Missão de Pai Natal: Camião elétrico Renault E-tech percorreu 23 mil quilómetros até à Lapónia
O camião elétrico Renault Trucks E-tech T Diamond Echo percorreu 23.000 quilómetros na Europa e terminou a sua viagem na Lapónia, Finlândia, suportando com sucesso temperaturas de -19°C.
Renault demonstra a fiabilidade do seu camião elétrico
Um camião elétrico E-Tech T da Renault Trucks percorreu 23.000 quilómetros em toda a Europa, enfrentando com sucesso condições meteorológicas extremas, conforme informou o construtor francês.
A viagem culminou na Lapónia, Finlândia, onde suportou temperaturas tão baixas como -19°C, reafirmando a eficiência e fiabilidade dos veículos elétricos em condições difíceis.
Desde a sua partida de Lyon, em França, em abril, o Renault Trucks E-Tech Diamond Echo atravessou países como a Alemanha, a França, os Países Baixos, o Reino Unido, a Espanha, a Suíça e a Bélgica.
Durante esta viagem, realizou etapas diárias de até 700 quilómetros, otimizando os tempos de carregamento intermédios.
No percurso mais longo, com uma única carga, o camião percorreu 360 quilómetros entre a Suíça e a Alemanha.
Testes no frio extremo da Finlândia
A última etapa na Finlândia destacou-se pelos 1.600 quilómetros percorridos entre Helsínquia e Rovaniemi, no coração da Lapónia. Mesmo com temperaturas extremas, o camião completou 250 quilómetros com uma única carga, provando a sua resistência.
Num dia, conseguiu percorrer 700 quilómetros, com dois carregamentos intermédios. Segundo a Renault Trucks, estes testes dissipam os preconceitos sobre o desempenho dos veículos elétricos em climas frios.
Régis Pierrelle, Diretor de Operações de Electromobilidade da Renault Trucks, salientou que os testes na Finlândia confirmaram que os camiões elétricos são totalmente funcionais em condições de inverno rigoroso.
Ao contrário dos veículos a diesel, que tiveram problemas como a cristalização do AdBlue, os elétricos mantiveram a sua operacionalidade.
O sistema de pré-aquecimento programável de Renault Trucks desempenhou um papel crucial, reduzindo o impacto do consumo de energia de aquecimento na autonomia. Embora se tenha observado um ligeiro aumento do consumo (entre 10% e 15%), este deveu-se a fatores comuns como a aerodinâmica e os pneus de inverno.
Um cliente finlandês contou mesmo que, durante um dia com temperaturas de -30°C, o camião elétrico da Renault era o único veículo operacional, enquanto os camiões a diesel estavam parados devido a problemas técnicos relacionados com o frio.
Ah e tal, veículos eléctricos no frio e tal, afinal são os a combustão que param….
“700 quilómetros, com dois carregamentos intermédios.”
Um camião com motor de combustão interna percorre muito mais que isso sem ter de reabastecer. Mais de 4.000km!
O elétricos continuam a ser uma nódoa em todos os setores de atividade. Talvez daqui a 50 anos sejam eficientes.
Um motor a combustão nunca será mais eficiente, que um motor elétrico. Pode ver o exemplo, dos comboios.
O comboio é o mais eficiente todos os veículos, eléctricos e de combustão. O único problema é que as ferroviárias são geridas por crápulas postos lá pelos governos, com a missão de obrigar toda a gente a estourar o dinheiro em carros e combustível.
+1
Então mas secalharya, o dia de Natal não lhe trouxe as prendas que queria ?
4000 km nos seus sonhos.
E são eficientes, desde que você saiba do que estamos a falar.
“…Camião elétrico Renault E-tech percorreu 23 mil quilómetros até à Lapónia…”
Desde Abril dá media de 95 kms dia.
Média fantástica só ao alcance dos camiões elektros.
“…Um cliente finlandês contou mesmo que, durante um dia com temperaturas de -30°C, o camião elétrico da Renault era o único veículo operacional…”
Antes do camião elektro nem havia comida nos supermercados da Lapónia. O pessoal tinha q hibernar.
Sem dúvida que os elétricos estão a conquistar todas as plataformas. Claro, não iremos ver tão cedo nalguns destes veículos, mas nos pesados poderá estar a poucos anos. O que é uma grande coisa, acabar com os fumarentos poluidores das estradas. Vamos ver. Parecem ser excelentes notícias.
