700 kgs e com hibridação é possível conseguir consumos na casa dos dois litros e tal, ou mesmo abaixo. A indústria é que não está interessada nisso.

        • FST says:

          A F1 congelou a evolução dos motores propositadamente para equilibrar as equipas, mesmo assim as equipas alteraram alguns componentes alegando fiabilidade e a alpine ficou para trás 30cv porque não fez o mesmo das outras equipas… imaginem se não tivessem congelados.

    • EEQTR911 says:

      Chegava um elétrico com bateria pequena e não um monstro de 2500kg.

  8. JB says:

    Ainda bem que as maquinas usadas na exploração de lítio usam agua para trabalhar e pesam pouco ,equivale so a poluição de um carro durante 40 anos o que sugere que o estudo acima foi pouco explorado

    • Gonçalo says:

      Assim como as enormes plataformas petrolíferas, transportes marítimos, refinação de petróleo e transporte para todas as bombas portanto sim concordo o estudo foi pouco explorado

    • Infinity says:

      Sem contar com os pequenos barcos que fazem o transporte das matérias-primas para as refinarias

    • JL says:

      E as que perduram, extraem, bombam, transportam e refinam combustíveis gastam o quê?

      Por acaso já existe um projecto em andamento que fabricam bateria sem usar qualquer recurso a combustíveis fósseis.

  9. BrunoM says:

    Vamos lá ver uma coisa, as informações não são absolutamente contraditórias. Da forma como está escrito o artigo, a primeira parte refere-se à totalidade da bateria (e não me chocam as toneladas necessárias, já que o que é minerado contem tipicamente pouco metal de interesse, e este ainda tem de ser refinado), mas o estudo que supostamente contraria a informação fala do desperdício após reciclagem, o que faz pouco sentido! Está-se a comparar alhos com bugalhos como se costuma dizer…

  10. Francisco Lima says:

    Se esse estudo em que está baseado a notícia for tão isenta como vocês, então não há como acreditar nele

  11. Francisco Lima says:

    E já agora esqueci de um pormenor.
    Imaginemos um cenário 100% eléctrico. Tudo, mas mesmo tudo funcionar a electricidade.
    Será que vai haver produção suficiente para tudo e todos? Não creio.

    • JL says:

      Então quanto consomem a mais na nossa rede se forem todos eléctricos ?

    • EEQTR911 says:

      A rede elétrica não está preparada para mais de 10% de carros elétricos. Mais que isso vai sobrecarregar a rede e começam os apagões (como as vezes ainda acontecem no inverno quando o pessoal liga mais aquecedores).

      Por isso os EVs não são o futuro. Mas os governantes querem encher os bolsos e iludir os menos informados.

      • JL says:

        Não ? então prove lá isso ?

        O futuro são aqueles combustiveis que gastam 5 e 10 x mais, nesse caso já não sobrecarrega a rede. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

      • Antonio Vasco says:

        Mas quem fez esses cálculos, foi você? É engenheiro electrotécnico? Não me parece, não vá por aí que está muito longe da realidade.

      • Silva says:

        Diziam o mesmo quando começaram a aparecer as casas com eletricidade, diziam o mesmo há uns anos atras entretanto já há milhares de elétricos e a rede já foi melhorada mas tu achas o que ? que vamos ter milhões de elétricos e a rede elétrica não vai melhorar ? vocês parece que ficam presos no passado achas que quando apareceu o 1º carro a combustão apareceram logo 3 milhões de bombas ?

      • Grunho says:

        Bastava aplicar metade do petróleo gasto pelo parque automóvel em produção de electricidade para alimentar o dobro dos carros em circulação. O motor eléctrico tem uma eficiência superior a 90%, o de combustão muito dificilmente passa os 30%.

  12. Pedro says:

    A única coisa certa é que nos últimos 5 anos a poluição aumentou bem mais que nos anteriores 5…

    Os últimos 5 foi o aumento do carro eléctrico.

    Cada um tira as conclusões que quer.

  13. Rudolf says:

    Metam uma coisa na cabeça:
    Os elétricos são uma transição económica mais do que ambiental. Isto é, as marcas sabem que o futuro sustentável não é o elétrico mas estão a lucrar com um produto “novidade” no mercado.
    Digam-me honestamente, quantos de vocês mudaram para carros elétricos por causa da preocupação ambiental? Ninguém. Quem muda para os elétricos é pura e simplesmente para economizar na carteira ao fim do mês. Ponto.

    • JL says:

      Parece que apenas uma marca anda a lucrar com eles, já que não tem outros, a vw até diz que tem o telhado a arder. Não entendi essa de andarem a lucrar, então quer dizer que com a próxima solução vão ter prejuízo ? Que grandes gestores me saíram esses gestores das marcas… loooooool

      • EEQTR911 says:

        A Tesla anda a brincar com o dinheiro dos investidores. As outras marcas a sério fazem dinheiro de forma legal.

        • JL says:

          Ah sim, os investidores deram para lá dinheiro só porque sim, não têm interesse em nada.

        • Diogo says:

          Portanto a tesla vende droga em vez de carros é isso ? ahahahah quem me dera que uma empresa brincasse tanto com o meu dinheiro que me fizesse ganhar milhões, e pelo andar da carruagem os investidores devem estar bem satisfeitos se não já tinham saltado fora

      • Rudolf says:

        Acabaram por não responder. Quantos de vocês mudaram para carros elétricos pela preocupação ambiental?

        • António Vasco says:

          Eu respondo por mim e por muitos,senão mesmo por quase todos.:
          Comprar um carro novo, tecnologia totalmente diferente, obriga a considerar uma série de fatores , a ecologia é um deles.
          Mas ha algumas pessoas que compram por ser ecológico, isso é certo, conheço algumas. Normalmente têm umas vidas muito chatas eheh

        • JL says:

          Eu não respondi ?

          Aqui fica: não mudei só por essa vantagem, mas por um conjunto delas.

          E também penso que ninguém vai mudar só por uma vantagem.

          Conhece alguém que tenha mudado de diesel para gasolina só porque os a gasolina têm menor poluição ?

