Neste país, 76% dos veículos de passageiros novos são elétricos
Apesar de o foco estar na Europa, nos Estados Unidos e, cada vez mais, na China, há um país a traçar um caminho notável em matéria de mobilidade elétrica. Com a média global nos 20%, esta nação dos Himalaias já conseguiu que 76% dos seus veículos de passageiros novos sejam elétricos.
Nos últimos anos, de forma discreta e até inesperada, o Nepal tornou-se uma referência na adoção de veículos elétricos. Entre julho de 2023 e 2024, cerca de 76% dos automóveis de passageiros e 50% dos veículos comerciais ligeiros vendidos no país foram elétricos.
Este feito é particularmente relevante, se considerarmos que a média global, em 2024, situava-se nos 20%.
Segundo uma nova reportagem do The New York Times, que explora o caminho do país no âmbito da mobilidade elétrica, o progresso resulta de uma combinação de fatores:
- Eletricidade limpa e abundante proveniente de centrais hidroelétricas, conforme vimos aqui;
- Impostos de importação baixos (cerca de 40%) para veículos elétricos contra 180% para veículos a combustível;
- Infraestrutura de carregamento em rápida expansão, com 62 estações públicas já instaladas pelo governo.
De facto, par os habitantes do Nepal, os veículos elétricos são mais económicos, com a eletricidade a ser cerca de 15 vezes mais barata do que os combustíveis fósseis.

Estação de carregamento em Chitwan, no Nepal. Crédito: Nepalkhabar, 2022
O progresso tem sido de tal forma positivo que marcas de automóveis chinesas, como é exemplo a BYD, passaram de vender equipamentos solares a operarem dezenas de concessionárias no país.
Durante o ano 2023-24, foram importados mais de 11.700 veículos elétricos, dos quais cerca de 70% a 80% provinham da China.
Entretanto, nos primeiros dez meses de 2024-25, o cenário foi semelhante: quase 10.000 carros elétricos entraram no país, dos quais mais de 7300 unidades da China.
Com resultados largamente positivos, para 2030, o Nepal ambiciona que 90% dos automóveis de passageiros e 60% dos veículos comerciais de quatro rodas sejam elétricos. Posteriormente, para 2035, a ambição aumenta para 95% e 90%, respetivamente.
Apesar dos dados positivos, país enfrenta obstáculos
Com metas ambiciosas, o Nepal enfrenta alguns obstáculos ao seu cumprimento.
Desde logo, e à semelhança do que testemunhámos pelos países da Europa, a infraestrutura de carregamento ainda é insuficiente fora dos grandes centros urbanos, e ainda não existe, no país, um sistema claro para o fim de vida das baterias nem regras ambientais para a sua reciclagem.
Depois, as alterações recentes nas políticas fiscais tornaram os veículos elétricos mais caros, com aumentos de taxas e restrições ao financiamento.
Por fim, o transporte público continua pouco eletrificado, com as empresas a terem poucos autocarros elétricos, por exemplo.





















A geografia ajuda bastante porque se fosse um pais montanhoso era impossivel conduzir elektros.
A id buzz ali nem andava.
É o Veiculo mais indicado para fazer viagens regulares pelo interior Portugues, melhor que isso somente um Smart
o que te faz pensar isso? tudo o que sobe vai eventualmente descer…
Criticos afirmam que Elektros não podem ser utlizados em climas Frios e perfis montanhosos.
Lideres dos Elektros Nepal e Noruega. Paises sem montanhas e conhecidos por terem clima tropical
Cada vez faz menos sentido um carro a combustão só mesmo para as utilizações raras.
No entanto para o Tó Zé, que precisa de fazer 1000km por dia só para ir almoçar a casa, porque é uma utilização normal.
