Mibot: o carro com que os japoneses enfrentam os caóticos centros urbanos
Se há países completamente rendidos aos SUV - carros grandes, que não passam despercebidos nas estradas -, outros procuram modelos pequenos, ou muito pequenos, para sobreviver às cidades mais caóticas. É o caso do mibot, um elétrico desenhado para a confusão dos centros urbanos japoneses.
As estradas do Japão estão verdadeiramente habituadas aos carros pequenos, não fosse o país adepto de modelos compactos e práticos. Agora, recebem o mibot da KG Motors, que integra uma nova vaga de micro-elétricos.
Construído pela KG Motors, sediada em Hiroshima, o mibot é um carro urbano ultra-compacto, descrito como um "pequeno robô de mobilidade cheio de entusiasmo". Este "pequenote", com 1,1 m de largura, 2,5 m de comprimento e menos de 1,5 m de altura, custa um milhão de ienes (cerca de seis mil euros).
Carro ultra-compacto mibot pronto para as estradas do Japão
O mibot destina-se a um único passageiro e possui 45 kg de capacidade de carga. Além de ser totalmente fechado, o interior conta com um ecrã tátil de informação de oito polegadas e ar condicionado.
Este modelo foi desenhado pela KG Motors, tendo em vista a população envelhecida do Japão que procura um veículo um pouco mais fácil de utilizar do que o veículo de mobilidade convencional.
Desenvolvido para entrar em ruas e caminhos urbanos estreitos, sendo até menor do que os modelos da famosa categoria japonesa de kei cars, a KG Motors anuncia uma autonomia diária de cerca de 100 km, com uma velocidade máxima potencial de 60 km/h.
O tempo de carregamento da bateria de 7,68 kW deverá ser de cerca de cinco horas no sistema elétrico de 100 V CA do Japão.
A KG Motors nasceu de um popular canal do YouTube, o Kussun Garage, e fez a sua primeira demonstração de veículos com o conceito T-Box, no Salão Automóvel de Tóquio, em 2022. Esta minúscula carrinha elétrica abriu caminho para o mibot que conhecemos hoje, dando início ao que a empresa espera que seja um novo interesse em micro-carros com emissões zero.
Imagem: X
Neste artigo: carro eletrico, Japão, mibot
Giro! Gostava de andar para brincar um pouco. Podia era levar 2 pessoas, tipo mota. E quando não há, leva mais carga, isso é que era.
Isto para mim era o ideal …as ruas das aldeias são bastante estreitas
Compre um papa-reformas.
Citroen AMI??
Ou o irmão Opel Rocks…
Ou irmão Fiat Topolino…
Tivesse dois lugares e seria o carro perfeito para mim. Com o que pouparia durante o ano, já que é elétrico, dava bem para alugar um carro para as férias e ainda sobrava. Até tenho andado a micar o AMI. Eu tenho carros para viver, não vivo para os carros.
Por acaso gosto muito do AMI e andei a sondar (assim como o Twizy) 🙂
O meu único problema é ser quadriciclo (pois eu faço AE) e só levar 1 passageiro e eu na maioria das vezes necessito de levar 2.
Mas parece de facto espetacular.
+1
Não poder andar na AE é impeditivo para mim de o considerar…
Andei 10 anos de Smart e digo já que foi o melhor carro que já tive. Além dos consumos baixinhos, claro.
Acho que há outra versão do AMI que poderá andar na AE, mas que eu saiba não chegou a Portugal. Mas acho que o AMI é de dois lugares (lado a lado). Há uma versão “cargo” que pelo nome será orientado para carga. E o Twizy também de 2 lugares (1 atrás do outro). Sinceramente, no meu caso AE é só mesmo se for ao Shopping ou a outro local fora do normal. Para uma família com 2 carros, dava bem ter 1 assim. Cá em casa chegámos a ter 2 smarts enquando não havia pequenada. Até era melhor que assim não havia penduras 😀
Se o meu atual carro não fosse já de dois lugares, comprava um AMI, para a utilização que lhe dou dava perfeitamente, mas como é de dois lugares não tem lógica ter dois carros de dois lugares.
MUITO BEM.
Renault Twizy já comercializado há 10 anos, citroen AMI com 3 anos, etc
Não podem andar na AE, o que é uma pena…
Não deve ser muito maior que um Smart 2 lugares. Mal por mal, era ter o Smart elétrico, que sempre dá para andar na autoestrada.
Mas para quem só anda na cidade, e sozinho, se calhar é a melhor opção.
Acho que já não há Smart Fortwo elétrico. Pelo menos no site deles não aparece. Além disso, o preço é (ou era) bem superior, acima de 20k.
Não podem andar na AE, o que é uma pena…
A pior parte é mesmo não conseguir ir a certos locais sem AE, nomeadamente algumas áreas das grandes cidades. Aqui para os meus lados, ocuparam parte da EN com um troço do IC, e não criaram alternativas decentes.
Lembrei-me do que vi na semana passada na A1. Era uma mota (ou tecnicamente um triciclo) com 2 rodas na frente e 1 atrás. Era enorme e ainda levava um atrelado de 2 rodas atrás. Pareceu-me com matrícula portuguesa. Não consegui ver a marca, mas talvez algo parecido com a Can Am Spider RT (fui fazer uma busca por motas de 3 rodas e achei esta bem parecida).
Algo deste género:
https://pt.pinterest.com/pin/834925218405739344/
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRPrAI8y7Fll2tmcn6ap-SDCcSarMIMw5boePwd2ZO-6y0RbyeZo4xIwD2-zrBTJOfbDXg&usqp=CAU
Isto…
Se desse para atrelar um atrelado para quando vou às compras, era uma opção (gosto do preço, se o preço final fosse seis mil euros)
Dá para 45 kg de carga, mas não dizem qual o volume.