PplWare Mobile

Mais uma: Mercedes anuncia regresso dos botões físicos aos seus modelos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Artilheiro says:

    Por questões de usabilidade e segurança, nunca os devia ter tirado.
    Até os chineses, já se importam mais com a segurança, que os outros paises.

  2. Max says:

    No 5º parágrafo do post há um link em “Conforme explicado por Östberg”, que dá uma imagem melhor do volante do GLC. Ampliando, vê-se que:
    – Há uma alavanca do lado esquerdo que só pode ser a dos piscas, mas provavelmente também há piscas de cada lado no volante. Só os loucos da Tesla no Model 3 é que substituíram a alavanca por botões no volante (nos novos modelos pode-se instalar a alavanca, pagando). Há outra alavanca do lado direito.
    – Nos botões no volante são reconhecíveis alguns botões habituais como cruise control e telefone.
    – Östberg destacou também os “roller” (rolamentos) físicos no ecrã, visíveis de cada um dos lados do volante em cima.

    • Max says:

      Corrigindo a frase dos “roller”:
      – Östberg destacou também os “roller” (rolamentos) físicos, visíveis de cada um dos lados do volante em cima. Para que servem? Pois … há-de ser para rolar qualquer coisa (por exemplo o ecrã sem ser preciso tocar-lhe?), ou aumentar ou diminuir por exemplo o som.
      Para mim faz sentido tudo o que dispense o mais possível de e tirar os olhos da estrada e olhar para o ecrã, ou mesmo para o volante.

  3. Grunho says:

    Também acho. Não é boa ideia vender aos clientes lixo sofisticado e armadilhado para avariar. Pelo menos tenta-se disfarçar.

    • Bárbara Loca says:

      Sabes que ao só teres ecrãs e quanto mais simples (ecrãs em vez de botões) como os EVs cujas peças móveis são muitíssimo menos que num ICE, então…avariam MENOS. Tudo ao contrário do que dizes…enfim.

  4. JL says:

    Tenham calma, o ser humano não evolui tão depressa como a tecnologia, e deve ser por isso que chamam os Mercedes de carro de velho. Lol

    • Nuno José Almeida says:

      Jl, sei que és um fanboy da TESLA mas sê verdadeiro. A TESLA está errada neste aspecto (e noutros) não é uma questão de hábito, é uma questão do que é melhor. Botões físicos e colocados em locais que nem é preciso olhar para eles, são melhores. Muiiito melhores. E não é ser velho, é não reinventar a roda que é uma coisa que está demasiado na moda.

      • JL says:

        Mas quem falou em Tesla ?

        Só disse o que disse devido ao artigo mencionar que os chineses gostam mais de comandos tácteis.

      • Bárbara Loca says:

        Do que é melhor? Falas com o carro “aumenta o volume” “liga o A/C” e não há botões a degradarem-se. No entanto considero que botões físicos (e não capacitivos, porque não são intuitivos) no volante para as coisas básicas (volume e afins) são essenciais.

        A TESLA fez muitíssimo bem em simplificar o complexo que eram/são muitos veículos, e só exageraram com o Model 3 “Highland” e agora estão a dar a volta atrás um pouco. Ao concentrares muitas funções num ecrã / comandos por voz, basicamente:
        – não dispersas dezenas de botões > aumenta o preço, tempo e complexidade na construção e probabilidade de problemas no futuro; além de que muitos fios (peso, preço, etc) não é bom;

        – podes atualizar a forma do UI e eventualmente personalizar como queres a interface. Num carro com botões ou gostas, ou não gostas como estão. Eu atualmente com um EV e muito no ecrã, quando mudo para outro veículo com botões parece que estou numa feira cheia de gente, tamanha a confusão…

    • Morty says:

      Reduzir a segurança das pessoas para poupar uns euros no interior não e evolução. Mas claro que tu como FanBoy não consegues ver alem do que o teu fanatismo permite.

    • Fusion says:

      Meu, deixa de ser doido sim? Já toda a gente te disse para não seres assim e tu lá continuas com as tuas coisas.

      Adiante, botões físicos nada têm a ver com o avanço da tecnologia. Trata-se de garantir a segurança de todos e nem sei como é que isto foi aprovado anteriormente.

      Quando estás a conduzir o teu foco tem que ser a estrada e não olhares para um tablet para ligares a sofagem ou fazer outra coisa qualquer básica.

      Eu tenho um carro novo e o que me dá mais desgosto nele é ser praticamente tudo digital no raio do tablet.

      Quero baixar a potência da ventoinha da sofagem, lá tenho eu que ir mais devagar, ter um olho na estrada e outro olho no tablet.