          Se sao melhores em quase todos os aspectos e ainda permitem ter menos emissões e principalmente evitam gazes venenosos na atmosfera, melhor ainda.

          Ah, ja agora fica aqui um dos estudos que confirma que os a hidror

    • Rui says:

      Concordo a 200% com tudo menos com a parte do lucro das marcas, isto não é do interesse de nenhuma marca elas estavam bem no cantinho delas a fazer o que sabiam bem as vezes la mandavam uma novidade qualquer e o pessoal ficava todo contente esta mudança só os lixou trás novos player para o mercado como a tesla e os chineses eles próprios vão ter de investir milhoes a alterar fabricas e lançar novos carros já para não falar das baterias que muitos deles passam a depender de outras marcas como a LG e CATL isto não era do interesse de nenhuma marca europeia

    • Toni da Adega says:

      +1 comprar para economizar ao final do mês é sempre uma má opção. O pessoal está todo há espera que venha daí uma alternativa mais cara.

  14. Tiago Cordeiro says:

    O desespero dos fabricantes é tal, que estão a inundar a imprensa com publicidade encapotada sobre os VE. O futuro da mobilidade automóvel não passa certamente pelos eléctricos. A pegada ecológica é superior aos veiculos com motor de combustão. O futuro passará certamente pelo hidrogénio (no tubo de escape sai H2O = àgua) ou pelos combustiveis sintéticos que captam o dióxido de carbono da atmosfera. Sem falar, nas fábricas que captam o dióxido de carbono da atmosfera e o armazenam no subsolo (antigos poços de petróleo).

    • JL says:

      A hidrogénio são eléctricos na mesma. Só que gastam mais recursos e muito mais energia, logo mais poluentes como comprovam vários relatórios sobre o tema.

      Então sintéticos não resolvem nada, também já confirmado por várias entidades, além de transportarem o CO2 de um lado para o outro, ainda adicionam o NOx, SOx e partículas, fora a grande quantidade de eletricidade que consomem, nessa já não há problema se for de carvão ?

      • Rudolf says:

        Errado. Os “hidrogénio” não têm necessariamente de ser elétricos. Pode ser um motor de combustão. A separação do hidrogénio é que tem de ser através de hidrólise e isso sim é um processo “elétrico”.

        Eu também acredito no hidrogénio, e já não é bem como referiu em cima que “gasta muitos recursos e energia”. Estes últimos 2 anos houve desenvolvimentos enormes nesse sentido.
        E preparem se porque é o que aí vem.

        Eu lembro me de ter uns 10/15 anos e a STCP tinha autocarros a hidrogénio e foram um sucesso.

        Zero poluente, não é preciso mandar montanhas abaixo para encontrar lítio e cobalto, não tem de ser transportado do outro lado do mundo, pode ser feito localmente e a rede de abastecimento pode ser a mesma que as gasolineiras já existentes.

        • António Vasco says:

          Só contaram para si… Mais um velho do restelo a querer torcer a realidade segundo os seus anseios… Mas porque é que todas as câmaras não adoptam o tal sistema testado que “teve” muito êxito?

        • JL says:

          Entaos os eléctricos têm autonomia a mais e a gasolina está barata demais ? Para dizer que não têm de ser eléctricos/

          Houve ? Em quê? Ou houve anúncios para cativar investimento ? Deixe lá que isso também acontece nas baterias, não são todos santos.

          Então eléctricos são muito poluidores, mas a hidrogénio que gastam mais recursos e energia já são melhores ?

          Claro que não tinha se ser eléctrico:

          Portanto é o famoso argumento do petrolhead e da pessoa com preoconceitos, desde que tenha um motor a combustão já está tudo bem, nem que para isso faça mais poluição à sua volta, agora entendo porque disse que não comprava por ser mais ecológico.

          Vem aí ?já aí anda à 20 anos.

          O dos STCP durou até 2007, o projecto foi abandonado nessa data devido aos fracos resultados.

          Não é preciso ? Olha que curioso, então como faz ? Pede aos et’s para lhe trazerem esses minerais ? Sabia que nem tem motores a combustão sem usar litio ? Se o litio se explora há 100 anos e apenas existem baterias de lítio ha 30 , onde usavam o litio durante esse tempo ??

          E sim, hidrogénio usa lítio, tem aqui uma pequena lista dos minerais essenciais para ambas as tecnologias, e até usa minérios muito mais raros.

          https://ptx-hub.org/a-critical-case-against-hydrogen-vehicles-a-raw-materials-perspective/

          Looooool; a rede de abastecimento é a mesma ? Então como armazenam hidrogénio dentro de tanques de gasolina. Looool

          Enfim, como sempre só defende a tecnologia do hidrogénio quem nada entende sobre ela nem como funciona, sabe ao menos quantos kWh de energia renovável precisa para produzir um litro de hidrogénio ?

  15. João Carlos says:

    O tuga passa a vida a criticar os elétricos. Que fazem. Mais poluição e mais isto é mais aquilo. Nem a reciclagem fazem em casa muitos deitam o lixo para todo o lado e depois só sabem falar dos elétricos. É pa Metam. Na cabeça, os elétricos vieram para ficar por uns bons anos…

    • Grunho says:

      O tuga não tem é guita para comprar os elétricos. E a maior parte dos que vivem em cidades não têm sítio para os carregar. Fora isso, nada contra.

    • Rudolf says:

      O tuga não passa a vida a criticar. É preciso é tirar as palas. Vocês compraram todos um elétrico para poupar uns trocos ao fim do mês em gasolina (legítimo) mas depois vem para aqui armados em ambientalistas evocando causas ambientais e mais uma vez afirmo: nenhum de vocês comprou um elétrico pela preocupação ambiental. Nenhum. Por isso não me venham com teorias.

  16. Andar de cavalo says:

    Voltemos aos motores a combustão dos anos 70 e 80, queima o que conseguires o que não der cospe pelo escape, electronica nada disso. Sem catalizadores, filtros de particulas. Queremos gasolina Super e motorizadas a 2 tempos a queimar oleo. Isso sim não polui. Tanta ignoracia e arrogancia em meia duzia de comentarios. So ha planeta quando erradicarmos o homem. A unica especie que mata e destroi o unico habitat onde consegue viver.

