Na China, já se vendem carros ao preço de uma bicicleta elétrica em Portugal
Há dias, fui ver o preço de uma bicicleta elétrica de BTT, de gama média. Bom, o valor pedido chegava para comprar um carro elétrico novo… na China.
Feita a introdução, vamos agora perceber como é que, na China, um carro elétrico pode custar 4.500 euros! E ainda traz assistente com Inteligência Artificial.
Conheça o Bestune Pony EV, um elétrico abaixo de 5.000 euros
Os veículos elétricos chineses são “muito superiores” aos norte-americanos, segundo Jim Farley, CEO da Ford. Na semana passada, o CEO interino da Lucid, Marc Winterhoff, afirmou mesmo que a China está “noutro planeta” no que toca a tecnologia, software e inovação nos EV.
Com mais um modelo a ser lançado por menos de 5.000 euros, a China volta a demonstrar o avanço da sua indústria nos últimos anos.
A Bestune apresentou o novo Pony EV, com preços a partir de apenas 34.900 yuan (cerca de 4.500 euros). A marca era anteriormente conhecida como Besturn, mas foi rebatizada pela FAW em 2018 como uma marca acessível e voltada para o mercado de massas.
O novo Pony, sem relação com o clássico Pony da Hond, é uma versão atualizada do minielétrico lançado na China em maio do ano passado. Desde então, a FAW já vendeu mais de 100 mil unidades.
China imita o Japão com os kei cars
O Bestune Pony 2026 mantém o seu design compacto e quadrado, ao estilo dos kei cars japoneses. Luzes LED e esquemas de cor em dois tons conferem-lhe um visual divertido e irreverente.
Com apenas 3.000 mm de comprimento e 1.500 mm de largura, o novo Pony EV é ainda mais pequeno do que o mais compacto (e mais vendido) elétrico da BYD, o Seagull, que mede 3.780 mm por 1.715 mm (na Europa, o BYD Dolphin Surf tem 3,99 metros de comprimento).
No interior, apresenta um ambiente minimalista, com painel de instrumentos digital, ar condicionado básico, rádio/Bluetooth e sensores de estacionamento.
As versões superiores oferecem extras como ecrã de infoentretenimento de 10,1” e assistente inteligente Deepseek.
4500 euros para uma autonomia a rondar os 200 km
É movido por um motor traseiro de 42 cv e uma bateria LFP de 18,11 kWh, oferecendo uma autonomia de até 222 km (ciclo CLTC). Recorrendo ao ciclo WLTP o valor estimado seria entre 170 e 180 km.
Está disponível em cinco versões, com preços entre 34.900 yuan (cerca de 4.500 euros) e 45.900 yuan (aproximadamente 5.900 euros), todas com a mesma autonomia máxima de 222 km.
Compraria o Pony EV por menos de 5.000 euros se estivesse disponível em Portugal?
Esta é uma dúvida que está na mente de muitos responsáveis das marcas a operar em Portugal. Se um dos maiores entraves à expansão dos elétricos é o preço, será que este Bestune Pony teria mercado cá?
Enquanto pensa na resposta, saiba que não existe apenas em rosa, pode escolher também em azul, verde, amarelo... entre outras cores!


























As bicicletas elétricas é que estão caras em Portugal…
Sim, mas este pseudo veiculos para ascrianças, também estão demasiado caros.
E ainda nem falamos na segurança, dado que são electricos.
Estão a preço equivalente a outros veículos para crianças, como as moto 4.
E que tem termos de segurança são bem piores.
Na circulação de Lisboa e Porto onde os caracóis ultrapassam os carros não é preciso tanques para andar em segurança.
O futuro era mais interessante nos 50s, chegados ao futuro é uma desilusão, quadrado e pequeno com rodas de carrinho de mão, é com isto que vamos criar memórias decentes!?
Fazes melhor?
A humanidade não consegue fazer melhor? estamos condenados ao minimalismo, os pobres claro.
Prometeram-lhe carros voadores no ano 2000…
Em vez disso deram-lhe o Fiat Multipla em 1999.
O carro grande e potente é para compensar alguma coisa? 😀
Não pá, imaginava era carros autónomos grandes de modo a ir deitado a dormir ou a ver um ecran e nem dava pelo tempo da viagem, isto com ar condicionado e internet, espaço com fartura para esticar as pernas.
Estas a descrever um Tesla?
Vai de retro, satanás! não penso em teslas.
https://www.dailymotion.com/video/x876uae
E o champanhe e os Ferrero?
Vinho verde e fruta.
