Marca chinesa SERES já vende na Europa carros elétricos a bom preço
Como será o mercado automóvel da Europa com uma oferta alargada de carros elétricos vindos da China? Bom, em poucos anos saberemos, dado que cada vez há mais marcas chinesas no mercado europeu e com carros elétricos de vários segmentos. Assim, a SERES já vende na Alemanha.
Estão já disponíveis as primeiras 200 unidades do grupo DFSK Motors num dos mercados automóveis mais competitivos.
Carros elétricos chineses no mercado europeu
O grupo DFSK Motors provavelmente será desconhecido. Contudo, esta marca é acionista maioritária do grupo francês PSA, sendo fabricante neste mercado para a PSA, assim como para a Nissan, KIA e Honda.
SERES é a marca que este grupo usará para comercializar os seus produtos na Europa. Esta marca, nascida na China, conta com uma equipa de desenvolvimento em Silicon Valley. Agora, a marca está já no nosso mercado com propostas interessantes.
O objetivo é combater dentro dos segmentos médio e alto em termos de desempenho e preços, com propostas que começarão ligeiramente abaixo dos 40.000 euros (antes de incentivos). Portanto, não estamos perante uma marca de baixo custo.
SERES 3, um SUV elétrico para o mercado da Europa
O primeiro modelo será o SERES 3. Um SUV de 4,38 metros de comprimento, localizado no segmento do KIA eNiro, que tem um design um pouco fora de linha.
Uma proposta estética interessante adicionada ao seu desempenho onde encontramos um motor de 120 kW (163 cv) que é alimentado por uma bateria de lítio ferroso (LiFePO4) de 52,56 kWh.
Segundo o fabricante, esta tecnologia é o suficiente para percorrer 405 km, provavelmente no ciclo NEDC, o mais otimista e ainda em uso na China. Portanto, isto poderá indicar que no âmbito do ciclo WLTP, estaríamos a falar de cerca de 350 quilómetros.
Assim, é possível este veículo conseguir cargas rápidas de 30 minutos permitindo atingir 80% de carga.
SERES SF5 será o rival do Tesla Model Y?
O SUV SF5 já é um passo seguinte na oferta da marca. Mais caro, mas mais poderoso que o SERES 3. Este elétrico tem um design muito mais atraente, e um sistema elétrico que não condiciona o condutor. Provavelmente este será o trunfo que a marca tem na manga para apostar tudo quando os consumidores aceitarem a marca.
Este é um modelo que começou a ser fabricado na China no segundo trimestre do ano passado. Assim, é estranho a marca não o ter selecionado para protagonizar este início de vendas no velho continente.
Conforme podemos perceber, o SF5 está localizado no segmento do Tesla Model Y. Nesse sentido, este é um modelo de quase 4,7 metros de comprimento que, além de um design exterior mais agressivo, tem um interior bastante minimalista. A nossa atenção leva-nos a perceber a particularidade de um grande ecrã de 12 polegadas para controlar grande parte das funcionalidades e configurações do veículo.
Este carro elétrico vem equipado com a tecnologia Ali OS 2.0 desenhada pela gigante tecnológica Alibaba e onde haverá espaço para a condução com sistemas de apoio.
E o que traz o SERES SF5?
Conforme podemos ver na apresentação da máquina, este modelo terá um sistema de propulsão elétrica, composto por dois motores que lhe proporcionam 510 kW (695 cv) de potência. Vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h. Definitivamente vai ser um SUV a manter debaixo de olho.
Além deste, haverá também uma versão equipada com um prolongamento da autonomia. Assim, esta máquina terá a mesma potência, 510 kW, mas a sua aceleração até 100 km/h será de 4,8 segundos. Sem preço para já no mercado europeu, um SF5 QUE na China começa em cerca de 42.800 euros (sem incentivos). Fica a questão, não seria este uma ótima aposta para o mercado europeu?
