Mercedes sobre proibir motores de combustão: “Estamos a dirigir-nos contra uma parede”
Mais uma vez, o diretor-executivo de uma empresa europeia procurou alertar a União Europeia (UE) relativamente ao potencial impacto da proibição prevista dos carros com motor de combustão interna. Na perspetiva de Ola Kallenius, é necessário fazer uma "avaliação realista" da questão.
Como parte da sua estratégia de descarbonização e ignorando - para já, pelo menos - os avisos que têm sido emitidos pelas fabricantes, a UE planeia impedir a venda de modelos movidos a gasóleo e gasolina, após 2035, permitindo apenas o registo de carros novos com emissões zero.
Com críticos a defenderem que a medida prejudicará as fabricantes de automóveis europeias, que já enfrentam dificuldades com a fraca procura, a concorrência chinesa e as vendas de veículos elétricos abaixo do esperado, a proibição pela UE deverá ser revista ainda este ano.
Fim dos motores de combustão interna tem de ser realista
Na perspetiva do diretor-executivo da Mercedes-Benz, Ola Kallenius, juntando-se a outros executivos que já criticaram, também, a medida europeia, "precisamos de uma análise realista".
Caso contrário, estamos a dirigir-nos a toda a velocidade contra uma parede.
Disse o diretor-executivo, numa entrevista publicada no diário económico alemão Handelsblatt, alertando que o mercado automóvel europeu pode "entrar em colapso", caso a proibição avance.
Segundo Kallenius, a proibição dos carros com motor de combustão interna, a partir de 2035, apenas motivará os consumidores a apressarem-se para comprar automóveis movidos a gasolina ou gasóleo.
Para incentivar a mudança para carros elétricos, em vez de proibir, a UE deve promover incentivos fiscais e preços baixos associados à energia nas estações de carregamento, na opinião do, também, presidente da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (em inglês, ACEA).
Conforme assegurou, "é claro que temos de descarbonizar". No entanto, "isso tem de ser feito de forma tecnologicamente neutra; não podemos perder de vista a nossa economia".






















Pessoalmente, só quero carros a combustão, nem que tenha de os importar. Assim como só quero relógios mecãnicos. Ambos, se bem mantidos, duram décadas!
Carrinhos a pilhas… nem dados…
Alguma razao logica para pagar mais para ter algo menos eficiente?
Já era de esperar que a industria vinha pedir apoios e subsídios,… o que será da europa com tantos apoios e subsídios a empresas e pessoas que não merecem????!
Ai os carros a combustão são mais caros? E onde está a eficiência a mais nos elétricos?
Sim, tem vários artigos na Pplware sobre isso.
Está em todo o processo de uso da energia, também tem vários artigos sobre isso.
O que será da Europa sem indústria automóvel? Sabes quantos empregos isso representa e qual o PIB que isso significa?
Afinal o que será melhor para a Europa, ter em teoria mais eficiência, menores emissões e mais uns euros no bolso por km… ou ter trabalho para por comida na mesa e uma economia que possa sustentar-se a si mesma?
E porque havia de desaparecer ? Já sabemos que os ve duram mais, mas não duram para sempre.
Pois, com veículos a combustão é isso mesmo, pouco mais que comida na mesa.
Quem disse que um VE dura mais que um combustão? Quando uma bateria durar mais que um motor a combustão, depois ai falamos.
Alguns artigos, tem um aqui na pplware.
Uma bateria já dura mais que um motor a combustão há muitos anos.
carros electricos sim quando as baterias forem 12 V e tensões baixas .
Nunca um posto de transformação electrico com voltagens de 800 V e 30 Amperes com rodas.
800 Volts ?
Nalguns pode chegar aos 1000 Vots , a ignorancia das pessoas assusta-me nem imaginam onde estão sentados.
Mas qual é o mal dos 800v ?
Eu tenho duas razões: porque posso e porque quero
E os subsídios aos elétricos? Não contam? Peço desculpa dona Luísa, chamam se incentivos. Hipocrisia a quanto obrigas
Não há subsídios para esses, existem sim subsídios nos combustíveis, aos milhões.
Ora!