    • pedro says:

      ora ai está uma grande verdade mas a culpa não é unicamente do combustíveis fosseis, o planeta tinha um ciclo natural, o problema foi quando o homem começou a destruir o ciclo natural e está a destruir a fauna e a flora, os gazes poluentes da combustão são uma das partes mas nem de perto nem de longe são o maior perigo.

      o maior perigo está na falta de capacidade do ser humano de pensar como o mundo funcionava ha muitos anos porque hoje as pessoa só agem por influencia e não por pensarem pela sua cabeça.

      Ouvir uma organização ambiental dizer que os combustíveis fosseis é que são o problema mas são financiados por uma entidade que explora a extração de litio onde está a destruir a fauna e flora da região é no mínimo ridículo.

      faz lembrar uma pessoa que aparecia nas manifestações anti touradas a defender a crueldade com o animal, mas tinha um matadouro de porcos, em que os animais eram atordoados por choques elétricos metidos em tinas de agua a ferver para queimar o pelo e saiam a guinchar num sofrimento brutal.

      Infelizmente vivemos num mundo hipócrita, e não vou dar muito tempo para que seja aplicada uma taxa aos EV para compensar a manutenção das estradas como já acontece em alguns estados dos EUA.

      uma realidade é certa ja existem países na Europa que criaram leis que podem proibir o carregamento de EVs durante certos períodos de inverno se o consumo de energia ultrapassar x% de forma a garantir energia para o aquecimento das casas.

      a eletrificação não é novidade, basta olhar para a história, alias o primeiro automóvel foi elétrico, ainda sou do tempo de ver transportes públicos no Porto elétricos e não não andavam sobre carris, foram abandonados porque no inicio eram baratos mas com o andar do tempo passaram a custar 3 vezes mais em manutenção.

      agora uma coisa é certa, a industria para produção de baterias é 10x mais lucrativa que a industria petrolífera, e é nesses lucros que os grandes grupos econômicos moldam os politicos e influenciam o povinho que é tudo flores, no final eles ficam com os botões e o povo com os espinhos .

      a vida é um ciclo e estamos perto de mais um terminar de ciclo

      • JL says:

        Errado, não se criaram leis para limitar a carga em lado nenhum, criaram sim planos de emergência para que se faltasse energia, tanto os carros, como os sistemas de aquecimento tinham horas específicas para trabalhar, na verdade só não podem carregar nas 2 horas com mais demanda da rede durante esse período, na Suíça até tinham (sim tinham, porque não foi aplicado) o mesmo plano onde até estava previsto o limite do uso de veículos, sejam eles quais forem para uso de lazer.

        10x vez mais lucrativa como ? Pode apresentar números ou é só mais um vomito achista ?

        Secalhar o gajo que me produziu a bateria continua a vender-me todos os dias o litio para eu meter nela, portanto mais um argumento ridículo.

        Influenciam ? Então e você foi influenciado por quem ? Pelo que que diz que tem menos lucro ?

        Ah sim, então segundo a sua bola de cristal e alguns profetas da mesma ideia, quando vai acabar esse ciclo ? É como aquele ciclo que acabava em 2000 ? Loooooool

        • Yamahia says:

          “Errado, não se criaram leis para limitar a carga em lado nenhum”
          Lá vem o @JL com tretas…
          A utilização privada de BEV’s só é permitida para deslocações
          absolutamente necessárias (por exemplo, exercício profissional, compras,
          visita ao médico, presença em eventos religiosos, presença em audiências judiciais).

          • JL says:

            Exato, se o plano de emergência fosse aplicado, o que não foi, onde disse o contrário ? Não sabe ler ?

            Já agora, só na Suiça….

            E tinha lá também uma parte para os a combustão, ou quer que vá lá buscar ?

          • Yamahia says:

            Por sorte tivemos um inverno ameno. Posta em pratica ou não a figura em forma de lei ficou, portanto é errado afirmar que “não se criaram leis para limitar a carga em lado nenhum”
            E não foi só a Suiça a tomar medidas. França tb as tomou, entre outros.
            https ://observador.pt/2022/09/30/franca-planeia-limitar-carregamento-de-carros-electricos/
            Agora imagine. Se isso é assim com 1% dos carros em circulação, imagine o que não seria se fossem os 100% loooloooloool

          • JL says:

            Ah agora ja não aplicaram, pensava que tinham aplicado, portanto assim se vê o seu interesse e o de outro de largarem fake news para mudar ver se mudam a opinião pública. Felizmente nem todos são uns carneirinhos…

            Não criaram lei nenhuma, criaram um plano de emergência, até o aquecimento estava em primeiro plano, muito longe das medidas para os carros, e note que também la estavam os a combustão, só que isso não lhe interessa mencionar.

            Fosse 1% 100%, a capacidade da rede está adaptada para a situação atual, isso é indiferente.

          • JL says:

            Já tinha falado nisso, não sei se foi aqui ou noutro artigo. É um plano parecido, em caso de emergência eléctrica, há 2 horas durante o dia que não podem carregar. Wow que problema.

          • Yamahia says:

            Duas horas onde? Só se for na sua cabeça. É sempre que houver sobrecarga do sistema, a rede alemã não está preparada para alimentar dispositivos que consumam muita energia. É o que está la escrito.
            Aceite que dói menos loolool

          • JL says:

            Está lá explicado, bastava ler:

            “Esta medida surge depois de vários grupos de defesa do consumidor e da indústria se terem unido e apelado ao regulador alemão para reduzir o fornecimento de eletricidade às famílias com estes dispositivos que consomem muita energia, para assim evitar sobrecargas na rede durante os picos de consumo.”

            Olhe só o problema, o mundo vai acabar:

            “The regulator’s proposal also states that in the case of a bottleneck, grid operators must swiftly act to expand their power lines. Electricity for such devices would be reduced to a minimum of 4.2 kilowatts — half a kilowatt more than initially proposed — ensuring that households can still operate heat pumps and charge e-cars, even if at a slower pace. A vehicle charged for two hours could still gain a range of 50 kilometers (31 miles) under that scenario.”

            https://www.bnnbloomberg.ca/germany-to-cut-power-for-evs-and-heat-pumps-during-bottlenecks-1.1934030

  17. Afonso says:

    Cuidado com o vendedor da Vectrix. Diz ele que anda aqui nos fóruns para informar, mas na verdade é mais para vender.