Este artigo tem mais de um ano
E assim a China vai dominando o Mundo;)
Ainda não completamente, 40 e tal mil euros não é propriamente barato. Deixem-nos por aqui citadinos eléctricos ao preço dos gasolina e então vão ver como é.
Se fabricarem com a qualidade que fabricam as scooter eléctricas a pedal, em pouco tempo haverá trabalho para pintores e electricistas já que só se vêem por aí ferrugem e avarias nas mesmas e eu tenho esse problema consecutivamente há dois anos, falta de qualidade encoberta por plástico e ferro mal pintado
a china tem que dominar 25% do mundo a india outros 25% os USA 5%…..
Num continente pejado de marcas de automóveis, que necessidade temos nós de “mais esta” dos chineses para destruir o pouco que resta da industria europeia? Será que os lideres europeus andam a dormir? Ou será que as “luvas” são pesadas?
Ninguém quer saber da tua opinião. Cada um compra o que quiser. O mercado é aberto por uma razão… Liberdade de escolha.
Hilariante os anti comunistas quererem limitar o mercado. Afinal somos todos porcos.
É defeito ser-se anti-comunista? Já é proibido? Limitar o mercado? Ou defender o pouco que nos resta? Que temos perdido por infantilidade,ganância e estupidez das lideranças. Só não o vê quem não quer. Já
agora, o “Mercado” o vosso pior inimigo, já vos serve se for para destruir empregos e indústrias ocidentais? Vocês sabem-na toda. Desconfiava que terua de gramar com os trolls de serviço, por dar uma opinião pesdoal e livre- não tenho contas a dar a ninguém, mas jamais pensei que fosse tão imediato e violento! O pc chinês deve pagar bem.
O mercado está desequilibrado mas a culpa ate agora não é da china mas sim de países com meia dúzia de pessoas que têm grandes industrias
a china limita o mercado e nos temos de comer por ca com tudo o que vem da china que nem sequer cumpre com os requisitos que as empresas europeias tem de cumprir, nao tneho nada contra os Chineses mas temos de estar em pe de igualdade, parte das empresas de materia prima chinesas que sao do estado/PCC para entrarem nos mercados ocidentem vendem as materias primas a preço de custo para baixar artificialmente os preços dos produtos oq ue vai contra as regras de concorrancia, isto entre o uso de mao de obra escrava de prisioneiros e sem falar de situações ainda piores
se nao temos acesso aberto ao emrcado chines em pe de igualdade os produtos chineses nao podem ter acesso ao mercado europeu em pe de igualdade, a questao do emrcado livre nao existe é treta, nao mercado livre entre paises quando tem requisitos diferentes que alteram o custo de produção, para isso existem as taxas aplicadas pelos paises de foram a equilibrar os mercados
boa noite
anti comunista conta a mao de obra escrava…
pelermice e estupidez natural….
a china limita o mercado e nos temos de comer por ca com tudo o que vem da china que nem sequer cumpre com os requisitos que as empresas europeias tem de cumprir, nao tneho nada contra os Chineses mas temos de estar em pe de igualdade, parte das empresas de materia prima chinesas que sao do estado/PCC para entrarem nos mercados ocidentem vendem as materias primas a preço de custo para baixar artificialmente os preços dos produtos oq ue vai contra as regras de concorrancia, isto entre o uso de mao de obra escrava de prisioneiros e sem falar de situações ainda piores
se nao temos acesso aberto ao emrcado chines em pe de igualdade os produtos chineses nao podem ter acesso ao mercado europeu em pe de igualdade, a questao do emrcado livre nao existe é treta, nao mercado livre entre paises quando tem requisitos diferentes que alteram o custo de produção, para isso existem as taxas aplicadas pelos paises de foram a equilibrar os mercados
E alguém quer saber da sua? Pedi-lha? Que raio se julga você? Mercado aberto? Não me faça rir! Ok! Olhe que além de várias formações superiores sou “veterano” nestas coisas da vida, não é gento como você que entende mandar calar os outros quem me assusta. Meta A SUA opinião no saco pois estou-me completamente nas tintas para ela. Se não gosta do meu comentário, passe à em frente.
