PplWare Mobile

“É um carro, não um telefone”! Volkswagen confirma regresso dos botões aos seus carros

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Pedro says:

    As multas são pesadas para quem vai a conduzir ao telemovel. Mas todas as marcas de automoveis, cada vez mais equipam as viaturas com écrans enormes, com mais funções e opções de comunicação, e que na minha opinião são um grande factor de distração. Será isto o novo normal ??

    • tesliman says:

      Mas que raio de comparação é essa de o ecrã de um telemóvel com 1 de um automóvel que é Pelo menos 6 vezes maior? o software de um automóvel é feito para usares Praticamente só olhando um segundo para o ecrã, no entanto quando estás a falar ao telemóvel estás bastante tempo e ainda mais perigoso é que muita gente está a ver mensagens em várias redes sociais. Mesmo em muitíssimos modelos com bluetooth, inclusive em carros muito recentes elétricos, eu vejo muita gente com o telemóvel na mão a falar e até a escrever. Por isso mesmo sou totalmente a favor de tirar imediatamente a carta a quem estiver ao telemóvel. Já estive na iminência de acidente porque as pessoas iam distraídas com o telemóvel e mudavam de faixa de rodagem ou batiam no carro da frente. Ainda recentemente vivare as pessoas quase a serem atropeladas na passadeira porque os condutores não paravam por irem distraidas com o telemóvel, isto é gravíssimo!

      • Fusion says:

        Desculpa más não, pelo menos comigo ps botões são mais fácil e práticos, até porque o facto de serem botões permitem-me acionar o mesmo sem olhar apenas pelo tato. Já com os ecrãs táteis, sejam eles de que tamanho, a maioria das vezes dou por mim a pedir ao passageiro se houver para ele fazer determinada ação por mim, e no caso de estar sozinho, abrando sempre, vou devagar e faço o que tenho a fazer. Já tive bastantes sustos a pala dos novos sistemas táteis dos carros.

      • PAULO SILVA says:

        Não e o tamanho do ecran, mas sim desviar o olhar para a tela em vez de estar atento ao transito. Esse é o perigo. com botões normalmente interagimos com eles sem ter que olhar.

  2. rui says:

    Ou seja a VW confirma que não sabe implementar sistemas modernos baseados em toque e necessita de voltar ao que fazia a 10 anos…

    • Anung says:

      Moderno é muito diferente de ser melhor e mais prático.
      Até porque o verdadeiro objectivo do “one screen only” é o corte de custos.

      • rui says:

        Se Marcas como a Tesla consegues ter o ecrã e não há perda de segurança pois usas igual ao botões fisicos, porque é que na VW isso é diferente? ou na Stellantis com os atalhos e a confusão que isso é…

        • Anung says:

          Não é igual. sem botaoes tens de retirar os olhos da estrada.
          Eu com botoes faço as coisas sem olhar.

        • Fernando P says:

          Isso não é verdade.
          Na tesla a muitas funcionalidades só funcionam através do écran tátil.
          No entanto a VW devia estar calada, porque tambem usa nos seus carros “tradicionais” botões táteis (ar condicionado no T-ROC) que são difíceis de usar e são quase iguais aos dos écrans táteis, ou até piores.

        • Peter says:

          Não há perda de segurança…
          Tem olhos na ponta dos dedos?

    • Luis says:

      As marcas alemãs têm sempre sido um pouco cépticas à mudança. Vê-se isso pelo enorme atraso que têm no desenvolvimento de carros elétricos acessiveis. NA minha opinião estavam à frente de muitos outros quando se deu a corrida ao elétrico e acabaram por ficar para trás. Então agora com a concorrência chinesa estão mesmo a anos-luz da concorrência, especialmente na relação preço/qualidade. É pena porque a indústria alemãé um dos principais motores da economia europeia, mas têm de pensar que o mundo não gira em torno deles. Ou se adaptam ou ficam para trás. Marcas como a VW, substimam demasiado o consumidor, aliás depois do dieselgate acho que não têm mais credibilidade em perspetivar o futuro. Isto passa-lhes quando as vendas começarem a cair a pique.

    • Ricardo says:

      Compra um tablet e monta-te nele na estrada 😀
      Ou então espera pelas naves espaciais, que estão quase quase a ser acessíveis

  3. Luis Henrique Silva says:

    Por um lado até concordo dos botões, uma pessoa com os botões fisicos, nem precisa olhas e sabe mais ou menos onde estão, com o ecrã tátil temos de olhar para saber se estamos a clicar no sitio certo, isso resulta em um momento de distração.
    Mas isto é a minha opinião.

    • B@rão Vermelho says:

      Concordo plenamente é mais prático utilizar os botões físicos na minha modesta opinião.
      Coisas tão simples como ligar e alterar a temperatura do AC, por exemplo ñ requer tirar os olhos da estrada com os botões.

