Mibot: o carro com que os japoneses enfrentam os caóticos centros urbanos
Se há países completamente rendidos aos SUV - carros grandes, que não passam despercebidos nas estradas -, outros procuram modelos pequenos, ou muito pequenos, para sobreviver às cidades mais caóticas. É o caso do mibot, um elétrico desenhado para a confusão dos centros urbanos japoneses.
As estradas do Japão estão verdadeiramente habituadas aos carros pequenos, não fosse o país adepto de modelos compactos e práticos. Agora, recebem o mibot da KG Motors, que integra uma nova vaga de micro-elétricos.
Construído pela KG Motors, sediada em Hiroshima, o mibot é um carro urbano ultra-compacto, descrito como um "pequeno robô de mobilidade cheio de entusiasmo". Este "pequenote", com 1,1 m de largura, 2,5 m de comprimento e menos de 1,5 m de altura, custa um milhão de ienes (cerca de seis mil euros).
Carro ultra-compacto mibot pronto para as estradas do Japão
O mibot destina-se a um único passageiro e possui 45 kg de capacidade de carga. Além de ser totalmente fechado, o interior conta com um ecrã tátil de informação de oito polegadas e ar condicionado.
Este modelo foi desenhado pela KG Motors, tendo em vista a população envelhecida do Japão que procura um veículo um pouco mais fácil de utilizar do que o veículo de mobilidade convencional.
Desenvolvido para entrar em ruas e caminhos urbanos estreitos, sendo até menor do que os modelos da famosa categoria japonesa de kei cars, a KG Motors anuncia uma autonomia diária de cerca de 100 km, com uma velocidade máxima potencial de 60 km/h.
O tempo de carregamento da bateria de 7,68 kW deverá ser de cerca de cinco horas no sistema elétrico de 100 V CA do Japão.
A KG Motors nasceu de um popular canal do YouTube, o Kussun Garage, e fez a sua primeira demonstração de veículos com o conceito T-Box, no Salão Automóvel de Tóquio, em 2022. Esta minúscula carrinha elétrica abriu caminho para o mibot que conhecemos hoje, dando início ao que a empresa espera que seja um novo interesse em micro-carros com emissões zero.
Imagem: X
Neste artigo: carro eletrico, Japão, mibot
Giro! Gostava de andar para brincar um pouco. Podia era levar 2 pessoas, tipo mota. E quando não há, leva mais carga, isso é que era.
Isto para mim era o ideal …as ruas das aldeias são bastante estreitas
Compre um papa-reformas.
Citroen AMI??
Ou o irmão Opel Rocks…
Ou irmão Fiat Topolino…
Se pode dar 60km/h é melhor, que o AMI, é pena é este ser coxo de lugares!
Pior e mais caro. Só leva uma pessoa.
Tivesse dois lugares e seria o carro perfeito para mim. Com o que pouparia durante o ano, já que é elétrico, dava bem para alugar um carro para as férias e ainda sobrava. Até tenho andado a micar o AMI. Eu tenho carros para viver, não vivo para os carros.
Por acaso gosto muito do AMI e andei a sondar (assim como o Twizy) 🙂
O meu único problema é ser quadriciclo (pois eu faço AE) e só levar 1 passageiro e eu na maioria das vezes necessito de levar 2.
Mas parece de facto espetacular.
+1
Não poder andar na AE é impeditivo para mim de o considerar…
Andei 10 anos de Smart e digo já que foi o melhor carro que já tive. Além dos consumos baixinhos, claro.
Acho que há outra versão do AMI que poderá andar na AE, mas que eu saiba não chegou a Portugal. Mas acho que o AMI é de dois lugares (lado a lado). Há uma versão “cargo” que pelo nome será orientado para carga. E o Twizy também de 2 lugares (1 atrás do outro). Sinceramente, no meu caso AE é só mesmo se for ao Shopping ou a outro local fora do normal. Para uma família com 2 carros, dava bem ter 1 assim. Cá em casa chegámos a ter 2 smarts enquando não havia pequenada. Até era melhor que assim não havia penduras 😀
Se o meu atual carro não fosse já de dois lugares, comprava um AMI, para a utilização que lhe dou dava perfeitamente, mas como é de dois lugares não tem lógica ter dois carros de dois lugares.
MUITO BEM.
Ó @Zé, estás consciente q com uma cena destas ficas impossibilitado de usar IC’e IP’s bem como as pontes da AML?