Lá por tu não saíres de casa com medo do barulho das motas não quer dizer que outras mais afoitos não saiam de casa, todos os Tugas moram a 10 metros do trabalho. 🙂 🙂 🙂
Só mais um aparte, os teus fins de semana são passados em casa?
Nem aos fins de semana das passeios maiores?
Esta noticia faz lembrar aquela dos gatos fedorento do lusco-fusco, a capital mundial do lusco-fusco é Kinshasa 🙂 🙂 🙂
Já agora em relação a BYD, há várias reportagens no Youtube em relação a qualidade dos carros da BYD para consumo interno na China, vejam e talvez se compreenda o motivo dos preços baixo na China.
Atenção que as reportagens é só dos carros para consumo interno, não fala nada dos de exportação.
Não, vou a Barcelona de carro todos os fim de semana só para ir almoçar…
há dois tipos de pessoas, os que andaram em elétricos e os que nunca andaram, sendo que os que nunca andaram, são os que mais criticas negativas fazem acerca dos carros elétricos… vá se lá perceber…
Se pensares mais um pouco, há tipos de pessoas! Temos os que andaram em elétricos, os que nunca andaram e os que andaram em elétricos mas voltaram aos térmicos por diversas razões.
Nunca conheci nenhum, mas pela internet existem aos montes… é como o Yeti.
Também nunca conheci nenhum, e os que compraram eléctricos já se arrependeram muitas vezes, de não ter comprado mais cedo…
Deixa-te estar fechado na tua bolha. Tás bem.
Nem pagar 800000 euros, por uma vivenda, e 400 euros mensais (ou 150000 euros pelos painéis solares), como parece que 100% do pessoal daqui pode pagar…
Lá vem a invenção de números.
Ele gosta mesmo de sacar números do ar, impressionante…
So tem combustao quem e cigano ou pobre e esses tem de ser punidos pois transportes publicos servem para classes baixas
Nepal, esse fantástico país onde o PIB per capita é de 1450 dólares ….
Confirmam o que sempre disse por aqui, carros eléctricos são para pobres.
O teu mal é mesmo a matemática…aliás, como muitos.
E a matemática dos nepaleses é boa ?
É a matemática que tu queres ouvir e não aquela que reflete a realidade nua e crua. Sabias que há muitas formas de ver a mesma realidade? Nunca ouviste a expressão usada por todo e qualquer novo governo que chega ao poder e que sobre uma determinada matéria vai “encomendar um estudo” ? Sabes o que isso quer dizer ?
A realidade nua e crua está patente neste artigo, mas não é isso que queria ler.
Porque não encomendaram um estudo a dizer o contrário ?
Enfim, quando a informação não vos convém, vêem logo com os estudos encomendados….
A sério que queres comparar o Nepal com a nossa realidade ? A ti esta informação convém-te ? Porquê ? Qual é o teu interesse no meio disto tudo ?
Quem está a querer comparar é você e o Zé, fiz alguma comparação ?
Eu volto a dizer, no Nepal mais de 3 a cada 4 carros vendidos são eléctricos, menos de 1 a cada 4 são a combustão.
Qual é a dificuldade de entender isto e onde está a comparação com Portugal ?
Não sei o preco dos carros lá mas, no UK no Top 3 dos carros dos carros mais baratos 2 são Elektros
E um dolar na moeda deles vale quanto ?
A implementação não estará a 100% porque os locais costumam ler os comentários de notícias de VEs no PPLWare, e ficam apreensivos com os iliminados que não têm VEs, e na ausência de argumentação técnica e prática, ou seja, argumentação geral, vêm aqui usar argumentação que encontram nas caixas dos brinquedos eletrónicos, para destilar ódio e frustração contra quem tem, e não encontram no google for kids o que significa Elektros e outros termos semelhantes
Vejam que 80%, da população do Nepal vive, fora das cidades. Há 4 grandes centros urbanos, que tem 25% da população. É nesses que é possível comprar um EV por 1600 euros (câmbio). A partir de hoje, o valor vai subir 1300 euros, para os 2900 euros (câmbio), pela alteração do regime de importações. Ao mesmo tempo, a electricidade vai subir 52%, em Agosto e já está previsto 40% em Novembro, o que duplica.