Ja ouviste falar em conforto? Nem toda a gente gosta do sindrome de ryanair
Até nos 60s já se fazia melhor
https://www.reddit.com/r/WeirdWheels/comments/1g0igmo/1967_oldsmobile_70x_toronado/
https://www.auto-in-china.com/wp-content/uploads/2025/07/li-auto-i8-article-auto-in-china-5.jpg
Esse era um doido a beber. Para termos uma ideia, O Oldsmobile Toronado 1967, equipado com um motor V8 de 7.0 litros (425 polegadas cúbicas), tinha um consumo médio estimado entre 20 a 25 litros/100 km em condução urbana… era a loucura a gasolina 😀
Fiquei a conhecer este carro Toronado através de um filme que adapta um livro do Stephen King, The Dark Half (1993), estava estiloso no filme é só isso que sei!
O carro é uma peça de arte da indústria automóvel… até pelo detalhe dos interiores.
Qualquer carro abaixo do 50.000€ nem vale a pena olhar.
5.000€ é para esquecer
e no entanto vivemos melhor que os reis do antigamente, temos que ter esperança que no futuro nos vão dar espaço em vez de nos porem em latas de sardinha.
Com €500 já compras um carro para fazer 1000km só para ir almoçar a casa e que consome 0.1L/100km com talões do Pingo Doce que até oferecem a gasolina ao preço de custo da Venezuela e o filho primogénito do dono da bomba.
com 500€, quando era miúdo, comprávamos carros na sucata para ir fazer peões e rally e deixá-lo espatifado ao final do dia..
bons tempos
Lá vem a conversa dos 1000km à hora do almoço, eu atesto o meu carro sempre que vou a bomba e raramente faço grandes viagens, pelo teu ponto de vista devia só colocar 5€ por dia, é só para ir ao fundo da rua.
Só deves ter um par de sapatos visto que normalmente usamos só um par de cada vez, não vale a pena ter dois pares.
Não querer perceber que é mais confortável estares a ver que tens autonomia para fazeres 1000km mesmo que só vás ao café no fundo da rua é melhor que estares “constantemente” preocupado que tens de carregar o carro.
Tens de compreender que há pessoas que gostão de fazer viagens diretas, o meu irmão tem casa no extremo norte litoral e não faz paragens para lá chegar, são opções.
E a juntares a isto tudo ainda há os que não têm garagem em casa para carregar o carro, logo é mais uma deslocação e uma espera, nestes casos não achas que é mais confortável e diferente de carregares o carro uma vez por semana do que todos os dias?
Aí é que está:
Tu só atestas para não teres o trabalho de ir todos os dias à bomba, no entanto tivesses uma bomba na tua garagem podes ter a certeza que não andarias a atestar uma vez por mês. Aliás se conseguisses abastecer combustível na tua própria garagem a última coisa que irias ligar seria ao indicador do nível de combustível e à autonomia que te resta…
Portanto a tua argumentação só dá mais força à retórica de que o problema é psicológico, já que é aquilo que ando a afirmar vezes e vezes sem conta.
E para além disso existe muita gente que vai todas as semanas à bomba sim.
Faz melhor, mas olha que é preciso trabalhar!
Grande novidade..aqui sempre se vendeu. Depende do preço da bicicleta e do carro. Há carros por 200€, tipo fiat uno dos anos 80 ou 90. 😀
Esses carros não andam e se andarem não chegam à inspeção seguinte.
belo carro para quem tirar agora a carta ou até mesmo para usar como um citadino
Não devem durar 6 meses.
Para mim era 6 estrelas, pena não vir cá para o burgo, somos demasiado vaidosos, e se vier não deverá ser a esse preço pois temos muita “gente” para sustentar. Abraços.
Andei a namorar as bicicletas electricas , comprei uma mota muito mais barata.
Só deves ter visto bicicletas alemãs com motor central da Bosch. Porque não faltam chinesas a pouco mais de 500 euros.
Só não percebo é porque a UE anda a dormir e não introduz no mercado europeu o mesmo conceito de kei cars que permitia ter carros mais baratos…quem vive a trabalha em cidade um carro desses na maior parte dos casos chega e sobra.
Já esqueceu o citroen ami? Grande sucesso, estão por todo lado, ou não.
pelo que sei carissimo, dois lugares, 45km/h e 50 a 70 km de autonomis, tem tudo a ver com este certo?
Sucesso onde? Só vi esse carro para aí umas 2 vezes. Além disso é demasiado caro para o que é. Podia ser mais barato se houvesse legislação para isso.