  18. PA says:

    O mais impressionante é avançarmos e promovermos a todo o vapor uma tecnologia sem ter um estudo pormenorizado de todo o processo de fabrico. Nesta altura ainda há várias teorias com poucas certezas, só pode haver muitas pessoas influentes a ganhar dinheiro à grande com isto …

    • JL says:

      Só se você não os lê, porque existem inúmeros desta entidade e até das alternativas inviáveis que vocês tanto gostam.

      • Andre says:

        Irra que você é chato. Respeite as opiniões dos outros e não venha difundir opiniões não fundamentadas!

        • JL says:

          Então mas não ler ou não querer e inventar sobre isso é uma questão de opinião ?

          Secalhar a poluição também é uma questão de opinião.

          Eureka, o problema está resolvido, é só as pessoas mudarem de opinião. Loooooooool

      • pedro says:

        Para contradizer o estudo de uma entidade privada ( Transport & Environment ) financiada também pela industri dos carros elétricos e que nada tem relação como diz no artigo de ser uma federação de organizações não governamentais focadas nos setores dos transportes e do ambiente, aqui fica um estudo de uma organização independente financiada por dinheiros públicos a IVL (Instituto Sueco de Pesquisa Ambiental) que diz o seguinte:

        “A simples produção das baterias de lítio corresponde a emissões de 150 a 200 kg de dióxido de carbono por cada kWh de energia gerada pela bateria. Isto significa que um Tesla com bateria de 100 kWh, a bateria com maior capacidade de armazenamento no mercado, já enviou 15 a 20 toneladas de CO2 para a atmosfera. Um automóvel a gasolina com emissões de 120 g/km, que já não está na lista dos mais ecológicos, necessita de percorrer 125 mil quilómetros para emitir a mesma quantidade de dióxido de carbono. ”

        a conclusão que tiro é que compro um tesla e se ao fim de 1000 km tiver um acidente e o carro for para desmantelar eu já contribui na melhor das hipóteses com 15 toneladas de CO2.
        Se eu comprar um carro a combustão e acontecer o mesmo ao fim de 1000 km eu contribui com 120 kg de co2.

        não estou a defender um nem outro so a constatar factos.

        o mundo é actualmente uma lixeira electronica a céu aberto. já o era antes dos carros elétricos.

        Agora a fiabilidade de um carro elétrico ainda não pode ser definida, assim como os custos a longo prazo porque ainda não os existem, mas uma coisa é certa, não é por ser elétrico que não gasta pneus, pastilhas, discos, amortecedores, e ate derivados do petróleo usam para que possam circular.

        • JL says:

          Por acaso sabe que esse estudo é de 2011 ? Porque nao colocou o de 2019 ?

          Ah esses já não pagos por isso usam dados de 2007.

          Enfim, quando o preconceito toma conta da consciência é o que dá.

          Pode não vai buscar os números do fabrico das baterias de chumbo ?

  19. Yamahia says:

    Essa questão nem merece discussão. O carro elétrico qd chega à estrada já poluiu o equivalente a um carro a combustão durante 200 mil kms, caso venha com bateria de 100kWh de capacidade.
    Capacidades para cima ou para baixo, é fazer a devida proporção.
    Extrapolando para a média anual nacional, daria para andar durante 23 anos com um carro a combustão até que esse BEV de 100kWh atingisse o “Break Even Point” SE no país onde fosse operado esse BEV apenas consumisse electricidade obtida de fontes 100% renováveis.
    Outro problema é que as baterias não duram 23 anos.

    • JL says:

      Errado, 44 a 7x mil kms.

      Errado, esse numero era para o mix antes do estudo efetuado, que era antes de 2011, portanto não com mentiras e invenções.

      Não duram porquê ? quer ver uma com 25 a trabalhar ?

      • Rudolf says:

        Engraçado, para o senhor JL os estudos que não lhe convém estão sempre errados! Só os seus é que estão certos, não é?

        O sr é um pouco fanático pelo EV. Gostava de saber o que está por trás disso. Dizem por aí que é vendedor de veículos elétricos. Mas eu não emprenho pelos ouvidos. Da mesma maneira que não emprenho pelos olhos. Lá porque o EV traz o autocolantezinho verde Zero Emissions… marketing mentiroso.

        Mas daqui a uns anos falamos e acredite que o futuro não vai ser esse.

        • JL says:

          Eles não estão errados, a malta é que inventa, quem disse que estão errados ?

          Basta ver os referidos neste artigo.

          Eu não foi fanático, se sim, quer dizer que você também é só porque tem uma opinião diferente, onde é que o dicionário diz que quem defende ev é que é fanático ?

          Nem ev traz autocolante zero emission, onde viu isso, portanto aqui o fanático é você, que até inventa situações que não existem.

          Sera que em 2023 os fanáticos da combustão nao entendem o que é circular com zero emissões ?

          Até podem dizer que sou padre, isso só prova que vocês não conseguem ter argumentos contra sem começaram com ataque pessoal ou com juízo de valor.

          Entao se você têm argumentos contra os ve, está a proteger os a combustão que vende ? Não é ? Afinal sou diferente de si em que aspecto?

          Para si o futuro pode ser outro, para mim no presente é este, acredito que se nada mudar vai continuar a ser.

          Como vê nem tenho preconceitos, já que você nem lhe passa pela ideia ser utilizador. Eu admito deixar esta tecnologia e passar para outras, desde que seja melhor em todos os aspectos.

        • António Vasco says:

          Rudolf, acontece a si o que acontece a todos, enquanto não tem um é o pior, depois de ter “se eu sabia já tinha comprado antes”

      • Rudolf says:

        Eu não sou nem pelo veículo elétrico nem pelo a gasolina. Não sou fanático, e tento não ter palas.

        Ando de bicicleta. Uso transportes públicos o máximo possível. Faço carpooling. Isto no que a mobilidade diz respeito. Depois vai da consciência de cada um.
        Mas nunca compraria um elétrico por ser ecológico. Isso é dos maiores embustes atuais.