Por outro lado, 41200 milhões de euros, investidos em 163 carregadores, dá um preço, totalmente louco. Notem que só há 62 postos de carregamento, no país todo!!! São 210 carregadores, 100% dentro dos 4 grandes centros urbanos. O resto carregam, em casa.
Nos transportes públicos, a Carris (e a Transtejo) estão a aprender que passar para os eléctricos, dá 100000%, no aumento de custos e ainda precisam de montar 40000 a 170000 carregadores, ultra rápidos, em vários pontos, para poderem realizar as tarefas. Além dos 1930% de despesa, a mais, com os seguros.
Ena, o homem até tem uma bola de cristal, esteja descansado que não vamos viver para lá.
Portanto 80% da população vive fora das cidades e 25% vive nas cidades.
Muito bem.
O teu mal não só é matemática como também a interpretação de texto…
Exato, na minha matemática 80 + 25 = 100.
Falta a outra parte. Mas não te esforces, não és capaz, senão não respondias.
Qual outra parte? A questão dos carregadores?
É lógico que a infraestrutura ainda precisa de ser expandida mas e daí? Há 20-30 anos tinhas a mesma rede de gasolineiras que tens hoje?
Ainda assim, no fundo, a rede eléctrica até é BASTANTE maior. Só que é bastante constrangedor pedires a um desconhecido, no percurso de uma viagem, para ligar o teu carro a uma tomada se precisares de carregar, caso precises 🙂
Olha outro que chega aqui e só sabe mandar o bitaite sem se dar ao simples trabalho de ler os comentários. Não te cures, não.
Qual parte ? Os 5% que sobraram ?
@há cada gajo
Se eu comecei com “Qual outra parte? A questão dos carregadores?” foi porque não achei o teu comentário muito claro.
Mas comentar o quê ? quer mais uma?
“Por outro lado, 41200 milhões de euros, investidos em 163 carregadores, dá um preço, totalmente louco. Notem que só há 62 postos de carregamento, no país todo!!! São 210 carregadores, 100% dentro dos 4 grandes centros urbanos. O resto carregam, em casa.”
51 carregadores rápidos dos quais 26 até dão para autocarrros custaram o equivalente a 2.5 milhões de euros…
Não é preciso dizer mais nada.
https://english.onlinekhabar.com/nea-fast-charging-stations.html
Não, Mr Y. Tu não leste foi todos os comentários.
O Nepal tem 32 milhões de habitantes. Significa que se vende um carro elektro por cada 3200 pessoas por ano.
Portanto daqui a 3200 anos toda a gente vai ter um carro elektro no Nepal.
Isso com EV que vende 3x mais que os carros bons, quantos anos para ser tudo a combustão?
Quer dizer que vende um a combustão por cada 9800 habitantes por ano.
Portanto a cada 4 pessoas no Nepal, apenas 1 vai ter carro a combustão.
“…e 60% dos veículos comerciais de quatro rodas sejam elétricos. …”
Nos comerciais estão a dar um baile aos noruegueses.
Os carros elétricos não funcionam no frio. Os Noruegueses não podem ter carros elétricos…
É um mito.
A maioria dos carros na Noruega é a combustão. Ainda que estejam agora a vender mais elétricos, o parque automóvel é maioritariamente a combustão (cerca de 60%). Não, não é mito !
Já foi de 100%…….
e então ? é natural que desça por causa da entrada de novos players, pelos argumentos que apresenta mas nunca pela imposição ideológica.
Sem imposição ideológica ? Que é isso ? É o que fazem aqui quando são contra ve ?
Então só provam que está enganado nessa afirmação.
As Vans novas 70% das vendas em 2024 eram a Diesel.
