Neo Motors é a primeira marca de carros em Marrocos e quer construir elétricos
Não só nas grandes potências são criados carros, e a eletrificação não se concretiza apenas nos países que já pertencem à cena automóvel. A dar provas disso está Marrocos: a primeira marca de automóveis do país começará a dar cartas com modelos a gasolina, mas o objetivo é criar elétricos.
A Neo Motors, primeira marca automóvel 100% marroquina, foi fundada em 2017 pelo atual ministro das comunicações e cultura de Marrocos, tendo reunido apoio governamental. O plano da fabriccante é construir carros elétricos e cotar-se na bolsa de valores do país, por forma a expandir a produção.
A estreia no mercado automóvel será feita com o Neo, um SUV urbano com motor movido a gasolina, tejadilho amovível e um preço inferior a 19.000 euros.
Inicialmente, a Neo Motors irá produzir 3000 unidades por ano do seu novo SUV. Depois, o objetivo é triplicar a sua capacidade em três anos, ao mesmo tempo que introduz novos carros elétricos que deverão ser vendidos não só em Marrocos, mas também na Europa e na China.
Segundo confirmado à Bloomberg pelo CEO, a Neo Motors também está em conversações com o Banco Africano de Desenvolvimento, no sentido de conseguir novas fontes de financiamento.
Sediada em Ain Aouda, perto da capital marroquina Rabat, a Neo Motors, que empregará 580 pessoas, conseguiu um investimento total de 14,24 milhões de euros, a partir de empréstimos e do esforço publicitário do rei Maomé VI de Marrocos.
#نيو معاكم كل يوم، و في كل مكان#Neo, votre compagnon dans tous les trajets, tous les jours 🌐
#نيوموتورز #المغرب #صنع_في_المغرب 🇲🇦 #neomotors #maroc #morocco #MadeInMorocco pic.twitter.com/PWGcyN213a
— Neo Motors (@neomotors_maroc) November 13, 2023
A Neo Motors tem trabalhado num protótipo de veículo alimentado por hidrogénio, o HUV, desenvolvido pela empresa NamX em colaboração com a Pininfarina.
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Feios nas horas
Qualquer país do terceiro mundo pode ter indústria automóvel. Basta fazer, ou de preferência importar, uma plataforma tubular, cobri-la com uns painéis de PVC, e importar um motor, que se for eléctrico é ainda mais fácil de montar que um de combustão Qualquer país menos um: Portugal. Até Marrocos bate isto aos pontos.
Fácil…. só que não.
Novo esquema de meter haxixe na Europa, alguma dúvida? Mas sim, Portugal tem gente inteligente e com um push do estado quem sabe…
E um centro de investigação: CEiiA
https://cotecportugal.pt/associates/ceiia-centro-de-engenharia-e-desenvolvimento/
O que se passa com os VE? Agora qualquer um quer construí-los? Que se fiquem pelos camelos? São o melhor para atravessar os seus desertos e não precisam de ser ligados à corrente!
Qual é o mal deles quererem produzir carros ?
E Portugal a ver os navios a passar… 😐
Não só nos carros mas em muita coisa, por exemplo, ferrovia de alta velocidade, nem vê-la, compare-se com a vizinha Espanha? Comovente.
Até Marrocos tem TGV.
Portugal só interessa é turismo, o resto é paisagem, por isso é que chegamos ao que chegamos, estamos dependentes dos outros para tudo, não se produz nada para gerar riqueza, é melhor continuar a chular o povo com impostos que só os de fora conseguem pagar…
Portugal nem uma marca…
Agora choram…
Os portugueses quiseram um país distributivo (Socialista) e dependente em vez de criativo, livre independente.
A Criação, Liberdade é punida e atacada em Portugal.
Viu-se no Alojamento Local, os portugueses nunca quiseram lIberdade para se poder construir mais casas, mercantilistas/socialistas para quem a economia é um jogo de soma nula quiseram punir os outros portugueses e tirar a liberdade deles.
O regime come a sua cauda quando impede outros portugueses de prosperar.
Até os 2 tradicionais partidos da direita têm S de social no nome… nenhum tem a palavra Liberdade.
Os país é o que é por escolha dos portugueses.
Não, S no querido nome e no cinto tem o chega. Salazar e o S do cinto da mocidade portuguesa.