      Quero mudar de rádio, lá vou ter que fazer o mesmo.

      Certas funcionalidades básicas e primárias do carro deveriam ser por obrigação botões físicos.

      Em tempos tive um Saxo e as saudades que tenho daquilo. Eu não tinha sequer que tirar os olhos da estrada, os botões estavam simplesmente ali e como era algo já mecânico era só esticar a mão que nem precisava de olhar.

      E mais, ainda sobre a tecnologia, acho um desrespeito para as pessoas mais idosas ou para malta mais infoexcluída. Quantas vezes ouvi familiares meus a dizer “poxa eu não sei trabalhar com isto, como se liga ou desliga [inserir funcionalidade]”.

      As pessoas não são todas experts em tecnologia e muitos não nasceram na era digital. Existe uma grande percentagem da população que tem extrema dificuldade com os novos veículos devido aos tablets.

      O que se pensarmos bem é até um move parvo e estúpido por parte das fabricantes, pois não é o puto de 20 anos que é todo expert em tecnologia que vai ter dinheiro para comprar um carro novo, mas sim malta já com alguns anos e experiência de vida que lhes permite depois ter uma quantia para comprar um carrito novo e bom que lhes dure até ao fim da vida, mas depois é esta barreira.

      • JL says:

        Eu quando quero mudar de radio, volume, ac entre outras funções usa os botões físicos do volante.

        • Fusion says:

          Parabéns para ti, queres um prémio?

          És o centro do mundo, portanto, se tu tens logo os outros mentem ou o que dizem não importa, pois só a verdade do JL prevalece.

          E seja como for isto nem sequer é sobre ti, é sobre se os carros devem ou não ter botões físicos.

  5. Pedro says:

    Eu sempre foi contra botões tateis.
    Os carros actuais, teem demasiada distração, demasiada electrónica.

    Um carro deve ser funcional, e proprorcionar o máximo de funcionalidade, para que o condutor possa estar atento á estrada.

    • Bárbara Loca says:

      Respeito mas discordo totalmente. Os carros atuais têm distração porque? Demasiada electrónica como?
      – Não podes ver vídeo com o carro em movimento
      – 99% deles têm espelhos tradicionais (apenas luzes de ângulo morto ou mostram no ecrã, extra)
      – O ecrã deixa ver o GPS sem necessidade de telemóveis, deixa ver muito melhor as rádios ou músicas a tocar (em vez do ecrã do telemóvel ou uma linha pequenina a dizer a rádio)
      – Têm sensores/câmaras que te ajudam a evitar acidentes ou toques
      – Têm (que não tens que usar!) sistemas de condução semi-autónoma que em viagens longas evitam cansaço e acidentes
      – Menos peças físicas, logo menor desgaste ou problemas

      Então qual o aspeto negativo da eletrónica? Queres dizer que um veículo sem sensores (e não te ajuda a evitar acidentes ou toques a estacionar), com ecrãs minúsculos (em que tens que estar mais atento a ver a rádio e necessitas meter o telemóvel numa zona que tapa visão, a fazer de GPS), com rádios analógicas em vez de digitais, sem sensores nas peças mecânicas e logo não sabes se a peça está prestes a estragar-se… é melhor que um com tudo isso? LOLOL são opiniões…

      PS: os carros têm a mesma eletrónica sejam ICE ou EV, só a propulsão / fonte de energia é diferente…

      • Eu says:

        Sabes que se o ecrã do Tesla avariar, o carro anda, não sabes?

      • Fusion says:

        Acho que ele se expressou mal. Nada contra a eletrónica, até porque nesse aspeto adoro os carros modernos pelos pontos que referes acima.

        No entanto, certas funções do carro deveriam ter botões físicos como antigamente em vez de ser tudo tátil num tablet.

        É óbvio que a tecnologia é incrível e traz também mais segurança, mas falo por experiência própria: sempre que quero mudar alguma coisa na sofagem do carro tenho de ir ao tablet e andar nos menus, porque a única coisa que consigo controlar logo no primeiro menu é apenas a temperatura.

        Ventoinha, potência, ar condicionado, locais de saída, tudo isso só é configurável num submenu que é preciso abrir e depois andar a procurar.

        Não me queixo disso, atenção. É apenas que em situações de condução pode ser perigoso ter de olhar para o tablet.

        Os botões físicos, mesmo com mais desgaste, estão sempre à mão e não é necessário olhar para eles.

  6. BruceWayne says:

    Tentaram copiar a Tesla e correu mal. O Musk só tem más ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.