Sinceramente, mais valia enviarem as cargas de comboio, que certamente não demorariam mais do que a opção do camião elektro.
As baterias são uma solução mais poluente do que a opção a combustão e não resolvem o factor tempo, que muitas vezes é crucial nos negócios da área alimentar (e não só).
Nada disso. Nunca uma coisa vai substituir a outra. É óbvio que ambos se complementam. E havendo forma de tirar das estradas os fumarentos e lentos camiões, trocando por estes silenciosos e mais amigos do ambiente, ganha-se qualidade nas estradas e nos negócios que orbitam estes pesados (menos manutenção, menos custos associados ao combustível, etc…).
Os comboios são eléctricos, isso ia dar-lhe ainda mais dores de cabeça.
Por acaso as baterias são a solução menos poluente que existe.
Então só poderiam haver supermercados nas estações de comboio, se não houver camiões a funcionar para levar a mercadoria até lá?
Por acaso até teve um dia que fez 7000 KMS.
Sempre fizeram mais que você, que por dia deve dar uns 10 KMS.
O bolo Rei fez-te mal rapaz! XD
Agora no inverno tens menos 30% de autonomia no Tesla. A vida de fanático de elétrico não é fácil! XD
Parece que a vida de fanatico a combustão também não é fácil, até inventam que vivem noutros países.
700 KMS e não 7000.
Eu não, não vivo nesses países, e você, liga o seu a combustão à corrente para manter o bloco quente ?
Falam tão mal dos elétricos, mas ainda ninguém conseguiu mostrar evidências, em como um carro a combustão, é mais eficiente que um elétrico.
Alguns então, é mais o combutivel que sai pelo escape, que aquele que é aproveitado.
Nem mostraram nem conseguem.
Nem vão apresentar evidências, o pessoal não sabe a diferença entre autonomia e eficiência.
Eu já expliquei essa tanga da eficiência elektra várias x’s. Se for preciso explicar novamente, disponham.
Como pode explicar se não sabe o que é eficiência energética ?
Grande golo!
Nem ninguém vai encontrar, a menos que use informações falsas ou estudos seletivos para sustentar uma coisa sem sentido! Neste momento e nos próximos tempos, não há veículo.ais eficiente do que o elétrico! E para os que não sabem o que é eficiência, é a capacidade de aproveitamento da fonte de energia usada. Quando inventarem o motor ICE com eficiência superior aos atuais 20% (estou a ser otimista), talvez haja tema para esse assunto !
Mal comparado um elektro é como um bebé, precisa que lhe levem a papinha à boca enquanto o motor a combustão tem a capacidade de gerar a sua própria papinha
Papinha leia-se energia.
Portanto o elektro precisa de motores externos que lhe façam a papinha. E a maioria desses motores chamam-se centrais termoelétricas e 70% delas ao redor do mundo são de ciclo simples.
Então:
Sim, em geral, o rendimento de uma central termoeléctrica de ciclo simples é inferior ao de um motor de combustão num carro. Sick!!!
Existem diversos fatores que contribuem para essa diferença:
1. Conversão de calor em trabalho:
As termoeléctricas convertem calor em trabalho através de um ciclo termodinâmico que envolve vaporização e condensação da água. Esse processo possui perdas inerentes, como a dissipação de calor para o ambiente durante a condensação, limitando o rendimento a cerca de 30%.
Motores de combustão: convertem energia química do combustível diretamente em trabalho mecânico, através da combustão interna e expansão dos gases. Esse processo é mais eficiente, alcançando rendimentos de até 40% ( pag 219 alínea 20) em motores modernos.
2. Perdas de calor:
As centrais termoeléctricas apresentam perdas de calor significativas em diversos pontos do ciclo, como na combustão, nos gases de escape e na refrigeração da turbina. Por outro lado os motores a combustão também perdem calor, mas em menor escala, principalmente através dos gases de escape e do sistema de refrigeração.
3. Tamanho e complexidade:
As centrais termoeléctricas são instalações complexas e de grande porte, com diversos componentes que contribuem para perdas de energia.
Os motores a combustão são mais compactos e apresentam menos componentes, o que reduz as perdas de energia.