Mas a pilhas sem sequer existem há venda cá, e importados aparecem muito poucos, já que se venderam poucos na Europa.
Até o gajo da Mercedes é mentiroso…. Palavras do nosso amigo. Ninguém está a impingir nada. O gajo da Mercedes é que não sabe.
Não, quem é mentiroso são alguns por aqui.
Claro que ninguém está a impingir, a única coisa que vai ser impingida em 2035 é a não venda de veículos com motor a combustão com emissões de CO2.
Os incêndios se calhar já produziram mais CO2 em 15 dias do que os carros todos de Portugal em 10 ou 20 anos.
Estão a impingir sim, só você é que não acredita…. e os outros é que vão com o rebanho…
Então vá ajudar a apagar, ou vai dizer que os eléctricos são culpados ?
Se estão a impingir qual é o seu ?
Eu comprei porque quiz , você diz que impingem e não tem nenhum, estranho no mínimo.
Quando estás preso ao passado e não consegues ver o horizonte…
Podes crer, eu tenho vários relógios mecânicos, e sei do que falas.
Mas depois também tens que ver que embora haja para ai muita tralha, os relógios mecânicos são caros, e quando digo caros, e quase sem limite de preço, começando com os cronografos, acabando nos turbilhões, e relogios perpectuos com alarme de cucu.
Os carros da Mercedes são sinónimo de bom gosto e qualidade, a qualidade e elegancia tem preço também não são para qualquer bolso.A maioria das pessoas com Mercedes não quer carros elctricos claro!
A mesma coisa na Porche, teve que fugir para os EUA onde pode continuar a vender o que é bom, sem serem perseguidos.
No entanto nem toda a gente sabe apreciar luxo, qualidade, e elegância, e ha pessoas que preferem gastar 100k num carro a baterias só porque aceleram rápido nas retas, do que comprar carros exclusivos de elegancia e qualidade.
Nem toda a gente sabe o que status social é.
Achar que um carro elétrico de 100k é apenas por causa da aceleração é ser ingenuo.
Talvez o novo status não seja o barulho do motor, mas a inovação, a tecnologia e a inteligência de um carro. Luxo não é apenas o que é velho, é o que é avançado.
Não há carros a bateria que sejam “exclusivos de elegância e qualidade”?
Quem gasta 100k por um electrico é devido ao que? explique la entao, para eu desmontar!
Grande entendido em carros o que é a “Porche” nem uma marca de carros de renome sabem escrever, mas andam com relógios mecânicos devem ser “Rolech” a ouro.
Só retas https://youtu.be/G05hA8rp6sk?si=rhOanfJSSNPo4kNT
AQUIM 9 de Agosto de 2025 às 12:50
CARROS ELÉTRICOS. MOBI-E— não esquecer que vai começar o HACKING aos carregadores públicos para veículos elétricos e depois carro hackeado e com vírus, pela certa, isto se é assim nos carregadores públicos para telemóveis porque não vai ser nos carregadores da MOBI-E públicos ?
Está mais que óbvio !
Como colocam um vírus num micro controlador ?
Porque a mobie não tem carregadores.
Também prefiro relógios mecânicos, mas, a longo prazo, eles costumam exigir mais manutenção do que um relógio de quartzo. Não é muito diferente da comparação entre carros a combustão e elétricos.
Os relógios mecanicos teem o senão de teres que ter em conta se tens energia, regularmente.
Já os the quartzo, quando acaba, acaba mesmo, até carregares outra vez, nos electrónicos, ou ate mudares a pilha..
A nivel de manutenção os meus mecanicos são 10 anos entre manutenções, mas são muito mais sensiveis ao choque.
Os electrónicos, quando avariam, é de vez,
Os de quartzo, depende, mas muito provavelmente tens um problema para o futuro.
Os mecânicos, a manutenção é mais cara claro, mas duram muitas vezes bem mais do que uma vida, depende se fizeres manutenção.
Os bons de quartzo são muito mais precisos, e tem um numero de caracteristicas interessante.
Os electrónicos não teem precisão nenhuma, mas tem um numero de funcionalidades interessante
No meu entender, a escolha será entre electrónicos e mecânicos.