Renault Twizy já comercializado há 10 anos, citroen AMI com 3 anos, etc
Não podem andar na AE, o que é uma pena…
Não deve ser muito maior que um Smart 2 lugares. Mal por mal, era ter o Smart elétrico, que sempre dá para andar na autoestrada.
Mas para quem só anda na cidade, e sozinho, se calhar é a melhor opção.
Acho que já não há Smart Fortwo elétrico. Pelo menos no site deles não aparece. Além disso, o preço é (ou era) bem superior, acima de 20k.
Não podem andar na AE, o que é uma pena…
A pior parte é mesmo não conseguir ir a certos locais sem AE, nomeadamente algumas áreas das grandes cidades. Aqui para os meus lados, ocuparam parte da EN com um troço do IC, e não criaram alternativas decentes.
Lembrei-me do que vi na semana passada na A1. Era uma mota (ou tecnicamente um triciclo) com 2 rodas na frente e 1 atrás. Era enorme e ainda levava um atrelado de 2 rodas atrás. Pareceu-me com matrícula portuguesa. Não consegui ver a marca, mas talvez algo parecido com a Can Am Spider RT (fui fazer uma busca por motas de 3 rodas e achei esta bem parecida).
Algo deste género:
https://pt.pinterest.com/pin/834925218405739344/
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRPrAI8y7Fll2tmcn6ap-SDCcSarMIMw5boePwd2ZO-6y0RbyeZo4xIwD2-zrBTJOfbDXg&usqp=CAU
Isto…
Não, era mesmo tipo a Can Am Spider (se é que não era mesmo uma).
Se desse para atrelar um atrelado para quando vou às compras, era uma opção (gosto do preço, se o preço final fosse seis mil euros)
Dá para 45 kg de carga, mas não dizem qual o volume.
Com atrelado não deve fazer mais q 20 kms.
Não ? então ?
A razão é sempre a mesma, é Elektro é lixo.
™
8 mil euros por um “carro” para as voltinhas na cidade. Se durar 5 anos. No meu caso que até ando pouco, gasto cerca de 1.000 euros de combustível por ano. Sendo elétrico, ficaria a gastar algo como 100 ou 150 euros por ano. Se andasse o dobro do que ando agora, só a poupança em combustível dava para um AMI novo a cada 5 anos. Obviamente que cada um terá as suas necessidades, mas mais de 50% das minhas viagens são a solo e 95% delas são nas “voltinhas”. Mais vale chegar às férias e alugar um carro maior por 15 dias.
Sinceramente já fiz este exercício mental. Para já estou servido de carro e espero que dure mais uns anitos, mas dá bem que pensar.
Tenho tanta coisa interessante onde gastar o dinheiro e carros não é certamente uma delas. É um mal necessário, só isso.
€1000 de combustível ao que acresce o IUC e revisões…
Se fizeres as contas bem feitas até é menos que 5 anos.
O Smart foi um sucesso por isso mesmo. Eu vejo este carro mais como segundo carro. Muitas familias possuem 2 carros. Não faz sentido ter 2 carros grandes quando basicamente é para fazer casa->trabalho somente 1 pessoa e distancias curtas.
Nessas situacoes compensa ter um deste e uma carro maior para viagens ou deslocacoes em familia
Já agora, a renault devendou hoje o “sucessor” do Twizy, o Mobilize:
https://www.autocar.co.uk/car-news/new-cars/mobilize-duo-reborn-renault-twizy-100-mile-range
E desta vez o carro é fechado 🙂
Se uma F-150 Lightning não faz 110 milhas a rebocar, é fazer a devida proporção.
O que tem a ver f-150 a ver com o assunto ? É há mesma velocidade e peso.
Não existe proporcionalidade, senão os camiões em vez de 25 ou 30 litros consumiam 200 para fazer 100 KMS.
Aqui para os meus lados anda na moda coisas assim:
https://pt.aliexpress.com/item/1005002034315763.html
Como não sei a marca, coloquei um parecido do Ali Express. Nem faço ideia do preço, mas para quem não tem carta de condução (nem de rela), pelo menos não leva com chuva no lombo.
Mas que zingarelho.
Conheço um casal de pessoas na casa dos 50 que não têm carta de condução. Sempre dá para irem dar umas voltas sem levar com chuva no lombo. Resolve-lhes o problema. Não é barato, mas pronto.
