Mercedes ultrapassa a Tesla e traz o primeiro Autopiloto Nível 3 autorizado
A Tesla é conhecida por ter tecnologia inovadora que se destaca pela perseguição ao que se chama condução autónoma. De facto, a marca foi quem fez mexer este mercado, além das suas poderosas baterias, o software é um trunfo que tem valido milhões em vendas. Contudo, a gigante alemã Mercedes-Benz anunciou que introduzirá o seu sistema de condução autónoma de Nível 3. Ultrapassa assim a empresa de Elon Musk.
O Nível 3 requer menos intervenção do condutor, permitindo, por exemplo, jogar videojogos ou ler enquanto conduz. Está aberta a caixa de pandora!
A Tesla é a marca que mais aposta na promoção da condução autónoma, com os seus carros a trazer ao condutor comum tecnologias avançadas. São viaturas que conduzem sozinhas, identificam sinais de trânsito, escolhem o melhor percurso, evitam colisões, detetam circunstâncias que podem resultar em acidentes e tomam decisões autonomamente, entre outras ações.
O mercado depressa se habituou a este nível de tecnologia e atualmente todas as marcas lançam os seus carros com muitos ADAS (Advanced Driver Assistance Systems ou Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor). Estes mecanismos, que fornecem um nível maior de condução auxiliada, são mais "inteligentes" e tornam os veículos mais seguros e pragmáticos.
Mercedes dá um passo em frente e lidera
A Mercedes-Benz planeia introduzir um nível mais elevado de condução autónoma para os seus clientes americanos até à segunda metade de 2023, de acordo com um anúncio feito na passada quinta-feira. O sistema "Drive Pilot" da empresa automóvel alemã está equipado com características de condução autónoma de Nível 3 com base nos padrões estabelecidos pela Society of Automotive Engineers (SAE).
A característica estará disponível como uma opção para os modelos 2024 Mercedes-Benz Classe S e EQs Sedan, disse a empresa. Na Alemanha, o sistema irá custar cerca de 5 mil euros no Classe S e cerca de 7 mil euros no modelo EQS, de acordo com a Auto News Europe.
Ao contrário de um sistema de Nível 2, que requer supervisão constante do condutor à medida que o veículo conduz e acelera, a automatização de Nível 3 dá mais margem de manobra aos condutores. A SAE define o Nível 3 como um sistema em que o utilizador não conduz quando "as funcionalidades de condução automatizada estão ativadas - mesmo que esteja sentado no 'lugar do condutor'".
Um condutor, por exemplo, pode afastar a cabeça e os olhos da estrada para falar com um passageiro ou ver um filme, de acordo alguns canais de informação que testaram o sistema Drive Pilot.
Durante a demonstração, o piloto de testes jogou Tetris e navegou na Internet enquanto o Mercedes EQS tratava de todos os aspetos da condução.
Contudo, um sistema de Nível 3 ainda requer que o condutor possa recuperar o controlo do veículo num determinado momento. Isto significa que um condutor não pode adormecer ou obstruir o seu rosto enquanto o veículo está em movimento. Quando o piloto de testes colocou uma câmara à frente da sua cara, o sistema de condução autónomo da Mercedes desengatou-se.
O sistema é também restrito a determinadas condições da estrada, e a Mercedes-Benz disse que a sua função de piloto de condução apenas permitirá que o veículo acelere até 64 km/h.
Já há autorização para ser usado nas estradas do Nevada
Ao estabelecer uma data de 2023 para levar um sistema autónomo de Nível 3 aos clientes do Nevada, a Mercedes-Benz parece estar no bom caminho para ultrapassar alguns dos seus principais concorrentes de veículos elétricos nos EUA, incluindo Tesla, Ford e GM.
Desde 2015, o CEO da Tesla, Elon Musk, prometeu entregar aos seus veículos aquilo a que Tesla chama "Full Self-Driving". Mas a sua implementação tem sido atrasada ou enfrentado críticas de legisladores, especialistas em segurança e clientes.
