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A bateria que pode mudar tudo: Huawei promete autonomia até 3000 km

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. JL says:

    Ainda um bocado teórico, mas não deixa de serem boas noticias, quer dizer que estão empenhados.

  2. Anung says:

    Carrega em 5 minutos onde e ligada ao quê?

  3. unknown007 says:

    Só quando o eléctrico se auto carregar

  4. PTO says:

    “Principais desafios: custos elevados e durabilidade”

    Talvez daqui a 20 anos esta bateria seja a solução standard em todos os Ev’s, dos menos caros aos restantes.

    • Realista says:

      Em primeiro lugar essa tecnologia teria que aparecer nos carros de alta gama, já que os custos vão ser elevados.

      No entanto, com uma bateria mais pequena em capacidade permite ter carros desportivos mais leves e rápidos, o que iria acelerar a sua procura e fabricação fazendo descer o preço.

  5. Yamahia says:

    Bastou a Xiaomi anunciar uma bateria de 1200 km que carrega em 5 minutos,
    para a Huawei vir logo atrás a dizer que já tem uma de 3000 km… que também carrega em 5 minutos.

    Isto ainda agora começou.
    Até ao fim de semana, ainda vamos ver a Oppo a anunciar uma patente de uma bateria para 5000 km que carrega em 5 minutos, faz torradas e tira cafés por Wi-Fi.

    A BYD nunca devia ter aberto o jogo dos 5 minutos, agora lixou-se. Sei de fonte segura que Ulefone e a Doogee já estão a trabalhar no assunto.

  6. TT says:

    Podem espernear o que quiserem, o motor a combustão não vai acabar!

  7. RogerioSP says:

    O Apple car vai aparecer com bateria nuclear e revoluciona o mercado, para quem nao sabe tem autonomia de varias semanas e autocarrega-se com o simples andar na estrada, travar e luz do sol. Eletricos chineses sao apenas carros a pilhas

    • Vítor M. says:

      😉 os veículos chineses estão a liderar. Não subestimes, ainda és apanhado pelas costas. 😉

      • Jorge Coroado says:

        Lideram em que? Na china usa se carvao e petroleo para produzir eletricidade, os carros eletricos usam gasolina indiretamente….e com tantas limitacoes mais vale usar um carro a gasolina normal. Mais barato e imagine se que atesta em 30 segundos e com 1000km de autonomia

        • Vítor M. says:

          Lideram na indústria das baterias, cerne de toda uma indústria automóvel. Lideram no fabrico, lideram em tecnologias, lideram em mão de obra, lideram, em vendas globais. O carvão? Isso não é argumento, a China é atualmente o maior produtor mundial de energia limpa, tanto em termos absolutos como em crescimento anual.

          Os carros elétricos são o melhor que já aconteceu à indústria automóvel, pena que foi uma aposta imposta com políticas erradas e extemporâneas. Agora, teres um carro que o seu combustível pode ser produzido em tua casa 😉 não há nada melhor 😉

          • GM says:

            O combustível poder ser produzido em casa, é parcialmente uma falácia. Se a pessoa for profissional liberal, e trabalhar em casa, sim, é possível. Necessita ter uma instalação FV algo generosa, e espaço (moradia), e orientação solar, e desobstrução de horizonte, isto é, sem sombreamentos. De outra forma, é esquecer. Não é à noite que vai carregar o VE. E acrescentar baterias para essa função, é mais um tiro nos pés. Não quer dizer que não se faça, pelo menos por capricho, mas, continhas feitas, não me parece viável.

          • Vítor M. says:

            Sabes seguramente que não é para todos, mas pode ser para a maioria. Pode ser necessário intervenção na estrutura, mas hoje, muitos prédios verticais já apostam nos seus telhados, fachadas, varandas para colocar painéis solares. As pessoas é que não estão ainda atentas a esse investimento. Mas é possível e já não é caro. O investimento pode ser muito interessante nos prédios. E se temos em Portugal de sobra, é sol. E mais, mesmo as pessoas e empresas que têm melhores condições podem vender essa energia, até aos vizinhos, uma espécie de cooperativa, sabias? 😉 Pois é, as pessoas é que andam apenas a arranjar argumentos para não darem corda aos sapatos 😉

            PS: também é verdade que quem deveria deixar essa informação disponível e de fácil acesso, além de tornar o processo mais simples… não o faz.

          • Vagueante says:

            A melhor forma de atestar isso, seria retirar todas e quaisquer beneficios aos dois e esperar para ver o que as pessoas querem. O que interessa ou devia interesar é o que as pessoas querem, tudo o que é imposto, desvirtua. Se for bom e vantajoso, as pessoas compram, senão apenas estão a comprar as pessoas, como o Valentim fez com os electrodomésticos.

          • Vítor M. says:

            Mas os apoios servem para ajudar. Aliás, a máquina precisa sempre de uma ajuda, como aconteceu sempre em tudo. Inicialmente é necessário pois o custo de investimento é sempre muito elevado. Hoje, os painéis solares, por exemplo, estão muito baratos. Mas inicialmente eram caríssimos., só se tornaram populares com os benefícios.

          • Yamahia says:

            Como em tudo na vida, há painéis e painéis.
            Há painéis com uma expectativa de vida de 25 anos, mas tb há outros que ao fim de 10 anos entregam a alma ao criador.

          • Vítor M. says:

            Como uma frase tua não diz nada de útil.

          • JL says:

            Ainda gostava de saber que painéis são esses que duram 10 anos.