Os triciclos pesados elétricos podem andar na autoestrada. Um exemplo é o Carver S+ de 2 lugares https://www.carverelectric.co.uk/shop/p/carver-s
De momento não passa de uma probabilidade, portanto não pode:
“The Carver S+ is likely to have type approval equivalent of a 125cc motorcycle which may allow you to drive on the motorway. The base Carver is NOT allowed on motorways or dual-carriageways.”
Se é equivalente a 125cc, na lei portuguesa pode.
A marca quer que possa se equivalente a uma mota mas não é uma mota. É diferente! E como está escrito preto no branco nas FAQ’s, de momento não pode. E não sei se algum dia irá poder. É que se a moda pega, qq dia estão aí os mata-velhos a pedir o mesmo!
Mas aquilo é considerado uma mota, motociclo, triciclo está dentro da mesma categoria.
Em Portugal por exemplo, basta ter mais de 4 kw de motor para passar a ser mota e poder andar nessas vias, para circular na AE tem de dar no mínimo 60 kmh, estas são as condições do “equivalente a 125cc”.
A ANSR confirmou que é considerado um triciclo e que pode andar em autoestrada até 100km/h.
@JL não é considerado uma mota. É classificado como um veículo leve (similar a ciclomotores em termos de regulamentação) logo está limitado restringido a estradas locais e vias urbanas, não sendo apropriado ou permitido em vias rápidas ou autoestradas
Os promotores querem que seja econhecido e homologado como mota. São coisas diferentes.
@Miguel Sousa 100km/h? O veículo não passa dos 60. E como é que a ANSR confirma que algo que ainda não existe pode andar na AE? Mais noção pfv
Atenção que o modeko Carver S+ atinge 80 km/h e tem uma autonomia de 100km. Por isso é quase 50% mais caro que o modelo base. Mas há boas oportunidades nos usados.
Uma mota é um veículo leve..
Errado, isto não é um quadriciclo, nem uma scooter.
O que define se é “ciclomotor” ou “motociclo” é a potencia do motor.
Na faq tem isto:
The Carver S+ has European type approval for vehicle class L5e
L5e na lei europeia é um triciclo motorizado, que fica antes do L6e que é o tal veículo ou quadriciclo leve que só pode andar em nacionais.
Portanto pode sim andar em AE desde que dê mais de 60 kmh, já que a única limitação de andar nas AE é devido a isso.
https://www.carverelectric.co.uk/faqs
https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/Aprovacoes/HomologacoesVeiculos/Paginas/HomologacaoVeiculos.aspx
Mas o que é aquilo? Pobres japoneses, um povo que trabalha tanto nem merece um carro de jeito. Menos que um citadino, não.
Os japoneses são pequenos, e não precisam de carros que só usam uma vez por ano como acontece com os portugueses. O que mais se vende por lá são os Kei cars
Quer comparar a pandeireta que é o MiBot com um KeiKar?
https://honda.drive.place/n_box/ii_res/group_microvan/gallery
Ganhe juízo, loool
Porque não ? Isso é uma microvan que 95% das vezes transporta 1, o mibut vai andar 100% do tempo lotado.
Só disparates. Ia escrever qualquer coisa, mas nem consigo. Enfim, haja paciência… “os japoneses são pequenos”…
Ainda bem, já que de si já se sabe que é disparate.
Sim, são pequenos, magrinhos, pequenos, baixinhos. Se não entendeu a piada, vá dormir e amanha quando tiver mais bem disposto, leia novamente.
Vê lá não te caia um destes em cima!
https://png.pngtree.com/png-vector/20240720/ourlarge/pngtree-professional-sumo-wrestler-or-rikishi-in-fighting-stance-png-image_12997712.png
Os japoneses são mesmo pequeninos deviam comprar carrinhos de brincar. Quem precisa de dormir é você.
São factos
https://www.averageheight.co/averages/human-body-metrics/average-male-height-by-country/
E há mais pequenos.
Loooool
De acordo com o estudo q vc publicou, os japunas até estão acima da media.
“The average adult male globally is about 5 feet 7 inches tall (170 cm). “
Portanto são baixos para os padrões europeus.
Loool
Depende dos europeus e novamente os problemas do mundo estão longe de serem resolvidos com as acções dos europeus.
O problema do mundo não é a altura das pessoas, mas sim o seu “pequeno tamanho”. Loooool
Mais avançado que um Tesla.