Os a pilha derretem-te a carteira, e andas sempre sem relógio, é uma correria para trocar pilha,etc.
Os electrónicos, esses como teem bateria são uma mais valia, pois carregas em casa, e ja ha alguns que duram mais de 1 mês.
Eu tenho uma coleção de quartzo, a pilha(infelizmente).
Tenho a minha coleção de mecânicos, são originais.
Tenho depois 1 electrónico para estragar no dia a dia.
Mas numa festa, num jantar especial,numa visita,etc, obviamente que levo um da minha coleção de mecânicos, claro!
Os electricos teem o problema de serem uma caixa de bugigangas, é só luzes, parece que estas numa sala de espelhos, ao pé do varão.
Depois nunca sabes quando vão rebentar e encendiar tudo.
As baterias não duram várias décadas, e são caras como tudo.
Os mecânicos são classicos, seguros, com autonomia normal, e destroem menos as estradas, pois são mais leves, e tens um numero de fornecedores de energia enorme.
Poluição atmosféricas são os incêndios, mas porque nao começam com a proibição de desportos motorizados a combustão? Pois, extrair metais para baterias a pesar centenas de kg? Nem o meio ambiente escapa,,
Essa quantidade de metais só é 300 a 400x menor do que os minerais que os a combustão usam durante a vida útil de ambos.
Sim sim, um elétrico faz 600 000 km sem qualquer problema. Sem levar inversor, bateria, ou alguma peça que não custe menos de 1000€
E já agora… Vi um E-208 levar um compressor de ar condicionado, 1700€ + mao de obra na marca…
Compressor mecânico 300€ + mao de obra.
Mas claro, o JL vai já dizer que é mentira porque ele è que sabe.
Até faz mais sem levar nada disso, já tivemos aqui vários exemplos.
Também já vi um 208 a levar o mesmo tipo de compressor, mas para motor a combustão, que fica mais ou menos pelos mesmos valores.
Eu nunca digo que é mentira, vocês próprios sabem melhor quando mentem que eu.
Olhe que não… um compressor mecânico custa +- 300€ já com iva.
Se for em segunda mão sim, esse também era ?
Enfim ha quem defenda o indefensável!!! nunca em tempo algum até ao dia de hoje uma bateria dura mais que um motor a combustao nas mesmas circunstancias PONTO!!!!
Concordo, então qual teve e não durou ?
Uma bateria dura 1 milhão de quilómetros? Prove lá? Não prova nada.
Isto é, com a mesma autonomia inicial. Tenho um carro com 25 anos em casa que faz exatamente os mesmos quilometros que fazia inicialmente com o mesmo depósito de combustível.
Como sabe que faz ? Se não o comprou novo ?
Eu tenho um eléctrico com 27 anos que faz mais autonomia do que em novo.
Não precisam de durar 1 milhão para durarem mais que os a combustão, basta metade disso.
Os alemães só vêm isso quando já bateram contra a parede ou estão a 5cm.
O que ele diz é verdade muita gente vai a correr comprar carros a combustão antes de serem proibidos.
Eu irei comprar o meu em dezembro de 2035
Não sei se já olhaste para a UE, mas sem a Alemanha ninguém se safa e como a Alemanha está em maus lençóis e nunca vai conseguir ser competitiva no segmento EV, o que achas que acontece à UE e a todos os europeus?
Bruxelas é que tem de acordar e largar as bandeiras que estabeleceu quando toda a Europa estava virada ao socialismo
Vivo em Bruxelas. A CE e a UE estão massivamente infiltrados por malta de esquerda ambiente anti Eurpeista. Uma das maiores ironias e dos maiores cinismos que assist mi na vida, malta anti Europeia a viver à custa dos dinheiros europeus e com benefícios fiscais estupidos.
Para essa malta manter as bandeiras no ar é mais importante do qur a Europa cair. Aliás é esse o objetivo e pelo caminho aproveitam e sacam umas coroas.
Ou este está a fazer-se de parvo ou então quer fazer os outros de parvos.
“Ola’s focus on electric and autonomous vehicles has made him an industry leader as Mercedes-Benz plans to invest more than $12 billion into the company’s new line of battery-powered vehicles.”
