Mozilla aponta o dedo! Carros modernos são um desastre a recolher e proteger dados
A Fundação Mozilla analisa de forma periódica como as marcas tratam os dados que recolhem dos seus utilizadores. Desta vez focou-se numa nova área, associada às fabricantes de automóveis e aos seus carros. O resultado não podia ser pior e fica claro que são um desastre a recolher e proteger dados.
Num mundo cada vez mais digital e interligado, é normal que os utilizadores tenham de fornecer dados para garantir o correto funcionamento. Esta premissa alarga-se também aos automóveis e a todos os sistemas que estes têm presentes. Com esta certeza, a Mozilla resolveu avaliar estas políticas de privacidade e proteção de dados.
Os resultados deste estudo não podiam ser piores para os utilizadores, visto que as marcas parecem não ter ainda acordado para esta necessidade. A avaliação da Mozilla é extremamente negativa e considerou que os carros são a "pior categoria de produto" já analisada em termos de privacidade de dados.
Das 25 marcas de automóveis que a equipa de investigação estudou, nenhuma passou nas avaliações, desde as mais básicas até às mais complexas. O resultado é que marcas de topo como Tesla, Nissan e Hyundai acabaram por ficar colocadas no topo da lista das piores.
Marcas como a Nissan e a Kia estão num escalão que muitos consideravam não ser possível. Afirmam que podem recolher informações sobre a atividade sexual e vida sexual, e a Hyundai promete cumprir "pedidos legais, sejam formais ou informais" para partilhar as suas informações com o governo e as autoridades.
No relatório da Mozilla fica claro que 84% das empresas podem vender ou partilhar dados dos clientes com empresas provedoras de serviços, bases de dados ou outros negócios. 76% afirmam que podem vender as informações de clientes e 56% podem ainda partilhar dados com governos ou órgãos de segurança pública.
É ainda revelado que não é possível confirmar se as marcas estão a seguir os padrões mínimos de segurança. Não foi possível identificar se os dados possuem algum tipo de criptografia. Ainda assim, fica claro que as marcas associadas recolhem demasiados dados e que estes, para além de não estarem seguros, podem facilmente acabar na posse de outras empresas, para fins pouco claros.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Fundação Mozilla
Neste artigo: Carros, dados, marcas, mozilla, privacidade
Farto de dizer isso…. Se os carros vão a ouvir permanente-mente o que vamos a dizer para captar “ordens” e gravam a nossa forma de conduzir, escolhas de música e locais…. Quem protege isso? Ninguém :):):). Por isso cuidado com o que fazem lá dentro!!
Proteger o que ? que eu ouço eminem, faço piscas nas rotundas e vou ao pingo doce ? as pessoas pensam demasiado nas coisas
Um dos exemplos actuais já em execução é as seguradoras saberem o teu estilo de condução e adaptar o preço a isso.
Por exemplo, saber a media de distância para o carro da frente, se respeitas os sinais de velocidade, etc.
Miguel… está explicado tanta gente nem seguro ter… :):)
😀 O meu seguro anda a pedir para instalar a app
+1
O que poderá acontecer se os dados pessoais introduzidos no sistema forem falsos?
Mais um tiro na já frágil confiança nas marcas de automóveis.
Isso não são carros, são gadgets.
O cara ainda paga CARISSIMO absurdo de caro para ser roubado/rastreado. É completamente absurdo. Fico pensando qual seria o preco que o Google ou Meta ou alguma Big techs me cobrariam para eu ter em troca privacidade retornada com meus dados. As vezes eles nuncam vao querer vender, impagavel, ou seja nem pagando eles vao querer fornecer esse servico de privacidade. Infelizmente eles nos roubam. Sao os famosos “ladroes de colarinho branco” Ou seja, roubam a sociedade atraves de advogados para formular clausulas e contratos que 99.9% ninguem lê. Big techs sao todas mal caracter, bandidas, se escondendo atras da protecao constitucional
Convém manter um carro análogo na garagem.
Analógico, sim… de preferência antes de 2000, quando ainda não existia OBDII que esses precisam de ainda menos electrónica
Se for comprar um novo carro e a primeira coisa que me pede é para criar uma conta, podem ter a certeza que vou comprar a outro lado.
Agora até para comprar um par de meias nas lojas pedem nr de telemovel, data de nascimento, morada e nome….para? ah e tal, depois tem aqui um vale de 10% para usar no próximo mês.
Sim, mas isso é para vender os dados, que dá um lucro fabuloso, tem um nome “Easy money”
Tanta indignação..é só mais 1 telemovel.
Sempre… Só para segurança… porque um dia só vai andar quem eles quiserem e vai ser a aplicação do carro que os vai limitar nos movimentos…
Se for para pagar menos (50%) de seguro não importa que saibam se vou ao supermercado ou quantas horas fica parado.
Isto é como os esquemas em priamide… no inicio é mais barato, depois de estarem todos os preços sobem.
Todos os humanos cometem erros
Os Teslas são os piores. Espiam o cliente 24/7.
Também… por isso já se sabe o que não se falar no carro…