Não tem sido mau:
https://www.media.stellantis.com/em-en/citroen/press/citroen-ami-success-without-borders
Somos um país onde o status se sobrepõe à racionalidade, portanto este tipo de conceito não vinga em Portugal. Mais fácilmente compraria-mos uma bicicleta elétrica ou não por 5.000 € (para o status)…
Só que o ami não é um carro, ou vês por exemplo mais moto 4 que citroens ami?
Sim compraria até que gostei muito mais do preço mas não só, já tenho andado a procura de carros pequenos e sem sucesso e este é o modelo de carro que tenho em mente para a minha vida ser mais simplificada.
Faltou acrescentar “Qualquer semelhança com um Smart é pura coincidência”
O pessoal não vê os AMI a circular nas estradas, eles são pequenos até podem passar despercebidos 🙂 🙂
Na “Xina” como são tantos se morrerem uns quantos nas estradas não faz grande diferença, um carro destes na Europa nunca passava nos mínimos exigidos para andar nas estradas, e ainda bem.
A Europa também é capaz de fazer algo idêntico, assim a UE estivesse disposta a subsidiar as marcas europeias como a China faz com as marcas chinesas…
Lembro-me do Smart Vision EQ ForTwo que vi ao vivo na IAA em 2017 em Frankfurt (https://www.youtube.com/watch?v=57jsSlN0p3w)… Se tivessem subsidiado o projecto, a industria automóvel europeia estaria ao mesmo nível da chinesa… Mas não aconteceu e o projecto morreu (como muitos outros)… A Smart (assim como outras marcas europeias como a Volvo, Lotus, etc.) passou para a mão dos chineses, que assim tiveram acesso a muito know-how no que toca a design, mecânica e segurança… A UE deixou-se “comer” pela China por culpa própria… E não pensem que os EUA tem tecnologia de ponta, a maioria das equipas de engenheiros não são americanos e com as ideias de Trump, vamos possivelmente ver uma fuga de génios. Os EUA sem os estrangeiros, ainda estavam no século passado (a rede eléctrica é um bom exemplo)… Mas na UE temos ainda bons engenheiros e empresas tecnológicas, é apenas uma questão da UE começar a investir mais no próprio continente Europeu (mas não apenas em armamento!) e a colocar menos entraves à inovação e desenvolvimento…
Os portugueses são miserávelmente pagos. Em igualdade de trabalho e horas levam para casa menos de 1/3 do que leva um holandês ou dinamarquês. Precisam 1000X mais de bicicleta que eles. Portugal é de muito longe o país mais rasca da Europa ocidental.
Chamar um carro a estas coisas é preciso um grande esforço. No entanto, estou disposto a andar com um, mas atenção toda a gente vai ter andar também, e os senhores americanos não estão excluídos.
etestei as LINHAS DO CARRO mesmo se houverem noutras cores; – Carro Construido sem qualquer norma de segurança passiva…. norma ISO 9001
MAIS PARECE UM PAPA-REFORMAS ! TESTES DE AUTO-DESTTRUIÇÃO na EUROPA chumbava de certeza !
– È muito BARATO dá para DESCONFIAR para demasiada exigência ATUAL de SEGURANÇA PASSIVA & ACTIVA ! Dúvido que até TESTES tivessem feito… são necessários vários TESTES DE DESTRUIÇÃO para se comprovar e serem aprovados para poderem ser vendidos ao PÚBLICO; – o CASO DO “MERCEDES CLASSE A ” foi polémico a nível de suspensões virava-se com muita facilidade onde a MARCA foi obrigada a colocar SUSPENSÕES HIDROELÁSTICAS para GARANTIR A SEGURANÇA !
Este sim convence-me…! RENAULT 5 / ALPINE A289 ELETRICO , tá muito há frente !
Em termos de SEGURANÇA PASSIVA, e o que é isso ?!? Qualidade / Segurança quando há COLISÕES onde o COCKPIT DO CARRO não é deformado segundo os construtores das MARCAS ! Protegendo e SALVAGUARDANDO A VIDA do CONDUTOR E DOS PASSAGEIROS EM CASO DE ACIDENTE até ao limite de colisões máximas de 80 Km\h segundo as NORMAS !
– O carro automaticamente defende-se de POSSIVEIS EMBATES quer sejam com CICLISTAS, PEÕES, CRUZAMENTOS, CARROS EM FRENTE uma série situações como dum VOLVO mais evoluido se TRATA-SE ! Inclusivé embates LATERAIS os mais MORTIFEROS, não se deforma EM EXAGERO às BOAS DADO UMA ENORME PROTEÇÃO IGUALMENTE ÀS CRIANÇAS COM PASSAGEIROS por alguma razão recebe 4 ESTRELAS nos TESTES !
https://www.youtube.com/watch?v=2Eat4EvkWf4