Tem a lição bem estudada. Faz parte do 1%.
O objetivo desta gente é só um. Nós não fazemos parte deste grupo. Somos dispensáveis.
O CEO da Mercedes afirma o óbvio! A Europa decreta a tecnologia boa ou má que podemos comprar! Essas decisões disparatadas estão e vão ter consequências desastrosas!!!!!
Não lembro de nenhuma decisão do género: “Agora é proibido usar monitores CRT!”, “Agora vai ser proibido usar disquetes!”, “Agora vai ser proibido usar o avião”, …….
Se não se lembra é porque é muito esquecido, já proibiram os plasma e muitas outras coisas, mas sabemos que tem memória curta.
É proibido usar motores a combustão que usam carburador ? E desta lembra-se ?
é uma estupidez realmente proibir coisas, acho muito bem e deixar permitir teres a tua casa com placas de amianto e o teu veiculo a conbustão dentro da casa a trabalhar com a tua familia lá dentro.
ISSO MESMO MEU CARO AMIGO, VC DESCOBRIU O OBVIO. Os politicos querem ganhar a argumentacao, sendo que históricamente sempre roubaram “do povo, do mundo e de deus”. Eles querem agora argumentar “servicos” desnecessários para a nação e dizer indiretamentes que eles são “IMPORTANTES E ÚTEIS PARA A SOCIEDADE” KKKKK. Eles querem dizer que sao “bons trabalhadores competentes” e pensam muito no povo kkkkk. O desespero dos politcos parecem em querer mostrar “servicos” para o povo (que são completamente desnecessários como essa pauta acima) para dizerem que estão trabalhando para o povo” em prol da melhoria da sociedade e do meio ambiente e ate da civilizacao etc. Sendo que é completamente desprezivel qualquer tipo de intervencao e esforço e trabalho da parte dos políticos nessa pauta sobre “carros a combustao”. Os políticos querem dominar essa “argumentação, essa pauta” para querer ganhar feedback, mimos, fama, respeito e poder para poder melhorar a imagem deles. Querem dizerque são “úteis, honestos” para a sociedade. Esttao limpando a imagem deles com asuntos irrelevantes, sendo que a maior parte deles tem um histórico pesado, manchado, corruptos, lobbys de empresas, big techs etc. Entende
Como espaço económico europeu, neste momento a Europa onde ainda vai tendo marcas que exportam para o mundo é nos automóveis. Na informática somos um zero à esquerda, no hardware ASML, pelos vistos muito preponderante para os processadores atuais mas pelos vistos só os asiáticos é que sabem tirar partido dos equipamentos. Acho que os governantes deveriam acarinhar as empresas que contribuem com os impostos que lhes pagam os salários.
Eu compreendo a ideia da “imposição” dos VE, temos de ser independentes dos combustíveis, mas passamos a depender novamente de terceiros no que toca a metais raros controlados pela China, e dai a minha duvida, podemos estar a matar o motor da economia Europeia por motivos de independência energética de um lado e estarmos a continuar dependentes por outro lado com a agravante de termos ficado para traz no desenvolvimento dos VE.
O que ainda nos vai salvando é o fato de as marcas Europeias serem marcas de lucho que as marcas Chineses vão demorar anos a lá chegar.
Caro, quem manda nisto não são os políticos que dão a cara. Quem manda nisto são os klaus schwab desta vida e os donos das corporações que controlam o mundo. Não há setor da sociedade que não controlem. Quando o schwab diz abertamente que a China é um exemplo a seguir por todo o mundo, está tudo dito. O modelo social chinês é o modelo a implementar. Chama-se ditadura tecnocrática. Controlo total sobre a vida do cidadão comum. Andamos nós preocupados com ninharias quando o que está em causa são as nossas liberdades individuais.
Até parece que no ocidente nao tens a vida controlada também!!!!
Os mesmos que querem obrigar a malta a usar VE são os mesmos que depois não querem nada made in china, ninguém vê a idiotice, a hipocrisia nisso?
Não se preocupam com mais nada made in china mas nos carros em especifico é que existe o caos e o drama.
O homem só está a alertar para a realidade q todos conhecem mas q alguns, por teimosia, insistem em não reconhecer.