As marcas europeias que se comecem a mexer e adaptar ao mercado. Em Portugal dos milhares que produz anualmente, quantos sao electricos?
Ou estás á espera que sejam os governos a fabricar tudo?
Não será o mercado a funcionar!?
Os USA e a Europa quando dominavam eram a favor dos mercados livres e desregulados, até se dizia que os mercados se auto-regulam, agora que apareceu um outro jogador, a china claro, usando as regras de mercado que outros tanto apregoaram como boas, afinal parece que agora já não são justas.
E só ver a pressão que os EUA com o apoio dos seus amigos, com o Reino unido à cabeça fazem sobre outros países para não comprarem tecnologia às multinacionais Chinesas, com a desculpa de espionagem.
O Google, Facbook, es as outras redes sociais das multinacionais Americanas ou que fazem? Não será espionagem e da grande há vários anos? Ou a espionagem dos USA é para o bem e a dos outros é para o mal?
nao seja idiota
a china limita o mercado e nos temos de comer por ca com tudo o que vem da china que nem sequer cumpre com os requisitos que as empresas europeias tem de cumprir, nao tneho nada contra os Chineses mas temos de estar em pe de igualdade, parte das empresas de materia prima chinesas que sao do estado/PCC para entrarem nos mercados ocidentem vendem as materias primas a preço de custo para baixar artificialmente os preços dos produtos oq ue vai contra as regras de concorrancia, isto entre o uso de mao de obra escrava de prisioneiros e sem falar de situações ainda piores
se nao temos acesso aberto ao emrcado chines em pe de igualdade os produtos chineses nao podem ter acesso ao mercado europeu em pe de igualdade, a questao do emrcado livre nao existe é treta, nao mercado livre entre paises quando tem requisitos diferentes que alteram o custo de produção, para isso existem as taxas aplicadas pelos paises de foram a equilibrar os mercados
Oxalá que a China nunca mande no mundo, porque se isso acontecer estamos todos ligados, basta so pensar no que está acontecer na atualidade e pensar…
Um notícia de uma marca e já é caos, daqui 1 ou 2 anos vão ser dezenas de marcas chinesas
Muito top!!!
Boas malta, bonito suv…
Isto é tudo muito simples, o mercado dos elétricos vai ser igual ao dos smartphones. China a dominar.
Nos smartphones temos Samsung, huwaei e xiaomi. É tudo uma questão de tempo para 2/3 marcas chinesas aparecerem e começarem a dominar o segmento automóvel. Um abraço
A Samsung é Sul Coreana não é chinesa.
Basta saber é como é feita a refrigeração das baterias!!! Se for como os Renault/Nissan daqui a meia dúzia de anos estão a chorar que têm que colocar uma nova porque o nível de degradação é tão grande que nem 50km fazem….. agora se a refrigeração for feita a líquido, como os Tesla, Peugot’s, Vw’s….. aí sim….. é outra conversa!!
Isto é mentira, pelo menos em relação à Renault Zoe (o Leaf não conheço). O Zoe tem refrigeração a ar e a degradação das baterias é muito pequena, ao fim de 200.000km ainda estão acima dos 80%. Na minha empresa temos uma frota deles e são carro excelentes, fiáveis, resistentes e perfeitos para a cidade.
Vejam a lista dos carros mais vendidos em cada um destes países , China, Coreia do Sul, Japão e depois vejam o que é proteccionismo.
Se passarem nos testes Euroncap e tiverem assistência pos-venda que venham.
Quanta mais oferta melhor.