4. Tipo de combustão:
As centrais termoeléctricas geralmente queimam combustíveis fósseis, como carvão, gás natural ou petróleo, que possuem combustão menos eficiente que a gasolina ou diesel utilizados em motores de combustão.
Em resumo
As centrais termoeléctricas de ciclo Simples convertem energia térmica em eletricidade com eficiência média de 30%, limitada pelo ciclo termodinâmico e perdas de calor.
Os motores a combustão convertem energia química em trabalho mecânico com eficiência média de 40%, devido à conversão direta e menor perda de calor.
https://kaiohdutra.wordpress.com/wp-content/uploads/2021/01/384524440-motores-de-combustao-interna-vol-1.pdf
Obviamente que há centrais com melhor eficiência. São as centrais de ciclo combinado, mas tb não passam dos 50% e são a minoria.
https://www.colecoesfundacaoedp.edp.pt/Nyron/Library/Catalog/winlibimg.aspx?skey=67F0A4BD1B9C4E8B966B384E048B7712&doc=166311&img=167624&save=true
Adicionalmente:
1- Há perdas substâncias no transporte dessa energia
a)transporte e distribuição: 9,1%. De acordo com estudos da EDP Distribuição, as perdas técnicas em Portugal distribuem-se da seguinte forma: -Transporte da energia: 4,4%, Linhas de distribuição: 1,4%, Conexões elétricas: 0,7%, Medidores eléctricos:0,5% e Perdas nos capacitores: 2,1%
Isto com tudo a correr bem. se não houver tempestades etc Por ex Cabo Verde perde mais de 20%.
2-Perdas no carregamento por dissipação ou resistência
https://insideevs.uol.com.br/news/610533/carros-eletricos-recarga-tomada-domestica/#:~:text=Carro%20el%C3%A9trico%20tem%20perda%20de%20at%C3%A9%2030%25%20durante,Por%3A%20Dr.%20Stefan%20Leichsenring%20Traduzido%20por%3A%20Julio%20Cesar
Carro elétrico tem perda de até 30% durante a recarga em tomada residencial.
Por outro lado, já assistimos aqui a perdas consideráveis mesmo em DC, estou-me a lembrar de exemplos práticos com teslas a perderem 17, 20 e até mesmo 30% nos seus carregadres proprietários. Não esquecer que esses kWh são pagos independentemente de serem usados ou dissipados! O que se verifica é que todos se esquecem do que realmente pagam.
3- Ou seja, mesmo no melhor dos cenários, fazer a papinha para levar à boca do elektro resulta em perdas de 50+30+9,1= 89,1% de perdas.
E depois ainda há as perdas próprias de um sistema bacoco que é o user ir de férias, deixar o carro a 70% estacionado na rua ao frio e qd chega tem a bateria a zeros!
E…Já me esquecia, no inverno, o calor perdido pelos térmicos dá imenso jeito para aquecer o habitáculo, pelo contrário carros elektros chegam a ver a sua autonomia real reduzida a metade porque o calor resultante da geração de energia ficou todo nas centrais!
Já os carros a combustão refinam o petróleo bruto diretamente no motor , certo?
Está a comparar energia refinada com processos de produção eléctrica antes de ser disponibilizada?
A verborreia é tanta que nem dá para continuar mais!
“…Já os carros a combustão refinam o petróleo bruto diretamente no motor , certo?…”
Exactamente como as termoeléctricas, os motores e escapes dos elektros que já chegaram à estrada.
A princípio pensei que só te estavas a fazer, mas agora já vi que és mesmo, mas vou explicar de forma a que uma criança de 5 anos entenda perfeitamente. Em primeiro lugar, toda a eletricidade que recebo em casa é TODA de origens renováveis, portanto o argumento das centrais e etc e tal, só entra no processo de fabrico, e não tens dados que diga que se gasta mais desta ou daquela energia para se fabricar eléctricos ou combustão, e nem quero argumentar nisso, que seria mera especulação.