Sim, que é preciso acabar com os a combustão mas de uma forma não tão violenta.
Vc não quer mesmo perceber?
Os clientes não querem carros elektros. Ponto!
Se os alucinados persistirem na paranóia daqui a 20 ou 30 anos a UE será a nova Cuba no que a carros diz respeito.
Tanto quero que já percebi, qual foi a parte que não entendeu ?
Se não quisessem eles não os vendiam.
Mas ele não diz que não devem persistir, ele quer é uma proibição faseada, não toda de uma vez, o que até concordo, mas claro que os alucinados da combustão só leem o titulo.
https://pplware.sapo.pt/motores/mercedes-sobre-proibir-motores-de-combustao-estamos-a-dirigir-nos-contra-uma-parede/#comment-3743458
Quando acabam os subsídios “caput” elektros!
Subsídios só existem para combustíveis.
Veja o que aconteceu na Alemanha, acabaram os incentivos e as vendas aumentaram, é tudo uma questão de custo, quando tiverem a paridade de preços, as pessoas escolhem os melhores, acontece na Alemanha e nos países nórdicos.
https://pplware.sapo.pt/motores/mercedes-sobre-proibir-motores-de-combustao-estamos-a-dirigir-nos-contra-uma-parede/comment-page-1/#comment-3744505
Na Alemanha reactivaram os subsídios para empresas.
Está redondamente enganado.
Mas as vendas aumentaram antes, aceite que dói menos , essa medida ainda não saiu nem se sabe se sai.
Já havia desde janeiro de 2025 um incentivo para empresas. Elektros até €70.000 podiam ser deduzidos fiscalmente ao longo de 6 anos, reduzindo o imposto a pagar.
Com a revisão de Abril de 2025, a grande novidade passou a ser que, a partir de Julho, o valor a deduzir subiu para carros até €90.000 e a empresa pode deduzir até 70% do valor do carro logo no 1º ano fiscal. Fantástico!
Estes carros podem ser adquiridos sem limite direto ligado ao número de funcionários. Duplamente fantástico!
Isto até dá para encapotar empréstimos. Por ex. compro um carro por 90 mil, “arrecado” no fim do ano 63 mil ( ou deixo de pagar) e pago ao concessionário em suaves prestações a perder de vista, possivelmente sem juros. Triplamente fantástico! lol
Não havia nada, mais uma invenção sua.
Ena, até dá para comprar uma casa então ?
As suas invenções cada vez são mais divertidas, continue.
Claro que há quem queira elétricos. Até digo mais, para a maioria das pessoas (julgando pela opinião de quem conheço), ser elétrico ou a combustão não aquece nem arrefece. Na minha opinião isto é mais tema de quem (como eu) cresceu com e adora os carros como os conhecemos até agora e com o tempo até isso vai desaparecer. Mas enquanto eu cá andar e houver gasolina e gasóleo à venda, os meus Land Cruiser e 911 vão rolar!
Enquanto, não houver evolução em todo o processo de fabrico das baterias,sem prejuízo do ambiente,e ou escolher em definitivo ou não o hidrogênio, acho que devemos defender a economia europeia mantendo os carros de fabrico tradicional a combustão.
Os carros chineses, deviam ser taxados num nível mais alto.
E a Europa deveria aumentar exponencialmente os subsídios para a reconversão, permitindo assim que o cidadão comum pudesse comprar um carro elétrico
Deves ser é maluco!!!! Os aneis estao a ir e depois vão os dedos se nao tiverem juizo!
Mas para quê escolherem algo muito mais caro ? se assim já é complicado, e os chineses lideram nessa tecnologia também.
Meus senhores o fim dos motores a combustão e um erro. Pensem. Se as pessoas não alterarem os carros como estão de fábrica não há problema. E segurança dos motores e boa. Os carros elétricos um dia vai haver um apagão novamente. Ninguém fala da AI a cada 6 meses e preciso um central só para alimentar aquilo. Isto não falam.
E preciso carros elétricos e outros ok.
E andem em cima dos carros que andam aí a cheirar mal e fumo absurdo isso sim . Srs inteligentes. Que moral e que tem vocês. Olhem as guerras o canhões o fumo que libertam. Os aviões cada vez são mais.