Estes carros devem ser iguais aos telemóveis baratos Chineses a bateria vicia logo
Não sei que raio de telemóveis chineses anda a comprar porque eu já tive dois e nunca tive problemas com a bateria, se calhar o defeito é seu. Mania de desvalorizar os chineses mas esquece-se que os portugueses nem carros tem de marca portuguesa ( já teve mas acabaram). Antes de falar mal, informe-se melhor porque a Tesla já deu muitos problemas e ninguém deixou de comprar.
Pois não , eles compram os Testos, CARÍSSIMOS,só de lorpas,para andar a 50 na cidade , pois como diz o E.Musk ” there is a sucker born every minute lol”.;
Um Fiat Uno dá PERFEITAMENTE para circular dentro dos limites que temos.
E pena que nenhum tuga não tenha fundado nenhuma marca.
Por aqui ou somos pobres ou somos burros.
Claro, num país inviável como este, no qual a política é apoiar as micro, pequenas e médias empresas. Se estas se tornarem grandes então são para mandar abaixo, nunca pode haver nada de relevante a nível mundial.
Em Portugal é exatamente ao contrário. As micro e pequenas empresas (99% do tecido empresarial português) não recebem é ajuda nenhuma.
Vai tudo para as grandes.
Esperem aí que o Donald duck desculpem Trump ainda vai descobrir que os carros também são usados para fazer espionagem e está resolvido ninguém compra carros desses. Tranquilos sócios
Não será o mercado a funcionar!?
Os USA e a Europa quando dominavam eram a favor dos mercados livres e desregulados, até se dizia que os mercados se auto-regulam, agora que apareceu um outro jogador, a china claro, usando as regras de mercado que outros tanto apregoaram como boas, afinal parece que agora já não são justas.
E só ver a pressão que os EUA com o apoio dos seus amigos, com o Reino unido à cabeça fazem sobre outros países para não comprarem tecnologia às multinacionais Chinesas, com a desculpa de espionagem.
O Google, Facbook, es as outras redes sociais das multinacionais Americanas ou que fazem? Não será espionagem e da grande há vários anos? Ou a espionagem dos USA é para o bem e a dos outros é para o mal?
Reciprocidade, meu caro. Só isso, nada mais.
Se a China proíbe o Facebook, Google e outras plataformas, porque a Europa não deve fazer o mesmo relativamente a plataformas chinesas?
Se a China obriga a ter um sócio (maioritário) chinês para poder abrir uma empresa lá (salvo raríssimas exceções), porque a Europa não faz o mesmo?
nao seja idiota
a china limita o mercado e nos temos de comer por ca com tudo o que vem da china que nem sequer cumpre com os requisitos que as empresas europeias tem de cumprir, nao tneho nada contra os Chineses mas temos de estar em pe de igualdade, parte das empresas de materia prima chinesas que sao do estado/PCC para entrarem nos mercados ocidentem vendem as materias primas a preço de custo para baixar artificialmente os preços dos produtos oq ue vai contra as regras de concorrancia, isto entre o uso de mao de obra escrava de prisioneiros e sem falar de situações ainda piores
se nao temos acesso aberto ao emrcado chines em pe de igualdade os produtos chineses nao podem ter acesso ao mercado europeu em pe de igualdade, a questao do emrcado livre nao existe é treta, nao mercado livre entre paises quando tem requisitos diferentes que alteram o custo de produção, para isso existem as taxas aplicadas pelos paises de foram a equilibrar os mercados
Compreendo os seus argumentos e em parte concordo. Mas o que seria se por exemplo a Alemanha e outros países com economias pojantes deixassem de comprar os produtos portugues que são produzidos com recurso de trabalhadores que ganham o ordenado mínimo ou próximo dele, ou seja, pouco mais de 500€ mensais e com horários por vezes bem superiores a 40h semanais? Nessa perspectiva também eles e bem, deviam considerar que grande parte dos produtos produzidos em portugal é com recurso a mão de obra escrava, portanto não os compravam.
Porque os estados membros não fomentam da UE por imposição o ordenado mínimo Europeu, alem da convergência de impostos a todos os estados membros?