Alguns críticos também acusaram a empresa de enganar os seus clientes, chamando ao sistema de condução semi-autónomo da empresa "Auto-Condução Completa".
Em novembro, Musk expandiu o "Full Self-Driving Beta" a todos os clientes norte-americanos, contudo, o sistema ainda está classificado no Nível 2, o que significa que o veículo requer toda a atenção do condutor.
A característica atraiu quase de imediato o escrutínio de muitos meios de comunicação social, e da crítica em geral, usando como argumentos alguns incidentes e acidentes que, supostamente, foram causados pelo "Full SelfDriving".
Segundo informações, a National Highway Traffic Safety Administration investigou 35 acidentes desde 2016, nos quais o sistema Tesla "Full Self-Driving" ou "autopiloto" estavam a ser utilizados. Os acidentes já mataram 19 pessoas, informou a entidade responsável.
A Mercedez-Benz afirmou no seu anúncio que a tecnologia está em conformidade com os regulamentos do estado do Nevada, sugerindo que o sistema autónomo só estará disponível para clientes sediados no Nevada.
Este artigo tem mais de um ano
Porque ninguém está a investir no nível 3!
A Tesla investe no nível 4 e 5!
O nível 3 é o mais perigoso de todos é só as germânicas é que investem nele porque não conseguem mais! Google it.
“…A Tesla investe no nível 4 e 5!…”, Mas so tem o nivel …2! Ah espera,,,,o 2 caiu do ceu, foi oferta divina, pq eles sp investiram so no 4 e 5, prescindiram da sucessiva evoluçao. Os alemaes, sao tao estultos …porra! Quais pagaos, a incomodar o Deus e os seus fieis devotos.
Hahahaha …e quase como alguém que não possui a cura para o cancro dizer que isso não interessa para nada porque está a investigar a cura para todas as doenças …..anedótico… conhece La Fontaine e a fábula da raposa ?
A Tesla nem consegue nível 2 a funcionar 100% com o Autopilot.
Precisavam de Lidar mas o Musk tem um ego muito grande para admitir tal coisa. Só com cameras é uma desgraça.
BAMB
O Musk anda ocupado a trollar no Twitter.
Todos andam a ultrapassar a Tesla. Esta empresa já não é o que era no início. Tem produtos cada vez mais desatualizados. Promete muito e faz pouco.
Não existe uma razão racional para comprar um Tesla hoje em dia. As outras marcas fazem melhor.
Então qual é o carro de outra marca que tenha e que custe o mesmo:
-uma rede de carga dedicada
-atualizações OTA
-uma rede de oficinas especializadas da própria marca, e não que se vê em outras marcas onde apenas 1 ou 2 colaboradores têm formação para mexer em eléctricos.
-um produto que recebe tanto atualizações de software como hardware, já que estamos a falar de tecnologia de auto-pilot
Entre muitas outras vantagens.
PS: não tenho nenhum, que pena.
O que disse equivale a dizer que a Tesla esteve 15 anos tecnologicamente à frente de toda a indústria automóvel, ou se preferir, a indústria automóvel esteve 15 anos atrasada em relação à Tesla.
A Tesla já está a ser cilindrada pelos outros construtores.
Bem avisavam que a partir de 2019-2020 isto iria mudar. A Tesla ficou para trás.
Estamos em 2023. Lool
Afinal onde estão as outras marcas ? É 1000cc ou 1500cc
Isso é algum tipo de piada da Mercedes. isso não é diferente de fords blue cruise, caddilac super cruise e teslas autopiolot, se não pior. Esta é uma notícia antiga e funciona apenas em estradas predeterminadas, permanece na faixa e desliga após 65 km. E, a propósito, onde estão os Tesla Killers de BMW, Mercedes e Audi Tesla … mais perto do final da lista dos 100, com certeza … eles não estão no top 10.
Diga que produto temos no mercado mais actualizado que a Tesla???