Pois eram, já não são.
Portanto outro assunto sempre relacionado.
Sim nota-se, eléctricos e híbridos a subir e os a combustão a cair, realmente:
https://www.acea.auto/files/Press_release_commercial_vehicle_registrations_Q1-Q2_2025.pdf
Elektros 15%
85% a combustão
Errado, das eléctricas são 46 %
Se fores ao UK não vás para o Aeroporto de Bristol, os autocarros para as cidades é quase tudo Electrico (vão ser todos até ao final de 2026)
É esperado que haja pelo menos 2 explosões por dia.
Desde que não sejam Teslas, ele não vai ver nem um. A sério….
Esperemos q não dêem a barraca que deram os autocarros escolares na América do norte:
https://www.pressherald.com/2024/12/02/electric-buses-continue-to-have-problems-across-the-state/
Centenas de viagens diariamente. 0 problemas até á data
Pelo menos não causam os problemas que os diesel tinham:
https://www.pembina.org/op-ed/our-school-children-deserve-be-safe-harmful-diesel-fumes
“….Our school children deserve to be safe from harmful diesel fumes….”
Ahahahah. Tão típico. Esses ainda andavam a tentar passar a palavra da EVangelização .
Vão vigiar pá.
Um Mórmon porta á porta de camisa branca não faria melhor kkkkkk
Já foram. Vão enganar outros pelo menos na América do norte
https://pplware.sapo.pt/motores/nao-gosta-de-carros-eletricos-provavelmente-nunca-conduziu-nenhum/#comment-3735005 😀
Ps. Qdo era puto havia um autocarro q vinha buscar-me a casa q dizia assim: “Lar dos pequeninos”
Mandava cá um bafo…. lool lool
Estou vivo e todos os putos e meninas q mantive contacto estão vivos e cheios de força. 😛
*bugiar
É isso é, o homem que diz “dig bay, dig”, é que sabe, mas olhe, ele como um dia diz uma coisa, outro dia diz outra, e como vai lá estar mais uns anos e não volta, veremos quem tinha razão. Looool
pessoal.. vamos lá comparar o comparável, no Nepal apenas 3% das pessoas têm carro, e quem tem ou é abastado ou tem porque tem negocio de turismo… sem esse enquadramento qualquer comentário é non sense
Quer dizer que dos 3% dos nepaleses, 76% compram eléctricos. Hummm
Não insistas com a matemática. Não é o teu forte.
Eu não fiz matemática, usei novamente os números deixados por ele, não entendo porque insiste em dizer que usei matemática.
não fiques triste, são 600k EVs quando estiver tudo convertido, num pais onde o seu chefe anda de charrua, é muito importante
A taxa de população que tem carro próprio é bastante baixa no Nepal. Isto só serve para a narrativa dos defensores acérrimos da eletrificação porque qualquer variação no numero de vendas referente ao ano anterior tem valor relativo elevado, como é óbvio. Como já disse, querem ter como exemplo um país com um baixíssimo PIB per capita, mais baixo que o de Angola, por exemplo. Porquê esta ansiedade com comparações e exemplos totalmente descabidos da nossa realidade ?
Também não entendo porque ficam tão abismados com a realidade deles.
Afinal se têm dinheiro os que compram carros , porque não compram a combustão?
E não compram ? Já todos sabemos que tu és muito mau a matemática. Não insistas.
1 a cada 4 compra.
Nos países a sério não há elétricos.
O que é um país um a sério ?
Oh secalharya, podes mudar 50 milhões de vezes de Nick, mas se não mudas de conversa não vale a pena tentares ser outro.
O Nepal tem 6 carros por 1000 habitantes, é um mercado minúsculo. Nem serve para estudar.
Desculpem, 84 carros por 1000 habitante.
Nepal tendo um mercado tão pequeno vai crescer de certeza, faz bem em apostar no BEV. Nesta altura o ICE seria um erro.