          • Yamahia says:

            Pq?
            É mentira?

          • JL says:

            Sim, é mentira, até porque a garantia deles é quase 2.5 x maior.

    • Anónimo77 says:

      Se existi-se baterias nucleares para veículos nem precisarias durante 20 anos mudar de bateria, ou seja sem precisar de carregar.

  8. Gustavo says:

    Passar de ~185Wh/kg para 500wh/kg é um salto bem grande, de certo que há uns “se” ai na historia.

    https://www.batterydesign.net/chemistry/lithium-ion-chemistry/lithium-iron-phosphate/

    • Jorge Coroado says:

      E como os telemoveis chineses com ecras de 5000 nits e dps vais a testar e nem passam dos 1200 e so em alguns momentos e alguns pontos do ecra atingem um pouco mais mas aquecem logo e pimba acabou

  9. Jorge says:

    Ver para crer.

  10. Hugo Sousa says:

    Lol… uma coisa que todos sabem é que a China lidera em tecnologia e inovação…

    Graças a políticas medíocres da Europa e Afins…

    Mas esqueçam as várias graves demonstrações de manipulação e roubo de tecnología nos ultimos 20 anos … aliás são poucos os casos de deliberadamente eles provocarem graves problemas a empresas ocidentais … northvolt… etc …

    Mas valos celebrar a tecnologia de origem “especial” num Governo que já provocou mais de mais de 10 milhões de mortes do seu próprio povo … por razões de “disciplina”…

    Aliás vê-se logo nos 7 pontos a propaganda a funcionar …

  11. Fernando says:

    Que seja uma tecnologia barrada aos USA!

  12. Arcturo says:

    Ter baterias de 500 Wh/kg é sem duvida um avanço fantastico. Mas sejamos praticos…. carregadores de 1000 kW? já viram bem o tamanho da ficha de ligação? e isto é para ligar onde?
    A mobilidade electrica não vai passar por autonomias de 2000 ou 3000 kms. Não é uma questão de tecnologia, é fisica. 1000 kW a 800 V são quase 1300A, não é viavel com fichas parecidas com as que temos hoje

    Ou seja, os avanços na tecnologia das baterias vai levar-nos para ter muito mais mobilidade electrica, mas não será à conta de muito mais autonomia….. se calhar é até menos…..

    Nao acham que é uma discussão que vale a pena? Fico à espera de levar pancada dos promotores e detratores que por aqui andam

  13. PuntaCana says:

    Conceitos há muitos, caros e para daqui a décadas, ponham e’ ca’ fora hoje carros EV a 10 000€ que a malta gosta.

    • Vítor M. says:

      Vai acontecer, mas leva o seu tempo, como sempre aconteceu. Um exemplo interessante: o primeiro telefone da Nokia foi o Mobira Cityman 900, lançado em 1987. Era um telefone portátil (ainda bastante volumoso) e custava, na altura, cerca de 24.000 marcos finlandeses, o que correspondia a aproximadamente 4.560 euros atuais (valor ajustado à inflação). E, anos depois, já se comprava um Nokia mais poderoso, um Nokia 105, apenas por 20 euros.

      😉 Roma e Pavia, não se fizeram num dia 😉

      • Yamahia says:

        Era um trambolho numa mala que até dava para acoplar ao carro. Na altura era o último grito. Não havia nada melhor e impressionava.
        O problema do carro elektro é que há melhor e não impressiona.
        Impressionaria se, como disse a Helena, andássemos todos em carros de bois.

        • JL says:

          Só impressiona a quem usa, não aqueles que nem os conhecem.

          Nem é preciso andarem em carros de bois, basta para de um diesel para um eléctrico e já impressiona bastante.

    • Zé da Quinta says:

      @PuntaCana, se se pretende massificar uma tecnologia, como qualquer outra coisa, os preços têm de descer para que nós, “o povo” possamos comprar e fazer rolar o mercado. Não é com viaturas, sejam elas qual forem, a custar mais do que se ganha na vida toda que o vão conseguir, muito menos com baterias destas que anunciam uma insanidade de autonomia. E, na realidade, nem é necessária tanta autonomia, basta ver que um qualquer veículo a diesel de ultima geração já comporta autonomia a rondar 850 kms por depósito de 50 litros e isso é mais que suficiente para os tempos atuais.
      Penso que a industria não deve apostar em autonomias irrealistas. Enveredar por aí para que os atuais e futuros VE se aproximem das autonomias dos veiculos de combustão, e apostar na massificação do que existe, baixando preço continuamente para que todos possamos ter acesso ao mesmo. E em teoria, reduzir as emissão de CO2…

  14. Hugo Sousa says:

    Deve haver bom senso e moralidade …

    Sei que cada vez são menos …mas devemos lutar por isso …

    Os combustíveis fósseis não são solução, provocam milhares de mortes todos os anos, o que não é aceitável… se realmente queremos o melhor para os nossos filhos e netos temos que ser melhores … temos que nos sacrificar pelo bem deles …

    Temos que ser inteligentes…. e não emocionais sem bom senso e moral…

    • JL says:

      Ena, já parece os recalls da Mercedes e Bmw com os seus a combustão, ainda hoje fazem recalls com carros com quase 20 anos devido a falhas que podem levar a incêndios.

    • JL says:

      Já agora, ele diz ali algumas mentias, começa com a parte dos 10% de corte, que por acaso foram bem mais, o cabo dos 50 metros, e a recompra dos carros não foi em 2020.

      Podem haver mais mentiras, eu é que parei de ver….

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