PplWare Mobile

Coreia do Sul quer punições mais pesadas para os leaks na indústria de chips

                                    
                                

Fonte: Reuters

Autor: Marisa Pinto


  1. Aves says:

    E como vão as coisas por Taiwan? A China invade ou não invade? Ou espera pelos resultados das eleições presidenciais de janeiro de 2024? O anúncio feito no último congresso do PCC de que a China não renuncia ao uso da força para ocupar Taiwan (a frase mais aplaudida do congresso) e as grandes manobras militares serão suficientes para intimidar os taiwaneses a eleger um presidente que lhes seja favorável? Pode a China ocupar Taiwan sem dar um tiro? Os candidatos são:
    – William Lai, do Partido Democrata Progressista (DPP), vice-presidente e favorito à vitória, segundo as sondagens.
    – Hou Yu-ih, do Partido Kuomitang (KMT) favorável a uma aproximação com a China, embora não advogue a integração.
    – Terry Gou, multimilionário e acionista e fundador da Foxconn, preterido pelo KMT como seu candidato, que concorre para a ilha não ser “a próxima Ucrânia”.
    – Candidato do Partido Conservador.

    • PN says:

      Apesar da China estar a enviar navios e aviões para Taiwan, o mais certo é ser apenas uma demonstração de força, porque se invadissem agora, estariam sujeitos e sanções mais duras do ocidente, a isto juntando a crise económica que vai por lá, seria um golpe muito duro para a economia.

      • Ricardo says:

        Coitada da China com as sanções… sanções à China significaria sanções ao ocidente que também ia no mesmo barco ao fundo, e no caso da China, não iria ao fundo porque está muito bem.

      • Aves says:

        Hum… , acho é que levam é muito a sério os avisos – da própria TSMC, mas também dos EUA (não oficialmente, como é óbvio) – de que se invadirem Taiwan as fábricas da TSMC vão pelos ares. Não me parece que a China tenha interesse em Taiwan para além da TSMC (a única fabricante mundial de chips avançados, exclusivamente em Taiwan, com equipamento da holandesa ASML).

        • RPG says:

          TSMC é apenas uma cereja no topo do bolo, que apareceu na última década. Antes disso, já a China tem muito interesse em Taiwan. O principal interesse da China em Taiwan, é que esta não se torne em mais uma base militar dos EUA. A importância geopolítica é demasiado grande. Já se conhecem os planos dos EUA para criar um cerco agressivo à China naquelas ilhas que envolvem o Japão, Coreia e Taiwan. A China sempre disse que usaria a força caso Taiwan declarasse independência. Caso não o faça, o objetivo deles é que a reunificação seja pacífica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.