MONOCAB: “comboio” monocarril autónomo para recuperar linhas ferroviárias abandonadas
A ideia que hoje apresentamos poderia ser aproveitada também em Portugal. Segundo os dados, no nosso país, entre 1974 e 2022, cerca de mil quilómetros de linha férrea foram desativados. Apesar de algum deste ferro ter sido retirado, ou enterrado, muitas linhas estão no sítio, abandonadas. Este projeto alemão visa exatamente isso, recuperar linhas ferroviárias abandonadas, dando-lhes uma serventia através de um "comboio" monocarril autónomo.
Num mundo onde a sustentabilidade e a eficiência dos transportes são cada vez mais importantes, surge o MONOCAB OWL, um veículo monocarril compacto e autónomo concebido para reavivar linhas ferroviárias abandonadas e oferecer uma alternativa de transporte nas zonas rurais.
Este projeto inovador visa não só melhorar a mobilidade, mas também promover uma ligação mais harmoniosa entre o ambiente rural e as necessidades dos seus habitantes.
MONOCAB OWL: revitalizar linhas de caminho de ferro
As velhas linhas de caminho de ferro, testemunhas silenciosas da passagem do tempo, podem ganhar nova vida graças ao MONOCAB OWL. Este veículo foi concebido para servir um leque diversificado de utilizadores, incluindo famílias, estudantes, trabalhadores diários, idosos e turistas que procuram explorar zonas onde os transportes privados e os autocarros noturnos raramente chegam.
O design interior do MONOCAB OWL elimina barreiras físicas, facilitando o acesso de pessoas em cadeiras de rodas, carrinhos de bebé e bicicletas. O veículo aproveita as estradas existentes, procurando a integração com o meio ambiente sem a necessidade de construir novas infraestruturas.
MONOCAB: "comboio" monocarril autónomo para recuperar linhas ferroviárias abandonadas
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— Pplware (@pplware) May 4, 2024
Como funciona este "comboio" autónomo
O veículo é estabilizado por giroscópio, permitindo que duas unidades viajem em direções opostas sem interferência, graças ao seu design compacto. Tal como os táxis, o MONOCAB pode ser reservado através de uma aplicação móvel para viagens individuais, disponível 365 dias por ano.
Cada cabina, com portas que se elevam para cima, oferece espaço para cerca de quatro a seis pessoas. As grandes janelas garantem vistas panorâmicas e iluminação natural, enquanto os bancos rebatíveis e as mesas de bordo permitem aos passageiros trabalhar ou relaxar durante a viagem.
Contribuições e desenvolvimento
O projeto MONOCAB OWL é uma colaboração entre a Universidade de Tecnologia OWL, a Universidade de Ciências Aplicadas de Bielefeld e a Fraunhofer IOSB-INA. A prototipagem e os testes em Bielefeld durante o mês de setembro de 2023 sublinham o compromisso com a segurança, a fiabilidade e a viabilidade económica do sistema.
Para além de oferecer uma solução de transporte, o MONOCAB aborda a coesão social e a equidade na mobilidade rural. A sua abordagem não só prevê a reativação das infraestruturas existentes, como também integra este novo sistema com os serviços de transporte público já disponíveis, promovendo um modelo de transporte público personalizado e individualizado conhecido como IPNV.
Este sistema tem o potencial de transformar o panorama da mobilidade rural, oferecendo uma alternativa viável que respeita o ambiente e melhora a qualidade de vida dos seus utilizadores.
O MONOCAB OWL é mais do que um simples veículo; é uma visão do futuro da mobilidade nas zonas rurais. Com a sua abordagem inovadora e amiga do ambiente, este projeto promete não só reavivar caminhos-de-ferro esquecidos, mas também inspirar uma mudança significativa na forma como pensamos o transporte rural. O futuro dos transportes em zonas menos acessíveis parece brilhante, com o MONOCAB OWL a liderar o caminho para uma mobilidade mais inclusiva e sustentável.
« cerca de mil quilómetros de linha férrea foram desativados »
ou será:
« cerca de mil quilómetros de linha férrea foram gamados »
O milagre das desativações da linha ferrea em Portugal só acontece apartir da década de 90, alguém adivinha por quem?
https://www.pordata.pt/portugal/extensao+da+rede+ferroviaria+total++explorada+e+desativada+++continente-3108
Desactivações feitas a partir dos fins dos anos 80.
A seguir ao boom do alcatrão, a grande gesta cavaquista! Foi um encher de bolsos com estradas e autoestradas, porque a ferrovia não era coisa fina
Lembro-me bem, que a rede ferroviaria chegava a muitos lugares.
Primeiro entrou em decadencia o transporte de passageiros, e depois o de mercadorias.
No transporte de mercadorias, muito do adubo produzido no Barreiro, chegava por comboio a entrepostos criados em algumas estações e apeadeiros pelo alentejo, e só depois era daí distribuido .
A rede ferroviária nestes 30 e tal anos podia ter sido uma alternativa, mas outros interesses se elevaram…
Sim, o interesse que perdura até hoje, e parece que está para ficar.
Esta tecnologia de usar monotrilho e giroscópios já deve ter cem ou mais anos. Nunca pegou, é certo. Mas não deixa de ser uma ideia interessante. Um pouco à imagem dos clássicos transportes em massa do Sci-Fi.
Neste caso, com veículos a hidrogénio ou simplesmente elétricos com baterias e carregamento sem fios nas “estações”, seria bem interessante.