        Não puxo a brasa a minha sardinha. Mas que o EV não é solução, isso não é.

        • JL says:

          Eu não tenho palas, por isso é que experimento todas as formas de locomoção e tecnologias.

          Palas têm aqueles que assumem logo que nem querem testar nem querer saber, e inventam como se vê por aqui.

          Nunca compraria por tem a ideia errada sobre essa parte.

      • Yamahia says:

        Mentiras, só se for da sua parte e de quem tem interesses neste negócio dos carros que dizem falaciosamente serem de zero emissões.
        O estudo da IVL não era anterior a 2011, esse era outro. O estudo da IVL em apreço era de 2017 e em 2019 estava em perfeita sintonia com os estudos do professor Christoph Buchal e da respectiva Universidade. Antecipando questões incómodas Timmermans pressiona o governo Sueco para que a IVL altere os valores comprometedores do estudo (politiquices).
        A uma pergunta simples que inevitavelmente iria surgir:
        https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306_EN.html
        Timmermans demora 5 meses a dar uma resposta e acaba por responder com evasivas e anexa a nova redacção do estudo da IVL ao mesmo tempo que assume o compromisso de resposta concisa no prazo de 4 anos (QUATRO!!!):
        https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306-ASW_EN.html
        O prazo já foi ultrapassado e continuamos sem resposta!

        Entretanto más notícias @JL. A página que continha o estudo que o Rei Timmermans mandou martelar já não está disponível para download
        https://www.ivl.se/download/18.14d7b12e16e3c5c36271070/1574923989017/C444.pdf

        Entretanto Timmermans está a ver o tapete a fugir-lhe debaixo dos pés:
        1-A procura por carros electricos estagnou:
        https://www.telegraph.co.uk/business/2023/05/04/electric-car-demand-slow-high-prices-energy-costs/

        2-As imposições dos políticos que ameaçaram de arma em punho as construtoras para mudarem o paradigma de um saber de uma industria com mais de 100 anos a começarem do nada com uma nova realidade num curto espaço de tempo. Está a destruir um dos maiores alicerces da Europa que é a industria auomóvel. Está a sabotar os próprios concidadãos. Nesta fase, ou dá a mão à palmatória ou assume que o que quer mesmo é destruir a Europa:
        https://www.telegraph.co.uk/business/2023/06/26/britains-net-zero-elite-society-no-backup-plan/
        Tudo em nome de uma fantasia pois a poluição no planeta aumenta em vez de diminuir, resta saber com que contornos e interesses envolvidos. Até hoje temos visto alguém a lucrar imenso com isto e esse alguém nem sequer é europeu!

        • JL says:

          O estudo que referia que tinha esses valores era sim o de 2011, o de 2017 nem sequer existe, existe sim de 2019.

          O quê? Um Alemão a tentar ter razão sobre o lobby dele ? Esse já foi desmascarado à que tempos;

          https://eufactcheck.eu/factcheck/mostly-false-electric-cars-generate-higher-emissions-than-diesel-cars/

          Evasivas ? Não entendi, está lá a conclusão: que números fabricados e velhos tendem a desatualizar.

          Qual indústria ? Aquela que nem consegue cumprir as leis e normas dentro e fora da Europa ? Aquela que mais tarde ou mais cedo iria ser ultrapassada tanto por asiáticos como norte americanos ? É isso que você quer manter ? Secalhar o melhor é passarem a construir carroças puxadas por cavalos, já que se querem manter agarrados ao passado.
          Diga antes assim: a indústria europeia levou uma machadada tão grande devido aos diesel-gates e outros, que agora agarra-se aos VÊ para se desculpar dos erros do passado, e depois ainda usam esses fantoches como esse alemão para tentar combater o inevitável.

          Sobe os britânicos, deixe lá que só nesse ramo, já estão a adivinhar a grande crise, pelo menos para eles.

          Fantasia dos iluminados que até produzem combustíveis com zero emissões, é o que é .

          • Yamahia says:

            Qd mais de metade das baterias deixarem de vir da China, cujo mix energético é o q se sabe, e passarem p fabricas na Noruega, a gente pode começar a dar algum credito a esses malabarismos .
            Entretanto registe-se no Telegraph que fica com 24 horas para ler com atenção o q lá esta escrito. A realidade é idêntica à da UE.

          • JL says:

            Nem todas veem da China, tem muitos carros com baterias da Correia do Sul, Japão e EUA.

            Para quê? Ler lavagens cerebrais de petrolheads ? Não obrigado.

        • JL says:

          Já agora, se eu tenho interesse, você também, não vale a pena virem com esse argumento porque não os fazem diferentes.

  20. Yamahia says:

    Onde viu que eram todas? Só referi “mais de metade”. Sim tb temos Panasonic na Polónia que é um exemplo de verdura, não haja duvida. looolooolool
    Eu queria ver era os moralistas da Bélgica e da Noruega a fabricar essas baterias. Só para ver se mantinham o mix “ecologico” eheheh

    • JL says:

      Força do hábito, você inflaciona sempre os números.

      Na Polónia ainda não produzem nada, e ao que parece nem é para carros.

      Tem fábricas bem antigas por lá, pode começar pela Zebra.

      • Yamahia says:

        “Na Polónia ainda não produzem nada, e ao que parece nem é para carros.”
        @JL, não diga isso que até parece mal:
        A Polónia tem pelo menos 2 fábricas de grande dimensão que fabricam baterias para carros:
        1ª em Wrocław: A fábrica da LG Chem está localizada em Wrocław, no oeste da Polónia. A fábrica foi inaugurada em 2017 e tem uma capacidade de produção de 10 GWh por ano.
        Esta fábrica da LG Chem em Wrocław é a maior fábrica de baterias para automóveis na Polónia. A fábrica produz baterias para veículos eléctricos da Tesla, Volkswagen e outros fabricantes.
        2-Konin: A fábrica da CATL está localizada em Konin, no centro da Polónia. A fábrica foi inaugurada em 2022 e tem uma capacidade de produção de 10 GWh por ano.
        A fábrica da CATL em Konin é uma fábrica mais recente, mas também tem uma capacidade de produção significativa. A fábrica produz baterias para veículos eléctricos da BMW e outros fabricantes.

