Muito cuidado com a burla do estacionamento
O esquema fraudulento do estacionamento não é novo, mas voltou em força, levando mesmo a Polícia a lançar um alerta. Afinal, como funciona esta burla e que cuidados devemos ter?
Multas de estacionamento fraudulentas: não pague nada!
Quando alguém comete uma infração rodoviária, tal como um estacionamento em zona proibida, está sujeito a uma multa. Caso o condutor não se encontre no veículo, as autoridades deixam um talão com informação. Mas e se esse talão for falso?
Revela a Polícia Municipal de Vila Nova de Gaia que ...
Fomos alertados por um cidadão que ao ver a suposta multa indignou-se por considerar que não estava em infração e nos ligou antes de pagar. Se pagasse, o dinheiro iria para parte incerta e ele teria sido burlado.
Do que se sabe, foram já colocadas patrulhas no terreno a verificar se existem “multas fraudulentas”. Foi também lançado um alerta para que "as pessoas tenham cuidado com estes papéis, desconfiem, denunciem e, principalmente, não paguem nada".
Do que se sabe, na suposta multa de estacionamento aparece uma referência multibanco e é oferecido 50% de desconto se o suposto valor da infração for pago em 24 horas. Já no passado tal esquema andou a circular em Portugal - ver aqui.
Em comunicado, a Câmara de Gaia apelou “a todos os cidadãos que estejam sempre atentos a este tipo de fraude” e que “não façam qualquer pagamento sem confirmar a legitimidade do documento”, denunciando estas situações às autoridades.
Muito bom, estes gajos para além de irem presos deviam receber um prémio pela criatividade. É bom ver que apesar de neste momento a política deste pais parecer perdida, ainda há esperança de repormos a classe com bons aldrabões que nos enganam com jeito e alguma arte.
E ainda dizem que já não há larápios como antigamente.
e os melhores ainda estão no (des)governo
Isto é tudo muito giro… No entanto como é possível saber se a multa é verdadeira ou não?
Que tal ligar/ir à PSP/GNR?
Quem passa multas aqui é a EMEL
Desde 2018 que as multas de estacionamento passaram para a alçada das CM por intermédio da polícia municipal ou fiscais na ausência de polícia municipal
Info do portal das contraordenações para infrações leves de estacionamento probido:
“Os processos de contraordenação por infração leve de estacionamento proibido, indevido ou abusivo passaram a ser da responsabilidade do Município da área onde se verificam (Decreto-Lei nº 107/2018, de 29 de novembro). Assim, todas as informações relativas a estas contraordenações não são disponibilizadas neste Portal de Contraordenações. Qualquer questão relacionada com estes processos deverá ser colocada ao respetivo Município”
Vais a uma esquadra?
Vês quem é a entidade que te está a multar e entras em contacto. Em caso de dúvida falas com a GNR/PSP que te devem ajudar. Se for uma empresa tanga, a polícia também vai gostar de saber.
Vai lá ao posto da PSP pedir ajuda com um papel desses, que vais ver a resposta.
Vais pensar é para isto que eu desconto todos os messes!!!
Descontos de 50% numa multa?
Prática comum em multas de estacionamento que não sejam diretamente da policia, normalmente multas relacionadas com parquimetros
Em multas da polícia também, tens uma redução para não contestares a multa
Se te oferecem um desconto de 50% claro que é falsa. As autoridades nunca dão desconto nas multas.
Wrong
Por exemplo, a polícia normalmente não faz descontos em coimas se pagares em 24h
Sempre pensei que todas as multas de estacionamento eram burlas. Não são?
sim, são! Não vás em cantigas…
Eheh! Muito boa!
Temos de ter cuidado com os telefonemas que recebemos, com os e-mails, SMS, cartas, e principalmente com o boletim de voto, é normalmente por ai que somos mais roubados
Essa está boa, Boletim de Voto… é o maior esquema legalizado..
A concorrência é sempre de salutar. Dois larápios implica sempre baixar o valor das coimas. Wow.