SUV elétrico Mercedes-Benz EQC está já em produção
O mercado dos veículos elétricos necessita de mais oferta. São ainda poucos os fabricantes que têm modelos para comercializar e muitos desses carros têm entregas demoradas. Assim, a chegada da Mercedes ao segmento dos 100% elétricos é uma boa notícia. A empresa alemã referiu que o SUV elétrico Mercedes-Benz EQC acabou de entrar em produção.
A Mercedes tem sido um do mais fortes fabricantes automóveis no mundo. Realidade que poderá mexer bastante quer com a oferta dos elétricos, quer o preço dos mesmos.
Mais marcas que vão dar mais vida ao mercado dos VE
Com o anúncio de entrada de produção deste SUV, a Merdeces-Benz junta-se ao Tesla Model X, ao Audi e-tron e ao Jaguar I-PACE na parte mais sofisticada do mercado. Assim, o novo veículo custará na Alemanha (incl. 19% de IVA) preços a começar nos 71.281 euros. Além desta oferta, a empresa irá produzir uma edição limitada da versão EQC Edition 1886, esse terá um preço de cerca de 85 mil euros.
Autonomia do novo SUV Mercedes-Benz EQC ainda por perceber
No comunicado à imprensa, a Mercedes-Benz divulgou uma classificação para o extinto ciclo de testes NEDC - 445-471 km (277-293 milhas). Não se percebe a razão de usar o ciclo NEDC já que todos os novos modelos são obrigados a obter certificação WLTP.
Os números do WLTP talvez ainda não estejam prontos ou o fabricante alemão não tenha ficado satisfeito com o resultado. Assim, acredita-se que no novo ciclo este veículo poderá ter uma autonomia entre 320 e 400 km.
No que toca às baterias, esta são de 80 kWh, montadas pela Deutsche Accumotive na fábrica de Kamenz (perto de Dresden), na Alemanha, recorrendo a células de bateria LG Chem.
Especificações Mercedes-Benz EQC:
- Autonomia de 445-471 km (NEDC)
- Consumo de energia a 20,8 - 19,7 kWh / 100 km (NEDC)
- Bateria de 80 kWh (384 células)
- Peso da bateria de 625 kg
- 0-100 km / h (62 mph) em 5,1 segundos
- Velocidade máxima de 180 km / h (112 mph)
- Motor duplo com tração nas quatro rodas (dois motores assíncronos)
- Saída do sistema 300 kW (408 HP) e 760 Nm de binário
- O carregamento CA demora 11 horas (carregador integrado monofásico de 7,4 kW)
- O carregamento rápido CC demora cerca de 40 minutos (10-80% SOC)
- Comprimento / largura (incl. Espelhos) / altura: 4.761 / 1.884 (2.096) / 1.623 mm
- Peso do meio-fio (EC) / perm. GVW / carga útil (EC): 2,495 / 2,940 / 445 kg
- Bagageiro (dependendo do equipamento instalado): aprox. 500 l
Este primeiro EQC sairá da linha de produção na fábrica da Mercedes-Benz em Bremen. Segundo a marca, é também nessa unidade que são produzidos os Classe C Sedan e Estate, bem como o GLC e o GLC Coupé. A empresa refere que é uma equipa experiente que conta com as mais recentes tecnologias.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Daimler
Fonte: Daimler
Neste artigo: elétrico, Mercedes-Benz EQC, SUV
Pena a autonomia…para o preço que é
E para a capacidade das baterias. A eficiência é miseravel
Carros elétricos em 2019: Poupa-se no “gás” e gasta-se o dobro na entrada.
Para além de: 11 h para carregar, isto se houver local.
Essas 11h a carregar são em casa com uma Wallbox semelhante à que se pode obter na EDP, que se não permite os 7.4kW referidos está perto disso.
o tempo de carregamento que referes não está correto se utilizares postos rápidos ou se tiveres uma wallbox em casa/empresa/escritório e corrente suficiente disponível.
para além disso, também varia de modelo para modelo e se este permite o carregamento em corrente alterna ou também em corrente contínua.
como sempre, as generalizações não levam a nenhuma informação útil.
da experiência que tenho, acho que para uma empresa um veículo elétrico pode ser compensador já que pode ser de passageiros e não paga tributação autónoma, pode deduzir o iva na totalidade tanto do veículo (ou rendas do leasing) como da manutenção, reparações, etc e também não paga iuc. ainda goza de descontos de frota e apoio do estado.
para um particular, ainda tenho dúvidas que compense dado o valor inicial muito alto mas confesso que não fiz contas
Estes VE enormes com um peso brutal não são contra produtivos?
por isso é que com uma bateria de 80kwh só tem uma autonomia de 300 e tal quilómetros…
Com esta autonomia é para esquecer!
Falam todos da autonomia, como se fizessem 800km diários.
Mesmo que os faças 3 vezes ao ano…não vais ter um carro para cada situação.
Mesmo que os faças 3 vezes ao ano…não vais ter um carro para cada situação.
Para mim o pior deste SUV é mesmo aquela frente. Não se percebe porque simplesmente não fizeram uma versão elétrica do GLC e foram criar uma frente que parece inspirada no Opel Crossland/Grandland.
SUV e economia são duas palavras que não convivem muito bem.
O Tesla model X diz o contrario
Sou obrigado a admitir essa verdade, como excepção.
A ladaínha dos eléctricos…. Não poluem nada! Ja imaginaram se vocês gastassem, já digo, 3.5kwh em 11h para carregar um carro todos os dias? Daria para 200km, certo? Quanto dava no final do mês? Agora vejam quanto as centrais electricas poluem para produzirem a energia lá de casa. Acrescentem agora o consumo do carro. Para não falar que se for num bloco de apartamentos, com certeza não haverá potencia para carregar todos os carros.
Acrescentem também o custo das baterias e sua recolocação. Sim, porque essas não vão durar toda a vida! E o mais engraçado é que ninguém fala no custo das mesmas. No final, a poupança será assim tão grande?
Acrescentem também o custo das baterias e sua recolocação. Sim, porque essas não vão durar toda a vida! E o mais engraçado é que ninguém fala no custo das mesmas. No final, a poupança será assim tão grande? Não seria mais facil retirar das estradas os carros que realmente poluem?
Todos poluem!
A grande questão é que tem de dar lucro… os combustíveis fósseis tb produzem produzem imensa poluição e nunca fizemos nada para reduzir essas emissões desde a extração até ao consumo diário…
Há melhorias sim…Mas continuamos a poluir…Verdade é que o petróleo não é eterno…tal como o lithium tb não é entre outros recursos naturais…Mas… para já o mais rápido parece ser o uso das baterias…eu discordo…Mas todos seguem nesse sentido…
É preciso a curto prazo arranjar algo que não seja tão poluente… sim pq baterias tb têm a sua poluição…Mas pq não apostar no fuel cell … hidrogênio…de modo a dispensar as baterias…uma ideia…posso estar errado mas num futuro próximo teremos de mudar novamente de tecnologia…pq o lithium acabará… a extração do minério para a produção de baterias acabará…E iremos perceber que tudo o que retiramos da terra não é eterno…E leva milhares de anos é repor…E nós não temos esse tempo…pq apenas destruímos…
Imagine as voltas daquelas que são chamadas máquinas vibrantes ,uma vez mais não falhou é um elétrico curiosamente …. .