        A localização das fábricas na Polónia é estratégica, pois o país dispõe de grandes reservas de carvão capazes de gerar a electricidade necessária ao fabrico das baterias e tem uma mão de obra qualificada. A Polónia também tem um governo que é favorável à indústria automóvel!

        Já agora, para compor o ramalhete, temos que a Alemanha é o maior produtor de baterias para automóveis na Europa, com fábricas da Tesla (50 GWh por ano), LG Chem (40 GWh por ano), e Northvolt (50 GWh por ano).
        Mais uns inocentes que não usam carvão e lenhite para nada (os maiores emissores de CO2 conhecidos), levando tudo à frente como por exemplos recentes florestas milenares, parques eólicos e aldeias inteiras devastadas em busca de escavar os ditos.

        Portanto baterias muito ecológicas as que são produzidas fora da China. Engana-me que eu gosto eheh

        • JL says:

          Hum, ok, por acaso não estava a ver essa.

          São muito ecológicas sim, então vamos a contas.

          Segundo os entendidos por cada kwh de bateria são necessários 50 a 65 kwh de energia.

          Portanto para uma bateria 100 kwh são emitidos:

          65 * 100 * 768 gramas CO2 = 4992 kg de CO2.

          Isto é o que emite SÓ PELO ESCAPE um diesel durante -> 4992 / 2.64 / 5.5 * 100 = 34 380 kms.

          Ora como vê, o seu “O drama, a tragédia e o horror” que você faz, não passa de sensacionalismo barato.

          https://www.youtube.com/watch?v=cMuIamJspRw

          Já agora uma fabrica a consumir 65 kwh * 10000000 kwh = 650 GWh por ano é alguma coisa ?

          • Yamahia says:

            Não complique o que é fácil
            A simples produção das baterias de lítio corresponde a emissões de 150 a 200 kg de dióxido de carbono por cada kWh de capacidade da bateria. Isto significa que um carro com bateria de 100 kWh, que não é a bateria com maior capacidade de armazenamento no mercado, já enviou 15 a 20 toneladas de CO2 para a atmosfera quando o carro chega ao Cliente com 0 kms.

            Um carro médio a combustão, segundo a AT manda 100g de CO2 por cada km percorrido. Logo, até que envie as mesmas 20 TONS para atmosfera, tem que andar 200 mil kms.
            Qt aos anos para os fazer, de acordo com o ACP, cada carro português anda em média 9000 kms ao ano. Logo 200 mil a dividir por 9 mil são tais 23 anos, não tem que enganar!

            Agora outra coisa; A bateria dos BEV está para o tanque dos ICE e não para a gasolina ou diesel que é a imagem que os elektros querem fazer passar, como muitas outras que não cabem na cabeça de um tinhoso. São os locais onde se armazena o combustível necessário para os carros andarem.
            Portanto qq bateria é uma agressão gigante ao meio ambiente apenas para um armazenador de energia. A comparar com o armazenador dos ICE que praticamente polui nada e é eterno!
            Adiante:
            Onde os BEV poderão ganhar e beneficiar o ambiente é no combustível (electricidade) que pode ser mais limpo que os combustíveis rodoviários, mas nem sempre.
            Dado que o BEV é muito mais pesado tende a gastar mais energia e mesmo com electricidade gerada pelo gás, um BEV é capaz de ser tão ou mais prejudicial para o ambiente que um carro a combustão. Nem queira imaginar se essa electricidade for gerada pelo carvão, lenhite ou por óleo diesel.

          • JL says:

            Errado, eu só usei os números oficiais, e foi só para o escape, mas você gosta de recorrer a números que remontam a 2007 e de dizer que o combustível cai do céu e o carro é produzido por magia.

            Mas enfim, já estava à da tanga novamente.

            Segundo a AT os eléctricos têm zero emissões, portanto não entendo porque foi buscar isso.

            Que interessa isso do tanque? São tecnologias diferentes, não podem ser comparadas, o motor do eléctrico tambem filtros de partículas, filtro de ar, filtro de combustível e tudo isso ?

          • JL says:

            Para emitir 100 gramas por km, tinha do carro ser produzido em árvores, o seu combustível também e cada litro tinha de fazer 26.4 kms, ou seja, fazer 100 kms com 3.78 litros.

            Mas a sério que você vai continuar a tentar divulgar esta mentira ? Só de for no país dos unicórnios.

            Ja agora, o ACP, esse que você está a usar como fonte, no mesmo estudo refere que apenas 31% das famílias não têm estacionamento ou garagem.

            Engraçado como você usa fontes em que não acredita para divulgar uma fantasia.

          • Yamahia says:

            “eu só usei os números oficiais”
            Quais nrs? Aqueles do tempo do Mercedes 190D onde não havia filtros de partículas, catalisadores, adblue ou incorporação de biocombustíveis?

            “Segundo a AT os eléctricos têm zero emissões, portanto não entendo porque foi buscar isso.”
            Não entende? Eu entendo perfeitamente. Faz parte do lobby que considera e afirma que os elektros são zero emissões” e quer impingir essas aberrações aos yesman com base na defesa do planeta e para travar as alterações climáticas! loooloool

            “o motor do eléctrico tambem filtros de partículas, filtro de ar, filtro de combustível e tudo isso ?
            O motor eléctrico é um dependente de motores externos (termoeléctricas) que infelizmente de facto não usam filtros de partículas, catalisadores, adblue ou incorporação de biocombustíveis. O que faz deles uma opção deveras mais agressiva para o ambiente! Mas deviam usar para reduzir os impactos no meio ambiente!

            “Para emitir 100 gramas por km, tinha do carro ser produzido em árvores, o seu combustível também e cada litro tinha de fazer 26.4 kms, ou seja, fazer 100 kms com 3.78 litros”
            Respondido no 1º parágrafo. E se tem dúvidas vá para inspector da AT. Se vc tiver razão rapidamente fica rico!

            “Ja agora, o ACP, esse que você está a usar como fonte, no mesmo estudo refere que apenas 31% das famílias não têm estacionamento ou garagem.