Por isso e que cada vez mais o humano não liga ao ambiente.a um estudo publicado a pouco. Dem o exemplo e as pessoas cumprem
O Planeta é só um. De uma forma ligeira divido-o em 4 grandes blocos ditos poluidores, EUA, RUSSIA, EUROPA, CHINA.
Destes 4 aparentemente apenas a Europa está a ter estas decisões, que limitam a capacidade de escolha dos seus habitantes.
Bem sei, que tem de se começar por algum lado, mas a proibição como tal está prevista hoje é só no minimo em meu entender uma decisão irracional.
Reduzir a poluição é importante, mas está longe, quanto a mim de serem os veiculos da Europa com motor a combustão que vão resolver o problema…
E apenas para acrescentar ao meu post anterior, a menos que a Europa se queira suicidar economicamente, vai cair no ridiculo de produzir carros a combustão para vender para mercados onde não foram irracionais ao ponto de os proibir, e não os poder vender para os seus habitantes.
Ou alguem acredita que os mercados para onde os bolis Alemães e Franceses vão, vão querer os VE ?
Daqui a uns anos voltam a adiar o fim dos motores a combustão outra vez.
As vendas de elétricos têm vindo a cair há meses sem fim.
Ainda haverá carros novos com motor a combustão em 2050.
Errado, têm vindo a subir, tem vários artigos por aqui a contrariar a sua mentira.
Em 2050 já ninguém, fora os velhos do Restelo a querer saber disso.
Espero bem que sim, que é para eu andar com o meu velhinho à vontade, se por ainda cá andar
O que sobe são os subsídios. Se realmente fosse lm melhores, não precisavam de subsídios.
Mas subsídios só existem nos combustíveis.
Tanto são melhores que nos países onde estão ao mesmo preço, só 57 pessoas compraram carros a gasolina.
Pois claro, NUNCA um bom produto precisa de subsidios para ser comprado, NUNCA!!!!
Exatamente por isso não tem subsídios, isso só existe nos combustíveis.
Ganda doido. Um produto taxado a 60% beneficia de subsídios… lol.
Sim, beneficia de subsídios, pensava que era bem evidente:
https://pt.euronews.com/green/2025/02/04/subsidios-aos-combustiveis-fosseis-paises-do-g7-ignoram-objetivos
“As medidas em vigor incluem a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e a compensação da receita adicional do IVA.”
https://www.acp.pt/o-clube/revista-acp/atualidade/detalhe/preco-dos-combustiveis-na-proxima-semana–18-a-24-de-agosto
Que rica democracia… 😛
A questão é política e nada mais.
Basta verificar onde 80% das pessoas estaciona o seu veículo para verificar que nem toda a gente tem as condições para estacionar e carregar em segurança.
Caso exista um relé de um elétrico antigo, pode por todo o parque em risco. 😛
Além do mais, é só fazer contas, para verificar que o transporte coletivo é a melhor solução relativamente ao preço.
Podemos ver a fonte desses números ?
Ou o rele de um a combustão ?
Então é usar o transporte coletivo
Enquanto deixarem os jatos privado (que poluem mais e têm mais impacto, devido à altitude que circulam) e aviões a poluir (pois são um dos que causam, maior “dano”), nada do que é dito por políticos corruptos carregados de conflitos de interesses, tem valor.
Já mostraram o o seu verdadeiro descrédito, atos e formas de corrupção que geram ódio, conflitos e guerras entre os povos, algo que está fora dos valores ditos europeus.
Não vê que os aviões não transportam só o piloto ?
Bem, vou contar a minha estória.
No meu atual emprego fui convidado a passar a ter um automóvel elétrico.
Muito fixe, bom carro, mas a minha vida mudou…
Comecei a dar por mim a gerir a minha vida em detrimento da capacidade da bateria, e a ter de conviver com ansiedade.
Foi então que na oportunidade de mudança de viatura, voltei ao normal, a ter um veículo normal e a recuperar uma vida sem sobressaltos. Sinto-me novamente livre.
É este o meu testemunho real.
Que veículo era ?