    • rui says:

      Depende, se tivermos a falar de algo tipo Dacia Sandero que tem meia duriza de botões, pode ser verdade, mas antes dos “tablets” aparecerem, começavas a ter modelos que a consola central começava a dar vibes de cockpit de um Boieing 747 dos anos 80…
      Se tens 50 ou 80 botões a tua frente, podes ter memoria muscolar para meia duzia deles, mas não para todos e vais ter de olhar para ver qual é mesmo o botão para ligar o desenbaciamento traseiro…

      • B@rão Vermelho says:

        Só podes estar a brincar.
        Os botões mais utilizados vais decorar em pouco tempo, diria assim de repente os mais utilizados, desembaciador de vidro, por norma bem visível e acessível, Ac, abertura de vidros e portas, espelhos retrovisores, piscas, limpa para vidros, comandos do rádio, o resto é supérfluo.
        Ter o GPS, nos “tablets” também não me parece a melhor opção, acho que os “tablet” devem ser apenas e só para entretinimento e algumas configurações que faças de muito quando em vez, é a minha opinião e vale o que vale.

        PS. @rui, espero que compreendas que estamos a conversar o facto de não estarmos de acordo não me impede de respeitar a tua opinião apenas não concordo com ela.

        • rui says:

          Eu percebo a opinião, só digo que pode igualmente complicar, isso de decorar é giro quando andas num só carro, lembro-me de andar em carros que tirando o radio era meia duzia de botões e obviamente sabia onde ir sem olhar, mas carros mais modernos mesmo com botões para as funções já começam a ser tantos ao pé uns dos outros que não é tão imediato. Isto é especialmente verdade quando andas em carros diferentes, como foi o meu caso quando tirei a carta, pois andava no carro que tivesse disponivel lá em casa e eram todos de marcas diferentes com equipamentos distintos e disposições distintas…

          • B@rão Vermelho says:

            @rui, eu durante anos trabalhei com vários carros tanto ligeiros e pesados, com sinalização de urgência e nunca foi um problema. mas lá esta quando acabas-te de tirar a carta, agora já não é assim tão problemático.
            Atenção não sou contra os “tablet” acho é que é complicar o que é simples no que toca as funções básicas do carro.

        • Jose says:

          Completamente de acordo.

        • Gonçalo says:

          O ecra central deve ser para tudo menos entretinimento ahah então estás a dizer que te distrais a carregar num botão tatil mas depois queres por netflix no ecra central ou o jogo do solitário ahah

          • B@rão Vermelho says:

            Mas quem é que falou em Netflix, para ti musica, tipo Spottily Apple Music não é entretinimento?
            Já sei a culpa é da esquerda e o Put In não é um ditador, certo?

    • MLopes says:

      sem dúvida!

  4. Gustavo says:

    Pela descrição da “alteração” basicamente não vão mudar nada, nos ids esses botões ja existiam, é uma noticia para obter sentimento positivo pela VW.

  5. Nuno Magalhães says:

    Em 2021 já o CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, dizia que “vende Alfa Romeo e não iPad com um carro à volta”.

    Principalmente para pessoas com alto índice de distração, quanto mais ecrã pior.

  6. Nuno Almeida says:

    Uma das razões que não quis um TESLA e prefiro de longe o meu MeganE. E mesmo assim, acho o ecrã do meu exagerado e demasiado baixo.

  7. Pedro says:

    Concordo a 100% alguns botões mais diretos são importantes como o ar condicionado e o triângulo. São um fator de segurança ao volante.

  8. freakonaleash says:

    ecrã para sistema de info entretenimento SIM
    ecrã para operar os sistemas essenciais à condução, mais: ventilação, desembaciamento, volume do rádio, vidros, limpa pára brisas, NÃO.

  9. MLopes says:

    era tão bom se se desse o regresso dos principais botões físicos. aquilo que se perdeu em ergonomia por uma suposta modernidade é absurdo

  10. Pedro says:

    E mais fiabilidade?…. tipo melhores bombas de água, queima acentuada de óleo de motor, injectores com defeito de fabrico, start and stop. E mais e mais e mais. Vergonha de marca!

  11. Rui says:

    Só precisa de 2: travão ⏸️, acelerador ▶️

  12. Grunho says:

    Ou são ingénuos, ou são otários. O chiffre d’affaires das marcas faz-se com os carros que avariam, não com os carros que duram. E os botões avariam muito menos que os ecrãs.

  13. sirHamiltonCampeão2025 says:

    Excelente notícia! Botões são melhores que ecrãs!

  14. João says:

    Parece que tudo andou depressa de mais por causas das modas e dos idioters…telefone multa…ecrans com app complicadas que tiram os olhos da estrada=0!
    enfim

  15. PTO says:

    LOL
    Acabou de apresentar um para 2027 que quase não tem botões, mas sim um ecrã de um portátil no tablier e agora vem com esta treta? É caso para dizer “olha para o que eu digo e não para o que eu faço”. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.