Já testei tudo e todos os sistemas e o melhor é mesmo o da Tesla e até is carros são muito. Ais eficientes! Esqueçam estas publicidades enganosas! A notícia deveria evidenciar como funciona o sistema da Mercedes em vez de estar a comprar o incomparável!
Mais um devoto da Tesla….
Devoto ?
Ao menos tem uma opinião baseada naquilo que testou, ao contrário dos 99% dos comentadores aqui que fala apenas por falar.
Toda a razão RC!
E quantos Teslas ja testaram um e-tron ou um taycan? Claramente que são propostas e preços diferentes, mas afirmar que a Tesla é a melhor… pode até ser tecnológicamente, no sentido do AutoPilot e do grande tablet, com serviços próprios da marca e outros extras que muitos beneficiam desde o inicio(Postos da propria Tesla), mas como carro é mais fraco que os rivais. Mesmo indo po Model S, o conforto da Audi/Mercedes é evidente e a desportividade dessas e da Porsche, deixam a Tesla para trás como carro. É a minha opinião, baseada em reviews e já tendo estado dentro de um Model 3.
Eu tenho um Audi e o conforto/materiais são superiores aos da Tesla. A unica coisa que me faz gostar mais da Tesla em relação aos outros é o preço(45k/60k para um citadino com 400cv é maravihoso) e o abastecer. De resto, não consigo ver vantagens em ter um Tesla, mas posso não estar a ver a big picture e o ser fanático por gasolina também não ajuda.
Nem todos podem ter os mesmos gostos, se é mais barato e tem outras vantagens que essas marca não têm, então é algo a ter em conta.
Cada cabeça sua sentença, a desculpa de devotos é mais não sei o quê, é apenas preconceito.
Preconceito? Com o que? Acabei de afirmar que a Tesla tem os seus beneficios, mas tais não são de condução quando comparamos com os bons.
O Tesla perde contra carros a gasolina que não custam 300k, perde para CooperWorks e para Hyundais Fastbacks I30n… Ha videos no youtube de um Model 3 Performance a perder em Nurburgring(Nao é linha reta, ja custa mais). Portanto, provas existem, não falo por falar.
Obvio que quando comparamos os bons(e-tron e taycan), nenhum Tesla atualmente tem a mesma capacidade de resposta desportiva, são muitos anos a ganhar campeonatos pelas germanicas e isso pesa na construção e utilidade do carro, mas tirando tudo o que é desportivo e bons materiais, sim os Teslas são carros altamente capazes e com o desconto recente, demasiado atrativo para não pensar num, isso para quem gosta de EVs e quer gastar 50k.
Tesla Vs Leaf, obvio que por mais 10 ou 15k, vou po Model 3, mas lá está, dai a dizer que é o melhor elétrico… É o tal fanatismo que os Teslas acabam sempre por ter, e que é saudavel, defender o seu!
Essa parte do preconceito não era para si.
Obvio que comparado com desportivos não vai muito longe, os teslas não tem equipamento desportivo, mesmo os que são performance.
A pessoa que disso isso, referiu-se de todos os que testou, também duvido que tenha testado tudo e todos, na minha opinião ele refere-se aos que testou e nos parâmetros que evidencia.
Parece-me, que o negocio do Elon Musk ‘e como o da Walt Disney: fazer dinheiro. Se ‘e com carros electricos, foguetoes ou cryptomoeda parece-me irrelevante. Portanto, a marca Tesla segue esse pressuposto. Nada tem a ver com veiculos realmente autonomos ou outro “pitch” qualquer de vendas. Se conseguirem, muito bem, se nao conseguirem, muito bem na mesma. O dinheiro entra de qualquer forma.
Não é esse o prossuposto de qualquer empresa ?
A Tesla nunca esteve à frente.
Os outros construtores é que foram espertos e não derreteram €€€ durante 10 anos. Agora é copy paste e até já fazem melhor que a Tesla.
Looool, quando o preconceito fala mais alto.