Mas parece que continuas sem saber o que é eficiência de um veículo, eu não tenho mas conduzo um BVE que faz 16kwh por 100km . Já que queres introduzir o processo de produção da energia , o litro de diesel tem 10kwh de energia, por isso um carro que só gaste 4l/100 km vai gastar 40kwh para fazer o mesmo que elétrico com 16kwh! E se quer falar em centrais termo elétricas, que nem entram nos carregamentos dos carros em Portugal, ass refinarias trabalham a quê, energia limpa??? Qual é a eficiência da refinaria de Sines?
Como já alguém lhe disse, não sabe o significado de eficiência e manda postas á toa só para se armar…
As termoelétricas, não usam combustível refinado.
@JL , lá agora, vai tudo em bruto para a central. Calhaus e tudo eheh
@AdN és mais um dos que acredita que a tua casa é especial e tem 3 cabos para receber electricidade. Um está ligado ao parque das eólicas, outro aos painéis e outro à barragem e isto é verdade pq a factura do fornecedor traz um selo verde.
Não vai bruto, vai tratado e filtrado, mas não é refinado que é um processo muito poluente, e gastador de energia.
Veja lá bem se é ou não é refinado:
https://www.eia.gov/energyexplained/oil-and-petroleum-products/refining-crude-oil-the-refining-process.php?utm_source=chatgpt.com
Exato, como vê não está aí nenhum deles.
Não? Dos 3 (gás, carvão e perroleo) Um deles já lá está, o fuel-óleo para geração de electricidade. E só por acaso é a parcela que exige mais temperatura para ser obtida.
Adiante, segue o refino gás :
https://www.e-education.psu.edu/fsc432/content/natural-gas-processing
Satisfeito?
Fuel óleo não é refinado, é que fica no fundo do tacho, é um resíduo.
Gás Natural também, e carvão também não refinado.
Onde está ai o processo de refino do gás natural ?
É la agora, para obter o fuelóleo até precisa de temperaturas superiores às dos outros elementos extraídos do crude. Caso não fosse refinado teria que usar petróleo em bruto nas centrais, facto que não se verifica.
Não vê onde está o refino do gás? Compre uns óculos :
https://www.e-education.psu.edu/fsc432/content/natural-gas-processing
Já agora o do carvão:
https://carbonfuels.com/process/?utm_source=chatgpt.com
O triângulo está completo.
Pois precisa do fuelóleo, é o combustível usados pelos navios para transporte, inclusivé do petróleo, que se esquecem sempre.
Nem um nem outro têm os processos muito mais complexos que os combustíveis gasolina e gasóleo, onde até são tratados com ácidos e enriquecidos com hidrogénio.
Mas para quê se dar ao trabalho daquilo que é o menor uso nas centrais ?
Então diferente de um a combustão como ? Ele vai sozinho abastecer ?
Portanto acabou por evidenciar os maiores defeitos dos a combustão, onde 70% são perdas.
Já não há centrais de ciclo simples, essas centrais são agora os veículos a combustão, que continuam a ser simples sem qualquer recuperação de calor.
As refinarias também são complexos complicados , e olhe, são a fonte de poluição de qualquer país.
Já agora, as centrais não usam motores.
Errado, as centrais mesmo as simples que já nem existem na europa têm um rendimento muito superior a qualquer motor a combustão, andando nos 40 a 50 %, combinadas chegam aos 63%.
Motores térmicos é igual, convertem energia química em calor, e por sua vez em energia cinética, até aí tudo quase igual, só que com menos eficiência, daí não se usar motores a combustão em centrais térmicas, porque são menos eficientes, no entanto eta incomportável usar a mesma tecnologia das centrais num veículo, daí não se usar.
Sim, as centrais são mais complexas, já para esse efeito, PARA TEREM MAIS EFICIÊNCIA.
O motor a combustão como é mais simples não pode alcançar a mesma eficiência, daí o seu tamanho mais reduzido.
Errado, qualquer central térmica é mais eficiente, por ser mais complexa e ter sistemas de aproveitamento de calor, e também sistemas de controle de poluição, muito mais efetivos e não podem ser retirados como os sistemas usados nos carros.
50% é minoria ? Onde ? Se elas atingem 60% ?
As perdas da REN são de 7%, bem inferiores aos combustíveis.
Errado, acabou por somar as perdas, o que é um tremendo erro.
Nunca na vida tem essas perdas.
Em resumo, só acabou por confirmar o que já se saiba, que têm mais eficiência.
.