Se fosse só na China que existe exploração talvez fosse fácil de lhe impor outros valores, curioso é que cá como noutros estados também existe muita mão de obra barata e o que se vê em muito desses Países é a inoperância, visto que ano a após ano se assiste à enorme fuga dos seus capitais para offshores, ao contrario da china que não permite esse tipo de fuga de capitais.
a maiorparte dos produtos que a a lemanha e outros paises nos comprao nao tem a ver diretamente com os custos mas sim com produtos que eles nao produzem ou nao tem mao de obra/capacidade para produzir
a elemanha e esses paises escolhem produzir os produtos com mais valor acrescentado o que permite pagar melhores salarios, alias +e isso que a china esta agora a tentar fazer os automoveis sao um dos exemplos
alem disso cumprimos com praticamente todas as regras que existem na alemanha por exemplo a nivel ambiental, entre outras questoes
na alemanha tambem existem industrias onde os ordenados sao baixos, depende de varios factores, agora nao tem nem em portugal ou na alemanha empresas do estado a fornecer materias primas a preço de custo ou eletricidade a preço de custo como na china de forma a contornar as regras de dumping
no entanto esta questao esta a rebentar com as empresas (do estado chines) a nao terem rendimentos para pagar os financiamentos que fizeram e comecarema entrar em default en financiamentos feitos por bancos do proprio estado chines … o que muito provavelemente vai implodir a economia chinesa ….. como destuiu a industria no ocidente
eles chegam a impor as margens de lucro que uma empresas pode ter para exportar, isto sem falar em varios produtosfeitos com mao de obra escrava e nao de salarios baixos
os salarios ja estavama começar a subir no ano passado com a falta de pessoal qualificado … com o virus chines as coisas mudaram novamente
so e possivel subir os salarios com industria de valor acrescentado, e a unica forma e a propria uniao europeia impor aos chineses as mesmas regras que as empresas europeias tem de cumprir, de forma a que parte da industria volte para a europa para paises como portugal … porque a alemanha essa ja nao tem capacidade para aumentar muito a industria, por essa razao as empresas alemas tem aumentado muito novas fabricas em portugal e espanha, na alemanha tem falta de mao de obra qualificada, nem sequer e uma questao dos salarios mais baixos em portugal
a propria tesla esta a ter dificuldades em contratar para a nova fabrica na alemanha
+1
Muito bom haver mais uma alternativa.
Qualquer carro basico precos na ordem de 40.000€.
Nós portugues daqui a mais temos de virar a China de antigamente e andamos todos de bicicleta.
QUALQUER carro para mim,mais de 1000 eur. já é caro, não faltam MILHÕES de carros baratos com pequenas “avarias”, eu tenho uns poucos; PAREM de dar cabo dos recursos,a comprar m€dra de carros novos todos os minutos, EPIDEMIA!!!!
Parecem uma imitação barata dos Tesla, com alguma inspiração na Porsche.
Acho que devemos valorizar o que é nosso (europeu) em detrimento da América e da CHina.
Sejamos sérios. Quando se fala no mercado a funcionar… alguém será capaz de me explicar o facto do petróleo estar a 40 dólares por barril e os preços dos combustíveis estarem a valores idênticos ao que estavam com o preço do barril a 80 dólares!!!!! a semana passada meti gasóleo em Espanha a 0,89€/litro!!!!!
Vale a pena haver mercado livre onde há “meia dúzia” de operadores protegidos por burocracias e redes de interesses que facilmente alinham os preços????? Não há comunistas nem socialistas nem bloquista nem outras “raças” a denunciarem isto com efetividade!!!!. Chego a pensar que estaríamos melhor sem a restauração, pelo menos não havia um feudo de oligarquias mafiosas controlando macambúzios….
Completamente de acordo com a última parte do seu texto. A Restauração foi um embuste das classes dominantes na época para com a maioria do povo que perdura até hoje e que enviou e continua a enviar este desgraçado povo para a cauda da Europa.