Donald Trump despediu a principal autoridade nacional para os direitos de autor
Após ter demitido subitamente a diretora da Biblioteca do Congresso, que supervisiona o Copyright Office dos Estados Unidos da América (EUA), a administração de Donald Trump despediu a principal autoridade nacional em matéria de direitos de autor.
O Copyright Office disse, num comunicado, no domingo, que Shira Perlmutter, a principal autoridade nacional em matéria de direitos autorais, recebeu um e-mail da Casa Branca com a notificação de que "a sua posição como responsável pelos Direitos de Autor e diretora do Gabinete de Direitos de Autor dos EUA é rescindida, com efeito imediato".
A até agora diretora Shira Perlmutter foi nomeada pela bibliotecária do Congresso, Carla Hayden, em outubro de 2020, para liderar o Copyright Office dos EUA.
Na quinta-feira da semana passada, Carla Hayden foi, também, demitida, tendo sido a primeira mulher e a primeira afro-americana a desempenhar a função de diretora da Biblioteca do Congresso, segundo a The Associated Press.
Gabinete dos Direitos de Autor tinha em curso uma análise sobre a IA
Recentemente, o gabinete de Perlmutter divulgou um relatório que analisa se as empresas de Inteligência Artificial (IA) podem utilizar materiais protegidos por direitos autorais para "treinar" os seus modelos de IA e depois competir no mesmo mercado que as obras feitas por humanos com que foram treinadas.
Conforme o documento, "fazer uso comercial de grandes quantidades de obras protegidas por direitos autorais para produzir conteúdo significativo que concorra com eles nos mercados existentes, especialmente quando isso é realizado por meio de acesso ilegal, vai além dos limites de uso justo estabelecidos".
Este relatório, a terceira parte de um longo estudo sobre a IA, segue-se a uma análise iniciada por Perlmutter, em 2023, com opiniões de milhares de pessoas, incluindo criadores de IA, atores e cantores de música country.
Imagem: Stephen Voss, via Penn Carey Law
Neste artigo: direitos de autor, Donal Trump, EUA
É só somar 2 + 2
O relatório de Perlmutter diz que “fazer uso comercial de grandes quantidades de obras protegidas por direitos de autor para produzir conteúdo significativo [da IA] que concorra com eles nos mercados existentes, especialmente quando isso é realizado por meio de acesso ilegal, vai além dos limites de uso justo estabelecidos”.
Musk, que quer “minerar os tesouros de obras protegidas por direitos de autor para treinar modelos de IA”, queixou-se a Trump.
Trump despediu Perlmutter.
Carrega Trump, tudo dá direito a Notícia eles nem sabem como dar a volta ao texto.
Todas as administrações despedem e metem pessoas de sua escolha por centenas de cargos ou milhares…
Basta olhar para o que se passa em Portugal.
Sempre que o governo oscila entra direita/esquerda, são milhares de postos de trabalho que mudam de “bronco ao leme”.
O problema cá em Portugal é que ninguém da função pública é despedida … conseguem perceber a consequência?
Trump a proteger o Grok do amigo
Algo que nunca vai acontecer em PT porque aqui há imensos mansos.
Cada mais me convenço…
Fahrenheit 451
A sério, leiam…
O pessoal já não lê, vejam o filme!
Fahrenheit 451 (1966), banda sonora excelente de Bernard Herrmann.
Nem sabia que havia filme.
Boa dica.
Só agora? Há muito que a esquerda tenta “realizar” esse livro, e começaram logo com a probição do pensamento crítico e rotolar as ideias próprias de antissociais.
sim sim e o hitler era de esquerda! e o trump tambem é de esquerda e o pessoal da antifa tambem é de esquerda tal como o Bernie Sanders que se fosse português votava no PSD!
Pensamento único, Nacionalização total de toda a indústria, totalitarismo estatal, ódio aos judeus….huummmmm
Nunca tinha pensado nisso, mas de facto parece-me ser de esquerda daquela a pender para comunismo.
Vai ler livros de política e história sérios e não essas patacoadas que vês pela net.
Basta ver que a defesa que eles tinham da raça pura ariana e o exterminio das outras que indicam a sua inclinação para a extrema direita.
Resumindo: nazismo, fascismo, franquismo e salazarismo são movimentos totalitários de direita e o estalinismo é totalitarismo de esquerda.
Anung és estruturalmente aldrabão.
Procura por livros que documentem as tácticas de partidos extremistas de direita e de esquerda. Verás que são muito idênticas e depois aplica ao contexto actual.
Não são idênticas, são iguais. mas actualmente apenas a esquerda as aplica, a começar pelo controlo de opinião e pensamento.
Apenas a esquerda? Tens mesmo a certeza? Aponta-me a relevância que a extrema esquerda tem, no momento, no espectro político.
Vais dizer que o Bernie Sanders (que está longe de ser extrema esquerda) tem o mesmo peso que o Trump?
Apenas a esquerda as aplica? Aplicam os dois lados de forma +/- igual. É tudo uma questão de momentos e de visão. Acima de tudo, o conceito de esquerda e direita depende de onde nós próprios temos os pés. E sinceramente, eu não acredito muito nessas tretas de direita, esquerda ou centro.
Para mim há governos bons, sociedades boas e pessoas boas. Não vou de todo à bola com o partido comunista, mas o pai de um amigo meu era comunista convicto, membro do partido, político ativo e excelente pessoa. E discordava muitas vezes do “partido”.
Quando as pessoas têm consciência e respeito pelos outros, podem perfeitamente ter ideias diferentes que no fim de contas acabam por aprender uns com os outros e ganhamos todos.
Agora quando as mentes são fechadas, não interessa de que lado estão. É tudo “lixo”.
É isso mesmo Zé!
Essa ideia de colocar tudo em caixinhas só ajuda à polarização. Falta muito auto-crítica, dos dois lados. O que não se deve tolerar são os extremismos!
Mr. Y:
Caixas e mais caixas são o artifício dos pobres de espírito que precisam delas para se localizarem no mundo. Sem a “caixa” ou o rótulo, não são ninguém nem têm capacidade de nada. E é este o nosso triste mundo. E na verdade, vai ficar pior porque nem com os rótulos esta gente lá vai. Há sempre alguém mais ou menos à extrema que eles e não sabem como falar uns com os outros.
Agora lembrei de um fantástico vídeo do Lemmy dos Motorhead sobre um guitarrista negro que era ostracizado por gostar de metal:
https://www.youtube.com/watch?v=Ts67Dw_7OpA
Sábias palavras.
Curioso que nos USA tem sido a “direita” a cumprir com esse papel. Eles nem sabem o que esquerda.
E porque não deveria ter despedido?
Direitos de “autor”? O que é isso?
Ou seja, vai deixar de valer a pena ser único e tentar ganhar a vida com isso.
A partir de agora vai ser “bar aberto” para as grandes empresas copiarem o que é dos outros, sem qualquer respeito pela propriedade literária, artística ou intelectual. É o capitalismo selvagem no seu pior.
Isso mesmo. Só acrescento que, sendo os grandes capitalistas amigos do poder político, é um win win… controlam tudo.
Isto é mais uma manobra para ajudar o musk e outros grandes empresários. Com o dinheiro que têm conseguem comer tudo se não houver que proteja os criadores.
Quem defende o capitalismo será canibalizado por ele mesmo, para o capitalismo nunca chega e é sempre possivel virar cada vez mais à direita até que tens fascistas no poder, tudo em nome da ganância.