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Mibot: o carro com que os japoneses enfrentam os caóticos centros urbanos

                                    
                                

Imagem: X

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Halnaweb says:

    Giro! Gostava de andar para brincar um pouco. Podia era levar 2 pessoas, tipo mota. E quando não há, leva mais carga, isso é que era.

  2. Ddt says:

    Isto para mim era o ideal …as ruas das aldeias são bastante estreitas

  3. Carlos Fernandes says:

    Citroen AMI??

  4. says:

    Tivesse dois lugares e seria o carro perfeito para mim. Com o que pouparia durante o ano, já que é elétrico, dava bem para alugar um carro para as férias e ainda sobrava. Até tenho andado a micar o AMI. Eu tenho carros para viver, não vivo para os carros.

    • Realista says:

      Por acaso gosto muito do AMI e andei a sondar (assim como o Twizy) 🙂

      O meu único problema é ser quadriciclo (pois eu faço AE) e só levar 1 passageiro e eu na maioria das vezes necessito de levar 2.

      Mas parece de facto espetacular.

      • B says:

        +1
        Não poder andar na AE é impeditivo para mim de o considerar…

      • says:

        Andei 10 anos de Smart e digo já que foi o melhor carro que já tive. Além dos consumos baixinhos, claro.
        Acho que há outra versão do AMI que poderá andar na AE, mas que eu saiba não chegou a Portugal. Mas acho que o AMI é de dois lugares (lado a lado). Há uma versão “cargo” que pelo nome será orientado para carga. E o Twizy também de 2 lugares (1 atrás do outro). Sinceramente, no meu caso AE é só mesmo se for ao Shopping ou a outro local fora do normal. Para uma família com 2 carros, dava bem ter 1 assim. Cá em casa chegámos a ter 2 smarts enquando não havia pequenada. Até era melhor que assim não havia penduras 😀

    • B@rão Vermelho says:

      Se o meu atual carro não fosse já de dois lugares, comprava um AMI, para a utilização que lhe dou dava perfeitamente, mas como é de dois lugares não tem lógica ter dois carros de dois lugares.

    • Yamahia says:

      Ó @Zé, estás consciente q com uma cena destas ficas impossibilitado de usar IC’e IP’s bem como as pontes da AML?

  5. jpr says:

    Renault Twizy já comercializado há 10 anos, citroen AMI com 3 anos, etc

  6. Galaxy says:

    Não deve ser muito maior que um Smart 2 lugares. Mal por mal, era ter o Smart elétrico, que sempre dá para andar na autoestrada.
    Mas para quem só anda na cidade, e sozinho, se calhar é a melhor opção.

  7. B says:

    Não podem andar na AE, o que é uma pena…

    • says:

      A pior parte é mesmo não conseguir ir a certos locais sem AE, nomeadamente algumas áreas das grandes cidades. Aqui para os meus lados, ocuparam parte da EN com um troço do IC, e não criaram alternativas decentes.

  8. says:

    Lembrei-me do que vi na semana passada na A1. Era uma mota (ou tecnicamente um triciclo) com 2 rodas na frente e 1 atrás. Era enorme e ainda levava um atrelado de 2 rodas atrás. Pareceu-me com matrícula portuguesa. Não consegui ver a marca, mas talvez algo parecido com a Can Am Spider RT (fui fazer uma busca por motas de 3 rodas e achei esta bem parecida).
    Algo deste género:
    https://pt.pinterest.com/pin/834925218405739344/

  9. Assim está bem says:

    Se desse para atrelar um atrelado para quando vou às compras, era uma opção (gosto do preço, se o preço final fosse seis mil euros)

    • JL says:

      Dá para 45 kg de carga, mas não dizem qual o volume.

    • Yamahia says:

      Com atrelado não deve fazer mais q 20 kms.

      • JL says:

        Não ? então ?

        • Toni da Adega says:

          A razão é sempre a mesma, é Elektro é lixo.

          • says:

            8 mil euros por um “carro” para as voltinhas na cidade. Se durar 5 anos. No meu caso que até ando pouco, gasto cerca de 1.000 euros de combustível por ano. Sendo elétrico, ficaria a gastar algo como 100 ou 150 euros por ano. Se andasse o dobro do que ando agora, só a poupança em combustível dava para um AMI novo a cada 5 anos. Obviamente que cada um terá as suas necessidades, mas mais de 50% das minhas viagens são a solo e 95% delas são nas “voltinhas”. Mais vale chegar às férias e alugar um carro maior por 15 dias.
            Sinceramente já fiz este exercício mental. Para já estou servido de carro e espero que dure mais uns anitos, mas dá bem que pensar.
            Tenho tanta coisa interessante onde gastar o dinheiro e carros não é certamente uma delas. É um mal necessário, só isso.