“…Já não há centrais de ciclo simples…”
Pelo menos 70% são de ciclo simples. Tem lá a fonte.
“as simples que já nem existem na europa ”
Claro que há. As centrais a carvão da Polónia e da Alemanha são de ciclo simples. Não invente
“Errado, acabou por somar as perdas, o que é um tremendo erro.”
Pq?
1-Perde 70% na geração ou 50% consoante use ciclo simples ou combinado.
Desses 30% (ou 50%) q lhe sobram, perde mais 9.1 de acordo na distribuição em conformidade com relatório da EDP.
E do que lhe sobra perde mais até 30% por dissipação ou resistência qd está a carregar o carro.
Sei que é triste mas é a realidade.
Conforme-se.
De eficiência os elektros nada têm.
Antes pelo contrário, praticamente todas na Europa são de ciclo combinado.
Porque percentagens não se somam.
Em confirmidade com o relatório da ren, que é quem distribui a energia são 7%.
Nos zoe com carregador trifásico a carregar em monofásico sim, pode chegar aos 30% da energia que lá chega, daí não se somar percentagens.
Que 70% é que está a falar, do artigo de 1989 que partilhou??? Ganhe juízo, que nem merece mais comentários! Até às barragens já sofreram imensas alterações depois disso!!!
Daqui a pouco vai comparar um elétrico de 1989 com um a combustão deste ano!!!
O que é que isso tem a ver? Tive o cuidado de que as contas finais refectissem o melhor dos cenários na produção, distribuição e utilização da electricidade para elektros. A eficiência de um elektro é sempre menor a comparar com um térmico e além disso o elektro é um dependente o de geradores externos.
Lamento que te tenhas deixado iludir pela ladainha dos padres elektros.
A eficiencia de um eléctrico é sempre maior que desperdiça menos calor em todos os processos.
Não sabe porque se chama motor térmico ? é uma panela autêntica cheia de buracos com perdas.
Tire uma formação em sistemas de energia, se conseguir, porque o hate não deve deixar.
Porque raio não usam motores a combustão em fabricas e linhas de produção ? se é mais eficiente ???
Ó amigo, está tudo explicado. Não me vou estar a repetir.
Nem vale a pena repetir os mesmos erros, sabe bem disso.
Já agora, no inverno não dá imenso jeito, dá é menor eficiência, já que até têm de estar ligados à tomada para manterem o aquecimento do bloco, para de manhã poderem arrancar;
https://www.vvkb.com/block-heater-the-ultimate-guide/
Portanto na boa verdade são carros a combustão ligados à tomada.
Nem é preciso tanto, bastam -20⁰C
https://www.google.com/amp/s/pplware.sapo.pt/motores/carros-da-tesla-sem-bateria-amontoam-se-junto-aos-superchargers-no-frio-extremo-de-chicago/amp/
E quantos veículos a combustão não pegam nessa temperatura, essa notícia não diz? Presumo que pegam todos á primeira!
Exato, para os a combustão bastam -10 C
Já agora, isso não foi problema dos carros, mas sim dos carregadores. Lembrar que na mesma altura os postos de abastecimento também congelaram.
@JL , por isso é q nas câmaras em directo só se viam carros a combustão e nenhum elektro. Como sempre a fazer-se de esquecido eheheh
Nas câmaras em direto viam-se eléctricos, você é que não sabe identificar.
Como sempre a fazer hate
Só nos seus olhos. Eu não vi nem um para amostra. Estavam todos congelados.
Se não viu é porque é cego, é muito mais simples operar um veiculo destes em climas frios que os a combustão, dai serem os mais vendidos nos países nórdicos.
Nem por sombras. 80% da frota permanesse a combustão, não é por acaso, e grande parte dela a gasóleo.
(Apesar das ofertas de elektros que só são usados em circuito urbano e quando faz bom tempo)
Errado, está a desaparecer, basta ver os números da Noruega com os a gasolina e diesel a caírem, e até os phev.
Vc queria mas a realidade é que sem combustão não há Fiordes para ninguém. Ficam em casa q é bem bom!
*Permanece
Vai, você é que não vai lá ver.
Há, apenas uma empresa se recusa a fazer até ter os sistemas de extensão de incêndio indicado..
Os noruegueses já estão fartos de fiordes, aquilo não é algarve de Portugal.