            Engraçado como você usa fontes em que não acredita para divulgar uma fantasia.”
            Normalmente dou crédito aos especialistas. O ACP é uma instituição especializada na realidade automóvel em Portugal. Logo considero válidas as suas conclusões nesta área.

            No entanto já não considero o ACP um especialista em imobiliário. Por isso procurei outra fonte. Em concreto o Idealista que é uma instituição deveras reconhecida e conhecedora desta área!

          • JL says:

            Os filtros de partículas não reduzem co2, reduzem partículas, até o nome indica, tal como o biocombustível, também não reduz co2 nenhum, apenas emite co2 que foi capturado pelas plantas que foram usadas para produzir os óleos, sabe la quais e em que moldes e quantas florestas destruíram. Catalisadores também não reduzem co2, apenas catalisam parte dos SOx, até o próprio nome indica.

            Então e o lobby que engana e aldraba as emissões ? Curioso porque esse é bem conhecido.

            E são zero emissões prove lá que têm um escape ?

            Yes man é você, que tenta dar crédito a alguns negacionistas da classe e pior que tudo, tenta minimizar e esconder aquele que é o maior lobby de mundo, vergonhoso isso.

            Dependente é o motor a combustão, que só para a meter a trabalhar tem 3 motores eléctricos, não seja retículo, nunca vi um motor eléctrico com um a combustão para o meter a trabalhar.

            Os a combustão são piores, além de usarem fontes fósseis ainda têm de usar electricamente, enfim argumento da treta, ficou nervoso por mais uma vez se perder na argumentação.

            Usam sim filtros, até a velha central que agora é o museu da electricidade tinha filtros, até parece que nunca visitou.

            Quem está sempre com conversa de ambientalista são vocês, os petrol-ambientalistas, ou pseudo, já que nem isso conseguem ser.

            Eu nao tenho dúvidas nenhumas das 100 gramas, tanto que não tenho sobre as zero emissões que a AT diz que os ev fazem.

            Pronto ok, ainda bem que aceita os números do acp, Portanto depois não venha dizer que não existem casas a venda com garagem. Looooooool

            Eles não fizeram estudo nenhum de imobiliário, nem sequer casas, tal como dizem no relatório,‘ ligaram a seis mil e tal pessoas e fizeram perguntas, la está você a tentar perturbar o argumento só porque não lhe serve, lembre-se, nao eram pessoas que estavam a vender casas.

            Aceite que dói menos.

          • Yamahia says:

            “Os filtros de partículas não reduzem co2, reduzem partículas… Catalisadores também não reduzem co2, apenas catalisam parte dos SOx””
            -Eu sei que não. Vc é que trouxe para cima da mesa as partículas, o SOx e o NOx e eu expliquei-lhe que os carros a combustão têm mecanismos para os atenuar. Ao contrário dos motores primários dos carros eléctricos que não têm nada disso.

            “o biocombustível, também não reduz co2 nenhum, apenas emite co2 ”
            -Pode dar as voltas que quiser. Os biocombustíveis são netzero, as emissões de CO2 são igualadas pelas absorções de CO2 que as plantas promoveram no seu ciclo de vida. Com a vantagem de terem contribuido para a vida no planeta durante esse ciclo ao libertarem importantes quantidades de O2.

            “Então e o lobby que engana e aldraba as emissões ? Curioso porque esse é bem conhecido.”
            -Quem é que neste momento aldraba? Só vejo o sector elektro a fazê-lo e é a descarada!

            “E são zero emissões prove lá que têm um escape ?”
            -Os motores primários dos electros não têm escape? Pois não são autênticas chaminés fumegantes 24/24.

            “Yes man é você, que tenta dar crédito a alguns negacionistas da classe e pior que tudo, tenta minimizar e esconder aquele que é o maior lobby de mundo, vergonhoso isso.”
            -E depois eu é que fico nervoso loooloooloool

            “não seja retículo, nunca vi um motor eléctrico com um a combustão para o meter a trabalhar.”
            Ai não? Então como é que os mete a trabalhar se não houverem motores primários a transformar a energia para eles?. Já lhe expliquei que os motores elektros são motores dependentes. Tem que haver outros motores no exterior a fazer a papinha para eles transformarem em energia cinética!

            “Usam sim filtros, até a velha central que agora é o museu da electricidade tinha filtros, até parece que nunca visitou.”
            Acredito que sim, caso contrário os funcionários não duravam muito. Esses e os das minas.

          • JL says:

            As centrais têm sim, você é que ainda vive no século passado quando não tinham.

            Errado, o uso de biocombustiveis aumenta também o CO2, porque não produz cereais sem emissões, a agricultura é um sectores mais poluentes que existe.

            Quem neste momento aldraba ? ao que parece todos, você próprio veio aqui confirmar com carros que consomem 3.78 litros aos 100 kms, devem ser smarts….

            No meu caso com 100% renoavel, conhece alguma central de ciclo combinado com motores a combustão ? onde já agora ? só se usar a Madeira como exemplo para tudo. Não sabe que não usam motores de combustão em centrais ? são turbinas a vapor meu caro, que é muito mais eficiente.

            Os a combustão são ainda mais dependentes, começa logo na perfuração, quer que continue ?

            Ah agora já têm filtros, boa.

          • Yamahia says:

            “Não sabe que não usam motores de combustão em centrais ? são turbinas a vapor”
            Pois não, é pior, é feita em fornalhas ou caldeiras tipo os comboios do faroeste looolooolool

          • JL says:

            Não são gerados NOx porque não existe compressão. Simples assim ?

            Além disso têm o dobro da eficiência dos motores a combustão.

          • Yamahia says:

            Não gera? Tem a certeza?
            “Burning fossil fuels at power plants creates emissions of sulfur dioxide (SO2), nitrogen oxides (NOX), …”
            https://www.epa.gov/power-sector/power-plants-and-neighboring-communities#:~:text=NO%20X%20and%20SO%202%20emissions%20contribute%20to,issues%20ranging%20from%20cancer%20to%20immune%20system%20damage.