          • Realista says:

            €1000 de combustível ao que acresce o IUC e revisões…

            Se fizeres as contas bem feitas até é menos que 5 anos.

          • Toni da Adega says:

            O Smart foi um sucesso por isso mesmo. Eu vejo este carro mais como segundo carro. Muitas familias possuem 2 carros. Não faz sentido ter 2 carros grandes quando basicamente é para fazer casa->trabalho somente 1 pessoa e distancias curtas.
            Nessas situacoes compensa ter um deste e uma carro maior para viagens ou deslocacoes em familia

          • Realista says:

            Já agora, a renault devendou hoje o “sucessor” do Twizy, o Mobilize:

            https://www.autocar.co.uk/car-news/new-cars/mobilize-duo-reborn-renault-twizy-100-mile-range

            E desta vez o carro é fechado 🙂

        • Yamahia says:

          Se uma F-150 Lightning não faz 110 milhas a rebocar, é fazer a devida proporção.

          • JL says:

            O que tem a ver f-150 a ver com o assunto ? É há mesma velocidade e peso.

            Não existe proporcionalidade, senão os camiões em vez de 25 ou 30 litros consumiam 200 para fazer 100 KMS.

  10. says:

    Aqui para os meus lados anda na moda coisas assim:

    https://pt.aliexpress.com/item/1005002034315763.html

    Como não sei a marca, coloquei um parecido do Ali Express. Nem faço ideia do preço, mas para quem não tem carta de condução (nem de rela), pelo menos não leva com chuva no lombo.

  11. Miguel Sousa says:

    Os triciclos pesados elétricos podem andar na autoestrada. Um exemplo é o Carver S+ de 2 lugares https://www.carverelectric.co.uk/shop/p/carver-s

    • Yamahia says:

      De momento não passa de uma probabilidade, portanto não pode:
      “The Carver S+ is likely to have type approval equivalent of a 125cc motorcycle which may allow you to drive on the motorway. The base Carver is NOT allowed on motorways or dual-carriageways.”

      • JL says:

        Se é equivalente a 125cc, na lei portuguesa pode.

        • Yamahia says:

          A marca quer que possa se equivalente a uma mota mas não é uma mota. É diferente! E como está escrito preto no branco nas FAQ’s, de momento não pode. E não sei se algum dia irá poder. É que se a moda pega, qq dia estão aí os mata-velhos a pedir o mesmo!

          • JL says:

            Mas aquilo é considerado uma mota, motociclo, triciclo está dentro da mesma categoria.

            Em Portugal por exemplo, basta ter mais de 4 kw de motor para passar a ser mota e poder andar nessas vias, para circular na AE tem de dar no mínimo 60 kmh, estas são as condições do “equivalente a 125cc”.

          • Miguel Sousa says:

            A ANSR confirmou que é considerado um triciclo e que pode andar em autoestrada até 100km/h.

          • Yamahia says:

            @JL não é considerado uma mota. É classificado como um veículo leve (similar a ciclomotores em termos de regulamentação) logo está limitado restringido a estradas locais e vias urbanas, não sendo apropriado ou permitido em vias rápidas ou autoestradas​
            Os promotores querem que seja econhecido e homologado como mota. São coisas diferentes.

            @Miguel Sousa 100km/h? O veículo não passa dos 60. E como é que a ANSR confirma que algo que ainda não existe pode andar na AE? Mais noção pfv

          • Miguel Sousa says:

            Atenção que o modeko Carver S+ atinge 80 km/h e tem uma autonomia de 100km. Por isso é quase 50% mais caro que o modelo base. Mas há boas oportunidades nos usados.

          • JL says:

            Uma mota é um veículo leve..

            Errado, isto não é um quadriciclo, nem uma scooter.

            O que define se é “ciclomotor” ou “motociclo” é a potencia do motor.

          • JL says:

            Na faq tem isto:

            The Carver S+ has European type approval for vehicle class L5e

            L5e na lei europeia é um triciclo motorizado, que fica antes do L6e que é o tal veículo ou quadriciclo leve que só pode andar em nacionais.

            Portanto pode sim andar em AE desde que dê mais de 60 kmh, já que a única limitação de andar nas AE é devido a isso.

            https://www.carverelectric.co.uk/faqs

            https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/Aprovacoes/HomologacoesVeiculos/Paginas/HomologacaoVeiculos.aspx

  12. PJA says:

    Mas o que é aquilo? Pobres japoneses, um povo que trabalha tanto nem merece um carro de jeito. Menos que um citadino, não.

  13. VaPoC says:

    Mais avançado que um Tesla.

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