            “Além disso têm o dobro da eficiência dos motores a combustão.”
            Não têm nada, lá está vc a roubar. Há centrais que nem passam dos 30%. Isto somado aos restantes desperdícios na rede e nos carregamentos torna o desperdicio muito maior no carro eléctrico.

          • JL says:

            Comparado com os motores diesel as emissões são mínimas.

            Errado, já lhe disse dezenas de vezes que as de ciclo combinado são 55 a 60% de eficiência.

            Também há motores que nem a 15% chegam.

          • Yamahia says:

            “Comparado com os motores diesel as emissões são mínimas.”
            -Porquê? As termoeléctricas usam o dobro do AdBlue e 50 mil válvulas EGR? Que eu saiba nem 1 grama usam e nem uma válvula montam.
            Já nos carros o AdBlue entra em contacto com os gases de combustão e reage com os NOx para formar nitrogénio inofensivo e vapor de água. A EGR trata do resto que eventualmente escape ao processo!

            “já lhe disse dezenas de vezes que as de ciclo combinado são 55 a 60% de eficiência.”
            -Depende do combustível. Se for gás é 50(e não 55%) a 60 %. Se for a carvão ou óleo diesel podem ficar-se pelos 40%.
            Mas para mal dos seus pecados, a maioria das centrais termoeléctricas são de ciclo simples e representam mais de 70% da capacidade instalada no mundo.

            “Também há motores que nem a 15% chegam.”
            Deve estar a referir-se aos motores a combustão de tirar água do poço, lool
            Até o 2.0TDI tem 40%

          • JL says:

            Usam sistemas bem mais simples e que não são para tirar na oficina da esquina.

            Se não sabe não critique nem invente, já deixei aqui várias vezes que sistemas de anti poluição são, você é que tenta a todo o custo falar de centrais que nem sequer existem no nosso continente.

            Errado, algumas já passam os 65%, atualize-se ; não venha com informações do século passado.

            40% onde ? Só se for à saída do volante do motor e o resto ? Quando se fala em eficiência é de todo o sistema. Quando se fala da eficiência de um eléctrico é igualmente de todos os sistemas do carro, nao apenas dos 95% do motor.

  21. Thor says:

    Não vale a pena falar disso… O carro é a nossa extensão de propriedade privada, fazemos com eles o que queremos á nossa responsabilidade… Quanto mais CO2 eles consumirem, melhor, porque aquela coisa que se chama fotosintese que as plantas e árvores fazem, transformam e vivem desse CO2…. Não tarda o pessoal dos carros elétricos vai ser acusado por alguma entidade de andar a tirar o alimento às florestas…. Temos o CO2 mais baixo que na revolução industrial.. não sejam todos burros

    • Marisa Pinto says:

      Porque estás sempre a mudar de nome?

    • JL says:

      Agora não entendo, se CO2 é bom e recomenda-se, porquê tanta preocupação ?

      Vá dizer isso ao @Yamahia. LOOOOOL

    • António Vasco says:

      Você conseguiu escrever semelhante enormidade sem se rir? Eu ri-me imenso.
      Então quando não havia carros o mundo era um deserto imenso…

    • Yamahia says:

      Não há problema. Continua-se a abater a balsa amazónica para fabricar eólicas e o sobreiro em PT implantar painéis solares. Em breve deixarás de ter essa preocupação pq não haverá árvores para consumir o CO2.
      Qt à potencial falta de oxigénio , já fizeram um acordo com os indianos que conquistaram o polo sul da lua. A próxima missão é trazer o O2 para Terra.

      • JL says:

        Ainda bem que o hidrogénio e os sintéticos não precisam de nada disso que você tanto defende.

        LOOOOOOL

        • Yamahia says:

          Ao menos não era preciso andar para aí a escavacar o planeta. Já era um avanço:
          https://youtu.be/stxkY2JelZ0?si=3ITqT38Z1b0Bj7-T

          • JL says:

            Quando poder deixe ai o “O lado verde das energias negras”

            É igual, alias, bem pior, já que usam metais bem raros na produção produção de hidrogénio, mas claro que isso os “especialistas” nessa tecnologia nunca sabem.

          • Yamahia says:

            O que eu vi agora foi a bronca no Dragão pq a bateria pifou. looolooolool

          • JL says:

            Pifou ? Ou não a carregaram ?

            Usem geradores a gasolina no meio do campo, é problema resolvido. Loooool

          • zerto says:

            O que se passou no dragão não foi nada de outro mundo. estamos a falar de um equipamento como um qualquer laptop que tem um bateria e é sempre ligado a electricidade de forma a se existir uma falha de energia ele continua a trabalhar, agora quem ligou o equipamento não verificou que a extenção de ligação a rede electrica não se encontrava ligada logo o sistema funcionou emquanto teve bateria, após detectarem o problema foi prontamente restablecida a energia e o equipamento voltou a funcionar.
            Não foi a primeira nem será a ultima vês que acontece, só que desta vez foi necessário e não estava ligado.

  22. Nuno Penas says:

    Existem outras tecnologias tão ou menos poluentes que os veículos eléctricos, o hidrogénio, a célula de Combustível (AirFlowCell), o carro solar com os novos painéis dobráveis e uma tecnologia fantástica que ninguem fala, o motor a ar comprimido, fassam uma pesquisa pelo motor a ar comprimido, baseado no motor Rotary (Wenkel) construido pelo inventor Di Pietro. Temos imensa tecnologia que podia estar a uso pela humanidade, mas, o petroleo ainda governa o mundo.

    • JL says:

      Por acaso não, o hidrogénio e sistemas de pilhas de combustível têm pouca eficiência, gastam muita energia, além disso usam os mesmos elementos e outros ainda mais raros.

      Carros solares são com baterias na mesma, não funcionam sem elas, nem mesmo os fuel cell.

      Ninguém fala porque são autênticos fracassos da tecnologia, os motores de ar comprimido peçam pelo mesmo sentido, eficiência.

      Eles que montem um protótipo funcional e mostrem ao mundo, assim provam que funciona, ao contrários do que tentam fazer que é vender a ideia.

  23. Morcao says:

    Está aqui o link…. Baterias para 2 milhões de km ou 20 anos….

    https://youtu.be/t2gqOevfbPk?si=Vro0i9UMLyBWN_mR

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